Quando o Rei Esteve Aqui

Quando o Rei Esteve Aqui Lyli Lua

Resenhas - Quando o Rei Esteve Aqui

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Thayná 16/12/2020

Daria um novelão dos bons
Obra de publicação independente, de autora negra. Uma ficção histórica, ambientada no Maranhão que mistura a realeza africana com o movimento dos cangaceiros, no Brasil do início do século XX. A autora consegue transmitir os conflitos sociais da época que explicam os motivos da existência do cangaço e a discriminação racial no Brasil.

O rei Gustaaf está doente e sofrendo com a ameaça de golpe do país vizinho. Ele precisa de um herdeiro legítimo para assumir o trono, já que Luiza, sua filha adotiva seria impedida de fazê-lo. Assim, embarca para o Brasil em busca do filho que deixou para trás 18 anos antes.
Acompanhamos a trajetória da família real da Oceaania do Norte, um país fictício da África, nesta viagem.

A narrativa intercala acontecimentos de 1917 e 1935, mostrando os conflitos do passado que implicaram nos acontecimentos do presente. Os personagens são intrigantes e extremamente humanos, conhecemos pouco a pouco seus sonhos, arrependimentos e imperfeições. Uma história com muita representatividade: personagens negros, LGBT e mulheres em posições de liderança, movimentos sociais e traços culturais do Brasil.

A leitura é rápida e fluída, a sensação é de se estar assistindo uma novela de época, cheia de reviravoltas, amores incompreendidos e tensão envolvendo conflitos políticos e de relacionamentos familiares e amorosos. O desfecho é emocionante, traz aos personagens a possibilidade de redenção, reparação de erros e realização de seus desejos.

site: @biblioteca.ufpr.litoral

Lethycia Dias 20/11/2020

Realeza e cangaço: um encontro emocionante
Eu tinha vontade de ler "Quando O Rei Esteve Aqui" desde que foi lançado, e hoje venho fazer alguns comentários sobre a minha leitura dessa história que mistura realeza africana e cangaço no Brasil dos anos 1930.
Nessa história, o rei Gustaaf, de Oceaania do Norte, está doente e percebendo o risco de que seu reino pode sofrer um golpe de Estado do reino vizinho ou uma revolta popular, devido à falta de um herdeiro legítimo ao trono. Assim, Gustaaf decide vir ao Brasil para encontrar seu filho que deixou para trás 18 anos antes. A comitiva real o acompanha, incluindo sua esposa, Nahime, sua filha, Luiza, e seu irmão Santiago. Na viagem, todos vão se confrontar com o passado e com seus sonhos, desejos e mágoas.
A maior parte da história acontece no Brasil, em São Luís, no Maranhão, e alterna entre o presente e o passado, nos apresentando os acontecimentos que levaram aos personagens a viver o que estão vivendo. Há vários pontos de vista na história, nos permitindo conhecer um pouco de Gustaaf, de Nahime, de Luiza e também de Miguel, o filho de Gustaaf. Vamos conhecendo os segredos que cada um guarda e desconfiando de que alguém trama alguma coisa contra o reino.
Lyli Lua faz uma ambientação muito boa, incluindo os conflitos sociais da época. Um exemplo disso é a abordagem sobre os motivos da existência do cangaço e os conflitos entre cangaceiros e polícia. Outro exemplo é a discriminação racial no Brasil, que não deixa de afetar uma princesa estrangeira. A família real de Oceaania do Norte descende de colonizadores brancos, e Luiza se "destaca" por ser negra e obviamente não ser filha biológica de Gustaaf.
Por ser um romance curto, a leitura é bem rápida, mas o ritmo é bom e a história se desenvolve muito bem, envolvendo conflitos políticos e de relacionamentos familiares e amorosos. O final é emocionante, trazendo aos personagens a possibilidade de redenção, reparação de erros e realização de seus desejos.

site: https://amzn.to/2ITnHKM

Laris 17/11/2020

Cordel Encantado
Quando comecei a leitura só pude lembrar da novela Cordel Encantado que amava, mas o livro se supera por trazer personagens negros em outra perspectiva.

Como nordestina, amo a história do cangaço, só quem ouviu os avôs falar sobre isso sabe a importância que esses ?justiceiros? tiveram.

Como negra, amo ver algo que não seja sobre sofrimento, uma princesa, uma rainha.

Um livro sobre erros, perdão, família e amor.

Lanna 17/11/2020

Esse livro é bem curtinho, do tipo que você começa e termina no mesmo dia e mesmo assim é um bom entretenimento, além disso, é sempre bom prestigiar a literatura nacional, tem muita gente talentosa e criativa aqui.

A história já começa no plot principal o que é bom porque não tem enrolação, mas o final eu achei corrido e um tanto inverossímil.

Sei que é fantasia e a autora preza pela representatividade, mas por conta do período histórico em que ela se dispôs a realizar a obra, penso que as coisas deveriam ser um pouquinho mais pé no chão. Algumas atitudes dos personagens também não combinaram com a personalidade deles e com as circunstâncias.

Com todos os pontos positivos e negativos, eu gostei do livro e indicaria.

Natalia Noce 17/11/2020

A leitura é gostosa, o plot é mega diferente, a história traz bons questionamentos e figuras centrais muito interessantes, mas achei que algumas partes poderiam ter sido melhor exploradas e desenvolvidas.

Algumas cenas poderiam ter sido mais minuciosamente detalhadas e acrescida de detalhes e emoções.

Senti que faltou algumas explicações para o melhor desenvolvimento da trama.

A autora com certeza escreve bem e faz com que a leitura seja divertida e rápida, com alguns poucos ajustes suas histórias ficaram cada vez mais maravilhosas.

Lauraa Machado 13/11/2020

Autora super talentosa e um livro gostoso de ler!
Eu tenho uma regra de nunca dar menos de três estrelas para um livro independente (nacional ou estrangeiro), a não ser que ele seja ofensivo, e Quando o Rei Esteve Aqui mostra bem por quê. Talvez a maioria dos leitores não saiba disso, mas tem muita gente envolvida na publicação de um livro. Antes de ele chegar à editora, o manuscrito passa por várias escritas do autor e mais algumas edições em conjunto com seu agente. Quando chega na editora, é muito provável que passe por mais edições e depois ainda tem que passar por preparação (quando revisam gramática, continuidade, lógica) e pelo menos uma revisão final. Nos EUA, depois disso tudo, ainda saem cópias adiantadas que podem fazer o autor e a editora voltarem a trabalhar na história antes da publicação final.

Como seria possível comparar tudo isso com a experiência de um autor sozinho, escrevendo sozinho, tendo toda a responsabilidade de desenvolver a história e os personagens, manter o ritmo e ainda ter uma escrita bonita e inteligente? Isso tudo com a capacidade de julgar o próprio trabalho, que é uma das coisas mais difíceis que existe. Não dá. Enquanto estava lendo Quando o Rei Esteve Aqui, fiquei com a sensação de que é só isso mesmo que falta para a Lyli Lua, apoio. Está bem claro no livro todo que ela tem talento, que escreve muito bem, que só falta agora um agente e uma editora para seu livro chegar a ser excelente.

Sério mesmo, fiquei impressionada com o quanto ela escreve bem! Dá para ver claramente quais são seus pontos fortes, admito. Nas cenas dos cangaceiros, por exemplo, é impossível não perceber sua competência. Foram minhas partes favoritas, porque parecia que era quando a autora estava mais confortável para descrever e desenvolver os personagens. Senti falta de uma descrição de cena um pouco mais detalhada e clara, por exemplo, quando era sobre a realeza, quando estávamos na Oceaania do Norte. Nunca sabia como eram os cômodos e quem estava presente. Acho que acrescentar descrição, principalmente sensorial, no livro todo acabaria por o enriquecer ainda mais. Oceaania do Norte não me deixou com a sensação de existir por isso, principalmente.

O livro é sobre reencontros e revelações e, por isso, acho que teria ficado ainda mais emocionante, teria criado mais tensão se não tivesse um narrador onisciente e não nos contasse tudo de cara. Quebra um pouco do mistério de "Como será que essa pessoa está se sentindo? O que ela está pensando com essa revelação?" quando o narrador conta tudo para a gente. Ser na terceira pessoa foi uma boa, mas acho que narrar pelo ponto de vista de um personagem por vez deixaria a história mais interessante e mais sólida também, mais real.

Já falei que a autora escreve muito bem? Estou animada para ler outros livros dela! Acho até, aliás, que seria incrível se ela pensasse em transformar este em um romance mais longo e aprofundado, quem sabe escolher só uns dois ou três personagens para ter pontos de vista. Não, gente, não consigo escrever resenha sem pensar na parte de edição, é o que eu faço da vida! Realmente acho que esse livro tem potencial para ser ainda mais, e a autora só precisaria de alguns toques, tipo "acrescenta uma menção a isso aqui" e "melhor descrever o cômodo ali". Ela é realmente talentosa!

Depois da escrita da autora, que é bonita, inteligente e que faz a leitura fluir bastante, acho que o ponto alto do livro são os personagens. Meu favorito foi de longe o Reginaldo! Os outros são interessantes também, e teriam sido bem mais se eu não soubesse de cara tudo que pensam e sentem, mas Reginaldo é o que tem mais camadas e mais complexidade a ser abordada e explorada. Queria mais dele e da Nahime, que também tem tantas camadas! Também gostei da Luiza, super leria outro livro com ela e o Reginaldo! E imagina só um livro da Nahime, talvez mostrando ela crescendo e tendo que se encaixar na vida de futura rainha! O Gustaaf, em compensação, eu não cheguei a entender muito bem, infelizmente, e o Miguel não me marcou muito.

Se eu recomendo o livro? Completamente! Nenhuma das minhas críticas foi a algo que realmente atrapalhou o livro, só questões que poderiam ser melhoradas! É super gostoso de ler, é uma ficção histórica com realeza, o que eu amo, e tenho certeza de que alguém ainda vai agenciar e publicar essa autora, porque talento assim não pode ser desperdiçado!

fleabookz 10/11/2020

Expectativas superadas
Não sei nem por onde começar, no livro tem tanta coisa que gostei, não consigo nem pensar em algo que não me agradou. Fiquei entretida na história de todos os personagens e nos seus relacionamentos uns com os outros.
O fato de haver um reino africano que tem uma ótima educação e onde a violência não é tão presente quanto no Brasil, é ótimo pra quebrar um pouco esse estereótipo de que a África é um continente pobre e inferior aos seus vizinhos. Contrastar esse cenário com o Cangaço no nordeste brasileiro foi incrível.
Gostei que podemos reparar como os personagens se comportam com alguém de uma realidade tão diferente com a qual estão habituados e ver que eles são muito mais do que aparentam ser. Não quero me especificar mais nessa parte pra não dá spoiler, mas é muito bom o final que cada um tem na história.
Por fim, esse livro já virou um dos meus favoritos, foi muito mais do que eu esperava, inclusive nos assuntos abordados. Acho que o único defeito é não ter tido mais 200 páginas, porque eu super leria, mas ainda assim, é um ótimo livro com um ótimo final.

lemona 08/11/2020

Muuuuito bom
Surpreendentemente bom! Tava procurando um livro nessa vibes e acertei em cheio. Triste ele ter tão poucas páginas, queria mais de tão bom que era a história e narrativa. Minha única crítica é referente ao final que foi bem corrido, podia ter sido mais desenvolvido, achei as decisões finais muito ... por falta de palavra melhor diria que fáceis. Mas vale muito a experiência, livro incrível!

Carolina.Rozeira 26/10/2020

Faltou.
A autora possui uma escrita super gostosa e ao conseguir juntar um país fictício africano com o nordeste do Brasil foi um grande feito, porem o livro possui MUITO estereótipo e voltamos ao famoso "homem branco bonzinho e o preto é ruim" o que me deixou extremamente abismada pela autora tb ser uma mulher negra. Infelizmente não foi uma boa leitura nesse quesito, espero que a autora venha a escrever outras obras e que melhore nesse ponto que ficarei feliz em ler.

Otávio Hudson | @palcodeleituras 26/10/2020

Uma Ficção Histórica de Ótima Qualidade
Oi gente tudo bem?

Hoje eu gostaria de contar pra vocês a minha experiência com esse livro maravilhoso e super curtinho da autora @lylilua.

“Quando o Rei Esteve Aqui” conta a história do Rei Gustaaf que se vê doente e precisando deixar um herdeiro para governar o reino de Oceaania do Norte, na África! Conforme o Rei Gustaaf embarca em busca de seu herdeiro perdido de volta ao Brasil uma série de acontecimentos e aventuras desencadeiam na história.

Alguns pontos me chamaram muita atenção na leitura e vale ressaltar que o livro é um romance histórico/de época que mescla elementos históricos e ficcionais numa narrativa fluida e muito bem construída.

Em outras palavras é um novelão no melhor sentido possível, muitas reviravoltas, amores incompreendidos e corações à flor da pele! Tudo isso temperado com bastante representatividade e um elenco muito diverso, todos os personagens são multifacetados e totalmente críveis, o que torna o sabor da história mais atraente. 🤴🏾

O final foi um pouco corrido, talvez? Ou eu que já estava acelerado querendo saber logo o que finalmente iria acontecer? Kkk Minha nota final foi 4,5 apenas porque eu acho que livro poderia ter sido um pouco maior tão logo um pouco menos “corrido” no final. Recomendo demais esse livro para todos que amam ficção histórica e livros com representação LGBT.
#book #books #bookshelves #bookgram #bookstagram #leitura #bookgestante #booksonbooks #literatura #literaturequotes #literature #quotes #livro #livros #livroseleituras #quandooreiesteveaqui #kindke #kindleunlimited #literaturanegra #literaturapreta #autoresnegros #yalgbt #youngadult #ficcaohistorica #romancedeepoca

site: https://www.instagram.com/p/CG0pcJ5DtmH/

Flavio Herculano 26/10/2020

Quando o Rei Esteve Aqui tem uma escrita atraente e uma trama de fantasia porém com muitos traços da realidade da história do Brasil, que deixa o livro ainda mais fantástico.
O rei Gustaaf e a rainha Nahime da Oceaania do norte precisam voltar ao Maranhão para resolver os problemas do passado. Porém essa viagem pode colocar muitas coisas à tona, inclusiva para a própria princesa Luiza e o jovem cangaceiro Miguel.
Por se tratar de uma obra de ficção, não entrarei em criticas negativas sobre o feminismo e homossexualidade no cangaço abordados no livro, mas o fato de a história se passar no nordeste já me cativa muito e Lyli também utilizar de alguns os fatos históricos nacionais para enriquecer ainda mais sua obra.

Inês 26/10/2020

Um livro muito bom, de leitura fácil e empolgante. Cheio de ação, surpresas e revira-voltas. Além de muita representatividade. Amei!

Marry 21/10/2020

Cheio de estereótipos
O livro se passa em um país fictício africano, Oceania do Norte. Porém, o rei e a realeza são brancos, descendentes de colonizadores. Temos tb a Oceania do Sul, com uma rainha preta " como feições feias, grosseiras" que são descendentes de "selvagens" invasores?!
Para a autora os africanos são os invasores, europeus colonizadores...??

Nati 16/10/2020

Esse livro não foi nada do que eu esperava, quando li a sinopse. Eu comecei o livro com expectativa de ver algo mais parecido com um romance histórico, mas no fim foi uma narrativa bem inusitada e que surpreende em cada aspecto.
O livro conta a história da família real da Oceania do Norte, um reino africano fictício, que na década de 10 veio ao Brasil e quase 20 anos depois enfrentar as consequências dessa estadia aqui no Brasil. E isso inclui o fato que essas consequências vão juntar a realeza africana ao cangaço brasileiro.
O livro vai ser contado em alternância entre as narrativas passada e presente. Então, se alternará também entre as visões dos vários personagens.
A autora tem uma escrita bem gostosa de acompanhar e o livro é bem curtinho e rápido de ler, sem falar que se passa no Maranhão e é maravilhoso acompanhar uma história que se passa mais pertinho de casa.
Houve alguns pontos que me incomodaram, mas nada que disfarça o mérito da leitura. E bem que poderia ter uma continuação.

teh. 10/10/2020

muito interessante saber um pouco sobre os cangaçeiros e essa mistura com realeza, fiquei chocada com certa pessoa ai e tb feliz q o final foi bom!!!! tudo aconteceu rápido demais então às vezes eu ficava meio confusa, mas no fim ficou tudo top :)))

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6