O Senhor das Moscas William Golding

Resenhas - O Senhor das Moscas

Nathalia.Meschiatt 03/03/2024

Superestimado Chato Alegórico Previsível
Todo o livro gira em torno de uma discussão ordem versus caos (na maior parte do tempo) previsível com personagens caricatos que representam o líder carismático, o autoritário e aquele cuja competência para governar é sobrepujada pelo preconceitos dos outros.

Tudo isso cercado por uma visão fatalista sobre a natureza humana, pouco explicada e discutida durante as páginas, contribuindo para a superficialidade da obra que trata-se apenas de uma fábula contrária o conceito de que "O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe."

Brand 02/03/2024

Interessante, porém maçante
Comecei o livro com muitas expectativas, e durante a leitura o detalhamento de algumas cenas me deixou um pouco entediado.

Os personagens são quase caricatos, a história não apresenta grandes surpresas e quando parece que algo vai sacudir as coisas, logo se perde.

O final foi inesperado, mas um tanto forçado. Vale a pena pelas reflexões que traz quanto a natureza humana.

Lady Zulis 02/03/2024

"O Senhor das Moscas seguia preso à estaca."
Um clássico é um clássico! Muitos apresentam nuances que só o autor é capaz decifrar, isso não é ruim, embora nem sempre é mágico. Após ler a biografia do Golding, fica "fácil" interpretar a obra e decifrar a sua mensagem.

Publicado pela primeira vez em 1954, após ser rejeitado por uma série de editoras, "Senhor das Moscas" retrata a trajetória de um grupo de meninos com idade inferior a 12 anos, perdidos numa ilha após um desastre aéreo. Sem a presença de um adulto para orientá-los, cabe a eles a triste missão de buscar por conta própria sua sobrevivência.

Um enredo primoroso sobre as condições da natureza humana até o seu rompimento hostil. Uma premissa um tanto simples, mas deveras proveitosa. A escrita é instigante e descritiva, mas sem excesso ? fica fácil saber o porquê ele ganhou o Nobel de literatura mais tarde.

Foi uma experiência boa, mas não das melhores. Durante a leitura, eu passei o tempo inteiro esperando por algo que não veio. Procurei nas entrelinhas e nada, desse modo, sinto que a obra deixou a desejar em alguns aspectos, mas nada que tire o mérito do escritor. É isso, equivale a uma recomendação!

Tiago575 29/02/2024

Tava com uma expectativa enorme mas não me convenceu. A metáfora da perda da "civilidade" é bem rasa. O ritmo é lento e chato. Não me pegou

Alex.Starick 29/02/2024

O livro conta a história de um grupo de crianças sobrevivendo em uma ilha após a queda de uma avião. O autor aborda bem temas como a  natureza humana, poder, comportamento frente à situações de medo e desespero e como as crianças foram perdendo sua inocencia se entregando ao instituto animal. Um ponto negativo na narrativa é a escrita que em alguns capitulos é bem descritiva o que a torna um pouco maçante  e faz com que  demore a engatar mas quando acontece  desperta a curiosidade e interesse do leitor no desfecho.

AlefRamos 29/02/2024

Me deixou aos frangalhos
Um livro clássico que conta a história de um avião que transportava crianças e caiu em uma ilha.

Premissa simples, mas com um desenvolvimento arrasador. A cada capítulo finalizado eu conseguia entender melhor a razão pelo qual esse livro ganhou o Nobel.

Tive uma experiência única com essa leitura, não conseguia desviar minha atenção quando começava a ler, e durante o dia pensava inúmeras vezes no enredo, no que tinha acontecido e também no que iria acontecer.

Não tenho nada negativo para pontuar, o início, o meio e final do livro são sensacionais. Todos os personagens são muito bem escritos.

Um livro que recomendo fortemente, e que virou um dos meus favoritos da vida.

Lucas1429 27/02/2024

Esse é um livro que beira a perferição, fazendo uma enorme crítica à natureza humana. Apesar de ser um livro de final aberto, eu fiquei bem satisfeito com ele visto que o desenvolvimento é quase impecável. Fiquei completamente imerso naquele universo.

Izamara Ferreira 26/02/2024

A teoria do verniz social na ficção.
"O Senhor das Moscas" é um clássico da literatura escrita por William Golding, publicado em 1954. A obra apresenta uma narrativa profundamente perturbadora que explora temas como a natureza humana, o poder, a civilização e a selvageria.

O enredo gira em torno de um grupo de garotos britânicos que se encontram presos em uma ilha deserta após um acidente de avião. Desprovidos de supervisão adulta, os meninos tentam estabelecer uma sociedade organizada, mas rapidamente sucumbem ao caos e à brutalidade.

Fernanda 26/02/2024

A influência do ambiente na ação humana
No início, crianças. No fim, selvagens. O 1° romance publicado pelo autor conta a história de meninos (pequenos e pré adolescentes) que foram largados em uma ilha deserta para que a guerra não os atingisse.

Os impasses entre Ralph, o chefe escolhido por todos, e Jack, o caçador, se desenrolam ao longo da história como uma luta entre a racionalidade e a impulsividade.

O que é mais importante: manter a fogueira acesa para serem salvos ou caçar porcos para alimentarem-se de carne? E o Monstro? Deveriam caça-lo ou esconderem-se dele?

??SPOILERS A SEGUIR??

Acredito que a melhor descrição do livro seja no desenrolar das diversas situações que quebraram a humanidade dos meninos que passaram de selvagens a assassinos, principalmente depois da quebra da concha (símbolo da racionalidade).

A tensão crescente em relação aos caçadores também é muito bem abordada: começam caçando porcos e terminam caçando humanos para matar.

??????

Gostei bastante da leitura que, apesar da temática, é bem leve. A escrita em si mostrou-se capaz de prender muito bem o leitor.

Jadson.Macedo 26/02/2024minha estante
Eu adoro esse livro. Achei bem pesado, por sinal. O que acabou sendo inesperado pra mim.

Dida 27/02/2024minha estante
Qd eu comecei achei que não ia gostar, mas qd acabei eu fiquei impactada. Se a pessoa para pra pensar no provável significado dos personagens tb, dado q o autor tava num período de guerra, é tenso. Acho q por serem crianças é ainda mais chocante, eu sempre tendo a pensar em crianças como o suprassumo da inocência

Prim 25/02/2024

O Senhor das Moscas
O que um livro tem que ter para ser considerado um bom livro? Uma escrita refinada? Falar das flores e dos amores? Um final feliz? Uma capa bonita?

Pensei sobre o que faz um autor ganhar prêmios literários também.
Quão bons deve ser para ganhar esse reconhecimento? Deve bajular essa sociedade, mostrando os primores humanos por meio da escrita? Ou deve criticá-la e anunciar suas falhas aos ventos. Causando um frisson. Fazendo todos falarem sobre esse autor. Sobre esse livro.

Atiçando o fogo da humanidade. Atiçando essa essência de caos e selvageria.

Para mim, pessoalmente, um bom livro é aquele que me faz sentir e refletir. Aquele que me envia por um turbilhão de emoções, amor, ódio, medo, ternura, raiva, entusiasmo, tristeza, surpresa.

Não faltou esse turbilhão em O senhor das Moscas. Senti muito. Tristeza a maior parte do tempo, mas, também, raiva e ternura.

A premissa é simples: o que aconteceria se meninos, não maiores que 13 anos, ficassem presos numa ilha paradisíaca sem qualquer adulto para lhes dizer o que fazer e como (sobre)viver?

Crianças normalmente são vistas como um símbolo da pureza. Mas, seriam mesmo? Então, em que ponto a humanidade se corromperia, tendo em vista essa pureza alegada? Acho que esse é o maior questionamento do livro.

Ralph, Porquinho, Simon, Sam e Erik, Jack, Roger, Robert, Maurice, Bill, Johnny os pequenos... todos eles representam a inocência da infância no início do livro. Divertindo-se e aproveitando a liberdade de um mundo perfeito, sem as regras dos adultos.
Mas, conforme o tempo passa, percebemos essas crianças se transformando. Quebrando o verniz da infância. Em vez de se tornarem adultos, por estarem longe desses modelos, elas se tornam a essência humana. Selvagens. Animais.

Muita coisa acontece. Muitos momentos impactantes. Por mais terríveis que tenham sido algumas partes, todas as vezes em que senti raiva de algum personagem, logo depois me sentia um pouco culpada. "Era uma criança. Eles estão com medo. No limite. Não sei que tipo de vida eles tinham antes para responderem assim". Empatia frente a coisas terríveis (mesmo fictícias). O que isso diz a meu respeito? Por que achei que as respostas dos personagens foram extremamente coerentes frente a situação?
O ser humano é mesmo cruel desde a fundação? E está mesmo tudo bem?

Gostei muito do livro no final das contas. Posso afirmar que é um bom livro segundo os meus critérios. E, tendo em vista o status de clássico da literatura mundial, também é um bom livro para geral.

Gabriel Saraiva 25/02/2024

O Senhor das Moscas
Apesar de possuir uma premissa muito interessante, ele não cumpre com a expectativa. Mas se eu dissesse que ele é ruim, estaria mentindo.
O livro é bastante alegórico, uma vez que tenta de maneira até que bem didática ilustrar formas de governo e funciona bem com esse propósito.. Porém, a leitura é bastante cansativa e difícil de engatar. Quando faltavam dois capítulos, eu só não desisti porque já tinha passado por todos os outros.
Possui muitos parágrafos com descrições cheias de detalhes (que, ao invés de dar uma profundidade, acaba sendo muito denso e maçante) e diálogos rasos (isso eu relevo, porque são crianças).
O problema principal, entretanto, é o final. Simplesmente péssimo. Nada mais a acrescentar.

Iza 24/02/2024

Bom.................
Uma obra com uma escrita detalhada, instigante e fluída. Genial, não é atoa que é um clássico (não acredito que demorei tanto pra ler????).