O tempo entre costuras María Dueñas

Resenhas - O tempo entre costuras

Júlia 22/11/2020

Tempo entre costuras
Uma aula de história intrigante sobre a Guerra Civil Espanhola e os bastidores do relacionamento entre alemães e espanhóis antes da Segunda Guerra. Leitura gostosa e intrigante, com toque de romance! Vale a pena ler!

Renata Almeida 13/11/2020

"Simplesmente Sira."
Sira, jovem espanhola de origem humilde, vive com a mãe, costureira, que trabalha num atelier, e assim nasce uma futura costureira de prestígio, que vai ajudar a moldar a história da sua vida e das pessoas à sua volta.
Após romper o noivado, entra de cabeça em um relacionamento com um homem de origens duvidosas, embarca para Marrocos, mas depois de um tempo é abandonada e, apesar de todos os contratempos, ainda consegue encontrar amigos que a ajudarão a se reerguer. A segunda guerra explode, e com seus contatos e amizades entra em um mundo que jamais poderia imaginar, com seu talento na arte da costura consegue ajudar e fornecer informações para derrotar os inimigos que estão no poder.

@fernandathomazi 01/11/2020

Viage pra vários lugares junto com Sira e seus tecidos!
História bem diferente dos romances tradicionais, narra a vida da costureira e toda sua trajetória durante árduos tempos de guerra, pessoas que criaram sua vida e a tornaram miserável e também pessoas que passaram e tornaram o fardo mais leve.

A narrativa é muito boa. Achei que a história demorou um pouco para me prender, mas da metade pra frente a trama fica bastante intensa é quase impossível parar de ler.

Adorei o livro, adorei o final, adorei viajar por tantos lugares e tantas culturas dentro do livro.

Sinue.Carla 14/10/2020

Na medida certa
Uma mulher humilde e simples que vive em uma Espanha em tempos difíceis, a narrativa é fluída e intrigante, os personagens são cativantes. Difícil falar desse livro sem soltar spoilers. Sira é uma mulher cativante, como mulher me identifiquei com tudo que a personagem passa e sente, sofri e sorri com ela nos altos e baixos que ela enfrenta e como uma mãe que vê a filha crescer me orgulhei do crescimento da personagem.
Guerra, espionagem, amor, desilusão; tudo dentro desse livro na medida certa para você se apaixonar!

Duda Bañolas 07/10/2020

O tempo entre costuras
Reflito sobre este livro, naturalmente, baseada em opiniões relativas àquilo que conheço, tendo peso os últimos livros que li. O penúltimo deles foi “Norwegian Wood”, de Murakami. Se aquele tratava de uma história sem grandes acontecimentos de forma irrealmente sóbria, este tem como foco uma história extraordinariamente romântica, tecida por um texto que de forma mágica descreve as incríveis aventuras de Sira.

A forma como a história se desenvolve, ao meu ver, foge demais da realidade e se insinua aos clássicos romances. Suas primeiras páginas mostram a menina desafortunada, por quem se apaixona um homem mais velho e rico, que descobre, ao fim, ter uma enorme herança ao seu dispor. Passando por Jane Eyre em poucas páginas, o livro traz voltas e reviravoltas.

Enquanto lia O tempo entre costuras, li também “Homens imprudentemente poéticos”, de Valter Hugo Mãe - que, como uma grande surpresa, se tornou meu livro favorito. Em seu prefácio, Laurentino Gomes compara: “é uma surpreendente e poderosa exceção em um ambiente literário em que tudo se tornou previsível e confortavelmente repetitivo”. Ao meu ver, na literatura, o “previsível” e “repetitivo” fazem alusão paradoxalmente ao mirabolante, e é aí que se encaixa O tempo entre costuras.

Acho que se eu tivesse lido este livro há uns 7, 8 anos, provavelmente teria gostado muito mais do que de fato fiz. Para aqueles que gostam de livros cujo tema central é deveras o desenrolar da história (talvez isso não pareça fazer sentido, mas posso explicar), recomendo este. Para aqueles amigos em que identifico um gosto literário semelhante ao meu, já não recomendaria.

Marciane Maria 28/09/2020

Maduro, inteligente e com um rico contexto histórico!
Um romance histórico maduro e inteligente e tocante, sem ser sensacionalista ou exagerado. Enaltece a força da mulher e a sua importância na construção de um mundo melhor.

A personagem principal, SIra Quiroga, é uma mulher incrível que tem seu amadurecimento ressaltado durante toda a trajetória da trama. Entre altos e baixos ela mostra sua fragilidade, mas também toda sua força e coragem. Uma mulher a frente de seu tempo, assim como muitas outras personagens femininas que aparecem ao lado dela.

O livro é dividido em 4 partes e em cada uma delas, novos personagens aparecem dando mais emoção à trama. Apesar de ser uma história muito instigante, a escrita foi um pouco lenta pra mim. Possui um contexto histórico denso (entre a Guerra Espanhola e a Segunda Guerra Mundial), mas interessantíssimo, principalmente porque essas informações adicionais servem de plano de fundo para que a história tenha sentido.

Gostei muito e fiquei encantada com a amplitude que a história tem e como nos nos envolve e nos transporta para uma viagem no tempo!

Laura.Bianchini 24/09/2020

Uma história que vai deixar saudade..
Essa é a segunda vez que leio ''O Tempo Entre Costuras'', e a sensação que ele me causou foi exatamente igual a que tive a dois anos atrás, no meu primeiro contato com a obra.
Esse livro simplesmente reúne tudo de mais incrível: uma historia de espiã, que fica ainda melhor com uma protagonista feminina (sou suspeita para falar né), personagens sensacionais e um cenário produzido de forma exemplar.
Confesso que é um livro bem denso, com muitas páginas de explicações sobre figuras políticas ou sobre o contexto da guerra, o que o torna um pouco mais demorado; apesar disso, não foi algo que me incomodou, acho que isso complementa demais a história.
Fiquei muito surpresa ao saber que vários personagens foram inspirados em pessoas que realmente existiram, como Rosalinda Fox, Juan Luis Beigbeder, entre outros, o que torna a história muito mais especial.
Não sei nem como me despedir de tudo isso, é realmente um livro que te prende e te transporta diretamente para um Marrocos exótico, ou uma Madri sombria e destruída; vai ficar guardado no coração para sempre.

Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 23/09/2020

Não foi pra mim...
Admito que me interessei por esse livro logo de cara, primeiramente porque adoro um livro de época, independente de ser século XV ou XX, e que se passa na Espanha?! Tenho uma admiração muito grande pela Espanha, um desejo enorme de conhecê-la, então um livro que se passa lá já entrou na minha wish list de imediato.

Quando eu consegui comprar e ele chegou aqui em casa, também me apaixonei pela edição. Na verdade, eu ia comprar o de brochura, mas por desatenção comprei o de capa dura, me arrependi assim que percebi, mas o sentimento logo foi deixado de lado.

A edição é linda demais, não tenho muitos livros dessa editora e, falando por esse, achei um primor. Não encontrei erros de português, as primeiras e últimas páginas são marrons. Maravilhoso mesmo, vale cada centavo.

Agora, vamos passar para a parte que importa, sim? O enredo.

Bom, eu não amei, na verdade, estava em uma fase bem complexa quando comecei a ler. Envolvida com um processo seletivo, prova, entrevista… Enfim, consegui o estágio, mas até chegar nisso foi bastante nervosismo e a leitura desse livro pegou justo essa fase. Ele não é dos mais leves, por isso não tive facilidade.

No quesito ambientação O Tempo entre Costuras é realmente muito rico, você se sente dentro da Espanha da década de 1930, mas a narrativa me incomodou em diversos pontos. No início, achei que seria aquela narrativa rápida, que conta acontecimentos de meses em alguns parágrafos, mas passando as páginas, há várias situações que se alongam, sendo descritivas ao extremo. Achei isso bastante instável, o que não me causou uma boa impressão, para ser sincera.
[...]
CONTINUA NO LINK

site: https://meowbookblog.com/2020/09/23/resenha-o-tempo-entre-costuras-de-maria-duenas/

Yasmin.Narciso 28/08/2020

O tempo entre costuras
Nossa, nunca fui muito fã de romances no entanto esse livro é simplesmente maravilhoso, eu não conseguia parar de ler. Uma história emocionante de como a vida te oferece limões e você faz uma limonada.

Aletheia (@almaletrada) 20/08/2020

O livro se passa entre a guerra civil espanhola e a segunda guerra mundial, passando por um universo de tramas, conchavos e crueldade de um período negro da nossa história. Misturando personagens fictícios e reais, com pano de fundo histórico, é um romance perfeito para entendermos os enredos e cenários pré 2GM.

Laris 20/08/2020

Romance histórico de qualidade
Como boa descendente de espanhois que sou, adorei a ambientação de Madri, os fatos históricos e personagens que realmente existiram. Em descrições minuciosas a autora descreve nos mínimos detalhes a personalidade e a organização dos espanhois, dentro do país e em colônias fora de seu país. Em vários momentos vi nos personagens as atitudes exatas dos meus avós, ou de vizinhos espanhois. Foi uma ambientação muito nostalgica para mim.
A parte da espionagem a ação em si tb foram excelentes e a historia me prendeu do inicio ao fim.
Minha unica ressalva é a personagem principal, Sira Quiroga, que tive muita dificuldade para me conectar. Ela é extremamente bem construída e profunda, mas por acha-la egoista e fútil, agindo sempre em interesse proprio e se colocando como vitima das situacoes, peguei um pouco de ranço. Confesso tb que assisti a serie da Netflix em paralelo e a atriz que interpreta a Sira me incomodou bastante (pq é pessima), e isso pode ter influenciado na minha avaliacao da leitura.
De todas as formas, com certeza é um livro que eu recomendaria.

Rosana Miyata 30/07/2020

A história é muito boa, mas pela quantidade de detalhes e dados históricos a leitura para mim se tornou lenta, eu demorei bastante para ler. Mas pode ser porque eu não estou acostumada a ler livros desse gênero.

Júlia 17/07/2020

Lindo!
Este livro é, primeiramente, a história de várias mulheres. Em especial Sira, mas, junto dela, Candelaria, Dolores e Rosalinda. Mulheres fortes e decididas que cresceram muito nas adversidades que enfrentaram. Com certeza um livro marcante que merece seu lugar nos favoritos. Ansiosa para ler o próximo de Maria Duenas!