Ideias para adiar o fim do mundo

Ideias para adiar o fim do mundo Ailton Krenak

Resenhas -

Thiago 22/04/2021

Um dia a conta chega
Da mesma forma que estamos "pagando" pelas decisões dos nossos antepassados, a próxima geração pagará a nossa, estando cada vez mais mais próxima do fim do mundo, de seus mundos.

Krenak abre espaço para discussões profundas sobre o que nos define como humanidade, além da preocupação sobre o que iremos deixar para o futuro.

De fato, uma obra que deve ser relida.

Isabellecavalcanti 12/12/2022

Ideias para adiar o fim do mundo é um copilado de apresentações do ativista indígena Ailton Krenak sobre como os povos originários e os brancos lidam com a terra, como isso está fazendo que o fim do mundo esteja cada vez mais perto e como alguns coletivos resistem a esse fim.

Ana.Giori 29/03/2021

Quer adiar o fim do mundo?
Nesse livro lemos a transcrição de palestras de Ailton Krenak e conseguimos entender um pouco da cultura indígena e ver como podemos aprender com eles para curar nosso planeta.

MarcosQz 11/01/2023

Krenak diz em seu livro que existe uma ideia na mentalidade do brasileiro de que os índios deveriam estar colaborando para o sucesso de um projeto de exaustão da natureza, quando tudo, segundo ele, é natureza, nada está fora ou além dela, "o mundo acredita que tudo é mercadoria", o rio não é um ser vivo, é produto a ser explorado, é mercadoria a ser consumida, para citar um pequeno exemplo.

"A modernização jogou essa gente do campo e da floresta para viver em favelas e em periferias, para virar mão de obra em centros urbanos. Essas pessoas foram arrancadas de seus coletivos, de seus lugares de origem, e jogadas nesse liquidificador chamado humanidade. Se as pessoas não tiverem vínculos profundos com sua memória ancestral, com as referências que dão sustentação a uma identidade, vão ficar loucas neste mundo maluco que compartilhamos."

Thábata 11/06/2021

Reflexões essenciais
O livro apresenta ponderações fundamentais sobre o que entendemos por humanidade, o que, de fato, é, e pode vir a ser humanidade, sobretudo, o caminho que a humanidade está traçando - uma queda livre num precipício, que pode ser amenizada, e adiada, se soubermos produzir os paraquedas certos.
Fiquei apenas com a impressão de que o fato de se tratarem de transcrições de palestras retira um pouco do aprofundamento que todas as questões tratadas no livro merecem.

ana 23/06/2021

Reflexão sobre nossas ações nessa sociedade
Sou formada como Técnica em Meio Ambiente e por já estar familiarizada com esse meio gostei bastante do livro.
A leitura é bem didática que dá pra você terminar em pouco tempo(consegui ler em uma hora). O jeito que o autor apresenta uma forma de salvar o mundo são muito interessantes. O fato dele ser indígena contribui mais ainda pois se tem a perspectiva de um povo que sempre esteve em harmonia com a natureza.

Rafael 22/01/2022

Humanidade
Ailton Krenak nos ambienta e faz refletirmos sobre nosso papel como humanidade com a natureza, nossa ligação ou a falta de ligação com a mãe natureza e a Terra.

Recomendo a leitura!

maria 11/01/2023

na minha opinião esse livro é, não só extremamente interessante, como muito importante e muito lindo em alguns momentos. é toda uma reflexão sobre a ancestralidade, a relação dos humanos com a natureza, o que a gente chama de ?humanidade? sobre política e história; te faz pensar muito e pode mudar seu jeito de ver o mundo.
eu saí um pouco realizada dessa leitura, me fez enxergar muita coisa que eu pensei que já sabia sobre de um jeito diferente e, nem muito não mude nada em você, ainda é uma leitura mto linda de se fazer e que eu recomendo demais.
eu com toda certeza vou reler esse livro em algum momento. 2023 já começou bem.

Mateus 05/02/2023

Ideias para sonhar um mundo melhor
Livro curtinho e de fácil leitura, mas lotado de ensinamentos, o Ailton Krenak tem em seu nome Kre que significa Cabeça, Nak que significa Terra, isso introduz muito de seu pensamento, afinal o conceito de terra não como uma propriedade mas sim como algo compartilhado por todos nós, devemos amá-la e protegê-la como uma grande Pacha Mama ou melhor dizendo Mãe terra.

Indico essa leitura para os curiosos pelo mundo, e por todas as coisas que permeiam a vida humana, que possamos sonhar um mundo melhor.

Sandii 22/06/2022

Ideais para Adiar o Fim do Mundo
With a intriguing title and an amazing narrative Ideias para Adiar o Fim do Mundo is certainly a really important book to my growth as a reader. Amazing discourses and simple concepts that can cause really disturbing questions that will take your sleep away. This way of analyzing humanity is incredible. I recommend!

leyla 07/01/2022

O que é a humanidade?
Esse livro é bem curtinho, só tem 104 páginas,a leitura é muito boa,muito fluída.

Esse livro se tornou um dos meus favoritos, é muito bom para refletirmos o cenário atual e o cenário do passado que conhecemos,a nossa ideia de humanidade é uma ideia de humanos que deixaram suas raízes,a terra e se perderam no vazio do consumismo e da sociedade em que vivemos que nos prende no padrão dela,também nos alerta sobre a natureza,que estamos deixando ela se desfinhar calados,a humanidade não está fechada exclusivamente só em nós ser humanos racionais,mas sim em tudo a nossa volta,como os rios,a grama,as árvores,as pedras,nos animais,em tudo que a gente desvaloriza de alguma forma,enquanto estamos presos no sistema capitalista que acaba mais e mais com a humanidade. Nãoo é salvar os outros e sim nos salvar,salvar a humanidade.

Esse livro também abre muita pauta aos originários,os povos indígenas,que são muito esquecidos em nossa sociedade,e que a maioria trata como doidos ou como a cultura deles "não são de deus",coisas que foram implantadas pelos brancos colonizadores. Também trata sobre como cada vez mais eles estão sendo expulsos de suas terras pela própria atividade humana,e como cada vez sua cultura vai sendo apagada da sociedade.

Livro muito bom, recomendo muito.

Vitor Cano 27/12/2021

Me lembrou as aulas de filosofia ambiental que eu tive na graduação. A grande pergunta que sempre movimenta esse tipo de discussão: Até que ponto estamos desconectados/isolados da natureza?

O livro é bem curto, mas gostei da discussão sobre o modelo de sociedade ocidental se colocando como o único possível, apesar de claramente não ser sustentável a longo prazo. E de como outras percepções e relações com ambiente oferecem outras formas de estabelecer um conceito de humanidade.

Gostei da leitura.

Lerica 29/03/2023

Fim do mundo, como assim? Nesta obra, Ailton Krenak nos trará uma série de reflexões a respeito da ganância do homem branco e como isso tem levado à destruição da terra, tida para os Povos Originários como uma divindade.

Os tempos têm sido difíceis desde a chegada dos portugueses nessas terras, de lá pra cá eles têm resistido, sofrido e chorado. Mas nunca desistem de lutar pelo bem de suas terras, rios e florestas.

Eduardo Vitins 09/12/2021

?Somos mesmo uma humanidade??
Krenak começa seu livro (? digamos desta forma, mesmo sabendo que se trata duma documentação gráfica de palestras dadas pelo filósofo) inquirindo-nos se seríamos realmente uma humanidade. Indagação essa de que ele consegue extrair uma tese principal (o desligamento com a natureza, com o ver a Terra como mãe) e, a partir desta, argumentar muito sucintamente a cerca de sua causa (digamos que o unitarismo antropológico ? europeu ? da noção de humanidade e o materialismo capitalista; o ?abandono do ser para ter?) e ? mais sucintamente ainda ? de sua resolução.
Entretanto, atrevo-me a perguntar: quando você questiona se somos mesmo uma humanidade, a quem esse ?nós? faz referência? ? Não seria à própria humanidade? Mas, sendo assim, a que humanidade está se referindo? É claro que, caso seja esse realmente o caso, abstrai-se e subentende-se que seria ao conceito comum de humanidade, porém, torna-se ? no mínimo ? contraditória a lógica formuladora de tal questão.

José Paulo 07/12/2021

"Ideias para adiar o fim do mundo" - curto e reflexivo
"O mundo começou sem o homem e terminará sem ele"
- Lévi Strauss

Frase célebre que encerra o livro e nos faz pensar o rumo que a humanidade está tomando.
Além disso o questionamento é: somos uma única humanidade? Somos mesmo uma humanidade? O que é esse conceito de humanidade que mata, degrada e explora o planeta como bem entende?
Esse conceito de progresso humano é mesmo humano ou apenas do homem branco europeu que decidiu o futuro global ao iniciar as grandes navegações?

Krenak como sempre faz pensar e instaura um pensamento que invoca mudança, o que nos devemos fazer para não nos matarmos e junto a Terra? Com toda certeza, ouvir quem convive em harmonia com ela há milênios, a pluricomunidade indígena.