Marcas de São João em Mim

Marcas de São João em Mim Lucas Vieira

Resenhas - Marcas de São João em Mim

@cheiade9h 22/08/2020

"(...) o que a gente sente, uma hora transborda."
Eu não acredito que o Lucas inventou a festa junina em pleno mês de Agosto!
Com uma facilidade fora do normal me conectei com o conto e me vi apaixonada pelo casal principal. Lucas soube muito bem contar a história de Léo, sobre sua família, suas amizades e seu novo paquera de forma >calma< e verossímel. Além de ser um conto de aquecer o coração ~literalmente~, foram levantadas algumas discussões ao longo da história que se encaixou muito bem e a complementou.

Grailson 07/05/2021

Um clichê representativo
Eu estava com esta história no meu kindle há muito tempo e decidi ler.
Uma leitura muito gostosa, um romance clichê que envolve muito facilmente o leitor. Eu gostei muito desta história, amei o modo como tudo foi construído, e o clima de festa junina na história foi maravilhoso, com toda certeza diferente do habitual. Amei a representatividade desta história e com toda certeza me cativou muito, um romance fofinho, que aborda temas muito necessários e aquece o coração durante a leitura. ?

Daniel 18/04/2021

Também fui marcado por São João
Lucas Vieira entrega uma história singela, porém bela sobre o início de um amor. A relação começa por uma situação complicada, mas vai se intensificando e criando algo lindo em cada página.

A sensação que fica no final é de também querer encontrar um romance como Léo e Miguel encontraram. Encontrar paz e aceitação dentro de casa (o diálogo entre Léo e seu pai me deixou sem chão!!), amigos incríveis e uma paixão que tire a noção de realidade!

Amei amei amei

rsntl_ 06/11/2020

PERFEITO
Essa é, sem dúvidas, uma das histórias em que eu mais me identifiquei e que chegou na minha vida quando eu mais precisava. Comecei a leitura despretensiosa, mas me conectei em questão de segundos com o Léo, protagonista da narrativa, e não consegui largar mais a sua jornada, recheada de uma cultura tão nossa! Com certeza, foi essa novela que me fez descobrir tantos outros autores nacionais e abrir os olhos pra imensidão de opções que eles oferecem, ao mesmo tempo que ainda são desvalorizados demais. Só tenho a agradecer por MSJM, e preciso dizer que ele me marcou também. ??

Tâmara Moya 01/12/2021

Acidentes de bicicleta, pressões dos amigos, andanças pelas ruas e contatos durante as danças juninas marcam esse processo de conhecimento (próprio e um do outro) entre Léo e Miguel.
A escrita do autor é leve e fluída, o que torna a leitura ainda mais prazerosa. Um ponto que me incomodou um pouco foi a quantidade de personagens secundários. Na maioria das vezes confundia todo mundo.
A história trás algumas reflexões importantes acerca do processo de gentrificação, de questões relacionadas ao ser LGBTQIA, aceitação familiar, segurança e liberdade de expressar amor.
Uma história fofa, com muita representatividade, cheia de Saudades, vontades e um calor gostoso no coração.

carlos 11/02/2021

Resolvi tirar as teias de aranha desse conto na minha TBR e ele foi uma ótima companhia pra um fim de tarde chuvoso. O Lucas mostrou, em poucas páginas, diferentes experiências de casais e pessoas LGBTQIA+, mesmo que sutilmente em personagens secundários. Tudo foi tratado com bastante delicadeza e uma escrita que me prendeu bastante.

Priscilla Bacellar 15/10/2020

Um sopro de delicadeza
A narrativa de festa juninha e a simplicidade de uma vida de interior traduzidas em uma história delicada e deliciosa. Leitura simples e fluida, transporta qualquer um para as ruas da cidade, para os costumes e tradições juninos e te deixa com vontade de conhecer aquele lugar e aquelas pessoas.
É maravilhoso ler algo com representatividade, cultura e delicadeza como a história que o Lucas nos trouxe.

Driely Meira 22/04/2021

Me encontro apaixonada!
Estou completamente apaixonada por esse conto! Toma romance, toma casais fofos, toma representatividade, toma borboletas na barriga, toma tudo que há de bom!
A escrita do autor é muito fluída, leve, divertida e eu fiquei dando risadinhas que nem adolescente quando Leo conheceu o (nosso) crush, Miguel, e já estou com saudades (#socorro). Quero muito ler mais histórias do autor

LAmethista 27/09/2020

Saudade.
Saudade, essa foi realmente a palavra que marcou e definiu a história para mim!

A ambientação é incrível, aconchegante e de aquecer o coração. Todo o clima de festa junina me deixou com uma sensação única e de saudades de todas as que já frequentei! Isso foi bem reforçado pelo fato de que esse ano não tiveram festejos por conta da pandemia...

A história também trás algumas reflexões importantes acerca do processo de gentrificação e de questões relacionadas ao ser LGBTQIA+. Toda a situação da aceitação familiar, segurança, liberdade de expressar seu amor etc.

Uma novela breve, mas muito acalentadora e agradável! Definitivamente recomendo!

thais252 21/08/2020

Esse conto era tudo o que eu precisava ler e não sabia. Repleto de representatividade, tocando de forma sutil em temas sensíveis e mais relevantes do que imaginamos. Uma história que aquece mais do que quentão, e que me faz sentir saudade dela mesmo tendo acabado de ler e vir aqui fazer essa resenha.

Greg.Curide 20/09/2021

Sentimento de nostalgia e coração aquecido
Amei a história que pra mim já é perfeita por retratar uma época do ano que sou apaixonadíssimo, festa junina me trás memórias afetivas e sentimentos aconchegantes e esse conto me fez mergulhar nessas emoções e sentir aquela saudadeee, já que nessa época de pandemia não deu pra viver aquele São João de rua.
Amei o Léo, amei o Miguel, um romance real e fofo, amei os outros personagens com suas particularidades e questões pessoais que também trazem riqueza e reflexão pra história. Uma leitura leve, prazerosa, fluida e cheia de representatividade, inclusive minha primeira leitura nacional com protagonismo LGBTQIA+ e posso dizer que amei muito.
Quero poder ler e reler essas e muitas outras histórias do Lucas.

Gica Brombini 12/07/2021

"MARCAS DE SÃO JOÃO EM MIM" me marcou com sorrisos e me envolveu de saudade!
Queria começar essa resenha esclarecendo que quase nunca leio a sinopse de contos, e quase sempre me deixo levar apenas pelo fato de o conteúdo da história ter protagonismo LGBTQIA+, pela capa (adoro ilustrações) ou pelo simples fato de a novela ser de autoria nacional e independente. Então, vamos lá!

Comecei a leitura por estar à procura de contos e histórias que se passassem durante o período de junho/julho, e que possuíssem como contexto as maravilhosas festas juninas. Eu achei a capa do conto uma fofura, e esses dois motivos foram suficientes para que eu iniciasse a leitura.

No início, me senti meio perdida e sem saber para onde a história iria se encaminhar, pois como já disse, não havia lido nenhuma prévia anterior. Porém, no momento em que o potencial romântico e o contexto junino apareceram, eu me derreti e me apaixonei.

Esse foi o tipo de conto e de escrita que me faz lembrar o porque de eu amar tanto literatura nacional e os aspectos únicos da cultura brasileira que nela são inseridas. Nada de estereótipos norte-americanizados em relação à vida universitária, além de uma realidade simples e verdadeira da rotina de um jovem adulto brasileiro que vive em uma cidade pequena. A escrita do autor é leve e encantadora, principalmente pela contextualização de cenários e da construção de personalidade dos personagens, principalmente do protagonista Léo. Procurar a forma mais barata de conseguir um rodízio de pizza, sair para um barzinho depois da aula da faculdade e paquerar um garçom bonito é tão similar a minha realidade que me senti em casa com esse conto. Também moro em uma cidade do interior, e toda a paisagem histórica e simples me fez imaginar todo o cenário de uma forma muito palpável.

O romance é fofíssimo e as amizades do protagonista tem muita presença, principalmente a de Ana e Luna, que representam um ponto de divergência importante para como o Léo vê o amor e seus anseios, idealizações e inseguranças em relação a isso. Não sei dizer se a intenção do autor ao apresentar de forma tão próxima do protagonista um relacionamento estável e apaixonado, e outro repleto de medos e inseguranças foi proposital, porém se entrelaçou muito bem com todas as ideias e diferentes perspectivas que podemos ter sobre um namoro. Luna e Raquel são tão envoltas por uma paixão sincera e possuem uma visão tão simples e intensa sobre amar uma à outra que, o conto por sua vez, acaba não só apresentando um romance de aquecer o coração, mas sim dois. Por consequência, me identifiquei com os pensamentos e perspectivas do Léo, com a personalidade da Luna, e quis imensamente entrar na história e aconchegar a Ana em meus braços.

Voltando um pouco ao romance principal, gostaria de dizer que não o vejo de forma alguma como o foco do conto. Acredito que, apesar do envolvimento completamente fofo e apaixonante de Léo e Miguel, o foco fica claramente na construção do personagem principal e seus momentos de reflexão sincera, felicidade simples e sentimentos intensos e conflitantes. Como já disse Ana, “o que a gente sente, uma hora transborda”.

A única coisa que me “incomodou” (entre muitas aspas), foi que a quantidade de personagens secundários me pareceu desnecessária. Com a profundidade de amizade que Léo possui com Ana e Luna, as outras personagens acabam por parecerem neutras e um tanto descartáveis, estando ali apenas para preencher espaços e adicionarem diálogos engraçados. Entretanto, isso de forma alguma torna o conto descartável; continuo indicando-o com todo o meu coração, pois esta foi apenas uma perspectiva e opinião particular.

Por fim, a leitura de 86 páginas nunca me foi tão rápida e tão prazerosa. “Marcas de São João em mim” se tornou mais um conto queridinho, repleto de representatividade e extremamente palpável com sentimentos reais e um romance que me deu borboletas no estômago.

site: https://www.instagram.com/garotavernacula/?hl=pt-br

Guttho 08/07/2021

"Também faz bem se permitir sentir algo, mesmo que seja momentâneo."
Eu amo esse conto porque ele me traz muitas coisas que amo: simplicidade, festa junina de igreja (as melhores sempre) e um romance levinho que deixa o coração igualmente leve.

Li pela primeira vez no dia do lançamento e me lembro de ter ficado com um sorriso no rosto com a memória do que li. Quase um ano depois retorno para essa história por estar com muita saudade de uma festa junina (e vamos de gatilho), e mais uma vez aqueceu meu coração.

Gosto do fato de termos aqui um casal que parece real, nenhum dos dois têm uma vida perfeita ou completamente horrível, é tudo muito ok (de um jeito bom), e isso traz essa simplicidade que me encanta. O Lucas conseguiu trabalhar muito bem os personagens secundários e pude identificar muitos dos meus amigos/colegas em praticamente todos eles. Além disso, acredito que o Lucas colocou muito de si mesmo nessa história e isso me fez ter vontade conversar com ele sobre a vida e como a enxergamos.

O mais incrível é essa sensação gostosa que o conto deixa ao final da leitura de que devemos nos permitir dar e receber afeto sem medo do fim e fazer “dar certo” pelo tempo que tivermos para isso.

Iamjessicaeduarda 30/06/2021

Perfeito é muito pouco para definir esse conto.
Simplesmente encantada e cativada por esse conto que história mais perfeita e super bem escrita, eu amei do começo ao fim.