The Midnight Library

The Midnight Library Matt Haig

Resenhas - The Midnight Library

isadorasx 01/10/2021

tava animada p ler esse aq mas acabou sendo um livro bem mais ou menos, meio clichê, uma leitura no maximo razoavel. eh sobre a nora, uma mulher q tem depressao, mts arrependimentos e q decide por um fim na sua vida, mas ao invés de morrer ela acaba em um lugar entre a vida e a morte chamado de livraria da meia noite. la ela tem a oportunidade de viver as inumeras vidas q ela poderia ter tido se tivesse feito decisoes diferentes, isso td atraves dos livros q estao nessa livraria. com isso, a nora começa a jornada de tentar achar uma vida em q ela seria mais feliz, com menos arrependimentos, e caso ela encontre, ela pode escolher viver essa vida.
acredito q o livro tinha a intencao de mostrar esperança em meio a depressao e doencas mentais, mas n acho q isso foi feito de forma realista. a ultima coisa q uma pessoa q acabou de tentar suicidio iria querer eh viver inumeras vidas e perceber q em tds elas ainda tem algo de errado, por mais perfeita q parecam. o final do livro foi ainda menos realista, pq parece q a personagem simplesmente supera a depressao dps de uma aventura, como se a doenca mental fosse so um aprendizado q ela ainda n tinha obtido sucesso, como se ela tivesse aprendido a liçao agr e conseguisse ignorar td seu sofrimento de antes. na vida real essas coisas n acontecem assim.

Kaeqo 15/07/2023

Perspectiva
Estava com bastantes expectativas em relação a este livro e posso dizer que superou todas. É um livro bom, que me deixou a pensar por uma boa hora. Recomendo e gostava de ter algum amigo que o tivesse lido para poder conversar com ele sobre isto, pois há muito para dizer sobre ele.
Camilla Eugenie 15/07/2023minha estante
Amoo ???

Hanna.Beatriz 22/06/2021

Esse livro é perfeito!!
Estou feliz e triste ao mesmo tempo porque acabei esse livro. Foi o primeiro livro em inglês que eu li e eu estou muito orgulhosa de mim mesma por ter conseguido ler e entender tudo. Esse livro é simplesmente tudo. Ele conta a história de vida da Nora Seed até o momento em que ela decidiu que queria morrer. Cheia de arrependimentos do que ela podia ter feito na vida ela acaba indo parar numa biblioteca entre a vida e a morte onde ela pode ver e escolher através dos livros as milhares de vidas que ela podia ter tido em diferentes lifetimes. Após mergulhar e presenciar os diversos rumos que a sua vida podia ter tomado e guardar consigo os ensinamentos da bibliotecária Mrs Elm ela finalmente decide viver. Pra saber o resto é só vocês lerem. Eu recomendo DEMAIS, vale super a pena ler pq é um livro que te da vontade de viver, de pensar nas milhares de vidas q você pode viver e tudo só depende de você e de cada decisão que você faz a cada dia.

Júlia Catarina 06/08/2021

Decepcionada
A premissa é ótima, mas acho que a ideia geral de viver todas as possibilidades ficou repetitiva a medida que o livro foi caminhando pra uma conclusão e me deu a sensação de estar lendo um livro de autoajuda com citações filosóficas irritantes. PORÉM é um livro rápido e vale a pena a leitura.

luiza 03/06/2021

é um livro bastante reflexivo, o que nao é meu estilo preferido, mas foi uma ótima experiência. a protagonista é muito muito humana, o que as vezes faz ela ser chatinha, e faz parte. o final, por mais óbvio que tenha sido, era de certa forma inevitável.

Patricia 14/08/2021

Sem palavras! Uma história que na verdade me fez pensar e refletir muito sobre a vida! Quase um livro de autoajuda. Muito bom!

Lelemarta 01/06/2021

Eu gostei da mensagem que esse livro passa, mas a história do livro ate chegar la não me prendeu muito. Eu achei algumas partes bem repetitivas e meio paradas, o que não me agradou muito e fez a leitura ser um pouco arrastada, mas eu gostei das reflexões que a personagem vai fazendo ao logo do livro e foi o que me deu gás pra continuar e conseguir terminar a leitura. O final e bem previsível e eu senti falta de mais desenvolvimento no conceito da biblioteca, acho que eles podiam ter explicado mais sobre pra aprofundar ainda mais esse universo cheio de potencial que o autor criou, mas que eu achei q não foi tão desenvolvido quanto poderia.

Maria3897 09/02/2021

Beautiful message
It?s such a delicate story and it?s message is so heart-warming... The book is full of reflections about life and death and it has a lot of quotes from philosophers that made me look at things from a different perspective.

Luisa.Thieme 02/12/2020

Bonito
Um livro com reflexões profundas, que te fazem pensar sobre a vida. Mas não é empolgante e não prende muito. O final é previsível a partir do primeiro capítulo, mas é um final que você quer que aconteça!
Pra quem procura um livro fofo com uma história de autoconhecimento, é uma ótima escolha!

Laperez_ 25/01/2023

Bom.. amei a maior parte da história, amei como faz a gente pensar na vida DEMAIS!
Teve horas que tava meio desinteressante, não me pegou tantooo igual os outros livros que li esse mes, porém recomendo!
Acho que bem uma relação de amor e ódio!

lavi.rissi 22/02/2024

O tempo não para
Esse livro veio até mim de forma muito interessante. enquanto ele representa, para mim, uma oportunidade de futuro extremamente valiosa, é uma história que resgatou muito das minhas próprias crenças, as quais o tempo e as vontades externas levaram de dentro de mim. uma leitura envolvente e muito interessante para reflexão.

Julianamps 26/06/2024

O que faz a vida valer a pena?
Essa é a segunda vez que leio esse livro, a primeira vez, em 2021, ele mudou muito minha forma de enxergar a vida, estava em um momento diferente de hoje e os inúmeros ?e se? da vida tentavam me afogar e ver isso em uma outra perspectiva abre uma janela de possibilidades.

Relendo agora, na verdade ouvindo o audiobook no original, percebo que ainda é um livro que toca na alma, que emociona, que vai sempre te fazer refletir sobre a vida.

Os ensinamentos aqui sao valiosos e sao passados de uma maneira envolvente enquanto se lê, e se vê, a história de Nora.

No final, o que fica é a mensagem de que nos nao precisamos sempre entender a vida, mas sim vive-la, que cada escolha nossa levará a um destino, mas que mudar somente as peças do jogo das quais não gostamos, não necessariamente vai fazer com que a idealização de vida aconteça. A vida é dinâmica, nao adianta ficar preso no ?e se?. O passado existe pra ser aceito, nao se pode voltar atrás nas nossas escolhas, nem naquilo que nao necessariamente foram nossas escolhas.

O importante é aprender com o passado, viver o presente pra que o futuro possa ser diferente. Vale a pena viver, apesar do passado, apesar dos erros, apesar das dificuldades, basta so olhar por uma outra perspectiva!

Bárbara 08/06/2024

You dont have to understand life, you just have to live it
Leitura muito boa, muito fácil de ler e envolvente, gostei muito da Nora e personagens principais muitas vezes me irritam, me fez refletir muito sobre a minha vida e as minhas próprias decisões e colocar em jogo todo o conceito de arrependimento, porque ninguém merece viver assim, achei algumas frases muito rasas no final mas acho que a proposta do livro era mais causar a reflexão do que ser tão profundo sobre, recomendo a leitura, além de envolvente a premissa é bem diferente do que já vi.

Lela Tiemi 14/08/2024

É bom, mas...
"A biblioteca da meia noite" de Matt Haig é um best seller muito amado, e eu entendo o porquê. O livro, com certeza, traz uma mensagem muito bonita, reflexões sobre vida e morte, e trata de um assunto bem delicado que é a depressão. É um livro que, sim, eu recomendaria a leitura. Contudo, eu não estava na sintonia certa para esta leitura. Eu tentei três vezes, abandonei nas duas primeiras e finalmente finalizei na terceira tentativa. Simplesmente não consegui me conectar com a história.
Talvez, em outro momento da vida, eu tente reler e a experiência seja diferente, mas nesse momento este livro não me cativou tanto assim.