As Aventuras de Tibicuera

As Aventuras de Tibicuera Erico Verissimo

Resenhas - As Aventuras de Tibicuera

Yago Nogueira 28/05/2017

As Aventuras de Tibicuera
Foi o primeiro livro que li! O ano era 2005 e tinha 10 anos, me ensinou muito sobre história do Brasil e despertou o meu interesse em ler. Relendo novamente eu vi que em algumas partes o autor tenta resumir ao máximo os 500 anos de história do Brasil, mais as partes importantes foram mantidas, descobrimento, inconfidência mineira, Os Palmares etc... No fim de tudo é uma leitura que eu recomendo, na época que li foi bem legal, tudo muito lindo e mágico, relendo novamente sinto o mesmo sentimento.

Samantha 12/12/2015

Um dos primeiros livros que li, este livro certamente contribuiu para o meu gosto pela história e pelo meu desejo (pelo menos por um período da minha vida) de me tornar historiadora. Se naquela época era a narrativa da história do Brasil de forma tão leve, nesta releitura o que me chamou a atenção foi o capítulo "o segredo do pajé" e seus conselhos a respeito da relação pai e filho como forma de se tornar eterno. Sem sombra de dúvidas, este será um dos livros que passarei para meu filho...

yuri29 20/11/2015

Didático
"As aventuras de Tibicuera", do já consagrado Érico Veríssimo, é uma história, bem didática, que engloba os 400 anos da história do Brasil na história de um indiozinho chamado Tibicuera. A leitura é fácil e o exemplar é facilmente achado na internet. A edição em questão é para ser guardada com carinho, pois é do ano de 1966. E é isso, não há muito o que informar pois a história não é densa, é o que todo mundo aprendeu no colégio quando era criança. Todavia, recomendo o livro sim. =)

Thyago 18/09/2015

500 anos de história do Brasil
Tibicuera, é um Índio tupinambá, que narra a história do nosso país.

Tibicuera vive vários momentos da história do Brasil (Não posso revelar como ele vive tanto) ele narra, por exemplo: a vida na tribo, a chegada dos navios portugueses, a colonização, a escravatura, as guerras, a abolição, as revoluções, a independência do Brasil e muito mais, Enfim, em quase toda a História desde país ,e, principalmente em guerras, tibicuera está presente.

Ele conhece personagens importantes e muito legais, como José de Anchieta, Zumbi dos palmares, Mauricio de Nassau, Tiradentes, Dom Pedro, escritores, e muitos outros.

Ótimo livro, por todo contexto histórico. A história do brasil é MUITO legal, acho simplesmente que o meu professor da escola é que nunca soube contar direito. rs

O livro é de linguagem fácil. capítulos curtíssimos (Um capitulo por página) Este foi um dos pontos que me deixaram triste, a falta de profundidade da história. O autor poderia ter explorado muito mais. Porém há de se entender que o público para o qual o livro se destina são jovens e crianças. Há ilustrações ou mapas importantes para a compreensão, em cada inicio de cada capítulo.

Tibicuera narra a história do Brasil, desde antes de 1500, na sua tribo tupinambá, até 1942, em um apartamento em Copacabana. Tibicuera, índio, é o Herói desconhecido do Brasil.

Babu 17/07/2015

As aventuras de tibicuera
Primeiro livro que eu li,e que me deu paixão para ler,este livro e ótimo,para aqueles que gostam de aventuras,que não conhecem o autor Érico Veríssimo,recomendo que leia este livro,por que é uma das obras de Érico Veríssimo que eu mais gostei

Militcha 04/07/2013

Inusitado
Em um dia no sebo, As Aventuras de Tibicuera foi o primeiro livro que peguei para dar uma folheada. Por ter indígenas e ser uma história que a mesma pessoa contava durante mais ou menos 400 anos, fiquei curiosa em ler.

Desde o início, achei uma leitura envolvente e didática, afinal, estamos tratando da história do nosso país. Gostei de ler o livro e lembrando das aulas história que tive ao longo da minha vida, também despertou a tristeza de não ter lido o livro antes, seria de grande contribuição para o aprendizado.

Um livro que me surpreendi e que recomendo a todos lerem, mesmo com a leitura perdendo um pouco seu pique em comparação com o início. De qualquer forma, achei interessante a proposta, recomendo!

Lari 14/01/2013

Tibicuera - o herói brasileiro
O romance As Aventuras de Tibicuera, escrito por Érico Veríssimo e publicado pelo editora Global em Porto Alegre no ano de 1966, retrata um período da literatura infantil no Brasil, com uma característica pedagogizante.
A história narra a vida de Tibicuera, um índio que nasceu antes que o Brasil fosse “descoberto”, e que acompanha os principais fatos históricos, até o ano de 1944, no qual o livro acaba. Isso é possível porque Tibicuera sabe a magia capaz de eternizar sua memória, revelada pelo pajé de sua tribo.
Tibicuera convive com os colonizadores, os jesuítas, os revolucionários... E se envolve pessoalmente com tudo isto. Na verdade o livro narra a história de uma civilização em formação.
O gaúcho Érico Veríssimo ficou mundialmente conhecido pela trilogia “O tempo e o Vento”, que recentemente está sendo regravada para o cinema, mas antes disso escreveu muito para crianças e realizou muitas traduções. Nascido em 1905 na cidade de Cruz Alta, chegou a ser bancário, mas só encontrou a realização pessoal na literatura. É pai do igualmente talentoso Luís Fernando Veríssimo (o que nos leva a pensar que ele também conhecia a magia de Tibicuera).
Apesar de ser uma leitura didática, o texto é levado de forma simples, pessoal e envolvente. Seria de grande utilidade no ensino da história do Brasil, mas nunca vi nenhum trabalho que o usasse para tal. Gostei muito de conhecer mais a história do nosso país, temperada pelas palavras de um gênio da literatura brasileira, com seu estilo, modo de ver e mensagem sempre humana.
Um livro que vale muito a pena e que deveria estar presente nas salas de aula brasileiras, é facilmente encontrado na internet para download e sua versão impressa chega a custar até mesmo R$ 1,00, em sebos virtuais.
Dininha 30/09/2017minha estante
Corrigindo... O livro "As aventuras de Tibicuera" teve sua primeira edição em 1937, mesmo ano em que foi escrito, portanto, não abrange de 1500 a 1944, mas termina com a narrativa de quando o personagem principal, Tibicuera, mudou-se para Copacabana em 1930.
O livro foi escrito durante o Estado Novo (1930-1945), quando o governo Vargas incentivava as iniciativas nacionalistas e o sentimento de ufanismo.

Jeane 18/08/2010

História do Brasil romanceada
Devo confessar que o livro não é muito empolgante, mas vale como aula de história do Brasil.Em seus 400 anos de existência,Tibucuera está no centro de momentos decisivos para nosso País e encontra personagens importantes de nossa história (Cabral, Nassau, Tiradentes, Bento Gonçalves, D. Pedro I, entre tantos outros). Acho que a narrativa ficou sem "profundidade",tipo uma colcha de retalhos, justamente por tentar englobar um período muito grande da história em tão poucas páginas.

Lili Machado 06/11/2009minha estante
Esse livro estava marcado na minha estante, como TROCO, mas, lendo sua resenha, mudei de idéia - retornei-o para a prateleira.