Quando o Rei Esteve Aqui

Quando o Rei Esteve Aqui Lyli Lua

Resenhas - Quando o Rei Esteve Aqui

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

nakahara 02/10/2020

Eu adorei!! Nunca tinha lido algo parecido, achei muito curiosa essa união da realeza ao cangaço, é um livro único e com muitos personagens fortes. Achei o final um tanto apressado mas fora isso tudo me agradou muito, um dos melhores livros nacionais que li esse ano.

readingstatus 30/09/2020

Eu adorei essa história! “Quando o Rei Esteve Aqui” possui uma escrita muito boa e envolvente, em poucas páginas a autora conseguiu apresentar um enredo muito bem construído e super representativo com personagens diversos e únicos. Apesar de ter achado o final um pouco corrido e que alguns personagens poderiam ter sido um pouco mais aprofundados, eu me surpreendi demais com a história, Lyli Lua foi incrível ao intercalar presente e passado, tudo se encaixa com muita harmonia. “Quando o Rei Esteve Aqui” é original, cheio de reviravoltas, tem uma ambientação maravilhosa e carregada de representatividade, adorei acompanhar a saga da Luiza e do Miguel!

Gabriela Araujo 29/09/2020

Um enredo extremamente original!
Essa história surpreendentemente original introduz a família real de Oceaania do Norte, que retorna ao Maranhão atrás de um herdeiro abandonado no cangaço há 18 anos, mudando para sempre a vida do rapaz.

Miguel, o herdeiro, e Luiza, a atual princesa que não deseja o trono, adentrarão em jornadas em busca de seus próprios destinos.

A Lyli criou um universo à parte aqui que, não só traz uma fidedigna representatividade, como também acontece em grande parte no Brasil.

Continuações são mais do que bem-vindas!

bia 28/09/2020

queria mais
Eu adorei esse livro. A escrita é muito boa, extremamente envolvente e ela não é nem um pouco cansativa.
Eu gosto muito de ler livros nacionais e ver a cultura brasileira neles, e esse livro é um ótimo exemplo disso.
O livro se passa no Maranhão do início do século XX e tem a presença muito forte dos cangaceiros, além de várias referências ao clima político brasileiro da época. Eu gostei muito da escolha do período pois ele não é muito comum, ainda mais se passando no Brasil.
O meu maior problema com o livro e o motivo de ele não ser 5 estrelas é que ele é muito pequeno. Eu queria mais da história, eu achei que o final foi muito corrido e que tudo meio que deu certo e pareceu que as decisões finais não tinham tantas consequências. Outra coisa que eu queria ter visto mais era o desenvolvimento do relacionamento entre a Luisa e o Miguel. Também achei que o relacionamento entre o Miguel e Pablo poderia ter tido mais destaque e mais impacto na história e nas decisões dos personagens, considerando o período em que ela está inserida.
No mais, eu super recomendo o livro. Ele é uma ficção histórica nacional que retrata o Maranhão durante 1930, discutindo assuntos como o Cangaço e racismo, com uma escrita envolvente e personagens carismáticos.

Tati 27/09/2020

Um livro único e original!
Eu li o livro com bastante expectativa, e correspondeu a todas e mais um pouco!
Achei a ideia genial e muito bem elaborada, sem pontas soltas, e a autora conseguiu mesclar muito bem a temática da realeza com cangaço (que ideia!). Me surpreendeu o tanto que a história fez sentido! dois temas tão distintos e acho que nunca abordados dessa mesma forma antes, se mostrou muito original. Além do próprio enredo, gostei muito do envolvimento com outros temas políticos, como a luta contra o racismo e LGBT+. Também gostei muito da escrita fluída, tudo que acontecia dava para imaginar de uma forma fácil, acessível. Me tornei fã da autora. Gostaria muito de mais volumes da história (e mais páginas hehe), pois realmente amei demais.
Gostaria de dar nota 10 de 5, mas como o skoob só permite até a 5, então nota máxima para essa obra maravilhosa.

Milena 25/09/2020

A proposta do livro em si já me atraiu muito (cangaceiros e uma família real na mesma história? O que mais eu podia querer?), mas foi só lendo que eu pude perceber como ele é único.
A história é muito bem amarrada e contada mesmo tendo pouco mais de 150 páginas, e a escrita da autora faz tudo passar muito rápido, era impossível parar de ler.
As personagens são muito humanas e bem colocadas, apesar de alguns clichês (que até fazem bem de vez em quando), e nos fazem torcer por elas, independente de qual lado do conflito central estejam.

Laura.Oliveira 20/09/2020

Longa vida ao rei!
"Quando o rei esteve aqui" é um livro nacional curtinho e de escrita fluida, o tipo de narrativa que pode ser lida em apenas um dia. Trata a respeito de Luiza e Miguel, ambos adolescentes de países diferentes, porém ligados por acontecimentos familiares do passado. Graças à última vez em que o rei da Oceaania do Norte esteve no Brasil, tramas mal resolvidas foram sendo enraizadas com o tempo e o livro traz a tentativa de Gustaf (o rei em questão) de consertar tudo isso.
Ambietado no Nordeste brasileiro do início do século XX, mais precisamente no Maranhão, o livro traz referências históricas acerca do período e dá um destaque especial ao movimento do cangaço. Sem dúvida, essa parte foi a que mais gostei sobre tudo. Ela me trouxe identificação quanto ao ambiente, seja na descrição ou mesmo nas falas dos personagens. Personagens esses que, mesmo em pouquíssimas páginas, são cativantes e me fizeram compreender os seus erros e torcer pelo chamado final feliz. Faltou pouco para ser um favorito. A minha única "decepção" foi sobre o final apressado, porque deu a sensação de que tudo se resolveu muito rápido e, ao mesmo tempo, de que nem tudo foi resolvido, de fato. Acho que cabia uma continuação até. No mais, indico bastante!

Tai 10/09/2020

O motivo pelo qual devemos valorizar obras nacionais
Uma das melhores coisas sobre ler nacionais é se sentir acolhido por todas as particularidades da nossa língua, além dos cenários descritos que muitas vezes fazem nos sentir ainda mais próximos da história. E "Quando O Rei Esteve Aqui" me trouxe muito essa sensação, apesar de não ser do Maranhão me sentir extremamente acolhida por alguns termos que também podem ser ouvidos pelas pessoas aqui aqui do norte.
Na história temos Luiza e Miguel, que durante a passagem da adolescência pra vida adulta precisam enfrentar dilemas sobre si mesmos ao mesmo tempo que lidam com um possível golpe de Estado.
Luíza é forte, inteligente e carrega consigo sonhos que são sempre impedidos por ser a herdeira de um grande reino. Já Miguel, por toda sua criação ainda se subestima, e não que isso o torne fraco, pois em diversos momentos ele se demonstra muito mais decidido do que muitos personagens mais velhos ali presentes.
Acredito que a única coisa que eu senti falta foi de mais desenvolvimento na história....eu adoraria saber mais sobre o envolvimento dos pais da Luiza e do Miguel.
Enfim, espero que mais narrativas sobre e por pessoas não-brancas possam ter mais visibilidade na literatura. Com certeza irei recomendar este livro para que a história da Luiza e do Miguel possa acolher mais pessoas, assim como eu.

Alcyr 08/09/2020

Uma junção maravilhosa!
Após enfrentar dificuldades diplomáticas e sofrer uma ameaça de revolução, uma vez que o rei Gustaaf, da Oceaania do Norte, negou a mão da sua ?filha? Luiza ao príncipe da Oceaania do Sul ? casamento que seria a chave da união entre os dois países ?, a família real do primeiro decide retornar ao Brasil, onde o rei havia deixado um filho, na esperança que esse pudesse assumir o trono do seu pai, que estava muito debilitado.
Quando o rei esteve aqui é uma ficção histórica escrita pela Lyli Lua, buscando fortalecer o protagonismo negro na literatura. Escrito em dois períodos da história (os anos 1917 e 1935), nós acompanhamos a trajetória do rei Gustaaf e da rainha Nahime, descobrindo todas as relações familiares construídas por eles ao longo do tempo (que é um verdadeiro caos familiar, só lendo pra entender).
Falando em representatividade, o livro não se limita a falar da questão racial e do protagonismo negro, mas vai além trazendo de maneira branda a questão da homoafetividade e do protagonismo LGBTQIA+, já que o Miguel (o filho do rei deixado aqui no Brasil) é gay e tem até um namoradinho. Claramente um ponto positivo que me surpreendeu muito!
Por ser um livro histórico, eu me senti incomodado como alguns padrões e normas funcionavam, como por exemplo a submissão das mulheres a determinadas ordens, o racismo sofrido por Luiza, o preconceito sofrido pelo Miguel (apesar de achar que poderia ser um pouquinho mais explorado), a questão dos filhos bastardos da família real. Mas parando para pensar, as temáticas foram abordadas de maneira correta e que se assemelhasse com a realidade daquela época.
Um outro positivo foi a união de culturas maranhense e africana (a Oceaania do Norte é um país do continente africano), e principalmente a forma em que o movimento do cangaço foi explicado, sendo bem claro até para quem nem conhece a história do movimento. Um ótimo livro para conhecer um pouquinho mais sobre a cultura e história nacional.
Essa foi a minha primeira experiência com uma ficção histórica e eu gostei bastante da experiência.

Bia Alper 30/08/2020

Ambientação incrível, personagens memoráveis
Esse livro é tudo porque é tipo uma novela das 6 que mistura Realeza com CANGAÇO. A história de passa em RECIFE e os personagens são INCRÍVEIS. Mundinho Luiza entrega tudo e o Reginaldo foi um personagem surpreendente de bom. A escrita da lily é tudo. É um livro muito rápido pq é pequeno. Espero que nas próximas ela se arrisque a escrever mais e estender ainda mais as personalidades incríveis que ela cria para os personagens. Aguardando mais livrinhos ?

Ag Ferraz 24/08/2020

Livro precioso
A escrita da autora é completamente cativante, me deixando imersa no livro desde o primeiro capítulo
Passando no Maranhão do século passado, a ficção história flerta com uma fantasia simples e uma realidade do passado nacional
Com personagens intrigantes, casais para se apaixonar e intrigas super válidas, o livro corre rápido e envolvente, revelando segredos a cada capítulos
Uma literatura necessária em nosso país, com representatividade da cultura local com o cangaço, povos negros e até mesmo personagens não-heteros. Tudo se encaixando harmoniosamente
Apesar de um final um tanto corrido, onde tudo pareceu dar melhor do que o possível para a história, a conclusão ainda é satisfatório
O livro poderia sim ser maior, tendo conteúdo e enredo suficiente para isso
Mas dando espaço para continuações para suprir essa vontade de mais

Day 24/08/2020

O rei chegou
A ficção história da Lyli Lua começou a chamar a minha atenção há um tempinho nas redes sociais. Não sou muito de ler histórias desse gênero, na verdade, não lembro de nenhuma que tenha terminado, mas saber que envolvia uma família real africana e o cangaço conquistou o meu coração.
O livro foi lançado e logo que peguei para ler percebi que não iria conseguir parar. Com uma escrita fluida, Lyli nos mostra alternando o presente e o passado o entrelaçado da família real da Oceaania do Norte com uma família em específico no Maranhão que, no nosso tempo, tem um de seus membros como uma figura bem importante no Cangaço.
A jornada para conhecer os personagens, descobrir qual era a relação exata entre cada um deles, os motivos para a situação estar hoje da forma como está, ir descobrindo junto com eles o passado, foi incrível. Sério, foi intenso, profundo e maravilhoso.
A ambientação, a forma como as roupas são descritas, as posturas e jeitos de falar diferentes foram detalhados e abordados de uma maneira que te dá vontade de entrar naquele mundo. O crescimento tanto da história quanto dos personagens é surpreendente. Quando imaginei que já tinha descoberto tudo ainda tinha muito mais ali. Até a última página me surpreendi.
Não quero dar muito detalhes porque sei que vou acabar soltando um spoiler, então o meu maior incentivo é: apoiem essa história maravilhosa que fez uma ficção história que você inicia e nem vê o tempo passar!
Estou louca para mais histórias, Lyli!

site: https://www.instagram.com/fala.day

perdiapagina 23/08/2020

ROMANCE HISTÓRICO NO BRASIL? CHECK
Lyli Lua, o que foi que você fez aqui?????? Eu tô realmente impressionada sobre como você conseguiu fazer uma história tão fechadinha em tão poucas páginas. Preciso bater palmas pra você por ter feito algo tão incrível.

Em “Quando o rei estava aqui” conhecemos o rei Gustaaf e sua família. O chefe de estado está doente e com uma ameaça de golpe do país vizinho no pescoço. Ele sabe que precisa de um herdeiro legítimo para assumir o trono ainda que possua Luiza, sua filha adotiva que cresceu tendo os melhores estudos para que pudesse ser a nova soberana do país, uma rainha ilegítima não seria vista com bons olhos por seus súditos e poderia trazer a ruína de seu reino. A única solução? Ir até o Brasil em busca do filho que deixou para trás.

Os personagens são ótimos, vamos conhecendo um pouco de cada um ao longo das páginas, vendo suas versões mais novas (o livro transiciona entre o passado e o presente) e as decisões que tomaram naquela época que implicaram em todos os acontecimentos atuais da história e que influenciaram na vida de outros personagens. Todos são imperfeitos, tomados por arrependimentos e que se forçam a conviver com isso de acordo com a sua realidade. Não posso deixar de falar sobre a representatividade na história que foi muito bem feita. Vemos mulheres em posições de liderança em diferentes contextos (em um dele eu fiquei dando gritinhos de “ISSO!!!! ISSO!!! ISSOOOOOOOOOO!!!!”, representações de grupos conhecidos da história do nosso país, traços culturais, personagens lgbtqia+ tendo finais felizes…

Também tenho que bater palmas para a revisão histórica e pra ambientação. A sensação que eu tive lendo esse livro era de estar assistindo uma novela de época muito bem escrita de algum canal de televisão.

Pra quem gosta e até pra quem nunca deu uma chance pra romances históricos “Quando o Rei esteve aqui” é um ótimo livro e o melhor de tudo? Ambientado aqui no Brasil. Ainda que seja uma história com todas as pontas atadas, tem bastante potencial para se desenvolver mais coisas a partir dali (essa última fala na verdade é mais um apelo para que eu tenha mais conteúdo dessa história. Por Favor, Lyli, faça acontecer). Comprem e não deixem de avaliar ao final da leitura na rede social de sua preferência, ISSO É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA OS AUTORES.

Quando o Rei Esteve Aqui
Editora: Independente
Autora: Lyli Lua
Páginas: 155
Link para compra: https://amzn.to/3lazFhn

site: https://www.instagram.com/perdiapagina/

Denise 19/08/2020

Ficção histórica pra te fisgar
'Quando o rei esteve aqui' tem uma narrativa gostosa de acompanhar e intercala o "presente" com o passado (1935 e 1917) para explicar os mistérios que vão aparecendo pela história. Com carisma, a autora te convida a conhecer mais sobre a realeza, os cangaceiros e os segredos que habitam esses dois mundos distintos. É um livro pra fisgar, do começo ao fim. Adorei!

Rebeca 18/08/2020

Uma leitura deliciosa
Não tenho o costume de ler ficção história, mas Lily Lua conseguiu me fisgar nas primeiras páginas. A escrita é fluida e você mal sente as páginas passarem. A transição entre passado e presente é feita de forma clara, sem espaço para confundir o leitor. Adorei ver uma história como essa ambientada no Nordeste. Foi muito divertido reconhecer algumas expressões e costumes da minha região que persistem até hoje.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6