Separados Scott Snyder

Resenhas - Separados

Nick.Quarizimi 23/04/2024

O ano é 1916. Aos 12 anos, Jack Garron descobre que seu pai biológico é um menestrel andarilho, que o abandonou logo após o nascimento. Para encontrá-lo, decide fugir da pequena Jamestown pegando "carona" em um trem de carga. Assim, ele conhece Sam e rumam para Chicago. Porém, as estradas são assombradas por um homem de dentes afiados e muita fome que não tarda a cruzar o caminho da dupla.

Vitor 04/02/2024

Horror em fogo lento
Separados é uma história de horror que não esconde seus dentes desde as primeiras páginas, mas que cozinha o horror de forma gradual e lenta, com o suspense e o anúncio de perigo sendo montado a claras vistas.

Scott Snyder é um quadrinista de mão cheia, mas o brilho dessa obra fica nas mãos de outro Scott, o Tuft, um cineasta de formação e amigo pessoal do Snyder, que colaborou neste roteiro, trazendo uma progressão cinematográfica para este conto, de maneira espetacular.

O vilão está presente do início ao fim, anunciado para o leitor, mas oculto para seus personagens que, para o nosso desespero, são conduzidos capítulo a capítulo para sua armadilha. Indiretas são dadas pelo vilão, que não esconde seu divertimento com suas presas em comentários como ?este é meu covil? ou ?eu tenho dentes afiados?. A arte de Attila Futaki é extremamente bem encaixada no tom da obra, que talvez só mereça menos elogios do que a colorização de Greg Guilhamound que traz vida a este conto com muita habilidade.

Uma obra que você devora (com o perdão do trocadilho) em poucas horas. A tensão e o suspense não te deixam abandonar o quadrinho até o final. Recomendo bastante a leitura e aguardo mais trabalhos dessa equipe neste gênero de terror.

L Soares 22/02/2023

Uma Graphic Novel bem no espírito Darkside.

A capa me remeteu na hora pro poster de olhos famintos, algo com faminto seria um bom nome pra esse livro.

A história é narrada como a lembrança do personagem principal, que idoso após receber uma carta revive o pesadelo que viveu.

No passado a história conta a vida desse garoto, que descobre ser adotado e se correspondendo com o pai, foge da mãe adotiva para tentar encontrá-lo e viver como músico na estrada.

E os problemas que acaba enfrentando, na vida da rua, tornados mais fáceis ao lado de Sam (Samantha) que finge ser um menino pra viver por aí, por ser um pouco menos perigoso se passando por homem.

Intercalado na história dele, esta a de um homem de muitos nomes, um monstro e da forma terrível como vive, de enganação em enganação, para conseguir seu alimento.

É angustiante como qualquer filme de terror, no qual os protagonistas nem sempre escapam.

leotatim_ 18/02/2023

Separados
O livro é muito divertido e o clima de suspense construído é incrível. Tive boas surpresas lendo, porém acho que HQ não faça muito meu estilo (embora essa seja a primeira que leio).

Cristiano.Cruz 05/02/2023

Inconsequências
A caracterização da época é mostrada de uma maneira bem singular, de forma que a atitude de Jack Garron - o protagonista - é acentuada, e seu egoísmo e falta de percepção do que o cerca vai desencadear os eventos subsequentes, envolvendo-o em um perigo entranhado em solo estadunidense.

A Darkside pisou não bola em não publicar o prefácio escrito pelo Jeff Lemire, creditado pelo próprio Scott Snyder nos agradecimentos.

gabivbritto 18/01/2023

valeu!
nunca fui de ler HQs e tenho uma certa intolerância na hora de testar novos gêneros literários. mas esse ani quero me aventurar em estilos diferentes e me desafiar a sair do habitual. valeu a experiência: adorei a arte e a história é bacaninha, de leitura fácil/rápida. acho legal a possibilidade de visualizar a história através dos desenhos, mas o estilo de escrita e a forma da leitura me incomodam nos quadrinhos, nunca consegui me adaptar muito bem aos textos curtinhos, majoritariamente em diálogos e com baloezinhos distantes entre si lkkkkk fico até um pouco tonta, mas é enjoamento meu mesmo.

Paula1630 03/04/2022

Uma graphic novel com uma história realmente de terror, que de desenvolve sem deixar pontas soltas. As ilustrações são incríveis e perturbadoras.

Giovanni 24/03/2022

Separados é um quadrinho adulto que não pega leve: há mutilações, canibalismo, sequestros e tentativas de estupro. O terror promovido pelo vilão, que chega a ser definido em dado momento como ?o mal absoluto?, contrasta com a inocência de Jack. Ingênuo e cheio de sonhos, ele é a vítima ideal.

Daniel Muniz 02/03/2022

Separados
Gostei bastante da arte, das cores mais sombrias da hq e da própria história, que apesar de simples, foi bem eficaz no que prometia. Um suspense sobrenatural, um filho a procura do pai, um mistério, enfim, uma boa hq de terror?

Cristiano.Franco 06/02/2022

Separados.
Boa história e bons momentos - alguns realmente me surpreenderam. Ainda acho Wytches mais impactante, mas realmente essa nova história conseguiu me prender até o final.

@fabio_entre.livros 07/01/2022

Quando um pesadelo cruza a estrada da vida
Scott Snyder não é nenhum calouro nos quadrinhos; ele é o principal roteirista do Batman na fase dos "Novos 52" e já demonstrou bastante habilidade em criar situações de horror com o Homem-Morcego, como fez no excelente arco "A Corte das Corujas". Aqui, numa obra autoral de terror sem vínculo com o universo dos super-heróis, Snyder faz parceria com outro Scott (Tuft) e com o artista húngaro Attila Futaki para mostrar que os horrores mais grotescos não estão restritos ao submundo das metrópoles modernas.
Como a sinopse revela, a trama de "Separados" ("Severed", no original) se passa na década de 1910 e acompanha o jovem Jack, que aos 12 anos descobre ser adotado e foge de casa a fim de encontrar seu pai biológico, com quem vem trocando cartas ultimamente. A jornada que se inicia então não tem nada da ingenuidade que se poderia esperar de um livro de Mark Twain: não demora para Jack se deparar com uma sucessão de situações de perigo, crueldade, violência e assédio. Na primeira dessas desventuras ele conhece Sam, outra criança andarilha com quem desenvolve um forte laço afetivo, até que ambos têm seus destinos cruzados por um "vovô" sinistro que adora crianças... no pior sentido imaginável.
De modo geral, esta graphic novel é muito competente em seu propósito de construir um horror gradual. Até a metade, parece uma história de serial killer de crianças, mas fica ainda mais tenso à medida que se aproxima do desfecho, com momentos sangrentos cada vez mais macabros, como o desmembramento de uma criança para fins de canibalismo. E não é só no aspecto visual que a história dá um salto, mas também em narrativa, ao imbuir o assassino de uma aura sobrenatural ancestral. Nesse aspecto, lembra um pouco "IT", de Stephen King, com a diferença de que o monstro aqui não representa os medos, mas os desejos, assim como os membros da trupe de "Algo sinistro vem por aí", de Ray Bradbury.
Em termos de ambientação, a arte de Futaki é ideal para essa história e registra bem a América empoeirada e ainda semirrural do início do século XX; isso sem falar na ótima caracterização dos personagens, sobretudo a dualidade do "velho Fisher".
Sobre a edição da Darkside, a qualidade do material me surpreendeu positivamente pela primeira vez, já acostumado que eu estou com o trabalho de revisão porco da editora, e com o papel de qualidade questionável usado por ela, incompatível com o preço estratosférico dos livros. Aqui felizmente usaram o papel couché de excelente qualidade (o mesmo empregado nas edições de luxo da Panini) e, glória aos céus!, não encontrei erros crassos de ortografia, regência ou concordância.
Então, sim, é uma leitura altamente recomendável. Só não dei nota máxima devido a uma situação de deus ex machina que ocorre no clímax, cujo timing absurdamente conveniente eu não consegui levar a sério. No mais, é uma bela e assustadora alegoria do despertar da maturidade.

Louise 28/12/2021

O passado sempre volta
Tudo começa em 1916, quando os Estados Unidos estavam começando sua era progressiva, prestes a se tornar a maior potência mundial.

Jack Garron é um garoto de 12 anos apaixonado por música, que sonha em se apresentar e ser reconhecido pelo seu talento, tal qual seu pai biológico, que infelizmente não conhece. Ainda.

Determinado a mudar isso e após um ano de cartas trocadas com seu misterioso pai, decide partir para Chicago e procurá-lo, entrando clandestinamente no trem que leva à cidade. Sua jornada mal começa e o jovem já passa sérios apuros, sendo salvo por um grupo de garotos que o acompanham até o final da viagem. Um deles, Sam, acaba se mostrando um excelente amigo e aliado, virando seu confidente e parceiro inseparável na busca de Jack, que se mostra frustrada. Seu pai acabara de partir para o Mississipi.

Tudo vai muito bem, mas o que os garotos não sabem é que há um perigo muito maior do que assaltantes nas estradas, algo impiedoso, implacável e afiado, que se alimenta de sonhos e esperanças. E o que é mais cheio de sonhos e expectativas do que uma criança?

O enredo de Separados é muito bem construído e trabalha com extremos. Envolvendo o leitor utilizando a inocência juvenil, mas com seus ares sombrios de mistério, instigando a curiosidade, até que, sem aviso, o mistério torna-se algo visceral e perturbador.

Snyder e Tuft não medem esforços para aflorar o medo pelo horror presente. Uma jornada aparentemente inocente e, quem sabe, até mesmo épica, vira em um piscar de olhos algo violento e brutal. Criar um monstro que se alimenta de pessoas com grandes sonhos e ambições deixa uma sensação propositalmente desconfortável, e a estrada é o lugar certo para encontrar novas vítimas. O roteiro intenso combinado com a arte de Futaki deixa tudo ainda mais grotesco. Definitivamente o artista não quis deixar o gore de fora, pois temos grandes quantidades de sangue e mutilações sem censura. As cores escuras utilizadas em momentos mais sombrios contrastam com o vermelho dos momentos violentos. Os dentes afiados ganham destaque e, graças ao brilhantismo do artista, chega a causar até mesmo repulsa.

Começo e final conversam entre si, deixando claro o quanto a parceria entre os dois roteiristas foi genial e necessária.

Separados deixa a lição de que seu passado sempre volta para te assombrar, mesmo que demore 40 anos.

site: https://bocadoinferno.com.br/criticas/2021/03/separados-2020/

Micael 25/12/2021

WTF
Não advinhei o "plot" sendo que estava na cara.
Início fiquei confuso, depois a história fluiu.
Caso preste basta te atenção, no meio do HQ dá pra descobrir o desfecho.

bobbie 02/09/2021

HQ de qualidade.
Uma bela edição de uma HQ de terror. Belos desenhos e cores, papel de revista, capa dura, e uma trama cativante e que rende sombras no canto da mente. Quando um menino de 12 anos decide abandonar sua mãe adotiva e partir em busca do pai que nunca conheceu, mas com quem vem mantendo correspondência, mal sabe ele que, na verdade, está rumando para o próprio pesadelo. Será que foi mesmo o seu pai que escreveu as cartas? E o bom velhinho que ele encontra na viagem e, subitamente, torna-se alguém em quem confiar, não será o começo de seus piores pesadelos, seus pesadelos mais devoradores? A criatura misteriosa e milenar criada pelos roteiristas intriga e mantém a curiosidade do leitor pela mitologia por trás da personagem. Pena que, apesar de pesquisar, não encontrei mais edições da história.