A Porta no Muro

A Porta no Muro H. G. Wells

Resenhas - A Porta no Muro

Jotta_ 27/03/2021

A passagem para o mundo infantil...
O que é de fato sonho ou realidade? E como isso pode nos afetar emocionante? A Porta no Muro é pequeno conto de 20 páginas, mas não se engane caros leitores não o subestimem por isso pois mesmo em poucas páginas somos apresentados ao mais incrível mundo de realidade fantástica.

Onde acompanharemos a vida de Wallace dos seus cinco até seus trinta e sete anos de idade sendo narrada por seu amigo, vemos aqui que mesmo você tendo um bom emprego, uma carreira e bom nome talvez não seja isso que te faça de fato feliz...

Brincamos entre a realidade e o sonho, o sentimento de culpa e arrependimento travam a luta intensa entre o lúdico e o imaginário; afinal talvez nossos pequenos mundos de fantasia sejam a nossa melhor fonte de conforto e magia...

Mari 03/04/2021

Legal para passar o tempo.
Gosto de pegar contos entre as leituras para dar uma descontraída e achei esse bom para tal função.
Ele possui uma reflexão muito interessante sobre a vida e as escolhas que fazemos.

OToloDeAmarelo 03/04/2021

Que obra incrível!
Escrito por H. G. Wells, conhecido como pai da ficção científica moderna, e publicado pela primeira vez em 1906, ?A porta no muro? nos levará ao mundo de lembranças do nosso protagonista, que certa vez encontrou uma misteriosa porta verde numa parede branca. Cada decisão tomada por ele em diferentes momentos da vida é uma porta que se abre. E cabe a nós confiar no narrador enquanto ele nos guia através dessa jornada cheia de alegorias sobre o conflito da humanidade, entre atender ao chamado dos nossos sonhos ou a expectativa da sociedade.

Um trabalho bem diferente do habitual de H. G. Wells, mas nem por isso, inferior em sua qualidade. É uma obra com pontadas dolorosas que provocam o mais curioso, que domina nossa mente quando enfim nos pomos no lugar do narrado da história. É o tipo de leitura que permite encontrar vários caminhos para sua conclusão. É belo, diferente e único. Se há uma chance de escapar da sua realidade, você o faria? Conseguiria conviver com o seu presente ao relembrar todos os momentos doces que houve no passado? São os tipos de indagações que podem ser feitas após concluir essa grande obra.

H. G. Wells possui uma escrita elegante, forte e bem expressiva, do tipo que te faz passar por suas páginas com muita vontade. Uma obra encantadora, de fato.

Carolegal_ 27/03/2021

Fantasia interessante
Nesse conto nos deparamos com as questões do personagem que, quando criança, encontrou uma porta verde num muro branco e ali adentrou, tendo a experiência mais maravilhosa de sua vida. Com o passar dos anos e das adversidades da vida, essa porta voltou a lhe aparecer em momentos de maior dúvida e tomadas de decisão. Sempre se perguntava se devia ou não voltar àquele mundo mágico que visitara quando criança.
Questões como arrependimento e oportunidades são abordadas nesse conto.

@Mihleituras 26/03/2021

Bom conto fala sobre oportunidades e arrependimentos.

Verona 26/03/2021

Esse conto é mais interessante, revelando um lado sonhador da infância e como que com o passar dos anos, as mudanças ocorrem e oportunidades são perdidas pela pressa da vida adulta, pelas escolhas... porque até quando não se escolhe ainda sim é uma escolha.

Júlia 16/06/2024

O livro consegue ser bem misterioso e isso fornece várias possibilidades:

1) A porta é o caminho para seguir os sonhos mas, por causa das responsabilidades da vida adulta, o personagem sempre sacrifica essa oportunidade;

2) Toda a história da porta no muro, do jardim, dos animais e do encontro com duas figuras femininas diferentes não passam de produto de uma mente doente, de um indivíduo histérico, talvez louco, alucinado, e que vê coisas onde não existe nada;

3) A porta é só uma lembrança boa (inventada ou não) que "aparece" nos momentos mais difíceis da vida do personagem para que ele consiga pensar em coisas boas e ser uma válvula de escape;

4) A porta também pode ser a vida pós-morte já que o personagem morre no final. Talvez, ele possa ter batido a cabeça quando era criança, desmaiou e ia morrer (e acabou tendo uma visão do paraíso) e ela só aparecia para lembrar que a morte está sempre a espreita

Eu adorei a ideia do livro mesmo no comeco achando que seria péssimo por ter poucas páginas e o desenvolvimento não seria tao bom. O começo me lembrou de Nárnia, na verdade. Então, ao invés de ficar com "medo"/incômodo como alguns leitores falaram que sentiu, eu senti um pouco de saudade de Nárnia, mas óbvio que A Porta No Muro tem elementos bem mais sombrios.

É o único livro que não tem explicação do final mas que eu realmente gostei. Foi bem construído então dá para pensar em vários finais sem ficar frustrado.

H.G. Wells: ?Aí está o maior mistério desses sonhadores, desses homens de visão e de imaginação. Nós vemos o mundo simples e comum, o muro de tábuas e o buraco. Pelos nossos padrões, ele saiu da segurança para a escuridão, o perigo e a morte. Mas foi assim que ele viu?"

Tuca 05/04/2021

A porta no muro
Um conto de fantasia onde nos faz refletir que a urgência na vida pode esperar,

Jenifer Tertuliano 05/04/2021

Reflexivo
Apesar de bem curtinho o conto traz uma reflexão que se encaixa perfeitamente para os dias de hoje, nós jovens, vivemos vomo um tipo de meta, baseada em cobranças da sociedade. Faculdade. Bom Emprego. Casa Própria. Filhos. Promoção. E qua tô mais seguimos nessa "escada" mais imposições aparecem.
É muito cansativo, e por vezes cedemos a tais expectativas, mas a custo de que?
O personagem do conto, sacrifica o seu "jardim do paraíso" para alcançar suas expectativas de vida. E ao perceber que que nada do que ele conquistou trará tanta paz como o jardim, ele se frustra e percebe que nada que é mundano tem tanta importância.
É fica a mensagem, quantas vezes rejeitamos o que nos traz paz para cumprir nossas "expectativas socias"?

Marcio Izidoro 05/04/2021

A imaginação não tem limites
Uma linda história de H. G. Wells (mais uma), e que deixa a nossa imaginação viajar sobre o enredo da história.
O final é aberto para cada pensamento, e imaginação de quem lê.
E que cada um tenho a sua porta no muro, e que não deixemos a oportunidade passar.
Recomendadíssimo.

Bruna 05/04/2021

Sobre viver
Eu amo contos inteligentes e reflexivos como este. É sobre sonhar, viver... realmente enxergar a vida e aproveitar cada dia, cada oportunidade.

Aline 06/04/2021

Oportunidades
Será que todos temos desejo de encontrar um mundo paralelo que traga novas e diferentes experiências?
A princípio lembrei-me de Nárnia, depois de O Jardim Secreto... Ambas obras que amo!

Será que escolhemos as melhores oportunidades ao longo da vida? Afinal ao escolher um caminho, nos desviamos de outros.

Essas são minhas reflexões provocadas por este conto.

Gigio 06/04/2021

Quantas vezes você deixou de entrar por essa porta?
Curti demais esse conto. Durante toda a leitura foi-me impossível não fazer uma analogia sobre nossa vida, nossos sonhos e desejos em oposição ao nosso papel na sociedade/trabalho.
Quem experimenta essa porta uma vez na vida anseia reencontrá-la novamente.
Algumas vezes ela poderá ser vista, mas você estará pronto para deixar pra trás a sua cômoda vida pra ser feliz de uma maneira inusitada?

camila 06/04/2021

a porta no muro
gostei muito desse conto e não pude deixar de assemelhar a nossa vida, oportunidades são importantes e precisamos saber aproveitá-las

Jefferson 06/04/2021

Conto muito bem escrito!
Um mistério bem desenvolvido!
Como sempre, o mestre da ficção científica não decepciona!