O tempo entre costuras

O tempo entre costuras María Dueñas

Resenhas - O tempo entre costuras

Simone 18/04/2021

O livro narra a história de Sira Quiroga, uma moça espanhola que acompanhamos desde pequena, quando sua mãe, Dona Dolores, a apresenta o universo da costura. Ela tem uma vida muito tranquila com um noivo a quem não morre de amores, até realmente se apaixonar e mudar seu destino.

Síntique 21/04/2021

Quase uma novela
Livro ok. Boa história. Não vai para a prateleira dos favoritos, mas tem bons préstimos. Indico para quem gosta de uma boa história, personagem feminina central, com reviravoltas, superação, lugares exóticos e tramas de espionagem. Tem um seriado de adaptação, que não faz jus ao livro. Então se assistiu e não gostou, dê uma chance ao livro, que é consideravelmente melhor.

Santana 22/04/2021

Nossa li esse libro fácilmente ha uns 10anos atrás.

Amei a leitura.
Guerra sivil em Espanha
Conta a história de uma jovem modista Sira.
Escrita: Está em primeira pessoa.
Sira é uma personagem muito sonhadora com uma mãe muito trabalhado e bem sofrida.
Ela vai passando por situações bem ruins na vida dela. Onde ela vai crescendo e se indenpedizando.
Para uma época em que as mulheres só tinha 1 caminho: casar-se melhor possível. Mais estachou a guerra em Espanha.

Por amor a um personagem Sira se vai do país e lá acontece muitas coisas ruins com ela. Mesmo assim ela sabe aproveitar as oportunidades que vai aparecendo e no caminho ela se vê envolta entre os dois bandos da guerra. Espionagem dentro da moda.

Personagem muito bem creados e muito carismáticos. História cativante. A moda sempre presente. Não vou dizer mais nada. Tem série na netflix. Acho até que eles respeitaram o livro amem!

Mais o livro é... excelente! Super hiper e recomendado. pra quem gosta de : espionagem. Moda. História de superação, e um bom trailer mais com cara de livro independente. E não trailer de Hollywood!

Rosi Soares 04/05/2021

Que história!!!
Simplesmente maravilhosa. Narrativa fluída e acontecimentos muito interessantes. Grande escritora!!!!

Leticia.Zloccowick 28/05/2021

Romance + aula de história = maravilhoso !!
O livro é uma viagem no tempo, nos levando para o período da guerra civil espanhola e Segunda Guerra Mundial. É também uma viagem pela Europa e Norte da África, com passagens por Espanha, Marrocos e Portugal e cenários lindamente descritos.

Uma verdadeira aula de história política da Espanha e seu papel na segunda guerra.

Isso tudo é só o fundo histórico do livro, que já é fascinante!

Junte a isso um romance que envolve paixão, traição, espionagem e com protagonistas femininas lindas, fortes, divertidas... achei demais !!!

a l i n i e 11/06/2021

Um romance que mistura personagens reais e fictícios. Nos faz querer saber mais dos primeiros e ficar o tempo todo no Sr Google pesquisando sobre eles. Recomendo tb a série de nome homônimo. Hiper fiel ao livro, com uma fotografia impecável, trilha sonora inesquecível e figurinos e maquiagens belíssimas aos olhos

Dalila 25/06/2021

Esse livro tem tudo...
Romance, traição, ação, guerra, espionagem, tudo mesmo.
Sira simplesmente é arrastada pela vida, não é dona de suas próprias decisões, mas ela também é uma sobrevivente, sabe como se reinventar a cada nova queda.
A trama se passa entre a guerra civil espanhola e a segunda guerra mundial, e trás nomes de reais e fatos recortados de acontecimentos da época, mas não chega a ser um romance histórico.
Gostei bastante da escrita dessa autora que ainda não conhecia. Recomendo

Marta 09/07/2021

O Tempo entre costuras
Livro sensacional que mescla a história verdadeira da revolução espanhola seguida pela segunda guerra mundial com a história dos personagens.
Leitura imperdível!

Carol 12/07/2021

Eu amei demais esse livro e essa história. Ano passado comecei a ver a série uma semana antes dela ser cancelada e por isso não havia conseguido terminar. Quando descobri que era baseada em um livro fixei em minha mente que precisava ler urgentemente, e que decisão incrível. A série é bem fiel ao livro, mas a leitura é mil vezes melhor, cheia de detalhes e descrições que são incríveis. Enfim, acompanhar o crescimento da Sira ao longo da história é maravilhoso também. Livro incrível!!
"... Ninguém havia sido claro comigo nem havia me mostrado abertamente suas intenções. Já era hora de exigir ver a luz. De assumir as rédeas de minha vida, escolher meu caminho como e com quem queria transita-los. (...) Sem ser proprietária, afinal de contas, do rumo da minha vida..."

Nice 20/07/2021

Gostei, mas queria ter amado!
Um livro bem escrito e com muitos detalhes históricos interessantes. Entre costuras começa bem , com uma narrativa que te prende nas primeiras páginas, porém a protagonista não cativa muito e segue sem causar grandes emoções. Sira tinha tudo para ser apaixonante mas para mim faltou profundidade e emoção na sua história. O livro também perde em muitas cenas com pouca importância para a trama o que o torna cansativo as vezes. E outro ponto que na minha opinião deixou muito a desejar foi o final , tão linear e tão morno que fiquei me perguntando se era só isso mesmo. Senti falta de um bom desfecho para os personagens principais, contudo é uma boa história e vale a leitura , se você tiver curiosidade e paciência.

Amanda 27/07/2021

Eu confesso q demorei um pouco para engrenar na leitura, mas mesmo enquanto não estava totalmente imersa foi gostoso de ler pq a escrita é detalhista, misteriosa e até meio poética. A autora consegue tornar coisas simples em uma super descrição, juro as vezes eu me pegava no meio de uma frase pensando meu isso aqui nem deveria ser interessante mas ela escreve como se fosse uma coisa fantasiosa. Enfim, amei como a história se transforma e Sira se tranforma com ela, se envolvendo na história mundial, na política e romances que te cativam pelos personagens e pela escrita. Apesar de esperar um pouco mais de ação e o fato de n receber isso me decepcionar um pouco, eu acho q consigo entender q esse é um livro diferente, uma leitura mais profunda e com outros objetivos. Assim, acredito q quem entende isso consegue apreciar o livro pela leitura leve e envolvente e emoções tranquilas que te despertam.

Liliane 11/08/2021

Romance ficcional espanhol narrado por Sira Quiroga, uma mulher com o talento nato para a costura.
Ela narra sua trajetória desde a infância quando aprendeu o ofício com sua mãe (a solitária Dolores), no ateliê de Dona Manuela, ainda na Espanha. Na juventude torna-se também costureira no mesmo ateliê e conhece Inácio, que virá a ser seu primeiro namorado. O rapaz tem aspirações por um cargo de funcionário público no governo e tenta incentivar Sira, agora sua noiva, a seguir o mesmo caminho.
Os planos de ambos são frustrados quando têm seus caminhos cruzados pelo ambiciosa e astucioso Ramiro, que causa uma grande reviravolta na vida do casal.
A partir daí Sira muda-se para o Marrocos e vive, por golpe do destino, situações nunca imaginadas que corroboram para que ela se envolva em situações políticas e tenha conhecimento, do que virá a ser narrado no livro como fatos históricos do governo Franco, a revolução espanhola e as alianças políticas do governo espanhol com os nazistas.
Durante toda a trama Sira vai apresentando alguns personagens ficcionais (Rosalinda, Logan, Candelaria, etc.) e reais (como Serrano Süner e Beigebder) e deixando o leitor a par dos lugares pelos quais ela passa (Madri, Tetúan, Tânger e Portugal), ao passo que mostra seu crescimento pessoal, profissional e intelectual.
Um romance com linguagem leve e envolvente que prende o leitor por ser um misto de história, política, aventura, suspense e estilo.

Carla Sarmento 17/08/2021

Simplesmente, adorei! Suspense e emoção desde o início. A escritora consegue prender o leitor com uma história que se passa na Espanha durante a guerra civil. Ambientada em dois cenário diferentes porque a personagem principal sai da Espanha para viver um tempo em Marrocos. O livro fez muito sucesso e, em seguida, fizeram uma série que ficou muito boa. Tem na Netflix.

Elise 20/08/2021

É um romance muito bem desenvolvido, com uma história longa que te faz entender as motivações de cada um dos personagens para fazer o que fazem. Eu optei pela leitura desse livro por conta de uma comparação com a obra de Zafón, e eu entendi o porquê. Mas, ao contrário das histórias de Zafón, em que o contexto histórico é mais um plano de fundo, em "o tempo entre costuras" nós nos vemos inseridos em todas essas manipulações e conspirações políticas, com a presença de figuras históricas e de fatos que realmente aconteceram, misturados à ficção. Por isso, é um livro extremamente denso e, por vezes, de difícil leitura fluida. No entanto, uma história incrível para entender um pouco mais de como foram esses anos distantes de guerras na Espanha, e com o gosto de se ter tudo isso com personagens muito interessantes e um enredo muito bem amarrado e estruturado.