Ana Terra

Ana Terra Erico Verissimo

Resenhas - Ana Terra

Ana 22/02/2023

Se preparem, porque nunca vi tanta tristeza em tão poucas páginas
Ana Terra mora com seus pais e os dois irmãos em uma pequena estância no interior do Rio Grande do Sul. A família tinha uma vida bastante sofrida e a única coisa que faziam era trabalhar. Foi em um desses dias de trabalho duro que, enquanto lavava roupa, Ana encontra Pedro Missioneiro ferido na beira do rio.

Desde as primeiras páginas do livro percebemos o desejo de Ana de se mudar para um lugar onde haja moças da sua idade, comércio, rapazes... Em outras palavras, para um lugar onde exista espaço para todos os seus desejos e anseios, desejos esses que foram crescendo desde a chegada de Pedro.

Ana sentia um misto de fascinação, ódio, nojo e, é claro, vontade. É óbvio que toda essa repulsa é só um pretexto para esconder o desejo carnal que sentia pelo homem, já que naquela época não era permitido para as mulheres ter contado com os homens, que diria então ser tocadas (ou amadas) por eles. Não é difícil imaginar o que acontece em seguida.

Como a história se passa em meados do século XVIII, o livro mostra também, de forma bem triste, diga-se de passagem, a disputa pelo território brasileiro. Essa disputa se revela mais cruel ainda na medida que os castelhanos passam por todos os vilarejos destruindo tudo o que podiam e matando pessoas.

O romance de Erico Veríssimo é incrível não só pela contextualização histórica em que a narrativa é construída, mas também pelo foco no sofrimento da população naquela época. Se os homens sofriam, conseguem imaginar o que as mulheres sentiam? Veríssimo conseguiu, através de Ana, a triste realidade de todas as mulheres que não tinham o direito nem da felicidade.

Apesar de ser bastante curta, a história é dotada de bastante emoção e reflexão, que chama atenção pela simplicidade e realidade em que os fatos acontecem. Mostra o dia a dia de um povo que dá duro para conseguir o próprio sustento, que sonha e tem ambições e, mesmo na dificuldade, encontra meios para seguir em frente.

site: https://www.roendolivros.com.br/

isabelli47 07/03/2023

Não superou minhas espectativas
Esse eu tive que ler para a escola.
mas eu amo literatura, então não me importo de ler.
mas acontece que ele tinha como ser bom, porém confesso que não gostei muito da escrita do Érico Veríssimo.
esse o primeiro livro que eu li dele e confesso que esperava mais sim, essa pode ter sido minha experiência, e talvez eu até leia mais livros dele, mas não foi algo que me chamou atenção.

Aiphos 08/03/2023

"Esperança é a única coisa mais forte que o medo."
Um livro tocante e ao mesmo tempo sensível que conta a história da família Terra, sendo a continuação dos volumes da série o Tempo e o Vento.
Li esse livro como leitura obrigatória da escola, mas fico feliz em ter o lido, porque a história de Ana Terra é simplesmente incrível e intrigante.
Acredito que a mensagem do livro tenha sido uma carta aberta contra o machismo, tanto pela época que o livro se passa quanto o modo como ele é enraizado desde muito tempo. Além de mostrar uma mulher que enfrenta as adversidades impostas pela vida de maneira assertiva.
Recomendo!

bebs 08/03/2023

É uma boa história e uma boa escrita, talvez mereça mais. É simples, bem curto e acho que funciona melhor quando lido junto do resto de "O tempo e o vento". Não encontrei nada de demais e em certos momentos a leitura me pareceu cansativa, mas relevo isto um pouco pois peguei para ler o livro todo hoje. No geral é uma história rápida e com personagens interessantes. Recomendo, mas acredito que outros livros do autor sejam mais essenciais.

Francisco240 16/03/2023

Revisitando o universo de ?O tempo e o vento?.
Uma verdadeiro clássico com diversos aspectos históricos brasileiros com uma profundidade insólita, mas incrível.

Eduarda 22/04/2023

Ana Terra
No começo o livro não me agradou muito, mas ao decorrer dele a história foi me prendendo mais, ele tem uma leitura extremamente difícil por sua escrita cheia de gírias, Ana Terra foi uma mulher muito forte mas acho que eles mostram os desejos da mulher como algo muito "selvagem", esse livro não foi do meu agrado.

Vivi 15/05/2023

Simplesmente amei esse livro. Li ele como paradidático da escola e me surpreendi com ele em todos os sentidos. A história é muito envolvente, não consegui parar de ler até terminar.

AsereT 28/05/2023

Noite de vento noite de mortos
A leitura de Ana Terra feita em conjunto ou não com o Continente mostra as faces da guerra pelos olhos das mulheres e dos trabalhadores.
É notável a riqueza para se pensar a colonização e construção do Brasil pelo recorte histórico do Rio Grande do Sul.

qat 11/06/2023

Sofreu mais que Jesus
E mais do que a Juliette no BBB.

Erico Veríssimo, você é um desgraçado por escrever tão bem. ???

Safira 06/07/2023

É a primeira vez que leio Erico Veríssimo. Gostei muito da forma como ele escreve, é uma história triste e envolvente, mas nada muito espetacular.

Juu 11/07/2023

Nota 3,5
Leitura arrastada, com cenas bem fortes e pesadas.
É uma história bem triste que retrata bem como era sociedade na época. Não é um livro do meu agrado, por isso essa nota.

EuNathMancinelli 22/07/2023

Tão lindo quanto triste
A Ana merecia muito mais. Que mulher, que força. Foi difícil de digerir tudo que Ana teve que enfrentar, o quanto teve que lutar e engolir. Me revoltei muito e torci demais por ela.

malu 03/08/2023

Tive que ler por causa da escola, é bem enrolado e a história é lenta, mas é ok.
Tem várias coisas bem problemáticas no livro.

Sabrina 23/08/2023

Erico Verissimo aparentemente não tem erro. Leio e gosto. Mistura fatos com ficção de um modo tão bem feito que tudo vira poesia pra mim. Seus personagens são apaixonantes e suas mulheres, um espetáculo! Talvez algum dia eu consiga ler todas as suas obras, espero que sim, porque sei que vai ser bem escrito, bem narrado e me deixará apaixonada.

mari 10/09/2023

Ana Terra, de Erico Veríssimo.
Ana é uma das mais importantes protagonistas da literatura nacional, e não há dúvidas sobre isso. Esse é um livro dentro do universo de "O Tempo e o Vento", mais especificamente, presente em "O Continente", livro que abre a sequência da obra de Veríssimo. A Companhia das Letras acertou bastante em retirar esse capítulo e transformá-lo em uma história à parte, pois a Ana, por si só, já é um personagem singular e extraordinário capaz de atrair a atenção do leitor para os outros livros que fazem parte da coleção.

Em terras gaúchas, isolada da sociedade, Ana anseia por mais vida. A rotina é monótona e poucas coisas acontecem naquele rancho, os dias são indiferenciáveis e os anos são desconhecidos. Tudo é sempre igual até um homem ensanguentado aparecer na beira do rio, seu nome é Pedro Missionário. Pedro é metade indígena, metade português. "Não gosto da cara desse diabo." é o que Maneco Terra diz ao abrigar Pedro em sua cabana. A presença daquele desconhecido, um dos poucos homens que Ana tem contato e que não é seu pai ou irmãos, causa estranheza e raiva, que com o tempo se transforma em curiosidade e afeto e, por fim, em tragédia. O laço permanente que liga Ana Terra a Pedro Missionário, até o fim de sua vida, recebeu o nome de Pedrinho e, para ele, seu pai morreu em alguma guerra.

Tragédias, tristezas e abdicações. Essa foi a vida de Ana Terra. Mas existem inúmeras outras obras na literatura que abordam guerras e tragédias, por que essa seria especial? Foi isso que comecei a pensar enquanto lia. Mas existe uma profundidade na escrita e na construção dessa personagem. Existe um incômodo em olhar para a história, para a vida real e ver inúmeras, milhares de Anas Terras. Esse livro rompe o tempo e Ana continua presente, com outro rosto e com outras camadas, no semblante das mulheres atuais.

Uma obra prima da literatura nacional.