O tempo entre costuras

O tempo entre costuras María Dueñas

Resenhas - O tempo entre costuras

Nerkell 28/12/2018

O tempo entre costuras
Este é um romance apaixonante. Foi escrito com riqueza de detalhes. Ele revive o contexto social durante a Revolução Espanhola e a 2ª grande guerra.

Caroline.Mestanza 25/10/2018

Um romance delicioso
Gostei demais de ler O tempo entre costuras! Leitura fácil e ao mesmo tempo com muitos dados históricos e um romance gostoso de pano de fundo!
A maior parte dos personagens é real, então é interessante saber o que aconteceu com cada um ao final!
Morrendo de vontade de conhecer o Marrocos!!
Josue.Fagundes 27/10/2018minha estante
Parabéns!!

Carol.Cuofano 10/10/2018

Leitura necessária
Que livro espetacular! Super indicação da amiga Tatiana Chagas.
A escrita é de tirar o fôlego! A autora mescla momentos de uma aparente tranquilidade com um ritmo frenético em que muitas vezes deixei de respirar.
O livro é narrado em primeira pessoa por uma personagem que cresce ao longo do livro e se torna inesquecível. Impossível não torcer por ela.
Sabe aqueles romances históricos com gostinho de quero mais? Pois é esse que temos aqui.
Envolvente, apaixonante, necessário.
Super indico a leitura.

@garotadeleituras 13/09/2018

Entre linhas, costuras e turbulências

Não lembro quando “O tempo entre costuras” entrou para minha lista de querências, mas vale comemorar pela barganha realizada no sebo, pois bastou apenas o primeiro parágrafo para que a narrativa me conquistasse. María Dueñas escreve de forma esplendida sobre a história de Madri na Guerra Civil Espanhola, bem como a situação do país na Segunda Guerra Mundial sem exaurir o leitor com informações.

Sira é uma moça humilde, que aprende na tenra idade o oficio da costura para sobreviver com a mãe. Noiva de Ignácio, decide abrir mão do futuro planejado em nome da louca paixão que Ramiro lhe desperta; abandona seu passado e origens, se estabelecendo no Marrocas de 1936. Em meio as turbulências, fruto das suas escolha, Sira aprende a se reconstruir do abandono do amante, do aborto, da solidão e das dívidas, suportando a ausência de notícias da mãe, bem como a impossibilidade de voltar para casa. É em meio as linhas e botões, com a força da mão e o talento para costurar que se ergue das cinzas e encontra no caminho pessoas que influenciarão sua trajetória: Félix, o vizinho cativo da tirana mãe, Candelária, que de muambeira e trambiqueira sempre teve um pouco; a fênix Rosalinda, efusiva e pronta para reerguer-se quando a tempestade se erguia, entre tantos outros. A vida lhe ensinará que entre percalços e pessoas, sempre seremos uma parte importante do presente, bem como ofertaremos uma contribuição para o futuro.

A autora usa de uma sutileza para inserir dados e nomes, que até esquecemos que não são meros personagens fictícios. A sagacidade para relatar tramas políticas e as referências culturais de uma época passada, fazem de “O tempo entre costuras” uma leitura deliciosa. É entre tantas palavras, páginas e inúmeros acontecimentos que o leitor mergulha numa empolgante narrativa, acompanhado de personagens espirituosos e marcantes. A expectativa era conhecer a estória antes de assistir à adaptação na Netflix, o resultado foi uma leitura sensacional. Recomendo demais!

“Nossos destinos poderiam ser esses ou outros totalmente diferentes, porque o fim que levamos não ficou registrado em nenhum lugar. Talvez nem sequer tenhamos chegado a existir. Ou talvez sim, mas ninguém percebeu nossa presença. Afinal de contas, sempre estivemos por trás da história, ativamente invisíveis naquele tempo que vivemos entre costuras.” (p.471)

Lorena.Costa 11/08/2018

Leitura incrível! Baseada em fatos reais a narrativa te prende do começo ao fim, cheia de detalhes e permite compreender um pouco mais dos eventos históricos ocorridos na Espanha durante meados de 1940.

@mamaetalendo 25/06/2018

Estava ?sumida? por um bom motivo! Dedicação total a essa belezura! De volta aos romances históricos! #OTempoEntreCosturas de #MariaDueñas. O livro é riquíssimo em informações e detalhes. Nota-se que foi um livro pensado e muitíssimo bem planejado. O livro é dividido em quatro partes e epílogo. Boa parte da história é ambientada em Madri, posteriormente em Tânger, Tetuan e Lisboa. E esse livro #maravilindo virou #série e está disponível #netflix. Já comecei a assistir! #sinopse ? ?O Tempo Entre Costuras conta a história de Sira Quiroga, uma jovem espanhola que aprende a costurar para ajudar sua mãe a ganhar o pão de cada dia. Ela está de casamento marcado mas se apaixona loucamente por um outro rapaz e deixa tudo pra trás pra viver com ele. Eles então se mudam para Tânger, cidade do protetorado espanhol em Marrocos, onde se vê de uma hora para outra impossibilitada de voltar para Madrid, completamente sozinha e sem dinheiro e com uma dívida enorme para saldar. Contando com a ajuda da ?muambeira? , Sira vai aos poucos remodelando sua vida entre uma costura e outra em Tetuán, em meio a duas guerras, se misturando com personagens reais e fictícios e ganhando cada vez mais a empatia do leitor. As reviravoltas também são interessantes: quando as coisas começam a se acalmar e acreditamos que Sira possa viver tranquilamente com a máscara que criou para enfrentar o mundo, Dueñas coloca a heroína em uma nova fase, precisando se reinventar novamente?. #ler #leitura #leiamais #lerevida #lersempre #livro #libro #livros #literatura #book #bookaholic #booklivers #indico #instabook #instalivro #amoler #amolivros #mamaeindica #mamaetalendo

Fran 05/06/2018

Um bom romance histórico
Resenha: O Tempo Entre Costuras – Maria Dueñas

O Tempo Entre Costuras foi o primeiro romance da espanhola Maria Dueñas. Um romance histórico que tem como pano de fundo a Guerra Civil Espanhola, a Ditadura Franquista e a Segunda Guerra mundial e como tudo isso se entrelaça a história da costureira Sira Quiroga. Como uma simples costureira se vê no meio de grandes personagens históricos e espiões.

A pesquisa histórica da autora é sensacional e você percebe pela bibliografia constante ao final do livro que ela estudou muito para formular toda essa história. É fascinante acompanhar os bastidores de uma história que conhecia pouco, como o envolvimento do governo de Franco com Hitler e a própria Guerra Civil Espanhola. A autora entrelaça muito bem personagens fictícios e personagens reais.

Porém, falha em dar continuidade e realismo a esses personagens fictícios. Muitos deles simplesmente desaparecem ao longo do livro e dá aquela impressão que a autora não sabia mais o que fazer com eles. Acontece um romance na história que não me convenceu, ficou muito aleatório. Outra coisa que me incomodou foi o ritmo da história que dava ênfase demasiada a alguns momentos e passava rápido demais em outros que gostaria de saber mais.

O final também foi problemático. A última parte do livro quando, de fato, se insere a história dos espiões e vamos em um crescente que empolga, a história termina. Muitos personagens ficam em aberto e se perdem ao longo do livro. Fora a falta de personalidade constante da protagonista. Como romance histórico funciona muito bem e gostei da leitura, em relação aos personagens fictícios e suas histórias deixa a desejar.

site: https://www.instagram.com/prosasealgomais/?hl=pt-br
Jayane S 29/12/2018minha estante
Achei esse final em aberto péssimo.

Morena 22/03/2019minha estante
Acabei de ver essa série na Netflix e vim buscar informação sobre o livro. E foi justamente isso que eu achei da série, protagonista que não eh cativante, romance insosso, personagens deixados de lado e final ruim.

Biblioteca Álvaro Guerra 01/06/2018

Sira Quiroga é uma jovem e habilidosa costureira que segue uma vida pacata na cidade de Madri nos anos 1930. Às vésperas da Guerra Civil Espanhola (1936-1939), porém, a paixão toma conta de sua mente e de seu corpo. Deixa a família, o noivo e a simplicidade de sua terra por um amor avassalador por um homem desconhecido.
O tempo entre costuras é uma aventura na qual os ateliês de alta-costura, a sofisticação dos grandes hotéis, as conspirações políticas e as obscuras missões dos serviços secretos se fundem com a lealdade por aqueles que amamos e com o poder incontrolável do amor.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788576655435

Karly.Fonseca 31/05/2018

Bom!
Sira Quiroga tinha uma vida bem previsível, costureira filha de costureira, um noivo maçante com um emprego comum, tudo parecia estar traçado na vida dela, até que uma paixão a acorda para a vida...rs... E tudo muda radicalmente... A personagem passa por altos e baixos; muda de país, tem que aprender a se virar e amadurecer em meio à guerra civil espanhola e a 2º guerra mundial...tudo isso entre costuras (de todos os tipos)...

Embora a história seja muito interessante e bem escrita, esse livro não me conquistou, logo de início não gostei da protagonista, achei-a muito egoísta e ingênua (de uma forma ruim, beirando a ignorância). Ela continuamente se deixava levar pelo que as pessoas diziam ou queriam que ela fizesse, poucos foram os momentos em que a vi se impor, até quando faz uma escolha radical, ela não tem certeza, está dividida e faz o que a aconselham. O livro é um pouco parado, alternando longos trechos sem diálogos, o que normalmente não me incomoda, mas aqui me cansou, tanto que demorei um pouco para finalizá-lo. No meio do livro, a história fica muitíssimo interessante com a chegada de Marcos Logan, aí a leitura flui muito bem e pensei que a história decolaria, mas logo a autora tira esse personagem da trama, que volta ao ritmo normal. Infelizmente, um ótimo personagem que não foi bem aproveitado.

Gostei muito da descrição das cidades do Marrocos (Tetuan e Tangen), me senti andando pelas ruas, sentindo o cheiro de jasmim e folha de laranjeira; os personagens com quem a protagonista se relacionou: Candelaria, Felix, Rosalinda, Logan são maravilhosos, confesso que gostei mais deles do que da própria. Por se passar em um momento histórico, aprendemos sobre a guerra civil espanhola que elevou o Generalíssimo Franco ao poder – alguns personagens são reais, e eu adoro isso em livros, quando o personagem ficcional convive com pessoas reais que fizeram parte da história – ponto para a autora.

O final foi muito bom, a protagonista deu outro sinal de vida e fiquei sabendo qual era a sua vontade, porque até então estava em dúvida. Definitivamente não gostei do epílogo, a autora quis deixar uma sensação de “talvez”, que pra mim não funcionou.

Fabi 30/04/2018

Minha opinião
Realmente um livro maravilhoso para quem gosta desse estilo. Apesar de ter como pano de fundo a segunda guerra mundial, não é um livro sofrido. Na verdade ele mostra o crescimento pessoal de Sira, a costureira espanhola que, por causa de uma decepção amorosa, se vê envolvida em muitos problemas. Mas, aos poucos ela vai amadurecendo, superando as dificuldades e se envolvendo em muitas artimanhas contra o nazismo. A escrita da autora é impecável! Para quem assistiu à serie na tv: ela é muuuuito fiel ao livro.

Renata CCS 11/04/2018

Tudo muito bem costurado por aqui.
“Às vezes o coração, rasgado pela dor, vira retalho. Recomenda-se, nestes casos, costurá-lo com uma linha chamada recomeço. É o suficiente.”
- Abner Santos

É difícil classificar O TEMPO ENTRE COSTURAS, da espanhola María Duenãs. Podemos dizer que a obra é um misto de história, biografia, drama, suspense, romance e aventura. Narrado em primeira pessoa pela protagonista, Sira Quiroga, percebemos que Dueñas tem todo um cuidado com as palavras, trabalhando a narrativa com segurança, está longe de parecer uma escritora iniciante.

Sira é uma moça frágil de 20 anos, uma humilde costureira, noiva do romântico Ignácio, e que um dia se apaixona perdidamente por outro homem e parte de Madri para o romântico Marrocos, alguns meses antes da Guerra Civil Espanhola (1936 – 1939), para ter seus sonhos despedaçados e ver-se completamente sozinha em uma terra estranha, com uma dívida enorme para saldar, e sem possibilidade imediata de retorno à Espanha. O Marrocos, naquele período, era um protetorado espanhol, uma espécie de território anexado à Espanha, mas com identidade própria e gozando de uma liberdade considerável. Sira, inicialmente residindo em Tânger, muda-se para Tetuán, e com a ajuda de Candelária - sua nova amiga e dona da pensão onde Sira mora em seus primeiros dias na cidade - monta um ateliê de alta costura, e passa a ser frequentado pela elite local, que inclui Rosalinda Fox, a britânica rica que se torna sua grande amiga, e as esposas de oficiais alemães. Toda essa movimentação acaba por levar Sira a um jogo labiríntico que emerge dos bastidores da política. Em uma nova reviravolta em sua vida, a senhorita Quiroga retorna à Madri com uma nova identidade, para abrir um ateliê de alta costura e trabalhar como uma espécie de espiã colaboradora do governo britânico, já no início da Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945).

Achei a protagonista e a sua trajetória absolutamente fascinantes! Acompanhamos o seu desenvolvimento desde a jovem insegura e ingênua costureirinha, trabalhando com sua mãe no ateliê de dona Manuela, no subúrbio de Madri, a uma mulher madura, senhora de si, dona de dois elegantes ateliês de costura, e também dona de suas escolhas e do seu destino. O processo de amadurecimento de Sira é incrivelmente bem construído. Longe de ser uma personagem clichê, ela é independente, porém sensível. Ela se transforma totalmente, mas sem perder sua essência, e evolui, sem nunca deixar de ser ela mesma.

A narrativa de O TEMPO ENTRE COSTURAS se estende por 471 páginas com letras miúdas, é recheada de fatos históricos e poucos diálogos. Mas não é, nem de longe, um livro monótono. O enredo apresenta muitas reviravoltas, personagens interessantes e bem construídos que saem de cena e retornam quando menos se espera, e é permeado de ricas referências históricas e culturais, tudo com uma linguagem que corre fácil.

Aliás, deixo aqui aplausos para a pesquisa histórica realizada pela autora, que é extensa, rica e com uma vasta e sólida investigação sobre os dois conflitos armados que ambientam a trama, encaixando adequadamente seus personagens fictícios, lado a lado, com personagens reais.

Uma ótima leitura. Recomendo muito.

Prof. Angélica Zanin 07/04/2018

Sedas, Traços e Pontos
Uma mulher que herdou da mãe e de uma infância humilde o dom de costurar. Foi um atributo que lhe desenhou os passos, que lhe abriu as portas, que lhe salvou a vida. A história da guerra civil espanhola e a segunda guerra mundial permearam a vida de Sira ou Arish que fez suas escolhas e assumiu as consequências, que amou e foi desprezada, que abandonou, mas foi resgatar. Trata-se de uma história cuja personagem é forte, determinada e apaixonada, mas capaz de erros, falível, imperfeita. No entanto, não se espera a perfeição das mulheres, mas que elas saibam assumir as consequências de suas ações e que não percam jamais sua força e sensibilidade. É lindo, de costureira à espiã duas faces importantes de uma mesma pessoa. Inspirador!

Laura 25/02/2018

Muito bom!
Esse é um daqueles livros que quero ler a tempos, e que algumas amigas me recomendaram dizendo ser ótimo, mas que acabei deixando de lado em favor de outros e muitas vezes a troca nem valeu a pena.
Foi um livro que levei quase o mês todo para ler, não por ser grande demais, ruim ou a escrita da autora não agradar, mas por ser de um período histórico que não é dos meus favoritos e se passar em um pais que sei bem pouco, então fui lendo e fazendo pesquisas aqui e ali e aprendi um monte de coisas novas.
O livro conta a historia da jovem Sira Quiroga, pobre e simples costureira em Madri e de como ela passou a ser uma espiã do governo inglês durante a 2º guerra mundial, seus amores, tristezas, dificuldades, sucessos e alegrias. É um livro rico em detalhes, com personagens fictícios e reais, mas ambos interessantes. Foi um prazer lê-lo. E agora vou lá para o Netflix ver se a produção espanhola faz jus ao livro.

Isa Soares 09/01/2018

María Dueñas nos transporta para a Espanha da década de 30 e 40 em seu romance "O Tempo Entre Costuras" através de sua personagem encantadora, Sira, e junto com ela vivemos uma grande aventura pelo passado e não nos cansamos nunca de querer saber o que vai acontecer em seguida. Eu conto para vocês um pouquinho mais sobre o livro e sobre as minhas experiências de leitura nesse vídeo resenha:

site: https://www.youtube.com/watch?v=wJETD-56Z1E