O Tempo Entre Costuras

O Tempo Entre Costuras María Dueñas

Resenhas - O tempo entre costuras

Bruna 10/05/2019

Cativante!
Sira nos ganha logo nos primeiros capítulos. Sua vida sofrida, mesmo tão longe, num passado distante e numa realidade alheia, se conecta imediatamente às nossas próprias vidas por pequenos pontos da trama. O roteiro de sua vida e seus destinos só deixa o entremeio do livro ainda melhor. Confesso que o final me decepcionou um pouco, provavelmente para mim não seria necessário um epílogo tão acertivo em alguns aspectos e tão vago nos mais importantes. Na minha concepção, o último capítulo já era o sufiente. No mais, esse pequeno deslize não tira o mérito da obra e com certeza é um livro que indicarei, seja para mulheres que precisam se ver mais Siras na vida, ou para homens que precisam relembrar o papel de protagonismo feminino no mundo, seja em tempos de amor, seja nos tempos de guerra.

Luiza 22/04/2019

Vale a pena ler
Livro completamente maravilhoso.

Do começo até a metade ele é meio parado, porém depois a leitura só vai e nos vemos cada vez mais ávidos para ver o que irá acontecer na vida da Sira no próximo capítulo.

Ótimo livro para quem gosta de livros sobre história, com uma pitada de romance e um pouco de espionagem.

Sira começa a vida como uma simples costureira com a vida certa e casamento marcado quando, de repente, sua vida muda completamente ao conhecer Ramiro. De uma simples costureira, ela vira uma espiã.

Luciana.Freire 10/04/2019

Maravilhoso!
Primeiramente eu jamais teria lido esse livro por vontade própria, mas ele foi escolhido pelo Clube de Livros que eu fazia parte e para sair de minha zona de conforto resolvi encarar a leitura.
Grata supreza! A cada página eu me envolvia mais com a triste história de Sira e a cada capítulo ficava ainda mais fascinada por sua trajetória de vida.
Um livro fantástico, envolvente e surpreendente! Recomendo a todos!

Jéssica Santos 08/03/2019

Perfeito, amei Sira Quiroga, o seu amor bandido, sua amizade improvável e sua participação como espiã na guerra hahahha.
Amei a força de vontade de se reerguer e seguir em frente.
Sira é um exemplo de mulher tal qual Scarlett. Não se submete.
Levantemos também nossas cabeças em busca de um futuro melhor. s2

Simone de Cássia 08/03/2019

Conheci a autora em AS FILHAS DO CAPITÃO e gostei do seu jeito de contar história. Não gosto do tema guerra/espionagem /afins e por isso fiquei um pouco resistente em arriscar, mas me surpreendi com a maneira com que esses assuntos são tratados; eles são inseridos na história de vida da personagem e os conflitos mundiais e suas loucuras passam a ser o pano de fundo da saga da costureira. Claro que, por não simpatizar com o assunto, algumas partes achei maçantes, mas nada que atrapalhasse. Outro ponto forte é saber que alguns personagens são reais... aqui tiveram suas vidas romanceadas, mas sempre com uma linha do tempo verídica. Muito bom!

Carol 12/02/2019

Ótimo livro!
História envolvente, o Tempo Entre Costuras cativa o leitor desde o início.

Loo - Bruxa Literária 31/01/2019

Romance com História
Sira Quiroga é uma jovem costureira de Madri. Sua família é somente ela e sua mãe, que também é costureira. Sira conhece um jovem muito carinhoso chamado Ignácio, porém este não era o homem da sua vida. Certo dia Sira conhece um homem incrível, cheio de posses e idéias diferentes de vida. Com Ramiro Arribas, Sira descobre uma nova Madri e um novo mundo.
Mas nem tudo são flores... Sira descobre que Ramiro era apenas uma farsa! E descobre isso numa viagem a Marrocos, onde ela a abandona com dívidas. Agora Sira tem que se virar para pagar todas as dividas e tentar voltar ao seu país no meio da Guerra! Mal ela saberia que seria muito importante numa guerra que ela mal tinha conhecimento.
👚🕰️
Minha opinião: Amei essa história! Eu confesso que não sabia nada sobre a guerra Espanha vs Marrocos, e como a personagem principal também não sabia aprendemos muito COM ela.
Maria Duenas tem uma maneira incrível de escrever! Não conhecia nada dela, foi meu primeiro contato com a autora.

Andrea.Freitas 21/01/2019

Fantástico!
Um dos melhores livros que li nos últimos tempos!!! História envolvente em um contexto histórico muito interessante.

Vivi 17/01/2019

Por que não o li antes???
Meu único arrependimento em relação a este livro foi não o ter lido antes. Faz tempo que o comprei mas não sabia porque adiava tanto a leitura. É um livro que vai ficar marcado para mim, a história é simplesmente incrível. Tudo é muito lindo. A escrita da autora é muito poética, ela tem uma maneira única e diferenciada de contar a história, os personagens são todos muito bem construídos, há personagens secundários que quando aparecem roubam a cena e o pano de fundo histórico é muito bem trabalhado, nota-se que claramente ela pesquisou bastante para escrever o livro e foi muito caprichosa.

Para quem gosta de história é um prato cheio, realmente aprendi bastante. Para quem está acostumado a ler livros que se passam durante a Segunda Guerra Mundial, sabe que eles costumam abordar os países que diretamente se envolveram no conflito, e aqui nesta obra de María Dueñas temos a oportunidade de conhecer esse período histórico sob a visão de um país que oficialmente se manteve neutro, o que como lemos, não significou ausência de tensão e tumulto, ainda mais porque a Espanha havia acabado de encerrar sua própria guerra interna.

Quem está buscando romantismo saiba que, embora o romance até apareça, não é o foco do livro e a autora também não aprofunda muito nessas partes. O foco mesmo é a própria protagonista, suas vivências durante a guerra e seu consequente amadurecimento. E embora a história se passe durante a guerra não é um livro pesado e repleto de sofrimentos.

Enfim, é um livro que vale a pena cada página lida e se o final fosse diferente eu o teria favoritado (não vou especificar para não dar spoiler rs).
Assista ao filme!!!!!

Vivi 18/01/2019minha estante
Tem filme tb, Marisa? Ou é a série?

Marisa 18/01/2019minha estante
Perdoe-me, é série, na netflix.

Marisa 18/01/2019minha estante
os outros livros da Maria Dueñas já não são tão bons quanto este. Ela realmente estava inspirada.

Vivi 18/01/2019minha estante
Vou ver a série sim. Com certeza!!!

Vivi 18/01/2019minha estante
Dessa autora tenho vontade de ler As noivas do capitão. Esse vc leu tb ?

Marcinhaa 19/01/2019minha estante
Gostei Vivi! Vai pra minha lista:)

Vivi 19/01/2019minha estante
Marcinha, acho que vc vai gostar muito. Leia mesmo!

Marisa 19/01/2019minha estante
Li e gostei também. Mas o predileto é mesmo O tempo entre costuras.

Marisa 19/01/2019minha estante
Já "A melhor história está por vir", achei chatinho.

Vivi 20/01/2019minha estante
Ah entendi

Dani 21/01/2019minha estante
Nossa Vivi falou tão bem dele que me deu mais vontade ainda de ler ele! Será minha próxima leitura;)

Vivi 21/01/2019minha estante
Não vai se arrepender Dani :)

Ju 17/01/2019

Orgulhosa
A história de Sira Quiroga no final noa deixa orgulhosas. Ela evoluiu muito em sua vida. Passou por dramas dignos de Hollywood e soube superar todos. Crescendo como pessoa e nos orgulhando como mulher.
O livro tbm aborda a história da Espanha durante as dias guerras que enfrentounos anos 30 e 40.

Porco 16/01/2019

#13 O Tempo entre Costuras
O Tempo Entre Costuras é um livro desnecessariamente longo, porém, se você não tiver pressa para ler e um blog de resenhas para manter ativo, dedique-se a ele. É belo e vale a leitura, é uma experiência satisfatória.

site: https://porcoleitor.wordpress.com/2018/11/05/13-o-tempo-entre-costuras/

Janaína 15/01/2019

O tempo entre costuras

"E eu também descobri, com a mais imensa inquietação, que em qualquer momento e sem causa aparente, tudo o que acreditamos ser estável pode tornar-se desalinhado, desviado, torcido e mudado".

Em O tempo entre costuras, Sira Quiroga, uma costureira nascida em Madri, nos conta sua linda história de coragem e amadurecimento, construída ao longo de desilusões, perdas e conflitos gerados pela Guerra Civil Espanhola (1936/1939) e Segunda Guerra Mundial (1939/1945).

Dentre as personagens coadjuvantes, gostei muito da muambeira Candelaria, que passou fome na infância, levou surras do marido, vivia sob ameaças da polícia, mas se mostrou uma mulher forte e de bom coração. Por meio da Candelaria e de outras histórias, o livro mostra que, em tempos de grandes dificuldades, as pessoas empreendem negócios turvos, se submetem a situações humilhantes e escolhem caminhos incertos, tudo em nome da sobrevivência.

A linguagem e estilo de escrita da María Dueñas me agradaram bastante. A autora fez uma pesquisa impecável e muito bem detalhada na construção deste livro, que é um prato cheio para quem ama aprender história. Guiados por Sira, podemos conhecer um pouco mais sobre os fatos históricos da Espanha, Marrocos e Portugal.

No entanto, o final aberto me impediu de dar 5 estrelas. Acredito que a indefinição sugerida pela autora retirou um pouco do brilho da obra.

Alcione 15/01/2019minha estante
Parabéns!! Linda resenha.
Me animou a ler.
Amo personagens coadjuvantes assim.
Mas com final em aberto, ainda estou lidando.

Janaína 16/01/2019minha estante
Muito obrigada, Alcione! O livro é excelente, acontece tanta coisa. Só o final mesmo que não me agradou tanto. Mas foi uma ótima leitura, gostei muito de ter conhecido esta autora. Fiquei com vontade de ler outras histórias dela.

Adoro autores novos!!!

Alcione 16/01/2019minha estante
Pretendo ler ainda este ano.

Janaína 16/01/2019minha estante
Que bom! Também adoro descobrir autores e ter novas experiências de leitura.

Alcione 16/01/2019minha estante
Só tive surpresa boa no último ano. E nesse,continuo. Já li Ruta Sepetys. E amei.

Dri F. @viajecomlivros 29/12/2018

E esse foi o último livro de 2018!!! ??
Eu estava querendo muito ler essa história, vi que tem a série baseada nele na Netflix mas o livro tem que vir primeiro né hehe.
A história se passa na Espanha, por volta de 1930, período que antecede a Guerra Civil Espanhola.
Sira Quiroga é uma jovem costureira que leva uma vida humilde junto com sua mãe. Ela está noiva de Ignacio e leva sua vida de uma forma muito simples. Mas ela se apaixona perdidamente por Ramiro, e em nome desse amor abandona tudo e parte com ele para o Marrocos. Alguns meses antes da guerra se iniciar ela é abandonada por ele. Sira se vê em um país estranho, sem nenhum conhecido, sem dinheiro, com dívidas e uma guerra que a impede de voltar a seu país.
E toda sua vida começa a mudar.

Esse romance histórico traz como pano de fundo a Guerra Civil Espanhola, a ditadura de Franco e a Segunda Guerra Mundial. Todos esses fatos vão se entrelaçando com a vida da costureira Sira e com as decisões e ações que ela tem que tomar em sua vida.
A pesquisa história da autora é incrível e detalhado e ela traz muitos personagens históricos reais, com uma bibliografia incrível no final do livro.
A história de Sira e sua evolução foi algo que me agradou, mas achei a narrativa muito cansativa em alguns momentos. É um livro extremamente descritivo, os lugares, os países, as pessoas tudo era muito detalhado. O pano de fundo histórico é muito completo mas a história de Sira e outros personagens acaba se perdendo no meio disso, acho que em alguns momentos o ritmo é bem lento. O romance também não me convenceu, o destino dos personagens acaba meio em aberto e isso não me agradou, sempre tenho dificuldades com finais em aberto heheh.
Valeu pelos conhecimentos históricos, isso foi bem interessante, mas não sei se me convenceu a assistir a série.
Se você já leu ou assistiu a essa história, me conta se gostou??

Conheça meu instagram literário @viajecomlivros

site: Instagram @viajecomlivros
Morena 22/03/2019minha estante
Acabei de ver essa série na Netflix e vim buscar informação sobre o livro. E foi isso que eu achei da série: protagonista que não eh cativante, romance insosso, personagens deixados de lado e final ruim. Eh uma série muito boa por todo mistério, mas o final...

Nerkell 28/12/2018

O tempo entre costuras
Este é um romance apaixonante. Foi escrito com riqueza de detalhes. Ele revive o contexto social durante a Revolução Espanhola e a 2ª grande guerra.

Caroline.Mestanza 25/10/2018

O Tempo entre costuras
Gostei demais de ler O tempo entre costuras! Leitura fácil e ao mesmo tempo com muitos dados históricos e um romance gostoso de pano de fundo!
A maior parte dos personagens é real, então é interessante saber o que aconteceu com cada um ao final!
Morrendo de vontade de conhecer o Marrocos!!
Josue.Fagundes 27/10/2018minha estante
Parabéns!!