Ana Terra

Ana Terra Erico Verissimo

Resenhas - Ana Terra

Larissasxavier 20/06/2021

"Noite de vento, noite dos mortos...".
Gostei bastante do livro e é uma leitura bem rapidinha. Super recomendo!

Mariduana 27/06/2021

Muito ruim
Acredito que a única parte boa do livro eh o tamanho dele, que é pequeno.
Primeiramente, Ana Terra é uma personagem chata, assim como todos os outros. Isso fez a fluidez da leitura diminuir bastante.
Além disso, li para a escola e meu professor não avisou sobre os gatilhos e, por isso, fiquei muito surpresa e tive bastante dificuldade em ler determinadas cenas.
A história também não me cativou/agradou nem um pouco. O início e o final são horríveis e o meio é mais ou menos.

Cristian Fontoura 12/07/2021

Ana Terra é um excerto do livro O tempo e o vento que, mesmo curto, nos mostra o desalento da personagem-título num Rio Grande do Sul ainda pouco povoado e longe de ser civilizado. A história de Ana Terra, vinda de Sorocaba com a família, é capaz de comover a cada capítulo com a escrita do mestre Verissimo. A visão da vida num lugar aonde o tempo não parece passar e os dias longos são todos iguais traz encrustada em si um vazio e um passado de mágoas por aqueles com quem Ana Terra divide um lar. A triste, por vezes enfadonha, história de Ana Terra tem como pano de fundo um território gaúcho vasto, pouco explorado e crivado de guerras e conflitos, os quais certamente afetam os Terra e àqueles ao seu redor.

Ricardo.Borges 12/07/2021

O tempo e o vento
Eu era uma criança quando li este livro, pq eu não entendia muito bem as ações de alguns personagens na série de tv.
O problema é que o livro não ajudou muito naquela época, pq eu era muito novo mesmo para entender a ?vida adulta??Rsrs

Lab of books 27/07/2021

Eu já tinha lido esse livro quando estava no ensino fundamental e não tinha gostado muito, então reli. Reli pra ver que eu não gostei pois me faltava maturidade, eu não entendi a história quando era criança. Agora, li novamente e achei incrível. Adorei a escrita, a forma como a história foi contada, a garra da Ana...muito bom! Leitura envolvente e com muita cultura e aprendizado.

Marinho 13/08/2021

Baseado em momentos históricos de guerras e movimentos de colonização no Brasi? na vida da família Terra.

elycely 17/08/2021

Ana, ela, eu, e as mulheres do sul
Releitura depois de vários anos desde a primeira leitura. A história da formação dos estados do sul do Brasil, de como esta gente veio a chamar-se povo, de como estão constituídos esses homens e essas mulheres, de histórias de castelhanos, e índios, e guerras, e vilas se erguendo e vidas sendo escritas. O vento do inverno vem e volta todos os anos, mas nunca leva de mim o encanto por Ana Terra.

Gabryely2 25/08/2021

História que mostra uma mulher forte e que mesmo depois de muitos acontecimentos difíceis ela conseguiu se reerguer e tomar as rédeas da vida.
Estava meio receosa de começar esse livro mas me surpreendeu bastante a fluidez que ele se tornou.
Indico muito.

bee 29/08/2021

achei que seria pior até
como era leitura obrigatória obviamente não seria uma escolha minha, mas o conto foi razoável até. imagino que pra quem não é gaúcho seja mais difícil por conta da grande quantidade de gírias que são usadas

Xaaaa 31/08/2021

hum?
Nem estou com paciência de escrever uma resenha pra esse livro. Eu estava gostando muito da história! As coisas desenrolaram muito rapidamente, e isso me incomodou um pouco; E quando chegou o final, algo aconteceu e não goi resolvido.

Frustrante não ter um bom final essa boa obra? Não recomendo.

raissa 11/09/2021

Esse foi o livro mais caótico que li no ano, é tanta desgraça que ocorre na vida de Ana Terra que você fica perdido.

Ana Terra, é uma das mulheres mais fortes da literatura brasileira. Sempre sem oportunidades para prosperar na vida, mas sempre aguentando tudo, sem reclamar pra ninguém.

Creio eu, que teu sobrenome é Terra justamente por isso, ela é resistente.

Laisa110 09/10/2021

Por ser um leitura obrigatória da escola, achei que seria chato, mas me surpreendi. É interessante ver o amadurecimento de Ana Terra, as escolhas que ela é obrigada a fazer, as perdas que ela tem ao longo da vida... A maneira como ela se ergue, toma seu filho, sua sobrinha e cunhada pela mão e vai em busca de reconstruir a vida. Ana Terra é uma mulher forte, determinada e batalhadora.
A leitura é muito fluida, sem enrolação, a linguagem é simples, fácil de entender e por ser um livro curto e que acompanha praticamente toda a vida de Ana, a história tem vários saltos temporais, o que eu particularmente gostei muito. Recomendo.

Veri 26/10/2021

Medo, isolamento e introspecção
Outro livro que li na escola, Ana Terra de Erico Veríssimo, de 1949, exatamente o próprio que li, edição de 1985. O livro tem um ritmo e um silêncio que combinam com a vida de Ana Terra, ?? uma moça de olhos e cabelos pretos, rosto muito claro, lábios cheios e vermelhos?, e sua família nas fronteiras gaúchas no fim do século XVIII. Meio terra de ninguém, disputada por portugueses castelhanos e indígenas, longe de tudo e de todos. Medo, isolamento, introspecção marcam o cotidiano duro dos personagens.

Amaro 26/12/2021

Veríssimo escreve de uma forma simples, descrevendo enormes sentimentos em poucas e cortantes palavras.

Traz importância a menor das coisas, a mais humilde das pessoas.