Ideias para adiar o fim do mundo

Ideias para adiar o fim do mundo Ailton Krenak

Resenhas -

Rodrigo 11/07/2022

Reflexão
Momento de refletir e pensar sobre o planeta. Sobre as nossas atitudes e o que deixaremos para as próximas gerações.

Tabita.Maier 02/04/2023

Somos uma humanidade?
Esse livro não vai te dar uma lista de coisas para serem feitas ou não para "salvar o mundo". Pelo contrário, vai te dizer que o mundo (ao menos como o conhecemos hoje) chegará mesmo num fim.

Krenak provoca e te faz pensar na errônea ideia de humanidade imposta pelo homem branco colonizador. Somos 1 humanidade?

O livro traz inúmeras questões e problemáticas desde a colonização, a ascenção do capitalismo e a era digital e consumista na qual vivemos.

Krenak não te dá uma lista de faça isso e não faça aquilo "para adiar o fim do mundo" pois enquanto não aceitarmos que o mundo é plural e diverso, que tudo é natureza e é também humano, não temos muito pra onde correr.

Leiam literatura indígena. É sabedoria milenar!

Ruth87 24/08/2023

"O mundo começou sem o homem e vai terminar sem ele" - Lévi-Strauss
O livro é curtinho, mas de um poder enorme. Ailton tem um poder com as palavras que te deixa encantado. Belíssima e inquietante obra!

Lilie 29/05/2022

É uma leitura super rápida. Muito interessante as questões propostas pelo Ailton. Como o próprio livro já diz, é a transcrição de uma palestra e, apesar de muito bem feita, não aprofunda muito o tema.

Lucas Leite 24/01/2022

Para desassociar o conceito kantiano de humanidade
Ailton Krenak é cirúrgico ao discutir a possibilidade de existência de UMA humanidade e o que esta seria na prática. Afinal, quando olhamos para essa ?evolução? capitalista-tecnológico-industrial, estamos avançando ou simplesmente naturalizando uma narrativa de homogeneidade cultural, social e econômica? Seu livro deveria fazer parte das indicações bibliográficas de cursos como Economia e Relações Internacionais, tão imersos em suas bolhas universalizantes.

Gabi 16/09/2021

Ideias para adiar o fim do mundo
Esse livro é necessário
Leiam ele com papel e caneta, serioooo
Incrível
Fala sobre tudo: ?o que humanidade?? , ? a humanidade existe??
Fala sobre a condição em que o indígenas vivem no Brasil
Fala sobre as grandes em presas e como elas só pensam em produção/ dinheiro

Sophia 18/09/2021

?Ideias para adiar o fim do mundo?
?Qual é o mundo que vocês estão agora empacotando para deixar às gerações futuras??

Que livro necessário!!!!!

Um livro que foi pedido pela minha escola e que tive que ler para realizar um trabalho...

Me interessei muito pelo título e comecei logo a ler. Muito interessante!!!!! Temas incríveis, perguntas desconcertantes, pensamentos profundos...

Muito bom mesmo!!!! Estou com outra visão após ler esse livro.

Mimi 13/05/2022

Ideias para adiar o fim do mundo nos leva a refletir sobre como enxergamos o nosso mundo e o que estamos fazendo com ele. Nas palavras de Lévi-Strauss ?o mundo começou sem o homem e terminará sem ele?.

Gabrielle 29/11/2021

Krenak: cabeça da terra
Ailton Krenak critica a ideia de humanidade como algo separado da natureza, uma ?humanidade que não reconhece que aquele rio que está em coma é também o nosso avô?.
"Essa premissa estaria na origem do desastre socioambiental de nossa era, o chamado Antropoceno. Daí que a resistência indígena se dê pela não aceitação da ideia de que somos todos iguais. Somente o reconhecimento da diversidade e a recusa da ideia do humano como superior aos demais seres podem ressignificar nossas existências e refrear nossa marcha insensata em direção ao abismo."

?Enquanto a humanidade está se distanciando do seu lugar, um monte de corporações espertalhonas vai tomando conta da Terra. Nós, a humanidade, vamos viver em ambientes artificiais produzidos pelas mesmas corporações que devoram florestas, montanhas e rios?"

Thi Acrisio 25/02/2024

Krenak
Eu gostei da leitura, levei ele em uma viagem a cachoeira, é curto, é feito a partir de duas palestras do krenak, tem uma mensagens questionadora sobre o futuro e o que estamos fazendo hoje para existir um. Vindo de uma liderança indígena é um alerta enorme, que precisamos urgentemente nos atentar. Achei incrível a descrição sobre a importância e como é a relação indígena com a natureza, como um membro da família. Rápido, curto e direto.

Gork 17/09/2022

Interessante
O eurocentrismo fez com que muitos pensamentos fossem perdidos e diminuídos. Felizmente este é um livreto que em sua simplicidade consegue transmitir uma noção de parte do que foi perdido nos ultimos 2300 anos no mundo, ou 522 anos se considerarmos só o Brasil.

Diversidade de cultura é importante.

Allisson 03/10/2020

Irmãos: ?Ideias Para Adiar o Fim do Mundo? do Ailton Krenak
Airton é um líder indígena da etnia Krenak, com longa luta em prol dos povos originários e pelo ambientalismo. Em 2020 foi eleito o intelectual do ano.
O livro é derivado de palestras proferidas entre os anos de 2017 e 2019 pelo autor e trata de nos apresentar o fim do mundo e o como protelar ele em mais um dia.
A essência do livro é o conceito de humanidade e o desgraçamento que estamos causando à terra por nos deslocarmos dela, por vontade ou obrigados. Ela deixa de ser a ?pachamama?, nossa mãe, e passa a ser mercadoria, insumo, geradora de royalties.
Para mim, a leitura desta obra foi tranquila, mas um pouco quebrada devido a existência de rupturas de sequência que surgem dentro dos capítulos, mas nada que influa severamente na dinâmica.
A leitura é mais que indicada pra todos, àqueles que não tem o costume de leitura e também aos ?livrofágicos?.
Li a 2ª edição (2020), publicada pela Companhia das Letras. São 102 páginas pequenas, tamanho A6. Paguei R$ 25,00. Esse é o preço médio da obra
Leiam Foucault. Leiam Krenak. Leiam Camus.
Boa leitura!

Geovanna.Holanda 01/04/2023

Quando li o título do livro, imaginei algo grandioso ou pelo menos algumas formas ou soluções que envolvam a preservação da natureza. Mas quando percebi que eram transcrições de palestras e um texto de entrevista, percebi que iria ser superficial e realmente foi. Muito rápido de ler, mas a expectativa com relação a leitura era outra. As indagações e argumentos seriam ótimos para um desenvolvimento mais aprofundado e que trouxessem, como sugere o título, ideias para adiar o fim do mundo.

Lorena 26/12/2022

Por um pensamento ancestral
Ailton Krenak é um estado de espírito. Suas obras são breves e ressonantes, fazem a gente pensar por gerações. Inserir no nosso pensamento cotidiano a consciência da comunhão dos povos com a natureza (que para ele são uma coisa só) é uma tarefa urgente e que realmente pode adiar o temido "fim do mundo". Spoiler: nós vamos acabar, o mundo, nem tanto...

Lu @gentequeamalivros 04/04/2021

Super necessário...
Amo a forma como o Ailton fala sobre a nossa relação com o meio ambiente, sempre que leio algo dele me desperta uma consciência social e ambiental que eu na maioria das vezes nem sabia que tinha.

Esse é mais um livro do autor que nos faz refletir e repensar nossas atitudes e modo de vida, é um livro curto porém indispensável.