Um Assassino Nos Portões

Um Assassino Nos Portões Sabaa Tahir

Resenhas - Um Assassino Nos Portões

Queria Estar Lendo 08/09/2021

Resenha: Um Assassino nos Portões
Um assassino nos portões é o terceiro volume da série Uma chama entre as cinzas, da autora Sabaa Tahir - publicado aqui pela Editora Verus. Depois da tormenta que foi o segundo livro, eu esperava alguns plots um pouco melhores, mas encontrei a mesma bagunça.

Depois das reviravoltas com a fuga da prisão e da libertação de seu irmão, Laia agora tem um árduo caminho pela frente. Com a revelação da identidade do Portador da Noite e sua busca por vingança, ela sabe que precisa fazer alguma coisa para impedi-lo, antes que seja tarde demais. Mas está sozinha nessa jornada; Elias tem que lidar com o Lugar de Espera, uma vez que se ligou a ele para salvar sua vida.

E Helene, do outro lado do tabuleiro, tem ordens do imperador para parar a comandante Aquilla antes que suas tramoias e traições se desenvolvam em algo maior.

A sensação que tive com esse livro foi de que a autora não sabia para onde queria ir, então tentou ir para todos os lugares. Os personagens se moviam de um ponto para outro do mapa para resolver situações que terminavam numa catástrofe para gerar outra situação terminando em outra catástrofe e nunca, repito, nunca tive a sensação de que a história estava andando.

Era coisa de "uma viagem longa aconteceu" aqui e "duas semanas se passaram ali" mas o tempo, em si, parecia estagnado. Eu não li mudanças. Eu não li desespero e caos, apesar de a autora afirmar e reafirmar que isso estava rolando com seus personagens. Tudo começou a ficar gratuito demais, mesmo a "ameaça crescente do império e da comandante" que, pelo amor de deus, ganhou tudo de mão beijada porque os protagonistas simplesmente não paravam um minuto para pensar.

A história parou no começo e continuou assim até o final, quando alguma coisa relevante finalmente aconteceu.

Com exceção da batalha no fim, o resto das cenas se desprendeu como desnecessárias. O plot do Elias deu voltas e voltas e chegou em um ponto que poderia ter economizado muitas dessas voltas. O da Laia e o da Helene foram os únicos que realmente avançaram até algum lugar.

Me dói tanto fazer essa crítica porque eu tenho um carinho muito grande por esse universo e pela autora. Mas esse livro foi uma encheção de linguiça que serviu a pouquíssimos propósitos. Ele só não tem uma nota menor porque o final realmente salvou e me fisgou a ponto de eu não ver as últimas 60 páginas passando.

E, por deus, chega de emburrecer personagem só pra tentar fazer a história andar! O que me frustrou ainda mais porque a história nem parecia estar andando! Todos os personagens agiram de maneiras tão estúpidas numas situações óbvias e que exigiam um mínimo de pensamento racional que eu me perguntei onde foram parar os sobreviventes e guerreiros dos livros passados. Mesmo o Elias, sendo a porta que é, me surpreendeu com as decisões absurdas que tomou durante todo o livro.

Para um herói, ele é muito irresponsável. Depois do papel que ele recebe para assumir no final do segundo livro eu esperava um mínimo de crescimento e amadurecimento e encontrei o mesmo cara lá do primeiro volume, que não sabia para onde ia, mas queria ir para todos os lugares sem pensar nas consequências. Acorda, meu filho! Olha a responsabilidade que você tem! Trate como tal!

E nem vou começar a reclamar do plot device simples e, sinto dizer, tosco que a autora colocou logo no começa desse livro pra obrigar o Elias a tomar uma atitude - que ele nunca toma. É uma coisa tipo: num capítulo fulano fala pra ele "você precisa ter responsabilidade!" e ele promete que vai ter. No capítulo seguinte, algo terrível acontece com fulano e a gente pensa "ok, agora o Elias vai começar a ser responsável" e ele nunca é. Até o fim do livro.

Muito do que acontece de terrível na história é por culpa dele, e por ele continuar insistindo em ser teimoso contra uma força que obviamente nunca vai se dobrar às suas vontades. Todo capítulo que focava nele era um chute na minha paciência.

"A esperança é mais forte do que o medo. É mais forte do que o ódio."

Helene foi a mais prejudicada nessa história de "preciso de personagens burros para que meu livro ande". Nunca que a Helene dos volumes anteriores tomaria as decisões precipitadas e absurdas que ela toma como Águia de Sangue; dois segundos de análise e a Helene veria as armadilhas e as tramoias e os problemas das decisões que toma, mas ela nunca respira fundo para pensar antes de decidir as coisas. O segundo maior poder do império! Não pensa antes de agir! Mesmo que a narrativa dela nos lembre, o tempo todo, como seu papel é importante e como o que resta da sua família depende de suas boas decisões.

Chegou num ponto que eu parei e me senti em The Office, olhando para uma câmera invisível, com uma estratégia militar que a Helene emprega. É simplesmente a coisa mais estúpida que já li para uma personagem que preza tanto estratégias de batalha bem pensadas.

A Helene ainda segue minha personagem favorita porque eu me recuso a acreditar que vou aguentar mais burrices do tipo no último livro; apesar dos momentos enfurecedores, eu me conectava às suas dores e medos e terrores, e mesmo o começo do plot romântico dela me conquistou. Não foi apressado, então é crível. A Helene merece mais do que essas histórias apressadas e preguiçosas e sem o mínimo de razão que foram entregues pra ela nesse livro, e eu realmente espero que ela tenha um final digno.

Laia, por fim, teve mais destaque nesse volume do que no anterior no que concerne desenvolvimento de história. Eu amei que a autora separou ela do Elias porque isso deu vazão para todo o potencial da personagem. Mesmo nos momentos de estupidez desnecessária - obrigada, narrativa, por nada - a Laia era um fogaréu de emoção e eu a amo por isso.

E continuo batendo na tecla de que Helene/Laia seria um ship muito mais potente e interessante. As duas têm mais química em cena do que o Elias jamais vai sonhar em ter.

Toda a história paralela da Laia, seu passado e presente e como eles se conectam à guerra e ao problema maior sobrenatural, foi bem interessante. Deixou alguns ganchos a resolver no último volume, e mostrou que ela é, realmente, a protagonista de tudo. Eu espero, assim como espero para a Helene, que a Laia tenha um final grandioso e à altura das promessas feitas à sua história.

Alguns coadjuvantes seguem acrescentando diálogos e momentos interessantes - outros, nem tanto. Darin, por exemplo, ficou perdido. Ele simplesmente desapareceu, depois de DOIS LIVROS dedicados a procurá-lo e resgatá-lo. A comandante, também, perdeu muito do brilhantismo sádico que oferecia pra história. Ficou quase uma figurante em meio a tantas ameaças e tantos horrores e tantas catástrofes que nunca se resolviam. Como eu disse: o horror ficou gratuito. Não me passou a sensação que tive nos livros anteriores; parecia que estava ali para chocar... e só.

O Portador da Noite segue uma incógnita, mas a Sabaa conseguiu estabelecer um bom paralelo entre o monstro e o coração grandioso e empático marcado pela perda e pela vingança. Deixou o vilão humano, apesar de não ser realmente humano. Espero bons conflitos com ele no último volume, especialmente seus confrontos com a Laia.

"A ira mais cruel vem da dor mais profunda."

Como eu mencionei, o final salvou o livro. As últimas 60 páginas entregaram tudo que eu amava em Uma chama entre as cinzas e que aqui pareceu desaparecer: tensão, horror e adrenalina pura. Eu temi pelos personagens (menos o Elias) e seus destinos. Eu senti que tudo estava em jogo. As viradas de histórias e revelações bombásticas realmente me pegaram de surpresa.

Um Assassino nos Portões poderia ter sido mais, se tivesse sido menos. Economia narrativa aqui em situações repetitivas poderiam ter deixado o livro bem mais fluido e interessante e menos maçante, especialmente por se tratar do volume que abre alas para o fim. Eu não sei o que esperar mas, infelizmente, as expectativas ficaram mornas com esse pré-final. Só rezo pela minha Helene e pela minha Laia, porque elas merecem mais.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2021/09/resenha-um-assassino-nos-portoes-sabaa.html
nayanebrito 08/09/2021minha estante
Minha opinião todinha nessa resenha

Queria Estar Lendo 08/09/2021minha estante
Uma frustração absurda né migs? D:

Natalia.F 10/09/2021minha estante
Concordo com quase tudo que vc falou. Realmente, foi surreal como os personagens só faziam besteiras neste livro.
Também concordo que a Helene não iria ter aquelas atitudes. Uma coisa boa deste livro foi que passei a gostar da Helene. Nos outros não fui com a cara dela. Apesar de ser uma grande lutadora ela era preconceituosa, ciumenta demais, cruel com os indefesos (qdo ela queria entregar Laia e Izzi qdo foram para a festa) e achava que Elias devia amor a ela.
A questão do tempo tb percebi. E outra coisa que não gostei foi que Laia nos outros livros conheceu um lado da mãe que ela não gostou e questionava isso e do nada neste livro ela idolatrava a mãe.
Apesar de não consegui parar de ler pq queria saber onde isso tudo ia dá ainda não terminei de ler mas tive que vim aqui ver se alguém tb tava reparando essas coisas.

Queria Estar Lendo 11/09/2021minha estante
Oi, Natalia. Pois é!
Em relação a Helene, eu acho ela uma personagem muito consistente. Ela tem suas problemáticas por causa da fidelidade ao governo, mas são coisas possíveis de desconstruir (como ela já desconstruiu várias) e por isso acho ela perfeita. Não É perfeita, e por isso é. Ao contrário do Elias que é vendido como o maioral e é um baita bundão que não faz nada e, quando faz, é pra atrapalhar todo mundo (e nunca se desculpa por isso!).
A questão da Laia com a mãe também destoou bastante pra mim. Todo o plot envolvendo você-sabe-quem foi muito?????? pareceu que ela tirou da cartola só pra chocar e não fez sentido. E aí o Darin, que importava, ficou esquecido no canto! Não aguento!

Queria Estar Lendo 11/09/2021minha estante
E em relação ao ciúme, todos eles têm por uns motivos tão imbecis que eu só consigo rolar os olhos. O romance DEFINITIVAMENTE é o ponto mais fraco dessa série e nem sei porque ela ainda tenta. Nenhum ship é bom, nenhum ship tem química.

Natalia.F 09/10/2021minha estante
Realmente esperei mais da história de Darian. Muita coisa acontece por causa dele e no final vc fica esperando algo mais. Ou pelomenos alguma coisa. Eu esperei os traumas, o medo mas a forma que a autora apresentou. Eu senti que pra ele aquilo era uma brincadeira, os desenhos.
Gostei do Elias mas realmente tenho que admitir que endeusaram ele demais. O cara parecia ser a perfeição em pessoa kkkkkk.
Gostei mais da Helene neste livro pq ela me pareceu mais humana. E entendo que a forma dela agir foi por o tipo de criação que ela teve mas não consigo compreender como ela e outros achavam que eram melhores que o povo Lara. Mas ela realmente é uma mulher forte e que foge dessas "protagonistas fortes", que de fortes não tem nada. A única coisa que acho que a autora estragou foi colocar aqueles ciúmes bestas nelas e a atitudes que ela teve por causa disso. Ela era uma personagem grande que merecia uma história melhor.

Natalia.F 09/10/2021minha estante
Quando é fantasia, distopia ou algo assim prefiro quando o romance é bem leve. Algo que não seja o ponto central do livro. Pq muitas vezes o autor se prende a isso e não desenvolve a história e nem os personagens secundários.
Tipo como Jogos Vorazes. Ela se preocupava com o Pita mas ele não era o centro de tudo. E tanto que no final preferia que ela ficasse só pq achei que ela só ficou com ele para não ficar sozinha.

Natalia.F 09/10/2021minha estante
Realmente esperei mais da história de Darian. Muita coisa acontece por causa dele e no final vc fica esperando algo mais, ou pelomenos alguma coisa. Eu esperei os traumas, o medo mas a forma que a autora apresentou. Eu senti que pra ele aquilo era uma brincadeira, os desenhos.

Natalia.F 09/10/2021minha estante
Realmente esperei mais da história de Darian. Muita coisa acontece por causa dele e no final vc fica esperando algo mais, ou pelomenos alguma coisa. Esperei os traumas, o medo mas a forma que a autora apresentou senti que pra ele aquilo era uma brincadeira, os desenhos.
Gostei mais da Helene neste livro pq ela me pareceu mais humana. E entendo que a forma dela agir foi por o tipo de criação que ela teve mas não consigo compreender como ela e outros achavam que eram melhores que o povo Lara. Mas ela realmente é uma mulher forte e que foge dessas "protagonistas fortes", que de fortes não tem nada. A única coisa que acho que a autora estragou foi colocar aqueles ciúmes bestas nela e a atitudes que ela teve por causa disso. Ela era uma personagem grande que merecia uma história melhor.

Emilia 22/11/2020

Decepção total
Claramente minha opinião é minoritária entre os leitores desse livro... Mas ainda assim, acho que vale a pena fazer essa resenha.
Uma das coisas que mais odeio nos livros é quando os autores ignoram todas as características e personalidades dos personagens que eles construíram em prol de um plot fadado à incoerência e ao fracasso. Infelizmente foi o que eu vi aqui.
Helene sempre foi uma personagem muito inteligente, mas aqui ela SEMPRE ERRA, SEMPRE cai nas armadilhas da comandante e NUNCA aprende com os próprios erros.
Elias também... Além de inteligente, ele sempre fazia o que era necessário, mesmo que fosse contra as vontades e os ideais dele. Aqui, a gente se depara com um Elias completamente irracional, que larga as obrigações dele com o Lugar de Espera na primeira oportunidade que tem. Completamente incoerente com o personagem que nos foi apresentado antes...
Essas diferenças nesses narradores tão importantes foram os primeiros pontos negativos do livro pra mim. Eram personagens que eu amava nos volumes anteriores e que, nesse terceiro, simplesmente fiquei decepcionada.
Em relação a Laia, também não foi legal. Eu lia os capítulos dela e tinha a impressão que eram meras repetições e que nada importante acontecia. A autora inseriu um personagem novo na história que tinha uma solução pra tudo, mas não explicou nada sobre ele, nem desenvolveu o relacionamento dele com Laia e Darin, de modo que fiquei super indiferente a ele. Em relação a Darin, também achei que foi um desperdício! Os dois primeiros livros giraram em torno do resgate dele e quando ele finalmente está livre, é um personagem que mal aparece e não faz a menor diferença na história. A autora deveria ter abordado melhor o background dele, os traumas que sofreu na prisão e as habilidades...
A parte mágica do livro é chata e mal explicada e os poderes de Laia ficam por isso mesmo... Também senti falta de um mapa, ajudaria a entender os reinos e os povos, porque aqui a autora expandiu ainda mais o universo (e não deu muito contexto para o leitor entender). Eu pessoalmente preferia que ela tivesse mantido a história entre os marciais, eruditos e tribais, mas infelizmente não foi o que aconteceu...
Lerei o quarto volume porque cheguei até aqui e só falta mais um, mas esse terceiro volume acabou com todas as minhas expectativas em relação a história. O que antes era uma das minhas séries favoritas de fantasia agora tem um gostinho amargo... Espero que o próximo livro seja melhor!
Luisa 22/11/2020minha estante
Concordo com tudo que vc disse! As coisas aconteciam simplesmente por acontecer, só para dar a continuidade na história, eventos meio jogados sem a explicação e aprofundamento necessário.... Mas com esse final tenho q ler o próximo kkkk pq como vc, eu já cheguei até aqui neh....

Emilia 22/11/2020minha estante
Exatamente!!!!!!!!!!!
Vc resumiu tudo com ?eventos meio jogados sem a explicação e aprofundamento necessários?... Se vc parar pra analisar, as partes do Elias e da Laia quase não tiveram coisas importantes pro andamento da história :(
Bem decepcionante mesmo

Luisa 23/11/2020minha estante
Eu não vou nem comentar sobre Elias e Laia... Esse casal foi só decepção hahaha

Emilia 23/11/2020minha estante
NOSSAAAA, sim!! As cenas românticas deles destoaram muito do livro inteiro... O Lugar de Espera no maior CAOS e o Elias só pensando em beijar Laia?????? Pior ainda aquela cena em que eles quase fizeram sexo (logo depois do Elias testemunhar a quase morte de Helene)... Eu sentia que tudo era meio fora de contexto... Sei lá viu, quero só ver como ela vai ajeitar todas as cagadas desse livro

Estephanie 07/01/2021minha estante
Amg, ainda estou lendo, mas to bem decepcionada com esse livro, exceto com a Helene. Ela sempre foi inteligente, mas a Keris sempre foi mais, e ainda tem certo apoio do Portador da Noite.
Gosto de ver os personagens cometendo alguns erros porque isso soa natural pra mim, a acho que a Helene foi a personagem que mais evoluiu nesses três livros. Agora a Laia e o Elias, só decepção. Nesse livro a Laia tá uma chata (dá vontade de pular todos os capítulos dela), o Elias parece que perdeu o cérebro no meio do caminho, e acho o romance dos dois a maior forcação de barra de todos os livros que já li na vida. Kkkk
To bem decepcionada, esse livro ta demorando uma eternidade pra terminar. :(

Emilia 07/01/2021minha estante
Eu concordo com você que Helene foi a personagem que mais evoluiu nesses livros, mas nesse terceiro volume eu tinha a impressão que ela SEMPRE caía nas armadilhas da comandante... Pra mim foi cansativo, porque assim que Helene acreditava que ia dar certo, eu já pensava ?claro que não?... Foi meio sem graça pra mim por isso :(
Eu concordo com você em relação ao casal Elias e Laia e fico muito triste porque Elias era um dos meus personagens favoritos de todos os tempos e a autora destruiu ele... Eu pessoalmente n gostei desse livro, mas termina a leitura!!!

Estephanie 07/01/2021minha estante
Vou terminar! Quero saber o que vai acontecer, mas espero que o quarto livro não siga essa mesma vibe, to na esperança. rs

Emilia 07/01/2021minha estante
Eu não quero te desanimar, mas já vi umas resenhas negativas do quarto volume :( Mas vamos manter as expectativas positivas!!!!

Mah 23/04/2021minha estante
Nossa real ! Disse tudo

Alison 17/07/2021minha estante
Fatou mana! Não tenho a mínima vontade de ler o último.

Ana 31/12/2020

Brasil, eu estou devastada!
Nada melhor pra terminar o meu ano com chave de ouro que esse livro MARAVILHOSO da Sabaa Tahir. Repitam comigo: essa mulher faz TUDO.
Desde o primeiro livro a gente já tem uma noção de que finais felizes e coisas que se resolvem facilmente não fazem parte do enredo da Sabaa.
O que elas nos entrega?
Sofrimento, dor, surpresa, plots incríveis e acima de tudo EVOLUÇÃO.
Evolução do Elias, Evolução da Helene, evolução da Laia.
TUDO se encaixa no final desse livro meus amigos e desculpem o palavrão: é de FUDER como essa mulher encaixa esses elementos.
Pelo amor de todos os deuses, quem ainda não deu uma chance: Leiam Sabaa Tahir, se apaixonem pela escrita dela. Perfeita, quebradora do meu coração e incrível!!! Estou até agora abismada. Um dos melhores livros de 2020.
LEAL ATÉ O FIM!!
É ISSO!!
elyrix 31/12/2020minha estante
leal até o fim eu vou chorar

Ana 31/12/2020minha estante
Quero tatuar na minha testa esse lema

anadelfinoo 01/01/2021minha estante
Depois dessa resenha me deu mais vontade de ler essa série

Rafaela.Carvalho 01/01/2021minha estante
Só quero o próximo livro

Ana 01/01/2021minha estante
Ansiosa DEMAIS pelo último ??.

Ana 01/01/2021minha estante
Minha xará Ana, LEIA. É bom demais.

Gisele.xl 11/02/2022minha estante
Aguardando aqui por essa leitura ?

Gisele.xl 11/02/2022minha estante
Me conta o que está achando desse rolê do Elias até o momento?

Lala 11/02/2022minha estante
Olha, me dá dó ver ele assim. Mas tudo isso é necessário pra que a profecia se cumpra, então...

Gisele.xl 11/02/2022minha estante
Booaa. Ansiosa pelos próximos comentários hehehehe

JoyD. 13/02/2022minha estante
tive a mesma impressão que vc sobre o livro, amei a resenha

Barbarina 28/11/2022

não acertei nada
Esse livro é só dor e sofrimento aaaaaaa
Mas é viciante demais e perfeito (de um jeitinho sádico).
Meu peito aperta de saber que o próximo já é o último aaa
E caramba, fazia um bom tempo que eu não derramada umas lágrimas por um livro.
Amandamourarf 28/11/2022minha estante
me deu incentivo pra ler hoje kkkkk

Pooor favooooor

Preciso comentar aaaaaaa

Amandamourarf 28/11/2022minha estante
vou me esforçar pra acabar essa semana prometoo

uhuul

Glauci 19/09/2021minha estante
Aí amiga ... O que vc chamou de angústia e sofrimento eu chamo de crueldade e brutalidade. Que personagens odiosos ... Que deus me ajude nessa leitura viu. Queria um spoiler, vc me dá? Me diz que Marcus vai ter um final digno de sua ruindade, por favor!

Vane Chase 19/09/2021minha estante
Concordo que é tudo muito cruel. Mas isso pq é uma guerra movida pelo ódio e a autora nao quis amenizar isso então acho que faz sentido, mesmo não sendo agradável de ler. E sobre o Marcus, eu achei o final dele bom sim. Teve tempo de lidar com as consequências. Tenta chegar ao final que pode ser que vá gostando mais

Glauci 19/09/2021minha estante
Ahh .... Não, eu tô amando o livro!!! Mesmo com toda crueldade dele ... Mas vou 0revisar de ajuda sim para terminar kkkkk . No trecho em que eu estou, eu só digo uma coisa: quero a cabeça do Marcus e da comandante espetadas em lanças, mas antes de sofrer todas as torturas que eles causam nos outros personagens do livro. Se a autora não fizer isso, eu entro na história e eu masma faço! ????

Vane Chase 19/09/2021minha estante
Ainda tem muita coisa pra acontecer hein kkkk boa sorte

Obrigada!!! ?????

Ju 02/08/2021

5 estrelas
Esse já é um dos meus livros favoritos.
Sofri tanto com os personagens, que em vários momentos eu só pensava "será que nada vai dar certo?"...
Senti meu coração se partir ao final dele.
Mas nesse livro entendi a comparação com Trono de Vidro.
Senti a força e a determinação da Aelin na Laia e na Helene. Mulheres fortes e incríveis....
ellasantos 02/08/2021minha estante
você gostou? só li os dois primeiros, to com medo de ir pro terceiro

Ju 02/08/2021minha estante
Eu já terminei a série. O terceiro livro é o melhor dos 4. Mas eu amei todos eles. E amei que na conclusão não ficam pontas soltas, a autora concluiu a história de todos os personagens importantes.

ellasantos 02/08/2021minha estante
assim que terminar estilhaça-me vou voltar a ler então

Lis 04/08/2021minha estante
Só tenho vontade de gritar ????? parece que tudo só leva a um enorme beco sem saída!

Isa 16/08/2021

Um Assassino nós Portões
Penúltimo livro da série.
Laia e Elias tem um crescimento evidente, Elias continua tomando decisões estúpidas, eu AMEI o espaço que a Águia de Sangue toma nesse livro, as intrigas políticas e como se joga o jogo.
Musa foi muito meu xuxuzinho.
E o plot final..
aneto1 22/08/2021minha estante
Eu tô de saco cheio do Elias ?

Isa 22/08/2021minha estante
Ele ainda piora um pouco ?

aneto1 22/08/2021minha estante
Af ?

Jeane Lys 31/08/2021minha estante
Não terminei ainda, mas precisava desabafar, senhor Elias e Laia, shippava tanto esse casal mas agora não aguento mais os dois juntos, a Águia tá ganhando cada vez mais o meu coração.

Alvaro tucci 14/03/2024

Um assassino nos portões
Nem sei porque eu li esse livro. Não gosto desse tipo de fantasia e eu comecei a ler essa trilogia do livro 3 kkkkkk
Val 14/03/2024minha estante
Como assim começou a ler no livro 3?? Tu entendeu alguma coisa do livro??

Mirelle26 14/03/2024minha estante
Kkkkkkk

Tarumim.Villanueva 14/03/2024minha estante
Oxi

Alvaro tucci 15/03/2024minha estante
Eu comprei o livro sem ver que tinha o número três nele, aí eu tive que ler kkkkkk

Lanny 25/06/2022minha estante
Gente, perdão. Achei que tinha marcado spoiler na minha resenha

Juliana 26/06/2022minha estante
Também fico na dúvida até hoje quem é o assassino nos portões

Lanny 26/06/2022minha estante
Ainda mais agora que no livro quatro disseram de novo a Elias que ele é a chama entre as cinzas.

Aline Michele 25/03/2024

Perfeição
Sabaa Tahir tem o dom da escrita e aparentemente conseguiu escrever um livro perfeito.

Um Assassino nos Portões é aquele livro onde quem lê não tem um minuto de paz, tem sempre algo importante acontecendo e que na maioria das vezes me deixou de cabelo em pé!

As tramas dos personagens estão tão interessantes e imprevisíveis que eu não vou achar estranho se no último livro quem é vilão se tornar mocinho e vice-versa. Espero que não aconteça, mas se acontecer não vou achar impossível, já que algumas sementes foram plantadas neste aqui.

Uma personagem que só cresceu foi a Helene, me recuso a chamá-la de Águia de Sangue, apesar de que neste livro ela foi, ela começou tímida e está numa crescente, estou realmente sem saber o que ela vai fazer no próximo. Mas tenho certeza de que será grande, como a personagem dela ficou.

Laia também evoluiu, aquela menina boba do primeiro se foi. Hoje ela parece saber lidar melhor com as escolhas e entende mais de sacrifícios (alô Cozinheira) e parece que aprendeu a lidar com as questões imperiais, se estivéssemos em GOT eu diria que ela aprender a jogar o jogo dos tronos.

Elias é meu personagem favorito, e eu espero que ele tenha o final que merece. Entendi as escolhas que ele fez, mas espero que ele não fique no Lugar de Espera. Espero que tenha uma senhora reviravolta e que ele consiga ser feliz e que mantenha na vida dele tanto a Laia quanto a Helene.

Livros bons são livros com excelentes vilões, e aqui temos três que são muito, muito bons. A Comandante, que eu espero que arda no mármore do inferno, fez o que eu esperava dela, maldades, maquinações e mais maldade.

Marcus foi cruel na maior parte do tempo, mas me surpreendeu numa cena específica. Não esperava gentileza dele com ninguém, nem com o filho. Acho que ele foi um personagem perturbado pelas escolhas que fez, e tem aquela frase clássica, mas muito verdadeira, quer conhecer uma pessoa? Dê poderes a ela. Deram poderes, muitos poderes e ele mostrou tudo que ele era, e não era nada bonito.

Já o Keenan, eu ainda não sei bem o que esperar, eu gostava dele no primeiro, me decepcionei com ele no segundo e acho que no terceiro comecei a entendê-lo. Vou esperar o último para ver o que pensarei.

Recomendo muito, por enquanto é uma série com zero defeitos. Super bem escrita, com ótimos personagens, com tramas densas que surpreendem, ótimas cenas de batalhas e diálogos incríveis. Sabe quando você dedica um tempo para ler e ele é de qualidade? Esse livro é assim, de qualidade.
Analu. 25/03/2024minha estante
Pode tirar os lenços pro próximo livro porque é só sofrimento ?

Aline Michele 26/03/2024minha estante
Oh céus ?

DANILÃO1505 26/03/2024minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista!

Resenha de Artista!

Clara Azevedo 08/01/2021

Um Assassino nos Portões
Terceiro volume da série Uma Chama entre as Cinzas. Esse livro começa alguns meses depois do final de Uma Tocha na Escuridão. Depois da fuga executada em Kauf. Laia segue junto com seu irmão para as terras livres com intuito de conseguir ajuda para derrotar o Portador da Noite , mas não será fácil ela está sendo procurada pelos Marciais assim como o Elias mas eles não vão conseguir encontra-lo mas a habilidade recém descoberta de Laia de se tornar invisível pode ajudá-la a se esconder. Elias precisa honrar o acordo que fez com Shaeva, a Apanhadora de Almas ele concordou em abrir mão da liberdade e se tornar o novo Apanhador de Almas mas, ao fazer isso se entregou a um poder antigo disposto a qualquer coisa para garantir sua devoção o ex-Máscara terá que deixar de lado sua humanidade todos os seus sentimentos terão que desaparecer incluindo o amor que sente por Laia afinal ele vai viver por muito mais tempo do que todos os que ama. Helene Aquilla, a Águia de Sangue, está cercada por todos os lados o Imperador Marcus matou a mãe, pai e uma das irmãs dela a única que a Águia ainda tem é Livvy sua outra irmã que Marcus tomou como esposa e ao fazer isso obriga Helene a obedece-lo ou Livvy vai pagar as consequências como se não bastasse a Irmã estar casada com um mostro a Comandante está tramando algo que pode culminar na morte de muitas pessoas já que a mulher é serva do Portador da Noite. Aqui nós conhecemos um pouco mais sobre a história do Portador da Noite , como ele era antes e bom os motivos dele para se vingar dos Eruditos fazem sentido mas quem não tem nada a ver com o assunto vai acabar pagando caro por causa de um erro cometido há mais de mil anos eles podem ter feito besteira no passado mais isso não significa que ele tem que sair matando quem vier pelo caminho. A narrativa continua em primeira pessoa através dos pontos de vista de Laia, Helene e Elias. Essa série virou uma das minhas favoritas quero logo saber o que vai acontecer no próximo volume. Na capa estão Laia, Helene Aquilla e Elias Veturius. Neste livro tem uma profecia que ao longo da história ela vai se desenrolando o mais curioso delas é ao tentar muda-las ou desvenda-las você pode acabar sem saber fazendo com que ela aconteça, elas também não costumam a acontecer do jeito que pensamos que irão.

"Você é a única capaz de conter a escuridão" pág:35.

"A irá mais cruel vem da dor mais profunda" pág:41.

"Persiste uma parte, e cuidado com o Ceifador nos Portões!
Os pardais vão se afogar e ninguém saberá.
O passado vai queimar e nada o impedirá.
Os Mortos se erguerão e ninguém pode sobreviver.
A Criança será banhada em sangue, mas não há de perecer.
A Pérola vai trincar e o frio chegará.
O Açougueiro vai se despedaçar e ninguém o apoiará.
O Fantasma vai cair e sua carne secará.
Na Lua da Semente, o Rei terá sua resposta.
Na Lua da Semente, os esquecidos encontrarão o mestre." Profecia de Shaeva, a Apanhadora de Almas. Pág:61.

"Sinto a mão de Laia fria e pequena na minha. O pulso dela é acelerado contra meus dedos, uma tênue lembrança de sua mortalidade. Mesmo que ela sobreviva se se torne uma senhora de idade, seus anos não são nada em relação à vida de um Apanhador de Almas. Ela morrerá e eu seguirei, tornando-me cada dia menos humano." Pág:67.

"Você é muito jovem para viver tão profundamente nas sombras." Pág:332.

"Há sempre um preço para a ganância e a violência. Nós nem sempre sabemos quem o pagará. Mas, por bem ou por mal, ele será pago." Pág:389.

" Há o sucesso e há o fracasso. O terreno entre os dois é relegado àqueles fracos demais para viver." Pág:400.
Lari 08/01/2021minha estante
EU AMO ESSA SAGA

Clara Azevedo 08/01/2021minha estante
Eu também comecei esse ano queria ter começado a ler antes mais como demorava para lançar os livros achei melhor esperar um pouco.

Clara Azevedo 08/01/2021minha estante
Estou amando ler essa saga quero logo o quarto volume dela.

Mah 23/04/2021

A única parte que valeu a pena ler o livro foi o da Helene,o resto eu achei enrolação e isso me decepcionou em comparação ao segundo livro que sempre tinha algo acontecendo.Sei que essa escritora gosta de fazer as coisas devagar e tal mas nesse foi demais.Ainda estou curiosa para saber o fim deles no último livro mas agora com um pé atrás sabendo que ela pode enrolar que só kkkkkkkkkkk
Sim faltou a parte que eu odiei os pensamentos de Laia,estavam sendo os piores e Elias quase não teve um arco,tanto que os capítulos dele era menor
E ela colocou um personagem bem conveniente para a história mas não explicou nada,pareceu mais um deus ex machine
E já tá chato a gente não sabe pq algumas pessoas têm poderes e outras não,já estamos indo pro último livro e ela não explicou esse fato!
E o irmão dela foi bem apagado da história FORAM dois FUCKING LIVROs só pra salvar ele e a escritora o deixou completamente de lado na história,Laia contou que ele viva sendo uma pessoa de atitudes e tal e nesse ele apenas seguia as ordens dela questionando uma vez ou outra
Honestamente não entendo como alguém pode dar cinco estrelas pra esse livro ????
Apenas mais um leitor 14/05/2021minha estante
Os poderes são libertados quando algum efrit ou ser mágico toca em alguém, isso foi explicado no primeiro livro. E o Darin sofreu muitos traumas na prisão, como a Afya dissera, obviamente ele não seria igual como antes

Mah 14/05/2021minha estante
Nossa eu não tinha visto essa parte da magia kkkkkk vlw !

Emily 19/05/2022minha estante
Eu acho que é por que vc está muito focada no romance...o livro tem todos assuntos e tão bom... a revolução... as dúvida da Helena sobre o que é certo e o que errado... o Elias comedo de se perde.... caramba e muita coisa

Tati 07/11/2021

Começou tão bem, mas então...
Bom, eu comecei este livro muito empolgada! E ele começou de forma que parecia que seria épico... Mas o que aconteceu, foi que a autora afastou os personagens principais, deixando eles em núcleos bem separados e mudou o foco principal da estória.
Elias que era meu personagem favorito, ganhou um núcleo solitário e que mudou completamente o objetivo que ele tinha para sua vida...
A Laia e a Helene tbm separadas lutam por objetivos diferentes. E eu perdi totalmente a vontade de ler. O livro se tornou extremamente político e chato e eu não via a hora de acabar. Nem vou ler o último. Uma decepção esta série...
Fairyne 07/11/2021minha estante
Menina, terminei de ler o primeiro e do meio pro fim, ele foi me desanimando... O protagonista ficou chatinho e essa lora não gostei dela...Nem sei se continuo também

Tati 08/11/2021minha estante
Abandonei tbm... Só não entendi o hype em torno da série ainda?

Jozy.Cristiani 29/01/2021

What???
Nossa, estou sem fôlego para este livro, superou os dois primeiros. Muitas emoções, revelações bombásticas, uma guerra épica e paixões. Não vejo a hora do quarto e último ser lançado, preciso saber como vai terminar. ?????
lele 08/03/2021minha estante
COMO ASSIM ESSE NÃO É O ULTIMO????????

Wanderson59 19/04/2024minha estante
Como faço pra ler os livros