O tempo entre costuras

O tempo entre costuras María Dueñas

Resenhas - O tempo entre costuras

Síntique 21/04/2021

Quase uma novela
Livro ok. Boa história. Não vai para a prateleira dos favoritos, mas tem bons préstimos. Indico para quem gosta de uma boa história, personagem feminina central, com reviravoltas, superação, lugares exóticos e tramas de espionagem. Tem um seriado de adaptação, que não faz jus ao livro. Então se assistiu e não gostou, dê uma chance ao livro, que é consideravelmente melhor.

Simone 18/04/2021

O livro narra a história de Sira Quiroga, uma moça espanhola que acompanhamos desde pequena, quando sua mãe, Dona Dolores, a apresenta o universo da costura. Ela tem uma vida muito tranquila com um noivo a quem não morre de amores, até realmente se apaixonar e mudar seu destino.

Vii 19/04/2021minha estante
foi escrito por Maria Dueñas é uma escritora espanhola. Ficou famosa em 2009 com O Tempo Entre Costuras, seu primeiro livro, que se converteu numa das obras mais vendidas da literatura espanhola nos últimos anos e foi traduzida para mais de vinte e cinco idiomas.

dialogonoslivros 05/03/2021

Sira Quiroga, a mulher de mil faces
Em 2018 me encantei com a série "O Tempo Entre Costuras", que na época ficou na minha lista de favoritas. Ainda assistindo a série soube que havia o livro e logo fiquei louca para ler, porém nunca o encontrava nas livrarias. Então em outubro de 2020 esse livro literalmente caiu nas minhas mãos e ficou para a minha meta de leitura 2021.

Parafraseando uma das resenhas aqui do SKOOB, porém indo um pouco além, não só me tornei amiga de Sira, como também fui Sira. Vivi seus medos, suas dores, suas transformações e seu crescimento ao longo do romance. Me apaixonei perdidamente por seus amantes e por seus trabalhos.
María Dueñas costura a história de Sira como um grande manto de força, coragem e superações. A forma como a autora escreve me encantou muito, tão poética, tão tocante e tão visceral que precisei de mais de um marcador para grifar as frases tão lindas que recheiam esse livro. As descrições são tão bem feitas que não é difícil se ver no Tanger, nas ruas de Tetuan, Madri, Estoril e Lisboa. Também não é difícil dar vida aos personagens, reais e fictícios, como se eles estivesse em nossa frente.
O livro conta com - pequenos - furos, mas nada que possa atrapalhar a leitura. E talvez, só por isso eu dê a ele 4 estrelas.
Como uma boa história espanhola "O Tempo Entre Costuras" nos traz romances avassaladores, suspense, dramas reais, e fatos históricos que mudaram o mundo e a vida de milhares de pessoas.

Quanto a edição: adquiri a edição de bolso da Planeta Livros (aquela coma capa da série), e se mostrou muito completa com várias notas de rodapé que nos ajudam a situar a história na linha do tempo das guerras. Entretanto, por ser uma edição de bolso as margens deveriam ser maiores, diversas vezes tive que forçar a abertura do livro para conseguir ler.

Karen Gabrieli 27/02/2021

Mais do que uma história gostosa de ler
Uma leitura gostosa, que te prende e você quer acompanhar cada capítulo como se fosse uma novela da tv só que melhor. Sempre tem muita coisa acontecendo na vida da protagonista que te surpreende.

Mais do que história sobre uma costureira espanhola, temos um grande pedaço sobre a história da Espanha e também Marrocos.

É apresentado dados políticos, mas todos são importantes pro enredo e são forças que movem a história, às vezes de maneira secundária às vezes de maneira explícita.

Mesmo falando de história e política é um livro que acho que facilmente envolveria qualquer um que gosta de uma boa história.

Ana 25/02/2021

Um livro para feministas
O livro é envolvente, conta uma história de superação de uma mulher, principalmente na época em que se passa, onde os homens se sobressaiam e as mulheres eram coadjuvantes. Ela dá uma reviravolta na vida, supera obstáculos e ainda realiza trabalhos de investigação correndo grandes riscos em épocas de guerras. Fantástico!

Andreia 24/02/2021

A história de Sira Quiroga se passa nos anos 30, desde sua juventude em Madrid até sua mudança para Marrocos meses antes do início da guerra civil espanhola, onde sua vida muda completamente.
A participação da Espanha na segunda guerra como pano de fundo transforma novamente a vida da simples costureira em uma vida glamourosa, cheia de aventura, conspirações políticas, espionagem e romance. O livro retrata a transformação da jovem inocente e ingênua em uma mulher madura, decidida e independente.

sarinha 23/02/2021

Pífio
O livro é pesado, a história é enrolada e em vários momentos, a vontade de desistir é grande. Com algumas reviravoltas interessantes, o livro se arrasta por descrições desnecessárias e massantes.

reffdeotti 22/02/2021

Amei! A vida mostrou oportunidades, que não foram desperdiçadas. Resultado: uma incrível espiã.

Adri 10/02/2021

Costurando a vida.
Com tecidos, agulha e linhas Sira Quiroga vai costurando a sua vida tentando amenizar a dor do abandono em um lugar onde não conhece ninguém. Em busca de saber o motivo, Sira se encontra com grandes dificuldades mas com a ajuda de algumas pessoas ela consegue se reconstruir e enfrentar o momento difícil que vem vivendo.
Um romance sensível de idas e vindas.

Magasoares 09/02/2021

Uma Pata Negra
Um pouco cansativa, com muitos detalhes, mas ainda bem que não abandonei, porque só o final vale a pena.
Recomendo

Ivanice Ribeiro 27/01/2021

A história é um romance envolvente, de leitura fácil. Uma obra de ficção que se mistura com alguns personagens reais e tem como pano de fundo a guerra civil espanhola, em meados da década de 30.

Conta a vida de Sira, a personagem principal,  e traz na trama muitas reviravoltas, emoção, aventuras e perigos.

Sira é uma moça simples, costureira, ofício que aprendeu com a mãe, com a qual vive na periferia de Madri. Ao se apaixonar loucamente por um homem sedutor, larga o noivo e aventura-se indo com sua paixão para o Marrocos atrás de uma grande oportunidade de emprego. Eles vivem dias de farra e glamour, até que inesperadamente sua vida se transforma outra vez, quando o seu amado rouba tudo que ela tem, a abandona grávida e a deixa cheia de dívidas. Ela perde a criança e precisa aprender a se virar sozinha num país estranho, já que não pode voltar à Espanha por causa da guerra.

Entre idas e vindas, ela consegue montar um ateliê de alta costura e passa a atender mulheres da alta sociedade. E assim ela fica amiga de uma inglesa que é amante do alto comissário espanhol no Marrocos. Através dessa amizade, ela conhece um jornalista inglês, que a ajuda a tirar sua mãe da zona de guerra na Espanha e levar para o Marrocos.
Os dois se apaixonam mas o romance não vai adiante porque ela não sente-se pronta pra se arriscar novamente no amor. Ele está só de passagem pelo Marrocos e ao terminar seu trabalho, vai embora.

Algum tempo depois da guerra civil acabar, Sira volta à Madri, como costureira internacional, de alta classe, com outra identidade. Seu trabalho na verdade é um disfarce para espionar os alemães através das conversas de suas esposas no ateliê.
Ela torna-se espiã, trabalhando para o serviço secreto britânico, com o intuito de impedir que a Espanha entre na segunda guerra apoiando os alemães.

E essa é mais uma reviravolta na vida dela, que de simples costureira, vê-se então envolvida num mundo completamente diferente do que está acostumada. Ela se torna uma mulher forte, corajosa, determinada, corre riscos, reencontra o amor.

É uma história apaixonante que nos faz vivenciar junto com a personagem cada sentimento, anseio, dúvida medo, incerteza e as aventuras dela.

Debs @DeboraMaryn 22/01/2021

Envolvente
A história começa de um jeito e chega uma determinado momento que toma um rumo inesperado. É uma história muito envolvente e muito agradável de ler, não conseguimos imaginar o que vai acontecer a seguir então acabamos tendo varias surpresas ao decorrer da leitura. Amei.

Simone361 22/12/2020

Um livro excelente, uma personagem muito forte, a leitura é fácil e prazerosa, não é um simples romance.

Razuki 28/11/2020

O medo não quis ficar, foi comigo...
Eu gostei muito do livro, confesso que no início estava um pouco desanimada, a leitura foi um tanto arrastada, mas depois que ela conhece a Candelaria tudo fluiu melhor.

Agora depois da leitura fez muito sentido ter uma série, por vários momentos pensei... "agora sim a história acabou"... Aí de repente começava uma nova etapa e mais interessante que a anterior, esse vai e vem de personagens trazia fôlego p/ leitura.

Achei a escrita bem amarradinha, com um contexto histórico muito ambientado, não me perdi em nenhum momento, mesmo não gostando muito de livros com esse tema.

Não é um livro que vou ler novamente, mas com certeza irei assistir a série e recomendar bem quando me perguntarem.