Ideias para adiar o fim do mundo

Ideias para adiar o fim do mundo Ailton Krenak

Resenhas -

Clara :) 11/02/2023

Achei esse livro muito interessante e útil principalmente nos dias de hoje. Porém, achei que algumas coisas ficaram meio vagas, provavelmente pq é a transcrição de uma palestra dele. Esperava um pouco mais.

glwrix 26/02/2023

Sucinto e potente
Apesar de ser um livro pequeno - resultado de transcrições de palestras do autor - os ensinamentos são inúmeros.
os questionamentos de Ailton ecoam as vozes de diversas populações que tem resistido, com muita sabedoria, o fim do mundo que nós encomendamos.
uma oportunidade para refletirmos sobre nossa relação com o mundo, com o outro e com nós mesmos.
é tocante, inspirador e emocionante.
te deixa com um gostinho de quero mais - e é ótimo por isso!

Bibi.NhatarAmiak 08/10/2023

Livro incrível do parente Ailton. Ele é uma pessoa que escreve muito bem. E que nos ensina a cada palavra que escreve e que fala. Eu li e reli esse livro mais de uma vez, e a cada vez aprendo mais. Aprendo muito com ele também quando a gente se encontra. Por sermos de um povo irmão.

Sabrina 17/03/2023

Ideias para adiar o fim do mundo é uma provocação sobre o nosso comportamento e o futuro que queremos pro nosso planeta, com reflexões acerca da catástrofe socioambiental para onde estamos caminhando. São transcrições de palestras do Krenak, voz indígena potente e muito respeitada. Leitura rápida e necessária.

Mimyst 21/03/2023

Ideias para adiar o fim do mundo
Krenak é middddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddd

Pri 26/03/2023

Uma visão de mundo completamente necessária
Eu sempre tive uma pontada de ideia sobre o que fala esse livro, mas ele abriu ainda mais a minha perspectiva. Nosso mundo é vasto demais, ele vai muito além do que nós enxergamos para que possamos resumir apenas entre Terra e humanidade. Como se o ser humano resumisse o mundo, mas na verdade o universo nos resume a apenas poeira. Sendo poeira, não temos direito de dominar o mundo como se fôssemos uma tempestade de areia. E ainda por cima trazendo consequências irreversíveis para o planeta.
Eu amei esse livro e pretendo ver a palestra também.

Carolina do Norte 14/08/2023

Bem filosófico
O livro retrata bastante a ideia da humanidade e fala bastante sobre como o ser humano enxerga a natureza como algo diferente de si mesmo 10/10

Áquila 14/04/2023

Um outro olhar possível
O autor provoca, fala sem medo e sem vergonha de quanto nossa visão de mundo é egoísta e como é possivel um outro jeito de viver.

Japam Martins 14/04/2023

Somos mesmo uma humanidade ?
Minha experiência com essa obra foi completamente o famoso "cai de paraquedas", pois comecei a ler sem saber nada sobre o livro, nem mesmo virei o livro pra ler a sinopse, só tinha uma indicação da Flávia Oliveira do "Angu de Grilo" e um título perfeito.
Tive muita expectativas sobre esse livro e no geral foram bem atendidas, tomei uma verdadeira aula de coisas que nem sabia que eram tão exenciais eu saber, de uma forma muito fluida.
Porém não vou mentir que me perdi diversas vezes e achei um tanto confuso em outras. Mesmo assim, eu não consigo nem dimensionar o quanto indico esse livro...

Isa 19/04/2023

Achei a ideia do livro em si mt boa, mas n gostei mt da forma como ele transcreveu isso, parece que ele falou o obv e começou realmente a se aprofundar no assunto nas últimas páginas.

emy 13/08/2023

"a humanidade que pensamos ser"
Esse foi de longe um dos melhores livros que eu li esse ano! A primeira vez que eu ouvi falar do Ailton Krenak foi em uma aula de história do ensino médio, meu professor passou o primeiro episódio do documentário "guerras do Brasil docs" e lá eu soube da super importância dele nas lutas indígenas. Em uma conversa com um colega da faculdade sobre essa temática, o mesmo me recomendou esse livro e mds ele é ABSURDO DE BOOOM! ele ampliou a minha visão de uma forma incrível. Pra mim ficou muito marcante os momentos em que ele fala sobre a gente viver numa abstração civilizatória e quando ele provoca dizendo sobre "a humanidade que pensamos ser"; Esse livro é um tapa na cara e dos bons!

Marcos Toledo 29/04/2023

Não que eu não tenha gostado. Mas achei tudo muito superficial. E nada de muito novo.

Isso não tira a importância da obra e do debate.

Mas é um livro de opinião, pelo que eu entendi deve ter sido transcrição de uma palestra, provavelmente.

Então, senti falta de referências, de estudo mais aprofundado, de robustez do argumento também.

De qualquer forma, senti falta de um cuidado maior com o livro. Não precisava ser uma pura transcrição.

Mas gostei, achei necessário e grifei várias partes.

Victor Meira 04/05/2023

É possível adiar...
Um livro para se ler com calma e com tempo para refletir. O que é humanidade? O que é ser humano?
O fim do mundo é inevitável, porém podemos adiá-lo. Será que é isso que buscamos? Como chegamos até o antropoceno?
O questionamento sobre a vida e sobre o meio nos levará às ideias e consciências necessárias para demorarmos mais tempo até o dia do despejo...

Tamiris Durigan 19/07/2023

Este é um livro em que uma palestra do autor foi transcrita e não sei...parece que faltou algo? Acho que falta firmeza, explicações e convecimento.

O tom do livro me deixou confusa e angustiada. Concordei com algumas ideias que ficaram mais claras mas esta edição podia ter incluído mais material para concretizar o tema do livro.

Deixo abaixo a única citação que realmente me pegou:

"[...] em todas as culturas mais antigas, a referência é de uma provedora maternal. Não tem nada a ver com a imagem masculina ou do pai. Todas as vezes que a imagem do pai rompe nessa paisagem é sempre para depredar, detonar e dominar"

Lu 30/12/2022

Convite para repensar
Andamos tão imersos em nossos afazeres e responsabilidades do dia a dia que muitas vezes esquecemos de nos perguntar porque?

Porque estamos fazendo isso? Para quem estamos fazendo?

Ler esse livro, resgatou em mim a consciência de que não é porque uma coisa já está sendo feita de uma determinada forma a muito tempo, que seja a única forma de fazê-la.

Nos convida a repensar atitudes e causas que muitas vezes nem nos damos conta de que estamos apoiando e faz a gente se perguntar principalmente, o que realmente é o progresso?