O tempo entre costuras

O tempo entre costuras María Dueñas

Resenhas - O tempo entre costuras

Ruchelli.Parisi 10/12/2021

Recomendo
O livro nos leva a viver no tempo das Guerras mundiais. E uma inocente jovem costureira, que após sofrer uma traição, sozinha, endividada e em um país onde não conhece ninguém precisa refazer sua vida do zero.

Mas ela vai amadurecendo conforme o livro vai avançando, e de inocente e indefesa sofredora, passa a ser uma poderosa costureira da alta classe social.

Mas a vida vai apresentando pessoas poderosas e influentes, que aos poucos vai mudando o rumo de sua história e mudando para sempre seu destino.

A leitura é envolvente, com uma narrativa e detalhes das cenas perfeitos, nos faz viver e sentir as alegrias e temores da personagem Sira.

Xavier 06/12/2021

Maginifico
Uma traição, duas guerras, espionagens. Tudo isso entre a Espanha e o Marrocos.
Fiquei impressionada com a habilidade da autora para nos levar a esse ambiente. Em diversos momentos eu me senti no ateliê da Sira.
Com certeza Maria dueñas tornou-se uma das minhas autoras preferidas e em 2022 vou ler outros livros dela.

:: Sofia 25/11/2021

Romance de época? Acho que não.
Eu sou uma nova amante do gênero romance de época. Mas fato é, que romances de época todos têm o mesmo tom, a mesma urgência e são similares entre si (longe de mim reclamar! Continuo consumindo avidamente). Por isso, numa procura em blogs, encontrei uma recomendação acerca de O Tempo Entre Costuras, que dizia se passar 1930-1940, na Península Ibérica.

Resolvi dar uma chance a essa variação. Afinal de contas, além de sair da região da Inglaterra-Escócia, a história se passa num período palpável a nós leitores (para mim é a época da minha bisavó), numa Europa efervescente, muito mais liberal do que o século XVIII. Queria ver o tom que a narrativa teria, seria a mocinha uma mulher indefesa? O mocinho seria um cavaleiro?

Bem, eu estava redondamente enganada em meus "pré-conceitos". A personagem principal é Sira Quiroga, uma costureira de origem simples, noiva de um homem simples, Ignácio, com ambições simples na vida. Ignácio é o mocinho da história? Nããão! A história da personagem dá uma reviravolta quando conhece Ramiro, um sedutor que dá para Sira o que ela nunca poderia imaginar: luxo e luxúria, uma paixão sem proporções. É Ramiro o mocinho, então? Também nããão! Por aí podemos perceber já uma grande diferença dessa protagonista com outras do romance de época. Sira não é "boazinha", ela falha com o amor puro de Ignácio e os leitores conseguem perceber que Ramiro é um canalha. A passagem de Ramiro pela história não dura muito, mas as consequências de seus atos sim: ele deixa em Marrocos uma Sira doente, de amor e de saúde, com suas dívidas para pagar.

Assim, o livro de María Dueñas já passava longe do que eu esperava de um romance de época. Mas tem mais: Sira passa por imensas dificuldades e não há mocinho no enredo da história. Apenas homens com outros problemas que não os seus; a relação amorosa não é a parte principal da trama. As dificuldades da Srta. Quiroga nos permitem uma real identificação com ela, nos dando satisfação de vê-la crescer ao longo da década de 30. Outro diferencial do livro é o vaivém de personagens secundárias, tão distintas em classe, dinheiro, personalidade e influência na vida de Sira, que estão afundados em seus próprios problemas. Assim, vemos num livro de ficção uma dura verdade que aprendemos na vida: somos protagonistas apenas da nossa história; cada pessoa tem a sua própria.

Para mais, O Tempo Entre Costuras é um livro muito bem escrito, é uma Sira do futuro, mais velha e vivida, que nos conta a história. Algumas vezes temos pinceladas de seu amadurecimento na narração, outras ficamos com angústia por vermos a mulher endurecida que se forma a frente de nossos olhos, fruto das dificuldades pessoais e da guerra. Ah! Essa é, na minha opinião, a maior distinção do livro: uma história que não ignora a História do mundo, política e factualmente. Na verdade, Sira é uma personagem que, de uma hora para a outra, se vê metida em meio a personagens históricos internacionais, da Guerra Civil Espanhola e da Segunda Guerra Mundial.

Portanto, eu, que comprei essa preciosidade acreditando que morreria de amores por um casal, me encontrei morrendo de amores por uma personagem cheia de erros acumulados, que segue crescendo nas adversidades. Esse livro se tornou, já, um favorito meu. Uma passagem, que achei bacana, na página 202: "Mas errei, como quase sempre se erra quando construímos concepções com base no frágil apoio de uma simples ação ou algumas palavras".

Lulu 03/11/2021

Uma delícia de livro
Esse livro é uma delícia de ler. Você se envolve com a personagem e sua história cheia de reviravoltas. Um dos meus livros preferidos.

Patricia 02/11/2021

Envolvente, tenso, e o desenvolvimento de uma mulher
De leitura muito rica de detalhes, narrada em primeira pessoa, a gente conhece a fundo o crescimento e desenvolvimento da protagonista Sira Quiroga, que vive de perto o universo da costura ao trabalhar junto com a mãe, em um atelier famoso. Passa brevemente por sua infância, sua juventude, a ingenuidade da jovem idade, os desafios da vida adulta, tudo com a guerra civil espanhola como pano de fundo. Depois de alguns traumas, ela se reinventa e se redescobre, transformando-se em uma mulher de muitos segredos.
Como em uma novela, a cada página um acontecimento diferente, e a tensão só aumenta!

Liduina 25/10/2021

Tempo entre costuras
Sem palavras para definir o quanto essa história é surpreendente. Prende sua atenção do início ao fim. Amei.

Christian Homem de Melo 19/10/2021

A costura era só um pretexto.
Belíssimo romance ambientado da Madri envolvida pela guerra civil espanhola.

Cheio de personagens fictícios ricos em detalhes,
e de personagens reais também espetaculares com a Sra Foxx.

Sira, a linda costureira, é uma mulher guerreira que lutou por sua integridade e dignidade usando a cintura para isso, até que a costura ficou em segundo plano quando se converteu em ema linda espiã do serviço de inteligência inglês.

Giu 07/10/2021

Um livro que mistura amor, guerra, amizades, espionagem e moda numa escrita super envolvente:

Paula 30/09/2021

Mais um favorito do ano!
Que leitura! Desde quando assisti à série de tv ano passado, fiquei com vontade de ler o livro, parecia até que estava relendo. Me admirei como os personagens foram tão bem retratados na adaptação, eles são extremamente cativantes, torci pelos mocinhos o tempo todo. Mesmo sabendo dos acontecimentos da história, li com expectativas e feliz por estar conhecendo este livro tão maravilhoso. A escrita da autora é perfeita, chega a ser poética. O romance é lindo, mas ela só dá migalhas para o leitor. A protagonista tem uma construção incrível. Um ponto negativo para mim foi o ritmo das primeiras 100 páginas, mas a partir de certos acontecimentos na vida da Síria, o livro chega a ser frenético. Quero muito conhecer o próximo livro publicado sobre a Sira!

Pamzita 23/09/2021

Simplesmente apaixonante
Eu já tinha me apaixonado pela série, mas o livro deixou uma marca especial no meu coração? uma história incrível, bem escrita, de leitura fácil, aquelas que você começa e não consegue parar. A autora consegue costurar muito bem a vida da personagem, uma costureira que larga tudo e vai para o Marrocos ao lado de um grande de amor e a partir daí sua vida sofre grandes reviravoltas, durante a guerra civil espanhola. A medida que você vai lendo, Sira vai se tornando uma amiga, daquelas que sempre tem histórias incríveis e ao final você fala que história. Super recomendo a leitura.

Jul 21/09/2021

O Tempo entre Costuras - María Dueñas
Apesar de não ser muito o meu estilo de leitura, gostei bastante desse livro. A autora soube construir os personagens tão bem que tive que pesquisar para ter certeza que eles não existiam. Além disso, Dueñas conseguiu intercalar a história (que se passa numa época delicada) muito bem com a narrativa. Me identifiquei bastante com a personagem principal Sira e me inspira perceber o quanto ela cresceu ao longo da história.
Recomendo para aqueles que gostam de narrativas ficcionais que se misturam com a realidade. Ótimo livro para se ler se é fã de história também.

Isa 06/09/2021

O tempo entre costuras
Sira Quiroga é uma jovem espanhola que mora em Madri com sua mãe em um bairro humilde na década de 1930. Tem um namorado gentil, é aprendiz de costureira e batalha diariamente com sua mãe para sobreviverem. Sua vida vira de pernas pro ar quando conhece Ramiro, por que se apaixona louca e cegamente. Seu pai, até então desconhecido, reaparece e lhe deixa uma boa quantia de sua herança e ela e Ramiro vão embora para o Marrocos. Lá, Sira sofre os piores dos golpes: Ramiro rouba todo seu dinheiro e jóias e lhe abandona com um filho na barriga. A partir daí, senhoras e senhores, a frágil Sira entra em uma nova fase de sua vida: a guerreira. Com amizades improváveis, como a trambiqueira Candelária e a poderosa e bem relacionada Rosalinda Fox, Sira inicia seu ateliê de alta costura e da uma guinada em sua vida. Mas as mudanças não param por aí. Com a ameaça da Guerra e os alemães vindo para a Espanha, Sira recebe um convite inesperado: trabalhar como espiã para o serviço secreto britânico enquanto costura as mais sofisticadas roupas para as esposas dos oficiais alemães, ouvindo suas histórias e repassando ao comandante inglês. Assim, outra fase dá início em sua vida: a de espiã. Ela retorna para Madri onde abre uma filial de seu ateliê na cidade enquanto sua mãe fica tomando conta da loja de Marrocos. Ela incorpora incrivelmente bem o papel de costureira renomada e logo é solicitado seus serviços em Portugal para descobrir a respeito de Manoel da Silva, que até então era aliado dos ingleses, mas, passou a fazer jogo duplo quando começou a negociar com os nazistas. E no meio tudo isso ela ainda tem tempo para o amor.
Para que gosta de romance, ação, tramas política, jogos de poder, história e cultura esse livro é repleto de tudo isso e muito mais. Maria Duenas é uma grande escritora!

Okawa 28/08/2021

Simplesmente lindo? o início foi difícil de engajar, mas conforme a história vai se desenrolando foi impossível parar. Há também uma série na Netflix, linda!

fefashelf 23/08/2021

a novela que me acompanhou por 1 mês
o início e o final desse livro são eletrizantes mas todo o meio dele é de um marasmo que me fez demorar vários dias pra que eu terminasse a leitura. mas no fim, valeu muito a pena ??

Elise 20/08/2021

É um romance muito bem desenvolvido, com uma história longa que te faz entender as motivações de cada um dos personagens para fazer o que fazem. Eu optei pela leitura desse livro por conta de uma comparação com a obra de Zafón, e eu entendi o porquê. Mas, ao contrário das histórias de Zafón, em que o contexto histórico é mais um plano de fundo, em "o tempo entre costuras" nós nos vemos inseridos em todas essas manipulações e conspirações políticas, com a presença de figuras históricas e de fatos que realmente aconteceram, misturados à ficção. Por isso, é um livro extremamente denso e, por vezes, de difícil leitura fluida. No entanto, uma história incrível para entender um pouco mais de como foram esses anos distantes de guerras na Espanha, e com o gosto de se ter tudo isso com personagens muito interessantes e um enredo muito bem amarrado e estruturado.