Dez dias em um hospício

Dez dias em um hospício Nellie Bly

Resenhas - Dez Dias em Um Hospício

Vanessa 29/05/2021

Faltou detalhe
A história de Nellie Bly é muito interessante e tudo o que fez por várias mulheres também, porém achei que o livro poderia ter se aprofundado mais pra que o leitor conseguisse mergulhar na história, porém não é o que acontece, você sente como se alguém estivesse contando algumas histórias com um pouco de pressa...

BurnBeranger 11/05/2021

Uma mulher além de seu tempo
Histórias e feitos interessantes sobre uma jornalista revolucionaria que deu voz a muitas mulheres, as quais foram injustiçadas, humilhadas e subestimadas. É sobre justiça, compaixão e humanidade.

cafeína_ebórea 07/05/2021

Insosso como a alimentação das pacientes
Não descarto a importância da autora nem do livro no contexto em que se passou a história mas, falando da escrita do livro... É bem chatinha, resumida e corrida demais, como uma matéria de jornal mas sem emoção.

Esperava algo como o Holocausto Brasileiro

Thailinne 02/05/2021

Dez dias em um hospício
Um relato excepcional de uma mulher muito corajosa! Não é qualquer um que se colocaria em risco para ter oportunidade de contar uma história e melhorar a vida de outras pessoas. E pensar que até hoje lutamos por uma "revolução manicomial"...

Paty 04/04/2021

É bom, mas é horrível
(Talvez esse livro tenha bastante gatilho para alguém mais sensível, então fica aqui o disclaimer: se tu é uma pessoa mais sensível e não lida bem com situações de violência, é melhor ficar preparada para as bombas, ou então não leia. Porque as coisas contadas aqui são bem absurdas mesmo, não é um livro bonito e nem agradável, então tome cuidado antes de ler).

O livro é bom mesmo, não me entenda mal. A história é que é horrível. É importante... na época eu acho que tenha sido de extrema importância, pelo menos (do que eu entendi, foi isso).

É o tipo de livro que você lê para sentira raiva do ser humano. Raiva, repulsa, ódio, e também incredulidade diante de tudo que as pessoas eram capazes de fazer (ou são, porque apesar de quase um século depois, o ser humano continua estúpido, pouca coisa mudou de lá para cá, é como eu me sinto pelo menos). A crueldade apresentada aqui é bem... não posso dizer surreal, porque pode acontecer, mas sabe quando a coisa está tão longe da sua realidade que é difícil apreender o sentido de tudo? Eu me senti assim: sabendo que tudo é real, que isso aconteceu mesmo, mas eu ainda consegui ficar super de cara porque eu nunca vi/presenciei/senti nada igual. E sinceramente me impressionei com a ruindade das pessoas.

Então, assim, é uma história bem forte. Mais uma vez: tome cuidado antes de ler o livro e, se tu for sensível, pensa bem antes de iniciar a leitura desse relato.

Ruan.Oliveira 31/03/2021

Quando a gente se encanta mais pela autora que pela obra
Eu não diria que foi uma experiência ruim, o teor do livro é importante e teve um marco forte pra sua época, mas a leitura não foi bem o que eu esperava. O texto é bastante rápido, de modo que parece uma conversa com a autora, não dá muito tempo da gente se relacionar ou entender sobre as pessoas internadas no hospicio, a palavra "insana" é uma das que mais se repetem durante toda história. Reconheço a importância da obra e respeito isso, por isso acho fundamental a leitura. Principalmente quando chegam as ultimas páginas e a gente conhece mais sobre essa autora de personalidade e atitudes espetaculares.

Luciana.Viveiros 24/03/2021

Vd
Diferente do que eu imaginava. Mas vale a pena conferir. Faz a gente pensar na postura, credibilidade, honestidade... das pessoas.

Dani Favalli 20/03/2021

"Qual a linha que separa a loucura da normalidade?"
É uma leitura rápida e fluida.
Faz a gente refletir sobre o que é loucura. Na época, 1887, uma pessoa estrangeira era considerada louca, uma pessoa estressada era considerada louca, uma pessoa pobre era internada como louca.
O mais dolorido é saber que as atrocidades que a autora descreve realmente aconteciam e acredito que parte delas ainda acontece.

Felipe Augusto 17/03/2021

Grande Mulher
Uma grande mulher foi Nellie Bly, passou por experiências em usa vida para poder mostrar ao mundo o quanto as mulheres sofriam e que até hoje passam por muitas coisas desnecessariamente. Um grande livro que aborda assuntos que foram de grande importância na época e são até hoje.

Joyce Chies 16/03/2021

Corajosa, necessária
Esse livro foi o primeiro que concluí em 2021. É uma história forte, com descrições do local e das pessoas que mexem com as emoções de quem lê. Super recomendo, é um relato importante sobre os abusos cometidos contra mulheres em um local que mais parece uma prisão de tortura. Com ele, conheci a autora e fui atrás de mais informações sobre a vida dela, que é interessantíssima!
Raissab33 16/03/2021minha estante
A leitura flui muito fácil .. gostei muito de ler.

Joyce Chies 16/03/2021minha estante
Realmente, a escrita é simples, objetiva e envolve a gente. Eu li super rápido!

Thata 07/03/2021

1887 naquela época as mulheres não tinham direito nenhum, muitas trabalhavam para ajudar em casa ou eram solteiras e precisavam se suatentar. Pense agora nos dias de hoje. 2021, se você tive um dia ruim e acaba descontando em alguém , essa pessoa pode entender seu lado e depois você pediria desculpas.
Mas em 1887 se você dissesse um A, além da conta.... chamariam a polícia e em menos de 2 dias estaria na ilha de Bkackwell, no em um manicômio.

.Lara 07/03/2021

Um relato maravilhoso de como pacientes considerados "insanos" (que muitas vezes eram perfeitamente saudáveis) eram tratados nos "hospícios", e como tudo isso era ignorado pela sociedade. Mesmo que não seja um livro nacional, sabemos que também era assim por aqui, até poucos anos atrás, mostrando a importância da reforma psiquiátrica e do SUAS.

Helyanny 24/02/2021

Bom...
Apesar de toda a importância social do livro, achei a escrita bem chatinha. Mas é um relato muito interessante e necessário.