Star Wars: Ahsoka

Star Wars: Ahsoka E. K. Johnston

Resenhas - Star Wars: Ahsoka

darthxwinter 27/04/2024

A maior de star wars podem avisar
O livro é super divertido pra quem é fã da ahsoka. Como sempre, ela nunca desaponta e é uma personagem incrível, a essência dela se manteve a mesma e tenho que confessar que sentia vontade de chorar todas as vezes que o Anakin e o Obiwan eram citados.

Beatriz461 20/04/2024

Primeiro livro de Star Wars que leio. Sou uma fã nova (3 anos) e ainda não me aprofundei ao máximo no universo. Por isso comecei agora com as leituras dos livros.

Esse livro é como qualquer série e filme de Star Wars. Momentos de calma e batalhas violentas. Assim como deixa transparecer o carinho do autor, descrevendo coisas fofas como interações de droides e crianças. Nos deixa triste e pensativos e também acaba bruscamente sem ter um fim calmo e conclusivo, como a saga de Star Wars. Eu amei, apesar de ter sido uma leitura lenta até chegar aos 50% (por causa sa faculdade? Não sei. Talvez).

Recomendo, porque amo a Ahsoka.

Manu 28/03/2024

Não é seguro ser Ahsoka Tano
Um ano após a instalação da nova ordem política, Ahsoka está tentando se evadir do Império em uma lua agrícola super remota, até que a porrada começa a jambrolhar. Sim. Esse é o plot.
No entanto, toda a narrativa vai muito além disso e alcança níveis absurdos.
A dimensão psicológica da nossa personagem querida é um ponto notável. Estamos no ponto de vista dela, afinal, e muitas dores do passado ainda transparecem.
Que livro incrível! Maravilhoso! Fluido de ler e muito difícil de parar! Amei muito!

AnaPaulaSaoli 11/02/2024

Após a Ordem 66 Ashoka vaga pela galáxia tentando se esconder, até encontrar um planeta que precisa de sua ajuda.
Uma história empolgante, vale a leitura.

Matheus Alves Carmo 07/02/2024

Aprofundando uma ótima personagem
?Contexto

"Essa era uma das razões pelas quais Anakin nunca solicitara um Padawan para si. Não queria que parecesse que estava deixando Obi-Wan de lado." (Pág. 211)

Para quem não acompanha o universo expandindo de Star Wars, Ahsoka foi Padawan de Anakin Skywalker durante as guerras clônicas - entre os episódios 2 e 3. Para conhecer essa ótima personagem, e entender o motivo de não estar no filme 3, assistam ao desenho 'The Clone Wars, vale muito à pena.

Em relação à esse livro em si, o mesmo se passa no período pós ordem 66, o expurgo dos Jedi, e mostra o que aconteceu com a antiga Padawan, como sobreviveu, e o que a leva a ser como é em Star Wars Rebels - outra animação que indico muito, e se passa mais perto do episódio 4.

Esse livro se baseou em rascunhos não utilizados de Star Wars: The Clone Wars, que foi cancelada pelo Cartoon Network, após a franquia ser comprada pela Disney. Tudo aqui faz parte do Canon... Ao menos tecnicamente.

?Resenha

"Mas tinha uma certa razão a respeito da República e dos Jedi. Havia algo de errado com eles, e estávamos presos demais a nossas tradições para enxergar o que era." (Pág. 398)

Ahsoka, desde que apareceu em Clone Wars, se tornou uma de minhas personagens favoritas - se não a mais. Uma personagem carismática, forte e inteligente, deixou de ser uma coadjuvante pra ganhar participações em outras obras, um livro próprio, e em 2023 ganhou sua própria série Live-action!

Aqui, acompanhamos a ex-padawan tentando descobrir o que fazer após a Ordem 66 (falo mais sobre isso no segundo ponto). Além da linha narrativa principal que o livro segue, temos pequenos capítulos (não numerados) que aparecem algumas vezes entre capítulos, trazendo flashbacks que têm ou não Ahsoka como ponto de vista (mas se relacionam à ela ou à história de alguma forma).

"Era o tipo de raiva sobre a qual o Mestre Yoda advertia os aprendizes, daquela que consumia por inteiro um indivíduo e distorcia cada parte dele até ficar irreconhecível." (Pág. 9)

Os personagens secundários são bons, apesar de o desenvolvimento principal estar sempre na protagonista. Vemos um conflito interno inicial, que a leva a uma decisão posterior - o arco é bem fechado.
A escrita é ótima e fluída, e o tamanho do livro, 416 páginas, engana - além da escrita instigante, a edição deixou a fonte do texto bastante grande.

Não se trata de nenhuma história grandiosa em escala, nem trás revelações tão drásticas, mas é uma aventura muito gostosa de se ler, especialmente pra quem ama a personagem. A ação é bem tímida, mas às referências e lembranças de Ahsoka são um prato cheio para os fãs.

"Quantas crianças aprendizes foram assassinadas por um homem em cuja face elas implicitamente confiavam?" (Pág. 48)

Que a força esteja com você!

?Para quem já conhece o universo expandido (SPOILERS sobre o livro e o cânone)

"-Será uma luta justa então - retrucou, olhando-o de cima a baixo. - Você é apenas metade Sith." (Pág. 9)

Em 2020, a Disney lançou em seu streaming uma temporada final de Clone Wars, dando um final de verdade à série, e conectando ao filme 3 (além de dar o pontapé em outra animação, The Bad Batch). No arco final, acompanhamos exatamente o que acontece com a Ahsoka pouco antes e durante a ordem 66 - os quais foram mostrados, por cima, nesse livro. Houveram algumas ligeiras diferenças, como locais de luta, sabre, e algumas adições; no geral, dá pra levar tudo em consideração, nada alarmante.

Porém, na série animada "Tales os Jedi", lançada em 2022, tivemos mudanças bem mais drásticas. A série, que conta com 2 arcos, um de Dookan e outro de Ahsoka, mostra em seu último episódio, o que é basicamente a trama desse livro: um planeta agrícola, o nome fictício de Ashla, uma amiga, um inquisidor, os sabres novos... Porém de forma bastante resumida, e alterada. Realmente não entendi a mudança, e prefiro ter o livro como o "acontecimento verdadeiro".

Além disso, em 'The Bad Batch', vimos no primeiro episódio um ligeiro Retcon envolvendo o Padawan Caleb Dume, que se tornaria Kanan Jarrus, de Rebels. Sua história havia sido contada em uma HQ, e o comecinho sofreu mudanças consideráveis.

Isso nos mostra que os quadrinhos e livros são provavelmente os elos mais fracos do material cânone de Star Wars, mais fáceis de sofrer retcons. Mas...
Não acho que isso seja um impeditivo para os lermos. Primeiramente porque alguns desses retcons só são percebidos por fãs mais Hardcore; e o segundo motivo é que temos muitas obras boas de Star Wars, e pequenas incongruências não interferem na experiência - podemos mesclar as duas informações, ou tratar como o legends, algo que pode ser real ou não, algo narrado por pessoas diferentes em pontos de vistas diferentes, etc.

O Universo expandido de Star Wars é riquíssimo, e vale muito à pena ser explorado. Em um acervo tão grande de obras e mídias, é impossível não ter pequenos problemas, mas acredito que elas não atrapalhem a experiência na saga.

"Se você não é uma Jedi, então o que você é, Ahsoka Tano? - perguntou Bail. - Porque, para ser sincero, você ainda parece e age como um Jedi pra mim." (Pág. 344)

Que a força esteja com você!

Davi.Schnee 23/01/2024

É uma ótima jornada individual para a personagem com um início, meio e fim. Esse livro é extremamente importante para mim como um fã da Ahsoka, a leitura é leve e dinâmica, gosto de como o império é levado aqui e a Ahsoka se escondendo enquanto tenta levar uma vida comum é bem interessante de se ver, os personagens secundários também são bem cativantes

Tainá 20/01/2024

A primeira agente Fulcrum
Ahsoka é uma das minhas personagens favoritas de todo o universo de Star Wars. Esse livro se passa depois da Ordem 66 até ela se tornar Fulcrum, é uma leitura bem fácil que me prendeu bastante.

Para quem gosta da personagem e de Star Wars é uma ótima leitura.

neutrino 12/01/2024

Star Wars - Ahsoka
Esse foi o primeiro livro de Star Wars que li e eu gostei bastante, a história é bem estruturada e a leitura não é cansativa.

O livro é dividido em algumas etapas, o que permite entrar fundo no mundo de Star Wars.

Mari 27/12/2023

Quando esse livro foi lançado, os fãs de Star Wars ficaram tão empougados que esperava que esse livro fosse ser melhor. Infelizmente não é. É bem lento, os personagens não são muito interessantes e o plot é bem previsível. As únicas partes que salvaram pra mim foram as cenas com o Bail e as que mostravam como a Ahsoka se juntou com a Rebelião, mas é uma parte tão pequena do livro que não é suficiente pra aumentar a avaliação.

Gabriel.Tarsitano 26/12/2023

A leitura é fácil e acessível, ideal para os entusiastas da personagem. Oferece uma breve aventura pós-queda da república, destacando os desafios que ela enfrenta e as ações necessárias para navegar por esse período tumultuado.

fredmano 16/11/2023

EMOCIONANTE!
Eu realmente gostei muito desse livro, a Ahsoka virou uma das minhas personagens favoritas depois de Clone Wars e depois de ter acabado o livro, gosto ainda mais dela
Foi muito interessante ver a história dela depois do fim da Clone Wars e como ela entrou pra Rebelião.

Gostei bastante de todos os personagens, a história foi muito emocionante e tiveram muitas partes tristes e tensas, com certeza recomendo pra qualquer fã de Star Wars, vale muito a pena ler.

Tati 24/10/2023

Um pouco mais sobre Ahsoka
Sempre gostei muito da Ahsoka e agora que saiu o seriado, fiquei mais empolgada com a personagem.
A história nos mostra Ahsoka depois da Ordem 66, quando ela tem que se esconder do Império para sobreviver. E nisso, ela acaba se refugiando na pequena lua de Raada onde conhece Kaeden e seus amigos.
A leitura é bem fácil e fuida, muito gostoso de ler.
Adorei saber um pouco mais da personagem.

Jessy R. 11/10/2023

Eu estava em uma maré de péssimos livros de Star Wars, vários que foram medianos ou péssimos com grandes falhas no enredo, personagens bem rasos. Porém, Ahsoka foi O LIVRO!!!!
Amei cada página, e ler sobre uma das minhas personagens favoritas foi o auge!
Como Ahsoka foi sobrevivendo a ordem 66, como foi seu caminho com a força, como ela foi se entendendo Jedi ou não, como consegue seus sabres de luz e etc. Além disso, aqui vamos tendo um desenvolvimento da personagem e lacunas que foram preenchidas entre The clone Wars e Rebels que são bem necessárias. Foi uma ótima leitura, e para mim foi mega especial.