O Perfume

O Perfume Patrick Süskind

Resenhas - O Perfume

Carolfreitasnf 22/01/2024

O Perfume - A História de um Assassino
Eu gostei bastante do livro. O fato do autor usar o olfato como o ponto central do livro é muito interessante e bem incomum, pelo menos para mim.

É muito curiosa a forma como algumas coisas são descritas através do cheiro, como por exemplo Paris. Logo no começo do livro ao invés das belas descrições que estamos acostumados a ler sobre a cidade, somos apresentadas à ela através do odor que Paris exalava no século XVIII.

Apesar de ter uma história muito interessante eu achei o livro um tanto arrastado, nada que faça com que a leitura fique maçante, mas ele é um pouco arrastadinho. E não é nem parado, é arrastado mesmo.

O final me decepcionou um pouco, acho que esperava algo diferente. No geral foi um bom livro.

Jhoni4 21/01/2024

Perfeito
Nunca imaginei que as palavras do autor fariam tanto sentido durante a leitura, mas o livro conseguiu me chocar e surpreender, mostrando porque é um dos clássicos da literatura.

Na França do século 18 nasce Grenouille, em meio a rua mais fedorenta de Paris, nasce um bebê sem cheiro, que se recusa a morrer mesmo em meio a tantas adversidades durante a sua vida.

Grenouille cresce rejeitado por todos e encontra no seu olfato extremamente apurado um refúgio e algum sentido em sua existência, pois o objetivo da sua vida se torna aprender como se obter os melhores aromas, não importa qual preço ele tenha que pagar e quantas vidas tirar pra conseguir isso.

Esse livro poderia ser apenas a história de um gênio perfumista, mas será que podemos considerar Grenouille como gênio, como monstro ou como alguém incompreendido? Pois há momentos durante a leitura que até nós compadecemos dele, para depois nos horrorizarmos com os seus assassinatos.

Há momentos neste livro que parece que a história não vai andar a lugar nenhum, mas a genialidade do autor transforma o livro em dois parágrafos, nos deixando perplexos com os acontecimentos.

Grenouille com certeza é um dos personagens mais complexos e marcantes que já conheci e com certeza O Perfume continuará sendo um clássico que atravessará gerações.

Isadora1494 20/01/2024

Que livro bom!!!
No fim nem sempre o que mais almejamos é aquilo que precisamos ou queremos de fato, acho que foi isso o que eu mais aprendi com esse livro.

A construção do protagonista é muito bem feita de modo que você consegue ir da repulsa e ódio para o afeto e pena lendo cada capítulo. A ambientação nem se fala, os aromas são tão bem detalhados que você consegue até imaginar os cheiros e se ver na cena.

Mas a parte mais interessante pra mim foi ver como uma obsessão juntamente com a soberba destruiu tanta gente.

BinaBee 18/01/2024

Brutal
Esperava um protagonista brutal, mas dei de cara com um cara totalmente diferente. Grenouille é um personagem tão interessante... Diferente... O autor nos guia pelos pensamentos distorcidos da realidade dele com muita maestria. A história é incrível, pesada, sangrenta e fedida, é tão bem descrita que eu consigo sentir os cheiros. Não é um livro grande e o autor consegue desenvolver os personagens e a história com fluidez mas sem atropelar deixar de lado nenhum detalhe da narrativa. Incrível, uma obra de arte, um livro muito bom mas não recomendado para pessoas que são sensíveis!

leticiapinatti 17/01/2024

Artístico, desconfortável e intenso
Li ano passado, começo do ano, e não sei por que não escrevi ou postei sobre. No entanto, deixarei registrado aqui, neste agora, as minhas considerações ? as mais frescas, claro.

Começo afirmando não ser uma leitura agradável, daquelas que escolhemos ao fim do dia acompanhados de uma generosa xícara de café ou chá e nos preparamos para dormir. Nem mesmo se faz uma leitura gore a ponto de remeter à temática do horror. O intuito do eu lírico é gerar, sim, desconforto, no entanto, através do mórbido, de sentimentos soturnos como a solidão, angústia e, também, raiva; mostrando sombras e nuances desses sentimentos em contraste com o social e, ainda que veladamente, distúrbios psíquicos.

À medida em que conhecemos a história, a gênese, de Jean-Baptiste Grenouille chegamos a sentir certa pena do personagem, que nunca recebera uma dose sequer de amor. Desde o princípio, Grenouille é tido por anormal, estranho, sem graça e disforme. Crianças o afastavam, odiavam (sem eufemismo ou ironia, o ódio era o sentimento que nutriam), e tutores pouco o acolhiam, recebendo o devido fim no fim. Tais características insólitas tornavam-no peculiar e, de fato, Jean-Baptiste Grenouille era um solitário desajustado; preferia o silêncio à fala, o distante ao conjunto, a natureza às pessoas; conjunturas e preferências que não o incomodavam, na verdade, lhe faziam bem; pois detinha de uma qualidade, uma convicção, que mais ninguém fruía: experienciava de aromas, notas indescritíveis (Grenouille sabia que o olfato vivia em um universo infinitamente maior que as próprias palavras) e incomuns ao típico ser humano. Aqui, é possível reconhecermos a figura do sobrenatural, o traço do que poderiam qualificar etéreo, um etéreo obscuro. E, assim que tal obscuridade vem à tona, é ilógico e impossível romantizar as ações do personagem, independentemente de seu passado (se é que existe passado que justifique atitudes horríficas).

Mestre em odores e aromas, sendo capaz de defini-los com a precisão que confundiria e cresceria o olho de muitos, Jean-Baptiste Grenouille faz sua primeira vítima ainda jovem e, neste momento, principia-se uma necessidade obsessiva por encontrar e envasar o que consideraria o ?melhor cheiro?, ou melhor, o ?perfume do amor e sedução?, de maior significância e poder que o próprio Deus, segundo a perspectiva da narrativa/personagem. Neste ponto, a narrativa encontra-se nas entrelinhas do sublime, nos despertando diversas sensações ? e somente lendo para compreender tais sensações. Por esse motivo, a obra se faz tão instigante; é quase uma metalinguagem, um ato simbolista. Somos absorvidos, encantados, fascinados por suas tramas, tal como Grenouille pela rescendência de suas vítimas.

O final não carrega um sentimento de alívio ou de justiça, portanto, caberá a cada um, em autoconhecimento, determinar se lhe fora uma experiência boa ou ruim, desvirtuosa ou virtuosa. No entanto, considero uma ótima leitura para nos fazer lembrar de que o que sabemos é gota em um vasto oceano, e de que a sociedade é, maioria ou minoria, cruel e mesquinha.

Ally 16/01/2024

Beleza na visceralidade
Que leitura estranhamente satisfatória, o autor te leva aos sentimentos mais nojentos e repulsivos para torna-los belos e atrativos, faz do odor o sentido mais importante do mundo, o fator descusivo de todas as vidas e apenas o protagonista é ciente disso, te prendendo no dilema entre a loucura e a genialidade.

Selma 16/01/2024

Entre genialidade e loucura, o limiar pode estar a um odor de distância
Enquanto lia as outras resenhas de O Perfume li um trecho bem impactante que diz que "O destino pode ser cruel ao colocar indivíduos superdotados no pior local do mundo para o florescimento de seu potencial". Acho que eu não conseguiria descrever em melhor frase o que essa história provoca. Mesmo já conhecendo parte do enredo por causa da adaptação cinematográfica de mesmo nome, ler me foi uma experiência totalmente diferente em questão a sensorial. É fácil se perder na loucura de Grenouille e, até certo ponto, com desgosto perceber que entendemos seu propósito - mesmo que não o apoiemos.

O Perfume traz o olfato, um sentido tão primitivo e com poder de memória inestimável, como o grande protagonista de uma história sobre um serial killer vivendo na França do século XVIII. É um livro que não deve cativar a todos - pra mim, que sempre me considerei boa de olfato e que consigo muito mais entender cheiros nas descrições dos livros do que relevos e detalhes visuais em si, me embriaguei nos odores que Patrick vai relatando. É uma obra e tanto, é um protagonista e tanto e é um final e tanto também. Mesmo que já esperasse coisa do tipo (o filme é bem parecido no desfecho), ainda assim é interessante ver como a genialidade cria malucos, monstros e obcecados em busca do mal.

Uma boa dose de fantasia, um tiquinho de história real (como a parte da teoria do fluido vital) e um tanto de terror psicológico. O Perfume de vez em quando nos convida a fechar os olhos para sentir a vida passar pelos buracos do nariz. Recomendo!

Fer2601 13/01/2024

Um dos melhores plots que já li na vida
Eu amo esse livro ( ter lido ele foi uma das melhores coisas que fiz em 2023 juro) tem uma ótima trama , se vc gosta desse tipo de leitura vai ser impossível não terminar ele em uma semana ou duas , os plots são realmente inesperados e bem surpreendentes , o grenuili (acho q é assim q escreve ) mesmo sendo um louco das ideias tem um jeito tão envolvente que vc acaba se afeiçoando por ele durante o livro.

Mas só digo uma coisa : O final meus amigos, o final é REALMENTE SURREAL de tão louco e maravilhoso ( mas é claro q pra saber vc tem q ler o livro pra descobrir ???)

Caroline Vital 12/01/2024

Dá para sentir os cheiros (e fedores) descritos na narrativa, a escrita é impressionante. E que final, muito louco, brutal. Gostei demais.

clara! 12/01/2024

Bom livro
Uma leitura divertida e interessante, com um final que faz jus à obra. Grenouille é um protagonista único, um personagem que não inspira amor nem ódio; talvez desprezo e curiosidade sejam mais adequados.

O livro, de fato, é bem escrito, porém não achei nada extraordinário. Em alguns momentos, as descrições minuciosas tornaram a leitura levemente cansativa, mas nada que atrapalhasse demais. É certo que ele perde um pouco do ritmo quando chega na metade, torna-se mais lento, e retoma quando o arco final começa a se desenvolver.

Acredito que a história deve ser ainda mais envolvente e instigante para pessoas que têm grande conhecimento acerca de aromas, produção de perfume, e cheiros em geral. Infelizmente, não é o meu caso, então não fiquei tão imersa assim.

Marina516 11/01/2024

O livro mais único que já li.
AMEI esse livro. A premissa, a escrita, as reflexões, é simplesmente genial. O autor com certeza não batia muito bem da cabeça (no melhor sentido possível).
Só não é um 5 estrelas pois por no título estar escrito "a história de um assassino" imaginei que os assassinatos viriam antes, quando só começaram a ser mais desenvolvidos lá pelos 65/70%.
Uma obra maravilhosa, esquisita, muitas vezes nojenta e, como já mencionei, genial.

miriamiria 08/01/2024

Interessante
A leitura desse livro foi, sem dúvida, surpreendente. Antes de começar, eu imaginava que se tratava de uma história investigativa, mas estava longe da verdade. O que mais me marcou foi o começo do livro, iniciando forte, depois perdendo um pouco de ritmo no meio, para retomar, embora não com a mesma intensidade. Outra coisa: o livro tem 266 páginas, mas parece 400; eu lia muito e não saía do lugar.

Um ponto que merece destaque é o cenário cuidadosamente construído. O autor demonstra um profundo entendimento de perfumes, revelando uma pesquisa minuciosa sobre a trajetória, a época e o espaço imaginado no livro. A ambientação é tão vívida que parece real, especialmente nas descrições dos cheiros. Acredito que o autor possua um conhecimento profundo desse universo ou tenha realizado uma pesquisa meticulosa.

Muitas pessoas reclamaram das descrições, mas eu achei interessante. Elas trazem a narrativa uma autenticidade única, como se o narrador estivesse lá, compartilhando a história.

No final das contas, a experiência da leitura foi positiva, apesar de sentir falta de entusiasmo pela história em si. De modo geral, a imersão na ambientação foi o ponto alto da obra.