A Porta no Muro

A Porta no Muro H. G. Wells




Resenhas - A Porta no Muro


1066 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Júlia 16/06/2024

O livro consegue ser bem misterioso e isso fornece várias possibilidades:

1) A porta é o caminho para seguir os sonhos mas, por causa das responsabilidades da vida adulta, o personagem sempre sacrifica essa oportunidade;

2) Toda a história da porta no muro, do jardim, dos animais e do encontro com duas figuras femininas diferentes não passam de produto de uma mente doente, de um indivíduo histérico, talvez louco, alucinado, e que vê coisas onde não existe nada;

3) A porta é só uma lembrança boa (inventada ou não) que "aparece" nos momentos mais difíceis da vida do personagem para que ele consiga pensar em coisas boas e ser uma válvula de escape;

4) A porta também pode ser a vida pós-morte já que o personagem morre no final. Talvez, ele possa ter batido a cabeça quando era criança, desmaiou e ia morrer (e acabou tendo uma visão do paraíso) e ela só aparecia para lembrar que a morte está sempre a espreita

Eu adorei a ideia do livro mesmo no comeco achando que seria péssimo por ter poucas páginas e o desenvolvimento não seria tao bom. O começo me lembrou de Nárnia, na verdade. Então, ao invés de ficar com "medo"/incômodo como alguns leitores falaram que sentiu, eu senti um pouco de saudade de Nárnia, mas óbvio que A Porta No Muro tem elementos bem mais sombrios.

É o único livro que não tem explicação do final mas que eu realmente gostei. Foi bem construído então dá para pensar em vários finais sem ficar frustrado.

H.G. Wells: ?Aí está o maior mistério desses sonhadores, desses homens de visão e de imaginação. Nós vemos o mundo simples e comum, o muro de tábuas e o buraco. Pelos nossos padrões, ele saiu da segurança para a escuridão, o perigo e a morte. Mas foi assim que ele viu?"
comentários(0)comente



Giovana 13/06/2024

Vale a pena
Esse conto foi uma experiência muito boa, não estava com grandes expectativas, mas ao decorrer das páginas, ele me surpreendeu. Ele deixa um reflexão sobre amadurecimento, escolhas e arrependimentos.
No fim, é deixado para os leitores uma incógnita sobre o que é o tal jardim, o que ele representa? O paraíso, a infância ou apenas os sonhos de uma criança?

Avaliação: 3,5
comentários(0)comente



LivroAleatorio 05/06/2024

Fantasia, responsabilidade, crescer
Acredito que "A porta no muro" pode ser interpretado de diversas maneiras. É um conto bastante filosófico, introspectivo e essa tradução está bem gostosa de ler.

?Minha interpretação:
A porta no muro pode ser interpretada literalmente, mas acho que a melhor interpretação é a subjetiva. A porta se abre na infância, mostra seus encantos de um mundo belo, perfeito, com animais amigos, pessoas felizes e um local mágico. Um vislumbre da magia da infância, da ingenuidade, das descobertas de um mundo novo pra nós, de uma vida toda pela frente.

Sempre que havia um momento de decisão, mudança de vida, amadurecimento e responsabilidade, a porta no muro voltava a aparecer, assim como a vontade de permanecer nas horas mágicas da infância.

Acontece que temos que crescer, enfrentar as situações, mesmo que parte de nós deseje mais do que tudo atravessar a porta e voltar a uma realidade onde tudo parecia mais simples, despreocupado e belo.

O grande porém é que nessa vida, apesar do que podemos realizar, onde podemos chegar, isso nem sempre irá preencher o vazio deixado por essa mágica, essa conexão perdida com nossa criança interior, sufocada e suprimida pelas pressões da vida.

"Não sei. Mas o brilho intenso que torna o esforço fácil sumiu das coisas recentemente (...) Estranho, não é? Mas começo a achar a vida penosa e as recompensas, quando começo a obtê-las, desprezíveis. Comecei um tempo atrás a desejar muito o jardim. Sim? e já vi três vezes."
Vania.Cristina 05/06/2024minha estante
Que interessante! Não conhecia.


Léo 06/06/2024minha estante
Gostei da resenha. ?
Estava procurando um conto curto para ler essa semana, vou ler esse.




alencarla_ 05/06/2024

Válvulas de Escape
Li esse por ser curtinho, estava numa ressaca forte. Mas nem ele conseguiu me tirar, apesar de ser um livro bom, uma metáfora para os escapes do ser humano, um grande ?e se? e uma agonia para chegar até aquela porta? não consegui mergulhar muito no livro (por conta da ressaca) mas quero reler em outro momento :)
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bárbara 22/05/2024

"Aí está o maior mistério desses sonhadores, desses homens de visão e de imaginação. Nós vemos o mundo simples e comum, o muro de tábuas e o buraco. Pelos nossos padrões, ele saiu da segurança para a escuridão, o perigo e a morte. Mas foi assim que ele viu?"

Sobre a penúria dos sonhadores ao viver uma vida racional.
comentários(0)comente



Dalila.Freire 11/05/2024

Li esse livro rapidinho, achei a analogia bem legal, mas queria que tivesse algum desfecho. A porta no muro pode ter muitos significados e a interpretação varia de momento que a pessoa está vivendo. Pretendo reler em outra fase da minha vida.
comentários(0)comente



Felipe1503 11/05/2024

Todos precisam de uma porta
Todos precisamos de uma porta. Todos precisam de um meio de imaginar o mundo, suas vidas, de uma forma melhor.

Todos em algum momento da vida vêem a porta e até entram por ela. Mas quem tem coragem de permanecer do lado de dentro?
comentários(0)comente



Gleyson 07/05/2024

Uma bela metáfora
Uma análise metafórica da vida adulta e suas escolhas.
Até que ponto fugimos de nossos sonhos e espaços seguros para seguir a vida?
Até que ponto é seguro nos distanciarmos ou nos aproximarmos desses lugares?
Uma leitura gostosa e profunda.
comentários(0)comente



davicezarborges 06/05/2024

Primeiro livro que leio dele, um bom início, um pequeno conto, mas interessante. Muito bom, muito bom
comentários(0)comente



sirena.alonzonavas 01/05/2024

Interessante, porém complexo, de certa forma.
Gera bastante reflexões sobre como perdemos oportunidades de conseguir o que tanto almejamos por querer correponder as expectativas que as pessoas têm em relação a nós.
Um homem que em momentos decisivos tem a chance de conseguir ir para o lugar que desde que visitou nunca abandonou os seus sonhos, mas não cedia ao desejo de retornar ao que tinha além da porta no muro devido as suas responsabilidades.
A história é confusa em alguns momentos, a troca entre o narrador e a quem pertence a história me deixaram meio desorientada, mas é uma leitura daquelas que nos faz refletir olhando para o teto durante as madrugadas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Camila 25/04/2024

Além da Porta
"A Porta no Muro", uma obra clássica de H. G. Wells.
Neste conto curto, o autor nos convida a refletir sobre as oportunidades perdidas, os segredos ocultos e as possibilidades que se revelam diante de nós quando nos atrevemos a abrir portas até então invisíveis.

Recebi esse conto através de uma iniciativa da Editora Wish e me surpreendi com ele.

Apesar de breve, o conto transmite uma mensagem muito bacana que vai além de suas poucas páginas.

No início, me senti um pouco perdida, tentando decifrar os mistérios da misteriosa porta mencionada no título. No entanto, à medida que a história avança, fui sendo envolvida pela curiosidade.

Em resumo, "A Porta no Muro" é um conto que desperta a imaginação e convida o leitor a refletir sobre as oportunidades perdidas e as descobertas que aguardam aqueles que se atrevem a explorar o desconhecido.
comentários(0)comente



Thayná 15/04/2024

Uma linda reflexão
Um conto extremamente necessário além de lindo. Faz uma reflexão breve porém profunda a respeito das nossas vidas, nossas escolhas, sonhos e principalmente nossos medos.

Vale apena demais, foi pra mim muito além do que eu estava esperando.

" Há momentos em que acredito que Wallace tenha sido apenas vítima da coincidência entre uma rara mas não inédita alucinação e uma armadilha negligente, mas essa não é minha crença mais predominante."
comentários(0)comente



1066 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |