A Máquina do Tempo

A Máquina do Tempo H. G. Wells

Resenhas - A Máquina do Tempo

Felipe 01/08/2021

Crepúsculo da humanidade
A Máquina do Tempo é um romance revolucionário para o gênero da ficção científica. Oferece, ainda no século XIX, idealizações de um tema praticamente inédito para a literatura: a viagem no tempo. Há aproximações com as ideias que Einstein, no futuro, iria desenvolver com sua teoria da relatividade.

Contudo, esse não é um livro sobre viagem no tempo. É um livro sobre a decadência da humanidade sob o jugo do capitalismo. Nesse sentido, percebemos através da leitura do romance os ideiais socialistas de Wells e sua visão de mundo marxista.

Recomendo sua leitura, pois a obra desperta um certo olhar crítico sobre o abismo da desigualdade econômica que assola nossa sociedade industrial.

Tiago.Salles 21/07/2021

Berço da ficção científica
Livro que serve de inspiração a várias outras obras, precursor das viagens do tempo, possui uma crítica social à evolução humana e ao mesmo as relações sociais da época.

Ryan Oliveira Dos Santos 10/07/2021

RAZOÁVEL
UM CLÁSSICO DA FICÇÃO, SÓ DEI 2 ESTRELAS PQ ESSE LIVRO TEM UM VALOR HISTÓRICO, MAS A CADA PÁGINA EU ESTAVA DOIDO PARA LARGAR ELE.
CONTINUEI SIMPLISMENTE PARA EU TER MINHA OPNIÃO FORMADA COMPLETAMENTE.

helotop 25/06/2021

Mesmo sendo um livro de mais de 100 anos, tem uma leitura MUITO fluida e super fácil de ler, você consegue ler em um dia sem nenhum problema.
Mesmo tudo sendo a narração de um evento que já aconteceu (ou seja não tem muitas falas e sim mais descrição de acontecimentos) você termina tudo e nem percebe, e tem um final ótimo também

Daniel.Almeida 18/06/2021

Indispensável para qualquer fã de ficção científica
Creio que essa tenha sido uma das primeiras obras em toda a história a abordar esse tema da viagem do tempo, e só por isso ja torna ela um leitura indispensável para qualquer fã do tema ou do gênero.
Logo no primeiro capítulo nós já vemos o quanto essa obra estava a frente de seu tempo, afinal naquela época Einstein ainda era jovem e não tinha criado a teoria da relatividade que foi onde a viagem no tempo começou a ser discutida na ciência, e mesmo assim wells apresenta una lógica até que coerente sobre como a máquina do tempo funciona
O enredo em alguns momentos pode parecer clichê, porém, esses clichês só se tornaram clichês porque as obras que vieram depois se inspiraram nessa, então mesmo que não pareça ela é incrivelmente original, além disso a todo momento eu fiquei entretido e cativado com os mistérios do ano 802701, só não li tudo em 1 dia porque eu não moro sozinho e minha família vive me distraindo
Todas as reflexões que wells apresenta à respeito do futuro da humanidade são muito interessantes e realmente nos deixam pensativos sobre o caminho que nós estamos tomando
Também é interessante se imaginar como um leitor da época lendo esse livro, porquê mesmo em 2021 a viagem no tempo ainda não foi descoberta e isso permanece sendo apenas fruto no nosso imaginário, porém hoje em dia estamos acostumados com diversas tecnologias que conseguem ser tão impressionantes à altura, o que faz a maquina do tempo não parecer algo tão distante e surreal, agora imagina para as pessoas de 1895 o quanto tudo isso não era incrível e fantástico?
Conclusão: uma obra imperdível para qualquer um, é uma boa ficção científica, uma boa aventura e é curtinho

João 16/06/2021

Precursor da viagem no tempo
H. G. Wells ao escrever A máquina do tempo inaugura as histórias de viagem no tempo científicas, inspirando uma série de histórias em filmes, séries e livros que trariam o tema no enredo.

É impressionante ver a imaginação do autor, a visão que ele possuía. Wells traz uma obra que, além de entreter, aborda diversas reflexões sobre a sociedade de sua época e suas crenças sócio econômicas. Também é interessante notar a influência do darwinismo na história, que era vastamente discutido na época (já que A origem das espécies tinha sido publicado há menos de 40 anos).

Para quem é fã de ficção científica e viagem no tempo, vale muito a pena ler!

Kellen.Priego 16/06/2021

Primeiro contato com Wells
A leitura de um clássico da ficção científica,nomeado a Máquina do Tempo foi uma experiência bem diferente,por mais que eu não tenha lido muitas obras de ficção científica eu posso concluir que ela é sem dúvidas uma ótima história para começar a se aventurar entre os demais,os personagens que Wells criou nessa obra foi algo bem diferente pra aquela época e isso é o que torna mais interessante,uma obra antiga e e marcante mas ao mesmo tempo com mensagens que podem ser interpretadas em nosso atual momento,com breves coincidências.

Cheile.Silva 15/06/2021

O ruim desse livro...
... é que ele acaba. Mais um releitura de Wells e mais uma agradável surpresa de que continuo gostando muito da história.

Lucas1429 05/06/2021

Surreal
É muito interessante como esse livro consegue ser leve e muito reflexivo ao mesmo tempo, um livro no qual uma criança e um adulto poderiam ler e desfrutar de formas diferentes porém com bom aproveito
Uma história curta porém cativante que nos faz pensar no futuro da nossa sociedade e mundo

Aline.Bernardi 18/05/2021

Visionário
Citação: "Não há inteligência quando não há mudança ou necessidade de mudança." Pag 92.
A comodidade leva à alienação.
Wells traz, nesse livro, uma perspectiva negativa do que o futuro nos trará, porém, finaliza com um sopro de esperança, pois o potencial humano é infinito.
Além de divagar sobre a quarta dimensão, o tempo, em 1895.
Na minha opinião, a empatia, a compaixão e a solidariedade são características que definem o ser humano como uma espécie evoluída. A objetivação das pessoas nos afasta da nossa essência. Isso causa uma necessidade de consumo para aplacar a real necessidade de afeto.

Vini 16/05/2021

Como sempre, Wells me surpreende.
Eu não poderia esperar menos de uma obra dele. É a segunda que leio e eu simplesmente amo os finais!

Confesso que as flores me pegaram de jeito :v Queria um final melhorzinho pra ela, mas tudo bem. Ela viveu sem ao menos saber que viveu (eu acho). De qualquer forma, o jeito que foi narrado e as questões, até socialistas!, que ele levanta são boas demais pra não serem lidas. Com certeza um livro leve e incrível.

Assim como essa versão deixa clara no final, Wells queria ter explorado mais muitas ideias e eu acho que daria uma obra mais incrível ainda!

Adriano.Buzoli 15/05/2021

O começo de tudo
Este foi o primeiro livro que H.G Wells escreveu antes das grandes inovações no campo da ciência e que foram inspiração para muitos outros grandes mestres da literatura. Valeu a pena.

Alexandre 06/05/2021

"Lastimei o quão breve fora o sonho do intelecto humano. Este se havia suicidado. Avançara aos poucos em direção ao conforto e às facilidades, uma sociedade equilibrada, com segurança e perpetuidade como palavras de ordem, para enfim alcançar seus objetivos e, no fim, chegar a isso. (...) Trata-se de uma lei na natureza que negligenciamos: a versatilidade intelectual é uma compensação por mudanças, perigos e problemas."
Ou seja, acomodar nos levará a ruína. O livro em si é bem chatinho, com a história toda contada pelo narrador em primeira pessoa, mas toda a ideia por trás é espetacular.

Van_woods 25/04/2021

Precursor
Leitura rápida e envolvente. Porém poderia o enredo ser mais aprofundado. Esperava mais interação com os seres que o viajante do tempo encontra no futuro. Mas sem dúvida o autor estava além de seu tempo ao abordar a perspectiva do tempo como quarta dimensão.