Depois do Funeral

Agatha Christie

Resenhas - Depois do funeral

1 | 2 | 3 | 4 | 5

daniel.vasco.716 29/03/2024

Após a misteriosa e repentina morte do Sr. Richard Abernethie, seus irmãos e irmãs se reúnem depois do funeral para a leitura do testamento deixado por ele. Entre seus irmãos está Cora, a quem seus familiares não veem há mais de vinte anos. Cora é uma mulher excessivamente tola — diria até mesmo quase infantil — e, após a leitura do testamento, faz um comentário infeliz em torno da morte de seu irmão Richard: a de que ele fora assassinado. Já conhecida por seus comentários constrangedores e inoportunos, os irmãos e sobrinhos de Richard Abernethie lhe dão pouca atenção para sua insinuação tola e absurda, no entanto, o questionamento de Cora

@vaisetratarleitora 23/03/2024

Final surpreendente
Dando continuidade ao meu projeto pessoal de leitura dos livros da Agatha Christie, chegamos ao seu 58º livro, publicado em 1953.

Esse é mais um mistério investigado pelo maravilhoso Poirot.

Confesso que eu gosto bastante de como a Agatha dá toda uma contextualização da história, pra só depois fazer o Poirot entrar em cena. Isso ajuda a ter uma visão completa da história, muito melhor do que ter apenas a versão dos envolvidos sobre ela durante as investigações.

Como sempre, o criminoso não era quem eu esperava, embora por um momento, quando houve o episódio do bolo envenenado, eu tenha desconfiado dessa pessoa, acabei deixando essa suspeita de lado, já que outras pessoas possuíam muito mais indícios e essa pessoa não tinha motivo (até então). Mas quando Poirot revelou os motivos, tudo fez sentido e a gente passa a perceber que os indícios estavam todos lá e que haviam várias pistas falsas que foram lançadas no meio da história pra tentar nos despistar (ou melhor, despistar o Poirot e os investigadores).

Achei interessante que, nesse livro, a autora nos diz que fim levou o criminoso, e achei um fim bem triste, embora a morte na forca não fosse muito mais alegre, apesar de justo segundo a justiça da época pelo que a pessoa havia feito.

Enfim, achei uma história muito boa, com um ótimo desenvolvimento e um final surpreendente. Vale a pena ler.
______________________________________________

Pra quem não sabe, foi feita uma série dos livros da Agatha, várias séries na verdade, mas a maior foi a Agatha Christie's Poirot, onde foi adaptado boa parte dos livros dele. A série foi ao ar na Inglaterra entre 1989 e 2013, com cerca de 71 episódios. Ela é estrelada pelo ator David Suchet que faz uma caracterização magnífica do Poirot, tendo estudado minuciosamente o seu jeito para reproduzir.

Nem todas as histórias são bem adaptadas e eu estou assistindo conforme vou lendo os livros para não ter spoiler. Acho que você consegue achar todos os episódios no YouTube pesquisando pelo nome em português mesmo, mas é tudo legendado. De forma oficial, a série está no Prime Vídeo, porém não é disponibilizada no Brasil.

Esse livro foi adaptado no 3° episódio da 10ª temporada, e por ser um livro completo, o episódio tem cerca de 1 hora de 30 minutos de duração.

Essa foi uma adaptação mediana pra ruim, achei que faltaram elementos importantes pra história e pelo que me lembro (fazem uns dias que vi esse episódio e minha memoria não é muito boa) ficou faltando alguns elementos sobre a vida da criminosa pra poder fazer mais sentido o que ela fez. Não acho que adaptaram bem toda a atmosfera do livro e da história, além de mudarem vários pontos que eram importantes.

Apesar disso, boa parte do principal da história eles mantiveram, então não foi totalmente ruim.

Pra mim, a nota é 2,5/5.

Jaque - Achei o Livro 22/03/2024

A única senhorinha que me faz de trouxa :)
Como eu AMO essa autora!
Só ela consegue me fazer de trouxa na leitura e na releitura rsrs
Li esse livro em 2014 e não me lembrava de nada, só de que tinha adorado.
Fiz a leitura em dois dias e terminei surpreendida pela segunda vez. Não adivinhei o culpado, tinha outra pessoa em mente.
Só a Agatha Christie me desperta a vontade de reler livros, ainda mais quando a gente não se lembra da trama. E depois ainda assistir ao filme, nem que seja pra falar " ahh no livro não é assim" kkkk... tem coisa melhor?

site: https://www.instagram.com/acheiolivroperdiosono/

kahreads 17/03/2024

Muito bom!
Tem uma família, que o líder e dono do dinheiro morre. Ai tem um funeral, e uma das pessoas diz que esse cara faleceu. Depois tem outra morte! Poirot investiga, e consegue resolver. Muito bom!

Thata 25/02/2024

Amei
Eu achei perfeita a resolução! Porém achei um pouquinho lento, mas não é exatamente um problema para mim

yasm1m_ 31/01/2024

Faltou algo
O livro traz um enredo interessante até, mas o desenvolvimento da história foi muito lento e confuso. Acho que a história me prendeu porque eu queria finalizar o livro, mas bem antes do final consegui adivinhar quem era o assassino. Algumas pontas ficaram soltas também, algo que não é comum nos livros da Agatha.

Carla.Parreira 31/01/2024

Depois do funeral (Agatha Christie). Após o falecimento repentino e misterioso do Sr. Richard Abernethie, seus irmãos e irmãs se reúnem para a leitura do testamento deixado por ele. Entre eles está Cora, uma irmã que não é vista há mais de vinte anos. Cora é conhecida por ser extremamente tola e infantil, e após a leitura do testamento, ela faz um comentário infeliz insinuando que Richard foi assassinado. Apesar de seus familiares estarem acostumados com seus comentários constrangedores, a pergunta de Cora deixa um ar de dúvida no ar, despertando suspeitas entre os presentes, incluindo o senhor Entwhistle, amigo e testamenteiro de Richard. No entanto, quando Cora é brutalmente assassinada enquanto dormia, e o assassino tenta disfarçar o crime como um roubo, fica claro que ela foi morta por suspeitar que a morte de Richard não foi natural. Isso levanta a suspeita de que o assassino seja um dos próprios familiares. Com a suspeita de assassinato cada vez mais forte - inicialmente relacionada ao dinheiro de Richard, do qual todos dependiam - o senhor Entwhistle decide chamar Hercule Poirot para investigar os dois assassinatos e não descansará até resolver mais esse caso. O livro publicado em 1953 faz parte da série de livros estrelados pelo detetive belga Hercule Poirot, um dos personagens mais famosos da literatura de mistério. A narrativa possui uma trama complexa, pistas falsas, reviravoltas e um desfecho surpreendente, além de um humor sutil, crítica social e uma análise psicológica dos personagens. A autora explora temas como ganância, inveja, hipocrisia e a decadência da aristocracia britânica no pós-guerra. Além disso, ela retrata fielmente a época, mencionando a escassez e o racionamento de alimentos, mudanças nos costumes e a emancipação das mulheres. Os personagens principais da história são os membros da família Abernethie, cada um com suas peculiaridades, motivações e segredos. Destacam-se Cora, uma mulher excêntrica que se dedica à pintura e vive isolada em uma casa de campo; George, um homem ambicioso que gerencia os negócios da família e ambiciona o poder; Helen, uma mulher elegante que se casou com um jovem grego de origem duvidosa; Timothy, um homem bondoso que sofre de uma doença crônica e depende dos cuidados de sua esposa, Maude; Susan, uma solteirona que sonha com uma vida mais glamorosa; e Michael, um homem simpático que se apaixona por Susan e se torna o principal suspeito pelo assassinato de Cora. Além dos membros da família Abernethie, o livro conta com personagens secundários que desempenham papéis importantes no desenvolvimento da trama, como o fiel Sr. Entwhistle, que auxilia Poirot nas investigações; a astuta Miss Gilchrist, que era a companheira de Cora e testemunhou sua morte; o misterioso Sr. Goby, que fornece informações confidenciais a Poirot; e a enigmática Sra. Leo, guardiã da mansão dos Abernethie e que aparenta saber mais do que revela. Melhores trechos: "...As pessoas são muito curiosas. Elas sempre querem saber o que aconteceu depois do funeral... Não há nada mais enganoso do que um fato óbvio... O dinheiro é uma coisa muito perigosa. Ele pode trazer o melhor e o pior das pessoas... A verdade é sempre mais estranha do que a ficção... Não há nada como um bom choque para fazer as pessoas falarem..."

Izabele25 31/01/2024

Espetacular
Mais uma obra magnífica da rainha. Nos prende, leva além da imaginação. Não tem como não gostar de algo que nos motiva e incentiva a ler, sem parar até mesmo quando preciso.

Carola.Schuller 24/01/2024

Confuso
Começou sendo um dos meus prediletos. A investigação iniciava com outro personagem e por fim, Poirot vem para auxiliar.
Contudo, no desenvolvimento da narrativa, senti que a autora precisou de uma "resposta fácil" ou uma "saída estratégica" para fazer o plot. E com isso, há um furo na história.
Dessa forma, um tanto decepcionante, embora eu ainda adore a forma de escrita da autora.

Gaby Atanásio 23/01/2024

Primeira leitura do ano! E adorei!?
Com certeza ?E não sobrou nenhum?, ?Morte na praia?, e agora, ?Depois do funeral? é o meu top 3 livros da Ágatha Christie, hoje.

Nunca me esquecerei da Cora, o que todos pensavam dela, como ela se expressava e como isso, infelizmente, foi o pivô de tudo. Me surpreendi muito com os outros personagens também. A escrita da autora é tão impressionante!

O assassinato, como sempre, teve um desfecho super surpreendente e improvável. Mas Ágatha Christie não abandona os seus personagens reais: são diálogos e descrições que deixam essas figuras muito palpáveis, o que nos cativa imensamente. Eu adorei! Foi uma experiência.

Nickolas.Schroder 23/01/2024

Não foi um livro que me prendeu, muito confuso e de certa forma "frio".
Não tem muito envolvimento dos personagens, achei a história meio sem sal, falta alguma coisa ali.

Marcela Nacazato 18/01/2024

Fácil de adivinhar, mas boa leitura
Livro bem pensado e imaginado, com MUITOS personagens, mas todos bem desenvolvidos.

Pra quem já conhece a rainha do crime, é fácil de adivinhar quem é o assassino, mas mesmo assim alguns pontos são surpreendentes e inesperados.

Hickenbick 09/01/2024

Muito bom!
Meu primeiro contato com a autora, estou me perguntando agora o pq de eu ter demorado tanto para ler algo dela. Simplesmente maravilhoso, muito bem escrito, o suspense muito bem construído e que me enganou direitinho rsrs

1 | 2 | 3 | 4 | 5