O Analista

Kristin Hannah

Resenhas - O Analista

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Jossi 24/03/2014

Um analista que foi analisado... e não aprovado...
Livro digno de um mestre do suspense! Lembrando vagamente Agatha Christie e seu ótimo "O Caso dos Dez Negrinhos" - em algumas premissas, como o fato de ser um caso de 'vingança' (com ou sem justificativa), + o fato de que o bandido (o vilão) era alguém totalmente inesperado; e ainda o fato de estarem todas as vítimas absolutamente de "mãos atadas", presas em uma "ilha", como o pobre Doutor Starks... Bom, ele não foi para uma 'ilha' no sentido literal do termo. Mas que ficou 'ilhado' por um bom tempo, ficou.

Só posso dizer que: "O Analista" foi um dos melhores suspenses que li entre 2013 e 2014, ao lado de "Síndrome E" E "Gataca" (de Frank Thilliez)...

Excelente thriller!

site: www.romance-sobrenatural.blogspot.com.br

Rose 02/03/2014

Um grande jogo
Suspense maravilhoso... com identidades roubadas, mudanças de personalidade, problemas psicológicos... é um jogo de gato e rato o livro inteiro, um verdadeiro jogo de xadrez que para vencer terá que antecipar os passos do outro jogador, e com muita astúcia...

Danny 17/02/2014

"I want to play a game"
Pense no seguinte: Você é convocado para um jogo. Tem duas semanas para descobrir quem lhe enviou essa convocação. Se não descobrir, 52 pessoas ligadas a você serão destruídas. Ah! Você tem outra opção: suicídio. E agora? Abriria mão de sua vida por outras pessoas?
Bom, é isso que acontece com Dr. Frederick Starks, um psicanalista de Nova Iorque. Mas, como desgraça pouca é bobagem, a sua vida passa a ser progressivamente destruída financeira, moral e psicologicamente, enquanto tenta, desesperadamente, juntar as peças para saber quem é seu perseguidor.
É enlouquecedor! De tirar o sono! E genial!

Livretando 14/02/2014

Resenha: O Analista
Dr. Frederick Starks, conhecido como Rick, é um psicanalista com um pequeno consultório em Manhattan, onde atende pacientes regulares, seguindo sempre uma rotina muito bem traçada. Em uma tarde qualquer a campainha de seu consultório toca, mas ele não sabia que esperava um novo paciente. É então que a vida de Rick sofre uma terrível mudança. Um envelope entregue em seu consultório diz que naquele momento ele começa a jogar um jogo de “morte ou morte”. Isso mesmo, “morte ou morte”. As regras são bem claras: Rick tem precisamente 15 dias para se matar. Ele escolhe o método, mas obrigatoriamente deve se matar. Se isso não acontecer um de seus parentes morrerá. Isso tudo pode ser evitado se ele descobrir a identidade de seu perseguidor, apenas denominado como “Rumplestiltskin”, que não perderá nenhuma oportunidade para acabar com a vida do doutor. Rick não acredita na ameaça, pois recebe muitas delas, até que de forma misteriosa um de seus pacientes se suicida em uma estação de trem. Ele percebe a ligação com a ameaça e liga para seus familiares para alertar sobre o ocorrido. Percebe que o jogo é real quando sua sobrinha já foi alvo do misterioso perseguidor. Assim começa um jogo de gato e rato mortal, com muitas reviravoltas, personagens misteriosos que aparecem em todos os lugares e armadilhas muito bem armadas. Rick precisará revirar seu passado para encontrar a sua conexão com “Rumplestiltskin”.

Este foi o único livro que li do autor. Deu-me confiança para ler os demais. É um livro bom para passar o tempo, faz querer virar as páginas rapidamente, porém em muitas partes se torna monótono pelo excesso de pensamentos apresentado pelo personagem principal, em que nada ajuda na trama e muito menos no jogo em que ele participa. O livro é dividido em três partes, sendo a primeira, sem dúvidas a melhor delas. Nas últimas duas partes do livro houve um excessivo uso de referências para a obra “O Conde de Monte Cristo”. O final pode ser previsível para quem prestar bastante atenção na história e usar das dicas que o próprio Rick não conseguiu usar, mas elas estão por toda parte.

Vale a pena ser lido. Entre tantos livros de suspense/mistério que vemos no mercado, este pode surpreender qualquer leitor.

site: http://livretando.blogspot.com.br/2012/09/resenha-o-analista.html

Jéssica 11/01/2014

Incrível
"Resolvi começar por este livro por dois motivos :

1- Foi o meu primeiro livro lido de 2014.
2- O livro é simplesmente O livro !

O analista já começa num ritmo acelerado e continua assim até o final. É um daqueles raros livros sem partes monótonas, que te prendem do início ao fim. Confesso que me apaixonei por ele desde a prateleira da livraria quando li na capa de trás o seguinte trecho :

" Feliz aniversário de cinquenta e três anos, doutor. Bem-vindo ao primeiro dia de sua morte"

Como apreciadora de um bom suspense, não tinha como não trazer pra casa.

O psicanalista Frederick Starks tem uma rotina tranquila até receber a carta de um psicopata, que ameaça matar toda sua família, caso o doutor não descubra sua real identidade dentro de um prazo de 15 dias. Depois dessa primeira ameaça, a vida de Frederick vira um pesadelo. O psicopata conhece o psicanalista mais do que ele mesmo e faz com que Frederick vá perdendo aos poucos tudo o que tem na vida : sua carreira, seus contatos, sua casa , etc.

Rumplestiltskin aparenta estar em todos os lugares e sempre consegue armar pro psicanalista, de maneiras que te deixam simplesmente de queixo caído.

Porém quando tudo parece estar perdido o leitor se surpreende com uma gigantesca reviravolta e a partir daí a história que já era empolgante, fica incrivelmente mais empolgante ainda.

É interessante ver como o personagem Rick , cresce de acordo com o desenvolvimento do livro. Um homem que no início era apenas um psicanalista solitário com uma vida mais ou menos , passa a ser um homem focado e cheio de planos, que ao mesmo tempo que busca vingança, encontra uma forma de se redimir pelos seus erros do passado.

Recomendo para qualquer um que esteja procurando uma boa leitura."

site: http://quenerdissealice.blogspot.com.br/2014/01/resenha-o-analista-john-katzenbach.html

Pandora 20/04/2013

A história de O Analista é interessante e original e isto já seria um bom motivo para ler este livro. A forma como esta história é conduzida desperta a curiosidade acerca do desfecho do jogo. Ele se encerra, mas o livro não. Para mim, aí está o grande trunfo da história: há uma reviravolta e a partir daí, tudo é inesperado e ainda mais excitante. Há algumas situações que são difíceis de acreditar que ocorressem de forma favorável ao protagonista, mas analistas podem ser extremamente manipuladores e eu tenho minhas dúvidas sobre o quanto é capaz de conseguir uma pessoa verdadeiramente determinada. Enfim, um jogo é um desafio que pode fugir a todas as previsões. E no qual sempre se deve contar com a sorte do principiante.

Rafael Paz 29/01/2013

Leitura obrigatória!
Nesta obra-prima do suspense psicológico, Katzenbach constrói um complexo e empolgante thriller moderno com uma narrativa dinâmica e repleta de tensão, muitos climax, personagens profundamente cativantes e assustadores e reviravoltas inacreditáveis. Tudo isto é orquestrado em perfeita harmonia na composição de uma trama muito bem estruturada, sem pontas soltas e com um ritmo que não perde a cadência em nenhum momento. (...)

Continue lendo:

Eli Coelho 05/01/2012

O argumento do livro é bem interessante e apenas por isso prende o leitor até o final. A narrativa é muito tensa e em alguns momentos torna a leitura massante, especialmente pelo uso excessivo de descrições. Confesso que quase desisti do livro varias vezes. Boa sacada do autor a pesquisa sobre os fundamentos da psicanalise e por isso a ameaça acaba se tornando um analise para o personagem. Não o destino, mas a graça da caminhada. Segunda parte tem mais ação que a primeira e estranhamente na segunda o personagem parece não se importar mais com as ameaças a seus familiares. Final deixou a desejar, esperava outra coisa.... Enfim, vale a pena com ressalvas.

Simone de Cássia 26/12/2011

Tudo de bom...
Livro que prende a atenção do início ao fim... O autor consegue criar um clima de suspense e mistério que chega a dar medo.. rs rs A gente se sente como parte da trama, tentando, a todo preço, entender os motivos e descobrir os meios... Vale muito a pena. Excelente escolha!

Monsanto 07/11/2011

Excepcional, talvez essa seja a palavra a qual sintetiza tal obra.

Para aqueles que gostam de suspense e um bom thriller um tanto quanto diferente mas o qual prende a atenção do início ao fim recomendo.

No meu caso foram exatos 30 dias de pura curiosidade e adrenalina!

Vamos para o próximo!

[]´

MVGiga 15/09/2011

Homem Sem Expectativas
Tudo começa quando uma carta anônima chega nas mãos do analista Ricky, a partir de então a sua vida e de todas as pessoas do seu restrito circulo social fica a dispor de uma ameaça mortal. O conteúdo da carta é bem explicito... o analista tem 15 dias, contando da data de aniversario, para cometer suicídio, ou então todas as pessoas queridas que o protagonista conhece serão assassinadas e o mesmo passará o resto da existência com o sentimento de culpa por essas mortes. A única solução para sair sobrevivente da situação é descobrir a identidade do psicopata por trás da carta.

O bacana do thriller está na situação tão vulnerável do personagem perante essa ameaça. Pois, enquanto o analista tenta descobrir quem é o autor da ameaça, o psicopata explora todas as fraquezas de Ricky, pontos críticos comuns a todos os homens modernos, como a fragilidade emocional e psíquico, o medo, o sentimento de culpa, a insegurança econômica, a perda do status social, a solidão, para destruir a personalidade do experiente analista e assim forçar o seu suicídio. A leitura vale a pena pelo suspense e por um final bem elaborado. Seria o suicídio realmente a solução?!?

cliffoliveira 11/09/2010

Envolvente
Gostei bastante da aventura de O Analista, em especial o ritmo e a densidade da narrativa.
Achei que alguns clichês foram utilizados, mas até de forma sóbria, sem muito exagero.

Considero que vale a pena!

Sah 16/03/2010

Livro bom. Porém há muitos detalhes que ás vezes deixa o livro para ler depois; a história é interessante e intrigante , a busca o desespero de Starks por seu psicopata, a agônia de uma escolha e uma decisão a tomar; o que achei legal nesse livro foi a inteligência como Starks virou o jogo colocando tudo em risco e colocando a situação sobre seu controle. Recomendo. ;)

1 | 2 | 3 | 4 | 5