A paixão segundo G.H.

A paixão segundo G.H. Clarice Lispector

Resenhas - A Paixão Segundo G.H.

André 29/01/2021

Uma grande experiência literária! É difícil não se identificar com as reflexões indecisas e, por vezes, contraditórias de GH. Em vários momentos esse livro me fez lembrar dos vazios descritos por Sartre em A Náusea.

Ariela 07/02/2021

Decepcionante
"A Paixão Segundo G.H." deixou muito a desejar. Praticamente sem enredo e muito fluxo de pensamentos com frases de efeitos. Algumas reflexões são muito boas e interessantes, mas de modo geral, o livro é cansativo e não flui.
O começo e o fim são bons, mas há um meio cansativo e desnecessário que poderia ser suprimido.
No entanto, a escrita de Clarice, como sempre, é maravilhosa e é visível o cuidado dela em cada frase, apesar do resultado final não ter me agradado.
Não é um livro que recomendo e acredito que outros livros da autora são muito melhores.

Ggigold 11/02/2021

Terminar esse livro com diversas páginas marcadas e mais dúvidas do que certezas
Amei a leitura... mas difícil, cada página e trecho poderiam render horas de debates
Posfácio belíssimo do Luiz Fernando Carvalho
?No mesmo mar que vocês se banham, você nada de braçadas e ela afunda?

Amanda Zanella 11/02/2021

Talvez numa outra hora
Essa foi minha primeira leitura de Clarice e não foi dessa vez. O livro tem passagens interessantes que eu realmente gostei, mas são só uns 20% do livro todo. A maior parte da leitura foi arrastada e tediosa.
Talvez numa segunda leitura, daqui um bom tempo, eu consiga aproveitar mais.

Archie 19/02/2021

A busca do neutro indizível
Já tentei ler A Paixão Segundo GH umas quatro vezes. Sempre parava em algum momento, achava difícil, impossível. Esperei algum momento de maior maturidade literária.

Acho uma obra brilhante. Existem metáforas impecáveis, como a terceira perna, a cegueira e o tempero. Nesses momentos consigo acompanhar melhor. No entanto, entre as páginas 110-150 fui empurrando com a barriga, sem conseguir captar no que aquilo me movimentava ou não. Li outras resenhas que diziam que o livro poderia ser bem menor, e discordei. Autores fazem o que precisam fazer, cada palavra é calculada. Mas nem sempre chega.

Clarice é mestra em falar sobre aquilo que na nossa vida não tem nome, mas que insiste em se presentificar - no corpo, na angústia, no mal-estar... Muito material psicanalitico.

Leiam o prefácio. Assim entenderão.

Carol2488 20/02/2021

Sentir ou ler?
A linguagem da Clarice Lispector é difícil, muitas vezes neste livro me sentia como em um barco à deriva, perdida, solitária. Ler não é suficiente, é preciso sentir o que está sendo narrado e isso exige um leitor que consiga se desprender, flutuar, deixar-se ser guiado. Eu ainda pretendo ler mais vezes para tentar alcançar isso.

Nilton 25/02/2021

A PAIXÃO SEGUNDO G.H (1964)
?------ estou procurando, estou procurando. Estou tentando entender.?
A protagonista G.H., escultora que mora numa cobertura no Rio, sabe que algo aconteceu no dia anterior. Puxa pela memória as lembranças e percebe que viveu uma epifania. Na ânsia de organizar as coisas, com a ausência da empregada Janair, G.H. entra no quarto da trabalhadora e se depara com um inesperado cômodo organizado, mas com rabiscos de silhuetas humanas e de um cachorro na parede que mais parecem uma pintura pré-histórica; dentro do armário, se depara com uma barata. No susto, ao fechar a porta, prende o inseto na fresta e é no líquido viscoso que escorre que o mundo de G.H. se desorganiza. É a partir dessa cena que a protagonista lança questionamentos profundos sobre a natureza humana. Uma história banal, mas com um fluxo vertiginoso de pensamento.
Para avançar na leitura do livro de Clarice, pesquisei textos, ouvi podcasts, assisti vídeos etc. Das analises que tive contato, a que mais gostei foi que G.H. são as iniciais de Gênero Humano. É como se a nossa protagonista fosse a própria humanidade que se questiona sobre o que é a vida. E se questiona a partir da morte de um ser repulsivo, uma barata. E é só na deglutição de sua viscosidade, a coisa mais nojenta que se pode imaginar nesse contexto, é que (tentamos) compreender o que é a vida e sua dimensão.
Nós, leitores, somos convidados a ajuda-la segurando em sua mão:
?Ah, não retires de mim a tua mão, eu me prometo que talvez até o fim deste relato impossível talvez eu entenda, oh talvez pelo caminho do inferno eu chegue a encontrar o que nós precisamos ? mas não retires tua mão, mesmo que eu já saiba que encontrar tem que ser pelo caminho daquilo que somos, se eu conseguir não me afundar definitivamente naquilo que somos.?
Clarice faz a ressalva no início do seu romance que é um livro pra leitores de alma já formada. Impossível sair desse livro com a alma transformada. Não é um livro recomendável pra conhecer a sua Literatura, mas é uma obra fundamental para ir além de onde estamos. Indico que leia e releia por toda a vida!
?A vida se me é, e eu não entendo o que digo. E então adoro. - - - - - -? (p.179)
#APaixãoSegundoGH #ClariceLispector #Literatura #LiteraturaBrasileira #Livros #Romance
? 5º livro lido
25/02/2021

Guacira.GonAalves 11/03/2021

Ainda tentando absorver essa leitura... Clarice, como sempre, traz a linguagem poética para sua prosa e nos deleita com a construção de suas frases. No entanto, durante várias passagens do texto senti verdadeira repulsa pelo que estava escrito! Não sei. Não me sinto preparada para dissertar sobre o conteúdo desse livro.

Marcos Santos 11/03/2021

Uma mente introspectiva
Uma leitura desafiante, mas ao mesmo tempo uma viagem pelos recantos da mente da personagem G.H, uma narrativa intimista que penetra nos pensamentos e reflexos de uma protagonista em processo de descoberta de sua verdadeira essência.

Paula 11/03/2021

Sentir
Clarice é sentir. Esse livro nos provoca isso. Sentir nojo, medo, solidão e outros sentimentos. Difícil descrever, pois é uma experiência íntima. Algumas partes sofri para ler, pois a dimensão do livro é enorme. Quero ler novamente em outro momento da vida, pois precisamos de tempo para absorver cada palavra, cada parte do livro. Com certeza recomendo a leitura!

Paula 12/03/2021

Não tenho sensibilidade suficiente para absorver clarice como merece.... vou tentar de novo

Lipe 12/03/2021

Clarice Lispector, maior educadora existencialista da literatura brasileira, parte de uma premissa e narrativa simples - G.H depois de despedir sua empregada, vai fazer uma faxina no quarto de serviço, quando se depara com uma barata, esmaga-a e depois come o seu interior branco. É a partir desse enredo que o leitor se deparará com profundas questões filosóficas e existencialistas em monólogo travestido de muitas metáforas e paradoxos, se tornando um verdadeiro obstáculo compreender os posicionamentos e indagações de G.H. Com um prosa poética melancólica somos apresentados a G.H - uma protagonista bem articulada, solitária, confusa, classista e preconceituosa. Em síntese, vale muito conhecer a obra, porém, ela exige muito do leitor/a. Mas é também uma obra que marcará muito a sua vida literária.

kiki.marino 13/03/2021

Alguns livros você compreende, outros te oferecem sensações,eu fiquei no meio do caminho dos dois. Aqui aparece a idéia do "já ", como em " Água Viva" e suas epifanias.
Do gênero humano, envolto em um mundo material e civilizado afastado do natural.

Na natureza se revela o divino,o irreal,o inimaginável,transcendental ...

Eu achei muito perspicaz ela utilizar o deserto (e a barata é claro) como simbolo de origem, raiz ,ruinas de civilizações e histórias humanas, na vastidão que é um "nada" mas onde todos estão . Os paralelos entre o Ocidente e o Oriente.

Que oferece um rosto,uma verdade,um forma de vida que os nômades aceitam com a mente, o sangue e os ossos.

É afinal o que vem do deserto?areia, vento,pedras.Uma alma.um grande silencio que grita mais alto.

Não é a minha obra favorita da Lispector, mas não saí perdendo em nada...

Patrícia 13/03/2021

Ainda não tenho maturidade...
A reflexão da vida através da morte de uma barata.
Eu entendi o livro mas não entendi Clarice, e o problema não é ela ou o livro, sou eu.
A escrita dela é maravilhosa, inteligente mas ainda não estou pronta para entender A Paixão Segundo GH.
Vou tentar em outro momento...

site: https://www.instagram.com/a_menina_que_indicava_livros/

laaisfischer 13/03/2021

Sobre sentir
No mesmo mar que nos afoga, Clarice nos salva. Naquela ânsia por respostas, ela nos oferece as perguntas. Na pressa de viver o amanhã, ela nos fala sobre a urgência do agora; de ser e de "sentir sendo" no aqui e agora do cotidiano.
É um livro para almas já formadas, me pergunto quem as tem?! Enquanto não chego lá, revisitarei periodicamente até que não tenha mais a urgência de nominar o indizível.
Obrigada, Clarice.