depois do funeral

Agatha Christie

Resenhas - Depois do funeral

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Agnnes29 04/06/2024

Livro com grande plot twist
5 estrelas, favoritado. Com um grande plot twist, um livro que te prende.
Nesse livro gostei do detetive Hércule, ele fala de uma forma mais fácil de entender.
Agatha Cristie não tem me decepcionado, tenho gostado muito dos livros dela.
A escrita dela é rica, mas que não deixa o leitor com dificuldades de entender a história

renni 18/05/2024

O que não se faz por uma herança né
Padrão clássico de mansões, famílias desestruturadas, heranças e assassinatos.

Tinha tudo pra ser muito bom mas tudo ocorreu de forma tãaaaaaao enrolada. As coisas começaram a se mexer mesmo nos 70% da história.

Os personagens são carismáticos quando juntos e por isso foi uma pena não terem tantas cenas pra mostrar as dinâmicas.

daniel.vasco.716 29/03/2024

Após a misteriosa e repentina morte do Sr. Richard Abernethie, seus irmãos e irmãs se reúnem depois do funeral para a leitura do testamento deixado por ele. Entre seus irmãos está Cora, a quem seus familiares não veem há mais de vinte anos. Cora é uma mulher excessivamente tola — diria até mesmo quase infantil — e, após a leitura do testamento, faz um comentário infeliz em torno da morte de seu irmão Richard: a de que ele fora assassinado. Já conhecida por seus comentários constrangedores e inoportunos, os irmãos e sobrinhos de Richard Abernethie lhe dão pouca atenção para sua insinuação tola e absurda, no entanto, o questionamento de Cora

@vaisetratarleitora 23/03/2024

Final surpreendente
Dando continuidade ao meu projeto pessoal de leitura dos livros da Agatha Christie, chegamos ao seu 58º livro, publicado em 1953.

Esse é mais um mistério investigado pelo maravilhoso Poirot.

Confesso que eu gosto bastante de como a Agatha dá toda uma contextualização da história, pra só depois fazer o Poirot entrar em cena. Isso ajuda a ter uma visão completa da história, muito melhor do que ter apenas a versão dos envolvidos sobre ela durante as investigações.

Como sempre, o criminoso não era quem eu esperava, embora por um momento, quando houve o episódio do bolo envenenado, eu tenha desconfiado dessa pessoa, acabei deixando essa suspeita de lado, já que outras pessoas possuíam muito mais indícios e essa pessoa não tinha motivo (até então). Mas quando Poirot revelou os motivos, tudo fez sentido e a gente passa a perceber que os indícios estavam todos lá e que haviam várias pistas falsas que foram lançadas no meio da história pra tentar nos despistar (ou melhor, despistar o Poirot e os investigadores).

Achei interessante que, nesse livro, a autora nos diz que fim levou o criminoso, e achei um fim bem triste, embora a morte na forca não fosse muito mais alegre, apesar de justo segundo a justiça da época pelo que a pessoa havia feito.

Enfim, achei uma história muito boa, com um ótimo desenvolvimento e um final surpreendente. Vale a pena ler.
______________________________________________

Pra quem não sabe, foi feita uma série dos livros da Agatha, várias séries na verdade, mas a maior foi a Agatha Christie's Poirot, onde foi adaptado boa parte dos livros dele. A série foi ao ar na Inglaterra entre 1989 e 2013, com cerca de 71 episódios. Ela é estrelada pelo ator David Suchet que faz uma caracterização magnífica do Poirot, tendo estudado minuciosamente o seu jeito para reproduzir.

Nem todas as histórias são bem adaptadas e eu estou assistindo conforme vou lendo os livros para não ter spoiler. Acho que você consegue achar todos os episódios no YouTube pesquisando pelo nome em português mesmo, mas é tudo legendado. De forma oficial, a série está no Prime Vídeo, porém não é disponibilizada no Brasil.

Esse livro foi adaptado no 3° episódio da 10ª temporada, e por ser um livro completo, o episódio tem cerca de 1 hora de 30 minutos de duração.

Essa foi uma adaptação mediana pra ruim, achei que faltaram elementos importantes pra história e pelo que me lembro (fazem uns dias que vi esse episódio e minha memoria não é muito boa) ficou faltando alguns elementos sobre a vida da criminosa pra poder fazer mais sentido o que ela fez. Não acho que adaptaram bem toda a atmosfera do livro e da história, além de mudarem vários pontos que eram importantes.

Apesar disso, boa parte do principal da história eles mantiveram, então não foi totalmente ruim.

Pra mim, a nota é 2,5/5.

Jaque - Achei o Livro 22/03/2024

A única senhorinha que me faz de trouxa :)
Como eu AMO essa autora!
Só ela consegue me fazer de trouxa na leitura e na releitura rsrs
Li esse livro em 2014 e não me lembrava de nada, só de que tinha adorado.
Fiz a leitura em dois dias e terminei surpreendida pela segunda vez. Não adivinhei o culpado, tinha outra pessoa em mente.
Só a Agatha Christie me desperta a vontade de reler livros, ainda mais quando a gente não se lembra da trama. E depois ainda assistir ao filme, nem que seja pra falar " ahh no livro não é assim" kkkk... tem coisa melhor?

site: https://www.instagram.com/acheiolivroperdiosono/

kahreads 17/03/2024

Muito bom!
Tem uma família, que o líder e dono do dinheiro morre. Ai tem um funeral, e uma das pessoas diz que esse cara faleceu. Depois tem outra morte! Poirot investiga, e consegue resolver. Muito bom!

Thata 25/02/2024

Amei
Eu achei perfeita a resolução! Porém achei um pouquinho lento, mas não é exatamente um problema para mim

yasm1m_ 31/01/2024

Faltou algo
O livro traz um enredo interessante até, mas o desenvolvimento da história foi muito lento e confuso. Acho que a história me prendeu porque eu queria finalizar o livro, mas bem antes do final consegui adivinhar quem era o assassino. Algumas pontas ficaram soltas também, algo que não é comum nos livros da Agatha.

Carla.Parreira 31/01/2024

Depois do funeral (Agatha Christie). Após o falecimento repentino e misterioso do Sr. Richard Abernethie, seus irmãos e irmãs se reúnem para a leitura do testamento deixado por ele. Entre eles está Cora, uma irmã que não é vista há mais de vinte anos. Cora é conhecida por ser extremamente tola e infantil, e após a leitura do testamento, ela faz um comentário infeliz insinuando que Richard foi assassinado. Apesar de seus familiares estarem acostumados com seus comentários constrangedores, a pergunta de Cora deixa um ar de dúvida no ar, despertando suspeitas entre os presentes, incluindo o senhor Entwhistle, amigo e testamenteiro de Richard. No entanto, quando Cora é brutalmente assassinada enquanto dormia, e o assassino tenta disfarçar o crime como um roubo, fica claro que ela foi morta por suspeitar que a morte de Richard não foi natural. Isso levanta a suspeita de que o assassino seja um dos próprios familiares. Com a suspeita de assassinato cada vez mais forte - inicialmente relacionada ao dinheiro de Richard, do qual todos dependiam - o senhor Entwhistle decide chamar Hercule Poirot para investigar os dois assassinatos e não descansará até resolver mais esse caso. O livro publicado em 1953 faz parte da série de livros estrelados pelo detetive belga Hercule Poirot, um dos personagens mais famosos da literatura de mistério. A narrativa possui uma trama complexa, pistas falsas, reviravoltas e um desfecho surpreendente, além de um humor sutil, crítica social e uma análise psicológica dos personagens. A autora explora temas como ganância, inveja, hipocrisia e a decadência da aristocracia britânica no pós-guerra. Além disso, ela retrata fielmente a época, mencionando a escassez e o racionamento de alimentos, mudanças nos costumes e a emancipação das mulheres. Os personagens principais da história são os membros da família Abernethie, cada um com suas peculiaridades, motivações e segredos. Destacam-se Cora, uma mulher excêntrica que se dedica à pintura e vive isolada em uma casa de campo; George, um homem ambicioso que gerencia os negócios da família e ambiciona o poder; Helen, uma mulher elegante que se casou com um jovem grego de origem duvidosa; Timothy, um homem bondoso que sofre de uma doença crônica e depende dos cuidados de sua esposa, Maude; Susan, uma solteirona que sonha com uma vida mais glamorosa; e Michael, um homem simpático que se apaixona por Susan e se torna o principal suspeito pelo assassinato de Cora. Além dos membros da família Abernethie, o livro conta com personagens secundários que desempenham papéis importantes no desenvolvimento da trama, como o fiel Sr. Entwhistle, que auxilia Poirot nas investigações; a astuta Miss Gilchrist, que era a companheira de Cora e testemunhou sua morte; o misterioso Sr. Goby, que fornece informações confidenciais a Poirot; e a enigmática Sra. Leo, guardiã da mansão dos Abernethie e que aparenta saber mais do que revela. Melhores trechos: "...As pessoas são muito curiosas. Elas sempre querem saber o que aconteceu depois do funeral... Não há nada mais enganoso do que um fato óbvio... O dinheiro é uma coisa muito perigosa. Ele pode trazer o melhor e o pior das pessoas... A verdade é sempre mais estranha do que a ficção... Não há nada como um bom choque para fazer as pessoas falarem..."

Izabele25 31/01/2024

Espetacular
Mais uma obra magnífica da rainha. Nos prende, leva além da imaginação. Não tem como não gostar de algo que nos motiva e incentiva a ler, sem parar até mesmo quando preciso.

Carola.Schuller 24/01/2024

Confuso
Começou sendo um dos meus prediletos. A investigação iniciava com outro personagem e por fim, Poirot vem para auxiliar.
Contudo, no desenvolvimento da narrativa, senti que a autora precisou de uma "resposta fácil" ou uma "saída estratégica" para fazer o plot. E com isso, há um furo na história.
Dessa forma, um tanto decepcionante, embora eu ainda adore a forma de escrita da autora.

Gaby Atanásio 23/01/2024

Primeira leitura do ano! E adorei!?
Com certeza ?E não sobrou nenhum?, ?Morte na praia?, e agora, ?Depois do funeral? é o meu top 3 livros da Ágatha Christie, hoje.

Nunca me esquecerei da Cora, o que todos pensavam dela, como ela se expressava e como isso, infelizmente, foi o pivô de tudo. Me surpreendi muito com os outros personagens também. A escrita da autora é tão impressionante!

O assassinato, como sempre, teve um desfecho super surpreendente e improvável. Mas Ágatha Christie não abandona os seus personagens reais: são diálogos e descrições que deixam essas figuras muito palpáveis, o que nos cativa imensamente. Eu adorei! Foi uma experiência.

Nickolas.Schroder 23/01/2024

Não foi um livro que me prendeu, muito confuso e de certa forma "frio".
Não tem muito envolvimento dos personagens, achei a história meio sem sal, falta alguma coisa ali.

Marcela Nacazato 18/01/2024

Fácil de adivinhar, mas boa leitura
Livro bem pensado e imaginado, com MUITOS personagens, mas todos bem desenvolvidos.

Pra quem já conhece a rainha do crime, é fácil de adivinhar quem é o assassino, mas mesmo assim alguns pontos são surpreendentes e inesperados.

Hickenbick 09/01/2024

Muito bom!
Meu primeiro contato com a autora, estou me perguntando agora o pq de eu ter demorado tanto para ler algo dela. Simplesmente maravilhoso, muito bem escrito, o suspense muito bem construído e que me enganou direitinho rsrs

1 | 2 | 3 | 4 | 5