O tempo entre costuras

O tempo entre costuras María Dueñas

Resenhas - O tempo entre costuras

Monique @librioteca 10/05/2023

Um romance interessante que mistura fatos e ficção, mas que definitivamente poderia ser mais enxuto. A trama se alonga demais em alguns trechos , muito descritivos, e sem nenhum acontecimento marcante. Também senti falta de um melhor desfecho para alguns personagens. Gostei, mas não amei.

Ally 29/04/2023

Diferente, arrastado, porém envolvente
????
Gostei bastante da história, embora muito arrastada. Os primeiros 20% por exemplo vc fica "tá mas pq eu ainda tô lendo isso mesmo?". A trajetória de introdução da personagem é muito grande, mas em compensação a evolução e amadurecimento dela diante das situações difíceis da vida são incríveis, e você passa a realmente admirar a Sira.
Adorei o pano de fundo, me apaixonei bastante pelo Marrocos, fiquei com um coração apertado pelas guerras e suas consequências, mas tem horas que a autora parece estar enchendo linguiça de um monte de termos e fatos que sim, foram reais, outros nem tanto, mas que são páginas e páginas facilmente descartáveis pra história, porque meu cérebro simplesmente não conseguia processar esse montante de informação difícil e que não parecia fazer sentido.
Enfim, depois que o livro pega o rumo, não tem freio até finalizá-lo. Recomendo a leitura.
Menção Honrosa: Rosalinda Fox, Forte e encantadora do início ao fim, merecedora de todos os louros.
Candelária, a Muambeira, outra mulher forte, com um coração de mãe gigantesco, e uma tenacidade pouco vista antes.
Vocês duas deram alma ao livro, mesmo sendo personagens secundárias.

Lau 14/04/2023

Um bom livro mas com partes cansativas
Achei um bom livro, mas poderia se resumir em 300 páginas facilmente. O início e o fim são bons mas o meio tem muita enrolação, descrições demais e desnecessárias que podiam ter sido cortadas. O que achei mais distinto neste livro é a autora misturar fatos e personagens históricos com romance/ficção. Senti falta apenas de mencionar que fim deu o Ramiro.

MIRANDA 14/04/2023

Uma boa leitura para aqueles momentos de resseca literária - romance leve com entretenimentos e dramas da época do fascismo de Franco . Espanha e Marrocos
entrelaçados.
Palavra para o livro : pontotraçoponto
( p.s.: série na netflix baseado no livro , porém deixa muito a desejar pois como sempre , o livro é bem melhor . )

Vic Machado 13/04/2023

Uma leitura encantadora!
Para os fãs de romance histórico, María Dueñas é um prato cheio. Em seu aclamado romance ?O tempo entre costuras?, Dueñas narra a história de Sira Quiroga, uma costureira que deixa tudo para trás, pátria e família, para perseguir uma paixão. Esse amor, no entanto, não se prova resistente às provações da vida e, logo, Sira se vê sozinha em um país desconhecido, grávida e com uma dívida feita em seu nome. Tudo isso acontece no contexto da Guerra Civil espanhola e Segunda Guerra Mundial despontando; o trabalho de pesquisa histórica de Dueñas é magistral, e fechar as páginas desse livro é como voltar de uma longa e surpreendente viagem.

Ana Paula FZ1 23/03/2023

Meu primeiro contato com a autora e já virei fã.

Adorei a historia, sua escrita e só não favoritei porque tiveram alguns trechos um tanto quanto cansativos por conta de relatar muito sobre a ¨tramoia¨ da Guerra e os acontecimentos daquela época;

Sira é uma personagem incrível, começa sonhadora, boba até, até que a vida lhe dá tanta porrada@ que ela termina uma mulher espetacular, madura, segura, sabendo exatamente o que quer e ler essa transformação dela é muito gostoso,

Já to contando os minutos pra ler a continuação, e outros livros da autora, que me cativou demais com sua escrita ... adorei !!!

site: http://paixaoporleituras.blogspot.com/

Giulia Benício 12/02/2023

Se tornou um dos meus livros preferidos! A leitura flui de maneira que faz com apetecemos por mais (apesar de ser uma história grande). É muito bom ver o amadurecimento da Sira ao longo da história, depois dela ter passado por tanta coisa. Realmente amei este livro, mas tem dois pontos pelos quais não gostei:
1- O final. Achei que poderia ser mais trabalhado, em razão dos "suspense" ao longo do livro, me deixou a desejar.
2- A "enrolação" em algumas partes do livro me irritou um pouquinho, confesso. Partes onde poderiam ir direto ao ponto e acabavam "perdendo o foco" um pouco do que realmente me interessava.

Mas de qualquer forma foi um livro maravilhoso!! O melhor que li esse ano até agora.
Outra razão por eu ter gostado TANTO desse livro e ter se tornado um dos meus favoritos é o fato de eu ser costureira assim como ela e eu amei a forma como o livro descrevia o trabalho dela e a forma como a Sira descreve detalhadamente a roupa das outras pessoas em sua volta.

Josi 05/02/2023

'Classudo'
Demorei anos para terminar esse livro, mas finalmente consegui. Não que seja uma leitura desagradável, claramente não é, mas algumas partes são bem lentas e acabei abandonando temporariamente.
Tendo dito isso, só tenho a dizer que 'O tempo entre costuras ' foi uma leitura ótima (apesar de ter enrolado tanto). O contexto e rigor histórico são impecáveis, a história é envolvente e a protagonista principal evolui bastante durante sua trajetória.

Beta 03/02/2023

Envolvente!
A história é envolvente assim como a escrita da autora. Do decorrer das mais de 400 páginas, me vi completamente fascinada pela Sira e preocupada com todas as suas más escolhas. É exatamente assim: o leitor entra na história e a nossa vontade é de gritar com a personagem até que ela nos escute.

Sira é uma mulher corajosa que conhece o significado do perigo, mas ainda assim é encorajada por diversos fatores, principalmente pelo amor à sua pátria.

Segunda Guerra Mundial, Nazismo, Madri, Inglaterra, generais, serviço secreto, paixão, comunicação em códigos...tudo isso em meio aos seus moldes de costura e retalhos.

O livro tem um quê histórico que misturado à ficção, torna esse universo ainda mais fascinante.

Leitura recomendada com sucesso!

Levi.Kesley 25/01/2023

A forma como a autora inseriu os personagens fictícios dentro de uma história que todos temos conhecimento dos livros de história é realmente envolvente. É admirável a criatividade de inserir os novos personagens e envolvê-los com os personagens que realmente viveram na época em que a história foi contada, como Rosalinda Fox, Juan Luis Beigbeder e Allan Hillgarth. Sem contar também com os eventos que ocorreram que são realmente confirmados. Me faz até a querer duvidar se Sira Quiroga realmente não existiu!!
Super recomendo esse livro maravilhoso...
aartemesalva-nat 25/01/2023minha estante
Ameii, vou incluir na minha lista de desejos.?

Levi.Kesley 25/01/2023minha estante
????

Luciana 22/01/2023

Sira sofredora
Que livrão! Amei a escrita da autora,amei os fatos e personagens históricos incluídos na história, ficou tudo tão bem amarrado que parece que a Sira é real!

Bruna 12/01/2023

Cansativo
O livro é muito interessante, um romance com história, pra quem gosta vale a pena porém são muitas páginas, muitos detalhes que acabam fugindo da história real, achei que ficaram alguns pontos sem nós que pensava que até o final do livro a autora iria falar algo mas não, fora isso achei a leitura interessante e facilmente em 300 páginas ela colocava todas as partes que realmente importavam no livro e não deixaria a leitura tão cansativa...
Lau 29/01/2023minha estante
Simm esse livro podia ter 300 páginas mesmo. Teve uma parte super cansativa que eu me prestei a contar: 15 páginas da Rosalinda Fox falando falando de sua própria vida, como conheceu o comissário etc, muito desnecessário e exaustivo

Janaina.Alves 31/12/2022

Muito bom! Envolvente! Um enredo que faz com que vc tenha vontade de ir até o final pra saber o que acontece. E ver o crescimento de Sira é motivador.

Sue 13/11/2022

Uma ótima ficção histórica.
Sou apaixonada por leituras de época e logo que encontrei esse livro a premissa me interessou bastante e tive que encontrar um tempo para lê-lo. A história para muitos pode começar de maneira lenta, porém, eu gostei de como fomos introduzidos na vida da Sira e toda a simplicidade dela, tudo que acontecia no começo da sua juventude me intrigava porque eu estava bem curiosa para saber como ela se tornaria uma espião, porém, o meio foi extremamente cansativo para mim, eu tive que me forçar a ler e não estava fluindo de modo algum, a mudança de tom para mim ocorreu quando finalmente a amg fez a sugestão que nos leva a premissa da história. Eu adorei acompanhar a Sira nessa aventura que foi a sua vida e eu acho muito irônico como a maior parte dos acontecimentos não aconteceu por causa dela e sim devido a outras pessoas a movimentado como se ela fosse uma peça e não só no período da guerra e gostei que no fim ela mesmo percebeu isso e decidiu que escolheria seu próprio rumo, acho que as vezes nós não percebemos como as pessoas possuem grandes poderes em nossas vida. Enfim, eu gostei bastante da história, uma leitura fascinante e agora quero assistir a série e descobri se faz jus a maravilha que foi o livro.