O Perfume

O Perfume Patrick Süskind

Resenhas - O Perfume

laisnows 06/01/2024

recomendo mas não muito
?há um poder de convicção no perfume que é mais forte do que palavras.?

esperem muita descrição, pouquíssimo diálogo e nada de investigação (muitos acham que é sobre isso por envolver crime)

foi uma leitura bem diferente, na maioria dos livros que li as descrições eram sempre algo monótono, chato, que faziam com que a leitura ficasse lenta, mas nesse livro foi algo bem interessante

li algumas resenhas que diziam ter conseguido imaginar o cheiro, o que não foi o meu caso por não ter muito conhecimento dos aromas citados, o que provavelmente deve ter deixado a história ainda mais envolvente

algo que não gostei foi o final que parecia que queria causar choque pelo inesperado, que na real me deixou meio confusa por aquilo ter sido o final, me deixou esperando por algo a mais

Dávila 05/01/2024

Impactante.
Um livro que incomoda.
E que bom que traz essa sensação.
Sua personagem principal é um monstro, mas quem na narrativa é muito melhor do que ele?
Talvez suas vítimas, no mais...
O final é surpreendente. Inimaginável.
Um belo exemplo de como usar a sinestesia numa narrativa literária.
Qualquer curso de escrita criativa teria nesse livro um ótimo exemplo.

Gerson91 05/01/2024

Uma das melhores histórias que li nos últimos meses. Uma trilha fantástica de um personagem bem diferente.
É muito bem escrito e a história prende muito a atenção.

Ale Giannini 04/01/2024

Bem escrito, mas...
Na França do século XVIII, Jean-Baptiste Grenouille, um recém-nascido abandonado junto a restos de peixes em um mercado parisiense, enfrenta uma jornada de rejeição pela sociedade devido à ausência de seu próprio odor.

Crescendo sob o peso do repúdio, acidentes e doenças, ele busca sobreviver em um mundo que o considera abominável.

A narrativa começa bastante instigante. Devorei as primeiras 50 páginas, curioso do rumo que a história iria tomar, porém, passadas as páginas iniciais, o relato não desenvolve.

Considerei parar de ler algumas vezes, mas minha curiosidade foi maior e segui até o final, que até foi interessante, porém esperava mais.

Laís Gallier 31/12/2023

Já tinha assistido ao filme há muito e fiquei positivamente espantada como é fiel ao livro. Mas falando da leitura em si, é incrível como o autor nos faz de fato sentir cheiros e odores através de suas palavras. Maravilhoso!!

Mandark 30/12/2023

Um livro incômodo...
Incômodo, chocante e arrebatador. Desde as primeiras linhas eu já estava envolvido por sua narrativa acessível e encantadora. Um cenário sujo e desconfortável não eram suficientes pra tirar o prazer da leitura que me fazia querer sempre mais a cada nova página.
O engraçado é que seu enredo não traz grandes acontecimentos ou mesmo um ritmo frenético. Na verdade, as coisas são narradas com uma riqueza de detalhes que caminham para uma certa lentidão. A própria alcunha de assassino parece flutuar para longe da história a medida em que o livro avança.
Temos um protagonista que poderia facilmente gerar empatia por sua trajetória, mas que carrega em si uma arrogância e uma falta completa de humanidade (odor) que nos faz questionar a cada segundo quais os limites reais da sua ambição. Somos atraídos ao mesmo tempo que repugnamos suas ações e planos.
É realmente um livro controverso que, em sua reta final, nos prende de uma forma intensa. O quadro final (pois a sequência das últimas 30 páginas é realmente uma descrição imagética) é pintado para nos fazer imaginar em detalhes uma sequência que nos embriaga e causa aversão em proporções igualmente intensas.
Uma das melhores e mais marcantes experiências literárias que tive esse ano.

PS. Pra quem se pergunta se eu já tinha visto o filme antes da leitura, tenho que responder que sim, mas há tanto tempo, que não guardava recordações claras. Então a experiência foi realmente completa.

mar__ 30/12/2023

A narrativa me envolveu bastante, achei bem original e desde o início fiquei intrigada pra saber o que aconteceria

criei expectativa de ter um pouco mais de suspense no final, mas a falta não me decepcionou
as descrições dos odores de Paris do século 18 me transportaram MUITO pras cenas do livro

Carol Passinho 28/12/2023

O Perfume
Aquele tipo de livro que te prende de uma forma surreal.Este livro me fez ter uma percepção muito maior dos meus sentidos, principalmente do olfato. Brilhante o estilo de escrita e enredo da história.

Camila.Wolf 28/12/2023

Livro bem fora do padrão
A história é interessante, fora do que estou acostumada. Primeiro porque as cenas são descritas não pelas características físicas, mas pelos cheiros, odores e aromas. Fiquei um pouco frustrada, mas porque esperava um livro meio suspense, o que não acontece.

Julia Gusmao 23/12/2023

É uma grande piada escatológica. É meio esquisito até você ser lembrado de que nesse nível, já passa a ser sarcasmo e ai você ri do absurdo. Ainda vou assistir o filme pra dizer se realmente vale a pena ler o livro, mas eu gostei. Não é um favorito, mas gostei de ter lido e especialmente de ter lido com a maturidade e os conhecimentos que tenho hoje.

Leitorconvicto 18/12/2023

Um livro incrível
O mais admirável é o ritmo do narrador, como ele costura o enredo. O questionamento ao valores humanos é um ponto alto na tragédia do protagonista

Narryman 16/12/2023

Muito bom!
Sempre começava e nunca finalizava essa leitura. Mas ainda bem que insisti!

Me fez pensar a respeito de como o odor é uma coisa que nos aproxima do lado mais animalesco.

E de fato, sem odor, quem somos? O cheiro importa nas relações - sejam elas quais forem.

Somos tão regidos por ele que memórias podem ser evocadas com um simples aroma.

A busca do personagem por um odor, no fim, era a busca de si mesmo.

Mary.Sales 11/12/2023

O perfume ou a loucura?
Muito texto e pouquíssimo diálogo. A leitura é cansativa e o final foi horrível.
Infelizmente não indico, a ninguém.

Jorlaíne 10/12/2023

O clássico "o livro é muito melhor que o filme"?
Que livro fantástico!
Eu fui arrebatada pelo cheiro das pessoas, dos animais, de Paris e pela ausência de cheiro do protagonista.
A sinestesia deste livro é sensacional!
O anti-herói Jean-Baptiste Grenouille nasce em meio a uma venda fétida de peixe. Sua mãe o deixa embaixo da mesa de peixe após o seu nascimento, para que, assim como os irmãos, seja descartado junto aos restos de peixe.
Ele nao tem odor, mas seu nariz consegue sentir todos os cheiros do mundo. No decorrer da narrativa ele busca por seu objeto de desejo, e o faz mediante a inúmeros assassinatos de jovens virgens, lindas e com um cheiro característico.
O autor conseguiu passar ao leitor o grande porquê da vida de todos os seres humanos. Todos buscam um único objetivo. Desde o ser mais desprezível, até o melhor dos seres buscam a mesma coisa. E eu deixo aqui essa sugestão de leitura para essa grande reflexão!
Fabio.Nunes 11/12/2023minha estante
Ainda bem que nunca ouvi falar do filme. Já coloquei esse aí na minha lista agora. Excelente resenha Jorlaine.

Cleber 11/12/2023minha estante
??????

Jorlaíne 11/12/2023minha estante
O filme também é muito bom, Fábio. Vale a pena.

Maria. 08/12/2023

Não sei muito o que dizer
Eu gostei do livro, confesso que esperava mais, mas não foi decepcionante também. acho que essa história em si eu vou gostar mais no formato de filme (que inclusive tem, e vou assistir) mas é uma narrativa interessante, com certeza original. algumas partes do livro eram um pouco lentas demais, mas o final foi muito bom