A Vida Intelectual

A Vida Intelectual A.-D. Sertillanges

Resenhas - A Vida Intelectual

Vies Cristao 11/12/2020

Você é um consagrado
Todos que desejam trilhar o caminho da vida intelectual e assumir um compromisso com a Verdade, devem ler esse livro.

Livro bem prático, com escrita cativante. É uma verdadeira aula sobre caminho de estudos e escrita.

Recomendo!
Rodrigo 08/08/2021minha estante
Comecei a ler essa semana

Joaozinho, Artista 08/12/2020

A Vida Intelectual
Para dom Setillanges que em seu livro discorre sobre um assunto que hoje é tão caro aos brasileiros que é a educação e também os estudos e pesquisas.
O trabalho intelectual que ele fala em seu livro: A Vida Intelectual, é algo que requer muito esforço do estudante, penetração no estudo, com o objetivo principal que é procurar respostas aos anseios do espirito por conhecimento e busca pela verdade.
Mais à frente o autor alerta para o leitor que todo aquele que tenta por um caminho que não consiga atravessar e com muitas expectativas com relação a uma vida intelectual fácil, prazerosa e elevada sem uma pisada forte e determinação em sua caminhada de estudos, já deve estar preparada para ter as mais diversas e amargas decepções com isso em sua vida. Porque quem cria muitas expectativas sobre algo, irá decepcionar-se no primeiro problema.
A característica maior de seu livro ele faz uma junção de uma vida cristã de contemplação, estudo, paciência, penitência com uma vida intelectual de estudo, leitura, anotações.
Uma das comparações que o autor usa para o estudioso é o atleta, uma pessoa que vive de privações em sua vida, horas de treino intensivos, se colocando de corpo e alma para alcançar seu objetivo, no caso do estudioso que deseja alcançar a verdade, mas ela só contribui para quem a presta serviço a ela em seu meio. Essa observação deve ser feita com um grande exame por parte do estudante.
Assim como as outras profissões tidas como não intelectuais, a vida intelectual também se encontra cravada na alma do homem, nas suas capacidades cognitivas. Elas estão sujeitas ao exame da razão e com grande entusiasmo interior do indivíduo.
Os estudos dentro da vida intelectual não possuem somente o benefício de o estudante alcançar sua realização acadêmica nos estudos, mas algo que ninguém pode poderá tirar dele que é seu conhecimento, algo que nos livras das correntes da ignorância, de sermos manipulados por sofistas e oradores mal-intencionados. E complementando o que o autor fala sobre o interesse verdadeiro por uma vida intelectual, ela deve ser buscada por interesse próprio e não somente pelo interesse de glória, auto realização e com isso tentar sujeitar a verdade eterna ao seu próprio gosto, porque a pessoa estaria cometendo um grande sacrilégio, brincando com questões sérias como os mistérios da natureza e que dizem respeito a vida e a morte.
No começo do livro o autor fala diversas vezes sobre o silêncio na vida de estudos, recolhimento em si mesmo e desapego das coisas, tornando inteiramente disponível para as obras intelectuais, como o autor disse: “adquira esse estado de espirito, isento do desejo e da vontade própria, que é o estado de graça do intelectual”. O verdadeiro intelectual não é filho de si mesmo, mas da Verdade Eterna, do Verbo Criador e não o contrário.
Em todo o momento, o autor fala sobre o silencio do estudioso que quer alcançar a Vida Intelectual, as privações, o distanciamento das festas, show, músicas que dispersem seus pensamentos, sua concentração e agitem sua alma e fala que não há vida intelectual sem a renúncia de uma vida mundana de festas, bebedeira, músicas. Não só esses tipos de renuncias, mas também a renúncia aos vícios, porque eles corrompem a alma, destrói a capacidade imaginativa do indivíduo, afetam suas emoções, seu corpo. E o autor também coloca questões que envolvem a saúde física, porque para um intelectual, a saúde de seu corpo é tão importante quanto a saúde de seu intelecto. Um corpo com os órgãos atrofiados, impotentes, enferrujados, só irá prejudicar a vida da pessoa e suas funções.

Gabriel1141 22/11/2020

Livro mais importante pra mim!
Após ler este livro iniciei meus estudos e leituras de forma muito mais clara e objetiva. Junto ao Trabalho Intelectual, utilizando dos seus conselhos e dicas me transformei num estudante que deixou de decorar as coisas para de fato aprendê-las.

É literalmente um guia de como se tornar uma pessoa melhor.

Elielson.Lima 16/11/2020

Além de seus métodos de estudo que serão ensinados aqui, Sertillanges coloca a questão no que diz respeito à vocação intelectual: é o compromisso do indivíduo consigo mesmo, com a sua alma, colocando uma grande parte do tempo para o estudo, ou reservando uma pequena, mas, eficiente parte, para tal ato. É o profundo desenvolvimento do espírito, que não se satisfaz com leituras soltas, aponta Sertillanges.

A intelectualidade não passa de uma ferramenta, que na qual, não deve ser balizada por vícios, e sim, pelo amor na virtude que desaguará na verdade. Feliz aquele que, por meio da virtude, trabalha a vida intelectual para se chegar na mais pura e limpa verdade.

É o guia pra qualquer iniciante que queira entrar nessa empreitada intelectual.

"A pureza do pensamento exige a pureza da alma: eis uma verdade geral que nada poderá abalar."

Lukedo 03/11/2020

Perfeito, cada capítulo trata de forma simples as virtudes de uma vida de estudos. Ótimo para quem quer começar a ter uma (como é meu caso).

Furtador 14/10/2020

Livro de alta profundidade, leitura densa
Devido ao próprio assunto, a leitura deste livro é um pouco densa, mas em cada sentença pode descobrir uma bênção.

Por mais que o autor seja religioso, pouco foca na sua crença católica, e sim, na espiritualidade representada pela vontade.

É um livro único, escrito por um bom homem, com boas intenções.

Jéssany 07/10/2020

"Se seguires este caminho, enquanto tiveres vida produzirás e multiplicarás folhas e frutos úteis na vinha do Senhor dos Exércitos. Se praticares estes conselhos, poderás alcançar o que desejas".

Fee 07/10/2020

Perfeito!!!
É tão perfeito que quero reler anualmente, nem que seja um capítulo por mês. São ensinamentos com uma base firme e racional.
Indico, porém, apenas para os conservadores, pois serão os únicos capazes de sentir e absorver a essência do livro.

Janaína Calmet 22/09/2020

“A fonte do saber não está nos livros; está na realidade e no pensamento. Os livros são placas de sinalização; a estrada é mais antiga, e ninguém pode fazer por nós a viagem para a verdade.”

Sem a menor sombra de dúvidas, a leitura mais proveitosa deste ano. Uma obra atemporal, para ser RELIDA muitas, muitas vezes.

Wes Janson 30/08/2020

Obrigatório!!!
A excelência desse livro o torna leitura obrigatória para quem ama o ato de ler, de aprender, de adquirir conhecimento através dos livros. Mais ainda para os que pretende malgo além de serem o pólo passivo desse processo, se tornando escritores, mesmo que seja apenas para fixação da leitura, mas quem sabe para publicação.
O livro vai desde a importância da leitura para se tornar um guia prático de como fazer isso de forma a apreender o que se leu de forma mais efetiva, utilizando a memória e anotações por exemplo. O autor conversa diretamente com o leitor, fazendo nos sentir um aprendiz diante de seu mestre.
Possui muita citações cristãs (principalmente católicas), mas que são universais, o que o transforma em um livro para qualquer pessoa, mesmo que não se enquadre nessa categorias.
Um livro que deveria ser parte de nossa formação como pessoas, indicado por todos os professores de literatura, ao menos a partir do ensino médio, mas que dependendo da pessoa, pode (e deve) ser lido ( e relido sempre) dos 8 aos 80. Seus ensinamentos não se restringem a leitura, mas acabam por se tornar sabedoria para a vida em si. Não se justifica ele ser esquecido pelo nosso sistema de ensino, pois o único senão foi ter lido apenas agora, já na metade da vida.
Transformou minha forma de ver a vida e até mesmo de viver, tanto no aspecto pessoal como profissional!
Se eu tivesse que indicar apenas um livro para as pessoas lerem, seria esse!!!! Excepcional!!!

beleza 24/08/2020

Ler melhor
Buscando melhorar o entendimento das leituras para poder aproveitar mais das informações recebidas

Elis 31/07/2020

Nada demais.
Leitura por vezes cansativa. Poucas novidades ou passagens que nos cause insights. Não leria novamente. Prefácio fraquíssimo, com palavreado chulo num livro que promete a intelectualidade.
Um intelectual não pode se manifestar de forma chula? Num livro? De um padre... Num prefácio?
Falo apenas sob meus gostos e padrões: Não me causou boa impressão.
Vanessa 22/12/2020minha estante
"Não causou uma boa impressão" então você não leu o livro todo?