O Senhor das Moscas

O Senhor das Moscas William Golding

Resenhas - O Senhor das Moscas

Gleidson Pedro 09/03/2024

"DEIXAI TODA ESPERANÇA, VÓS QUE ENTRAI" ~ A Divina Comédia
Que leitura absurda, o livro traz uma vibe meio LOST, onde acontecimentos nos fazem questionar se tudo aquilo é crível de compreender, se tal cenário não seria propositalmente criado. Mas a história de como as crianças são atraídas por pensamentos adultos, concomitante suas ações diante da máxima "O que um adulto faria", acaba as corroendo, assim, não havendo mais distinção delas para o mostro que habita a ilha.!

Joao.Vitor 07/03/2024

Gostei da leitura apesar de não me agradar muito ter a perspectiva de crianças mas conseguiu me prender até o final energizante, obviamente toda a ideia de selvagens é bem problematica pq suas características aqui são relacionadas a indígenas e em contrapartida é explícita a exaltação do homem inglês civilizado, essa noção antiquada me deixou com um gosto amargo pela obra

Carol 06/03/2024

Triste
A história conta muitos detalhes, no começo parece um pouco arrastado e fiquei um tempo sem ler por isso, porém depois entende-se que detalha sobre o comportamento de cada criança e como foi diferente a tentativa de sobrevivência de cada um.
Um enredo bem triste e original, mas vale a pena a leitura.

Nayara.Nairne 06/03/2024

Gostei muito do livro e fiquei com pena do porquinho, apesar de achar ele irritante rm algumas partes

Hugo 05/03/2024

Um grupo de meninos sobreviventes de um acidente de avião, tentam conviver em paz.
Votam em um líder para os guiar. Mas logo surgem insurgentes e a suposta ordem é ameaçada.

ana la 04/03/2024

Eu achei muito interessante como o livro mostra o lento decaimento da civilidade dos meninos, deixando claro que todas as pessoas tem um lado mais obscuro e depravado.
PORÉM, uma coisa que ninguém fala desse livro é o racismo. Beleza que o livro é antigo e tals, mas é um ponto bem importante de destacar. Ao longo da obra, fica claro que o grupo que fazia rituais de dança, pinturas corporais e se organizava como uma ''tribo'' era o mais selvagem e agressivo.

Nathalia.Meschiatt 03/03/2024

Superestimado Chato Alegórico Previsível
Todo o livro gira em torno de uma discussão ordem versus caos (na maior parte do tempo) previsível com personagens caricatos que representam o líder carismático, o autoritário e aquele cuja competência para governar é sobrepujada pelo preconceitos dos outros.

Tudo isso cercado por uma visão fatalista sobre a natureza humana, pouco explicada e discutida durante as páginas, contribuindo para a superficialidade da obra que trata-se apenas de uma fábula contrária o conceito de que "O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe."

Brand 02/03/2024

Interessante, porém maçante
Comecei o livro com muitas expectativas, e durante a leitura o detalhamento de algumas cenas me deixou um pouco entediado.

Os personagens são quase caricatos, a história não apresenta grandes surpresas e quando parece que algo vai sacudir as coisas, logo se perde.

O final foi inesperado, mas um tanto forçado. Vale a pena pelas reflexões que traz quanto a natureza humana.

Lady Zulis 02/03/2024

"O Senhor das Moscas seguia preso à estaca."
Um clássico é um clássico! Muitos apresentam nuances que só o autor é capaz decifrar, isso não é ruim, embora nem sempre é mágico. Após ler a biografia do Golding, fica "fácil" interpretar a obra e decifrar a sua mensagem.

Publicado pela primeira vez em 1954, após ser rejeitado por uma série de editoras, "Senhor das Moscas" retrata a trajetória de um grupo de meninos com idade inferior a 12 anos, perdidos numa ilha após um desastre aéreo. Sem a presença de um adulto para orientá-los, cabe a eles a triste missão de buscar por conta própria sua sobrevivência.

Um enredo primoroso sobre as condições da natureza humana até o seu rompimento hostil. Uma premissa um tanto simples, mas deveras proveitosa. A escrita é instigante e descritiva, mas sem excesso ? fica fácil saber o porquê ele ganhou o Nobel de literatura mais tarde.

Foi uma experiência boa, mas não das melhores. Durante a leitura, eu passei o tempo inteiro esperando por algo que não veio. Procurei nas entrelinhas e nada, desse modo, sinto que a obra deixou a desejar em alguns aspectos, mas nada que tire o mérito do escritor. É isso, equivale a uma recomendação!

Tiago575 29/02/2024

Tava com uma expectativa enorme mas não me convenceu. A metáfora da perda da "civilidade" é bem rasa. O ritmo é lento e chato. Não me pegou

Alex.Starick 29/02/2024

O livro conta a história de um grupo de crianças sobrevivendo em uma ilha após a queda de uma avião. O autor aborda bem temas como a  natureza humana, poder, comportamento frente à situações de medo e desespero e como as crianças foram perdendo sua inocencia se entregando ao instituto animal. Um ponto negativo na narrativa é a escrita que em alguns capitulos é bem descritiva o que a torna um pouco maçante  e faz com que  demore a engatar mas quando acontece  desperta a curiosidade e interesse do leitor no desfecho.

AlefRamos 29/02/2024

Me deixou aos frangalhos
Um livro clássico que conta a história de um avião que transportava crianças e caiu em uma ilha.

Premissa simples, mas com um desenvolvimento arrasador. A cada capítulo finalizado eu conseguia entender melhor a razão pelo qual esse livro ganhou o Nobel.

Tive uma experiência única com essa leitura, não conseguia desviar minha atenção quando começava a ler, e durante o dia pensava inúmeras vezes no enredo, no que tinha acontecido e também no que iria acontecer.

Não tenho nada negativo para pontuar, o início, o meio e final do livro são sensacionais. Todos os personagens são muito bem escritos.

Um livro que recomendo fortemente, e que virou um dos meus favoritos da vida.

Lucas1429 27/02/2024

Esse é um livro que beira a perferição, fazendo uma enorme crítica à natureza humana. Apesar de ser um livro de final aberto, eu fiquei bem satisfeito com ele visto que o desenvolvimento é quase impecável. Fiquei completamente imerso naquele universo.