Mais Crônicas de Avonlea

Mais Crônicas de Avonlea L. M. Montgomery

Resenhas - Mais Crônicas de Avonlea

laura 12/04/2021

tw/racismo, pedofilia, estereótipos indígenas.... . . . .
Se eu falar que não gostei de pelo menos metade das crônicas eu vou estar mentindo, muitas são ótimas, por essas chega a ser injusto só 1 estrela, porém, teve alguns detalhes que me incomodaram muito... Tanto que eu terminei a força do ódio.
Eu sei que pra um livro escrito há 100 anos atrás por uma mulher branca isso era considerado ético, e normal. Mas isso não me impede se senti nojo e um pouco de tristeza por ser assim que pensavam na época...
O que me deixou enojada foi uma das histórias que romantiza a pedófilia... O homem gostava da mulher do melhor amigo, aí quando o amg morre ele volta pra casar com a mulher, e como ela não aceita ele cuida da filha dela e se apaixona pela menina de 10 anos ?, mas só se casam quando ela tem 20, mesmo eles tendo 22 anos de diferença ?.
Mas o cúmulo foi a última crônica, que estereótipa de todas formas possíveis os índios, o triste em meu ver é que pra escritora pensar assim, ela foi ensinada dessa forma... E parando pra refletir muitos desses estereótipos continuam nos dias atuais, eu me lembro de aprender na escola muito pouco sobre índios, e as únicas coisas que me vem na cabeça de ter ouvido em aula é: os homens que usavam pena na cabeça, aceitaram de boa trabalhar prós portugueses em troca de quinquárias, também que eles viraram tudo cristão porque os sla oq ensinaram isso a eles, e alí acaba todo meu conhecimento, mas em comparação eu posso citar todos políticos corruptos branco, héteros e homens que passaram pelo Brasil ? (no caso não posso pq eu n tô prestando atenção na aula, eu tô escrevendo isso já q a EAD só trava KKKKKKKKKKKK)
Luriam 13/04/2021minha estante
Jesus, eu não queria ler, agora então ?

laura 13/04/2021minha estante
bem q vc faz, melhor ficar só nos primeiros

Favaro 24/08/2021minha estante
Me decepcionei com o último conto demais mds

laura 24/08/2021minha estante
o último é nojento e problemático de tudo que é jeito

Sarah 06/12/2021minha estante
Acabei de ler a educação de Betty e fiquei horrorizada

laura 07/12/2021minha estante
esse conto é péssimo... não sei como a autora publicou ele, é muita falta de noção

Larissa3666 10/02/2022minha estante
Acontece que no conto A educação de Betty, ele sente um amor paternal pela menina. Os dois se apaixonam somente quando ela volta do internato quando já está bem mais velha!!!

laura 10/02/2022minha estante
Sim, deve ser isso, quando eu li tive a impressão que ele se apaixonou por ela ainda quando ela era menor de idade, mas não tinha passado na minha cabeça enquanto eu lia que ele gostasse dela

Luisa Cruz 10/04/2022minha estante
*indígenas*

anamilk011 09/01/2023minha estante
A série da Netflix é incrível e eu comprei a coleção toda na pandemia tbm, nem consegui chegar nesse livro, abandonei no 6 e td mundo que eu conheço abandonou antes. Eu tô vendendo hj a coleção, e sinto mt por qm comprar pq a série merece sim toda a representatividade, mas a leitura é desgastante. Na série da Netflix os negros, os índios e nós mulheres e LGBTs somos/são tratados diferente da forma que são tratados nos livros em geral (claro que tbm sofrem na série por conta dos personagens ignorantes e preconceituosos assim como na vida real, mas não são esteriotipados, diferente disso são tratados como seres humanos como quaisquer outros e mostra a realidade). Tbm fico com raiva, e ainda me enfurece mais ainda que ainda hj em dia acontece esse tipo de coisa. Por outro lado, que bom que a Netflix fez totalmente o contrário dq a escritora fez, a série de TV trouxe a realidade dessas pessoas para a tela e é msm uma série repleta de representatividade. Além de toda essa angústia fico feliz pela nossa protagonista ser tão mente aberta apoiando o diferente e estando mais do que disposta em explorar o mundo em diversas lentes.

Kevinn007 20/08/2023minha estante
Acho que até as mais éticas personalidades de séculos atrás seriam preconceituosos hoje em dia

Leticia330 04/10/2023minha estante
? ai meu Deus to no segundo conto ainda e amando, fiquei com medo de continuar agora kkkk

Amos.Alves 30/11/2023minha estante
nada haver, li as cronicas e onde viram maldade eu vi cultura, padrão historico, romantismo, visão de mundo diferente. Se sermos tão ignorantes quanto nossa leitura de classicos vamos ser mais preconceituosos que os escritores da epoca. Me poupe

Maduh.Ribeiro 09/01/2023

Horrível
Contos que me dão sono e um ou outro que são um pouco "interessante".
Fora o preconceito, pedofilia e xenofobia que tem nesse livro, não recomendo, nota: 10/-1.
Esse livro me deu nojo, sinceramente, a romantização de coisas horrendas me assustou bastante e isso acabou com o livro.
"A educação de Betty"- Se apaixonar por uma menina de 10 anos??? E eles se casam mesmo tendo 22 anos de diferença???
Tem o último que não me recordo o nome: estereótipo, racismo e coisas tão horríveis!
Esse livro feriu 200 direitos humanos e ofendeu 500 minorias.
H O R R Í V E L,

Hablando

Maduh.Ribeiro 10/01/2023minha estante
Hablo mto igual valeria

Sossô 21/06/2023minha estante
Na verdadeee? n foi vem uma pedofilia, pelo q eu entendi foi q ele se apaixonou dps quando ela era maior de idade? naquela época era mt comum um homem mais Velho se casar com uma menina mais nova.. n sei se respondeu sua pergunta mas tomara q ss ???

giovanna2266 13/06/2023minha estante
quero mt ler essas crônicas. Tinha medo de ler e nn gostar, mas já que você deu uma opinião tão positiva, talvez eu leia...

Sossô 21/06/2023minha estante
Eeeee!!! Recomendo! ?Só vi agr pq o Skoob n me deu notificação ? desculpa)

giovanna2266 21/06/2023minha estante
tudo bem ?? amei sua resenha

Obrigada ???

Sossô 21/06/2023minha estante
Entendo seu choque, e vc perguntou se era comum naquela época. SIM era bastante comum. Realmente é muito estranho hj em dia, mas naquela época era super comum e a editora queria colocar o padrão de fala! N sei se eu respondi a sua pergunta, mas tomara q ss ???

Tiálita Lago 22/06/2023minha estante
Oi Sossô, obrigada!!! Ahhh sim, depois da leitura fui fazer umas pesquisas sobre e vi que era comum na época. Nesse caso em específico o que trouxe minha indignação foi por conta do mesmo homem que um dia foi apaixonado pela mãe, depois se apaixonou pela filha, sendo que a relação construída inicialmente entre os dois era mais como pai e filha aí depois veio esse balde d?água com um romance. Foi absurdo.

Mas são coisas que precisamos filtrar, mas tem vezes que mesmo filtrando traz esses sentimentos ?

Mas com excessão desses detalhes a série de livros da Anne entraram para os meus favoritos da vida. Faz um tempinho que terminei. ?

Sossô 23/06/2023minha estante
Sim! Realmente foi bem estranho? é q eu tava achando q achou estranho ele se casar com uma menina mais nova ?

Sarah 07/12/2021

Indignada
No começo estava animada pq estava gostando mais do que o livro anterior, mas aí veio a crônica do pedófilo e terminou com a crônica xenofóbica que estragou toda a leitura. Fora que só tem promessa, fico indignada que aquele povo só sabia fazer promessa, chega ser irritante. Agora vou deixar uns trechos da última crônica que me deixaram de cara..

Chamar misturas de etnias de atroz

"É impossível fazer um indígena compreender o significado de platonismo"

"Um inglês daria um excelente marido para uma garota mestiça, mesmo se fosse apenas um operador de telégrafo"

"Não era uma companheira adequada para o belo e puro-sangue inglês"

"Em todo o mundo, não há um inimigo tão perigoso quanto um mestiço. Um índio de verdade já é perigoso o bastante, mas seu diluído descendente é dez vezes pior"
anabomi 07/12/2021minha estante
Mdssss eu amo Anne e nunca li esse Mais cronicas de avonlea. Só tenho o Crônicas de avonlea msm. Nem lerei mais sos

Sarah 07/12/2021minha estante
Eu também amo Anne, mas com o passar dos livros foi ficando bem ruinzinho, ainda tenho mais três para terminar todos os livros, vou persistir, mas estou desanimada já

anabomi 07/12/2021minha estante
Ai caramba. Pior que eu tenho todos tambem
Mas só li os 6 principais ate agora :( poxa

YasminCarvalho0 04/01/2023

Esse livro conseguiu ser pior que o anterior
Pensei que esse seria melhor mas foi só ilusão, os contos são ruins e tem dois que são problemáticos. Fiquei sem entender por um tempo o final do conto "A educação de Betty", e o último. Não recomendo
Maduh.Ribeiro 07/01/2023minha estante
Quais são os problemáticos mana? Eu esqueci, já faz dois anos que eu li.

YasminCarvalho0 08/01/2023minha estante
Teve um capítulo com pedofilia e outro com xenofobia ou preconceito racial

Maduh.Ribeiro 09/01/2023minha estante
q horror

Paulo1378 08/04/2021

confesso que minha leitura não fluiu tão bem nesse livro como fluiu nos outros livros da coleção. amei muitas crônicas e achei outras meio clichê, mas o livro de forma geral é incrível. recomendo.
Edgar 08/04/2021minha estante
ele faz parte da saga da Anne?

Paulo1378 08/04/2021minha estante
siim, não contém muitas histórias sobre a Anne especificamente, mas ela é mencionada em alguns trechos. São várias histórias de moradores de Avonlea, é uma leitura que vale mto a pena.

Edgar 08/04/2021minha estante
ahh que massa, vou ler simm! obrigado

Jenifer Alves 23/01/2021

Perde muito em qualidade e boa índole para o livro anterior
Diferentemente do livro anterior, as crônicas desse volume tem um traço mais melancólico e trágico, sendo que o anterior tinha histórias mais alegres e sonhadoras. Vemos aqui em quase 100% das histórias personagens novos, com breves aparições de personagens que conhecemos, somente uma crônica é contada por Anne e Diana, e algumas citações de Rachel Lynde e Mathew Cuttebert. Algumas histórias são legais, mas não tão extraordinárias quanto várias do livro anterior, o que me decepcionou um pouco. A que mais gostei, com certeza foi O irmão fracassado, que aqueceu meu coração e me fez relembrar do que significa ter sucesso na vida e qual legado realmente importa deixarmos para as pessoas que passam pela nossa vida. A filha de seu pai também mexeu muito comigo, mesmo que o enredo tenha alguns furos. Agora, existem duas crônicas que me dão nojo e me fazem desgostar do livro, pois tem conteúdo pedofíltico e praticamente um incesto ( A educação de Betty), além de conteúdo racista e preconceituoso ( Tannis de Flats). Porém, devemos ter em mente que esses aspectos eram comuns na época retratada e que demoraram muito para serem vistos como algo errado e desumano. O fato de repudiarmos e nos sentirmos enojados com tal conduta é motivo de alegria e conquista na atual sociedade. Que isso só evolua!
Leticia 25/03/2021minha estante
Eu acabei de ler (a educação de Bett) E eu também me sinto enojada... Eu parei de ler as crônicas pra ler resenhas porquê não é possível que achem isso normal. Sinceramente eu acho que esse livro não foi escrito pela Lucy Maud

Jenifer Alves 25/03/2021minha estante
Ei Letícia, que bom que você achou o mesmo que eu, realmente essa crônica me deixou bem enojada. Também estranhei muito essa crônica, porque os 8 livros da Anne e o primeiro livro de crônicas não tem nada parecido, aliás tem uma perspectiva muito pura, mesmo de relacionamento amorosos, não tendo nenhuma cena de sexo ou algo parecido. Que bom que foi só essa crônica. Quando ler a crônica Tannis de Flats me fala o que achou!

Leticia 26/03/2021minha estante
Eu to muito decepcionada com esse livro, eu já tava muito saturada quando cheguei em Tannis de Flats e que decepção. Além de a autora ter sido EXTREMAMENTE racista fez a mocinha que é indígena se humilhar pelo protagonista até os últimos segundos de vida dele, sendo que ela se mostrou ser uma personagem muito bem resolvida, oq não fez o menor sentido. E a Tannis não teve nem um final decente pra ela. Péssimo! Acho que vou entrar em uma ressaca literária depois desse livro.

tokkiyeon1 16/12/2022

anne
essa véia coroca não coloca a diana em nenhum livro que eu escreve, como pode???mas o livro é mto bom e leve, recomendo
Alice 12/01/2023minha estante
Kakakakkakakka

Alice 12/01/2023minha estante
Kakakakkakakka

Leticia330 19/10/2023

Enfim me despeço das histórias do universo de Anne Shirley. Gostei de quase todas os contos, porém o último por conta dos "palavreados" usados não me agradou, apesar de ser o cumum da época dos anos 1800 fiquei bem desconfortável e achei o conto bem pesado, bem diferente das já escritas pela Lucy.
Kevinn007 25/10/2023minha estante
13 livrinhos que eu quero muito conhecer

Leticia330 04/11/2023minha estante
Vale muito a pena

Leitora estranha 25/12/2022

Ninguém merece
Não sou de escrever resenhas, mas vou ter q deixar registrado meu ódio por esse livro. Eu entendo o contexto histórico da autora, porém ela perdeu completamente a mão nesse livro, deixou de ser levemente questionável para eu me perguntar porque alguém lê esse livro.

O livro em si nem bom foi, os contos foram ruins e eu demorei meses para terminar de ler. O que realmente me deixou indignada foram os últimos capítulos, em especial o último. Nunca li tanto racismo em um livro, sendo ainda completamente gratuito, não tinha a menor necessidade daquela história e desse preconceito.

Só irei ler os outros que faltam da Anne porque já comprei, apenas por isso. Se possível, não leia esse livro.
Pérola Negra 31/12/2022minha estante
Perfeito ? é revoltante esse livro, nada desculpa o ódio da autora por minorias

Leitora estranha 04/01/2023minha estante
Uma ótima colocação!

Ju 14/07/2021

As Crônicas de Avonlea 2 são várias histórias de habitantes da ilha que conheciam Anne ou não. São histórias de amor, desilusões, corações partidos, esperança. Gostei das crônicas A gata persa de tia Cynthia, O irmão fracassado,A educação de Betty e Apenas um sujeito comum.
Aline 15/07/2021minha estante
Estou ansiosa pra ler. Está na minha lista.

Jão.Silver 13/09/2020

Mais crônicas de Avonlea
Uma continuação direta dos contos do último livro, "O irmão fracassado" foi de longe o meu favorito, novamente, a escrita e a forma como a autora descreve as histórias é maravilhosa. Senti que este livro foi um pouco mais sombrio que o anterior, um teor mais sério e triste, de qualquer forma recomendo muito ele e os anteriores.
Kamis Andrade 16/09/2020minha estante
"O irmão fracassado" realmente é a melhor crônica desse livro. Me senti muito mal lendo a última. Se soubesse tinha parado na penúltima crônica.

duda 14/09/2020

Não chega aos pés do anterior
Eu queria muito amar esse livro como amei o anterior mas infelizmente foi um pouco decepcionante. Gostei de várias crônicas mas estando no décimo livro da mesma autora muita coisa pareceu bem repetitiva.

Eu só queria q os contos ?a educação de Betty? e ?tannis de flats? não estivessem nesse livro, se você quer uma sugestão, passe os dois direto, não valem a pena, me senti muito desconfortável lendo.
Kamis Andrade 16/09/2020minha estante
Acredito que a crônica "A educação de Betty" tenha sido inspirada em "Emma" da Jane Austen. Mas a Tannis de Flats realmente foi de muito mau gosto. Moira deu uma boa repaginada em Anne, porque olha... às vezes a gente tem que forçar viu

Emillyeta 22/07/2021minha estante
Achei estranha a relação da Betty com o melhor amigo do pai dela.