O amante

O amante Marguerite Duras

Resenhas - O Amante

Lu Labella 02/11/2022

Uma história além de amor, sobre relacionamento interpessoal com familiares um tanto quanto tóxicos

Juju 08/10/2022

Prosa poética
Desde a primeira página esse livro me fisgou de uma forma muito única, eu lia relendo (o que não é um hábito). Ela tem uma forma de pensar e de escrever que é tão forte. É difícil falar desse livro porque a história é boa, mas o que realmente se destaca pra mim é a forma dela pensar e escrever. Acho que é desses casos que se ela narrar absolutamente qualquer coisa vai ser incrível.

Luciana555 01/10/2022

O Amante
O Amante é um romance autobiográfico escrito por Marguerite Duras e publicado no ano de 1984. A autora tinha 70 anos quando publicou esta história.

Acreditei, influenciada pelo nome do livro, que o ponto forte da história seria o envolvimento amoroso entre Duras e um rico comerciante chinês. Acabei me surpreendendo com as inúmeras camadas desta história que vai muito além do romance. O livro mostra o quanto os relacionamentos familiares podem ser tóxicos, profundos e complexos. A maneira com que a autora narra a sua história é única. Na história o tempo se mistura. Ora estamos no passado, ora estamos no futuro. A leitura exige que o leitor esteja atento para que consiga caminhar pelo tempo da história de maneira nada linear.

O relato do O Amante é profundo, complexo e muito bonito. Terminei esta leitura com uma sensação muito forte de melancolia. Duras fez com que sentisse suas emoções de maneira muito intensa. E deixou claro que o processo de reflexão sobre a vida é contínuo. Nunca para.

E no final, não sabemos o que é real e o que é fruto de um processo criativo genial, nesta história. O livro é tão bonito que não saber o quanto traz de verdadeiro em fatos é apenas um pequeno detalhe.

Luiz 12/09/2022

Muita enrolação.
Acho que a escritora (ou o tradutor) fez uma sopa de palavras aleatórias e acabou que deixou o livro com uma pegada mais entediante, pois não chegava na conclusão do raciocínio da autora em várias passagens o que faz com que o leitor queira terminar o livro o mais rápido possível para poder ler um melhor. Dizem que o livro tem este tipo de edição pela riqueza de detalhes que só um bom leitor conseguiria encontrar, porém eu particularmente não encontrei nenhuma. Enfim...para quem quiser se aventurar no livro eu desejo uma boa leitura.

Martony.Demes 09/09/2022

O livro de cunho autobiográfico conta a história de infância da autora. O amor muito precoce, a falta do amor da mãe, os problemas do irmão e o carinho do outro irmão mais novo.

O cenário era a colônia francesa, no vietinã, nos apresenta aspectos de pobreza, instabilidade da família que obrigam que a narradora ultrapasse etapas da vida.

São histórias bem forte e marcante! A escritora tem uma maneira peculiar de escrita! E interessante.

Vale a pena conhecer essa obra!

Sabrina.Uliana 18/08/2022

Misto de emoções.
O livro é bom, tem várias frases bem marcantes, daqueles de você ler duas, três vezes, marcar, postar, enfim.
O livro, porém, não é tão envolvente assim. Apesar de ser curto e de eu ter lido ele de uma vez só, não é um livro que te faz querer ler mais e mais. Acho que um pouco disso se dá pela forma de narrativa meio desencontrada e sem muito raciocínio lógico.
Enfim. Não sei se recomendo a leitura.

juuuwidy 14/08/2022

"Vou escrever livros. É o que vejo para além do instante, no grande deserto que se afigura como a extensão de minha vida."

Breno Vince 05/08/2022

Um livro que deixa sensações diferentes no curso da leitura
Embora tenha algumas frases marcantes, a grande verdade é que não é um livro realmente marcante. O livro possui dois momentos distintos.
O primeiro momento é do início até próximo à parte final. Essa parte merece duas estrelas a meu ver. O ritmo é lento e a história, para mim, não foi envolvente assim como os personagens. A forma de escrita também não me agradou, chegando até a incomodar alguns desencontros e recursos utilizados. Os personagens também não parecem tão críveis por falta de desenvolvimento.
O segundo momento é o final. Essa parte merece três estrelas, quase quatro. Embora o ritmo permaneça lento e a escrita ainda não seja a mais agradável, ao aceitar os personagens, o final passa a ser razoavelmente agradável e a dor deles mais crível.
Esse livro provavelmente não será o melhor livro que lerá na vida, talvez até fique entre aqueles que não lembrará, mas, sem dúvidas, é uma leitura breve (pelo número de páginas) que deixa uma boa sensação ao fim ao concluir a história de forma satisfatória.

Matt 03/08/2022

O amante
O amante (1984) foi um dos grandes achados de 2022! A escrita poética, crua, melancólica, fragmentada e complexa de Marguerite Duras me cativou logo nas primeiras páginas e, como disse Lacan sobre o talento artístico da autora, foi inevitável não ser arrebatado por ela. Ela era tudo aquilo que eu imaginava e muito mais.

A obra ? que é uma autobiografia, vale destacar ? retrata a história de amor entre uma jovem francesa e um rico comerciante chinês. O amante, aqui, não se trata daquele de uma traição, mas sim daquele que ama: o chinês ama e a francesa é amada por ele. Mas a história não se limita a essa relação amorosa entre uma adolescente e um homem mais velho, pois aí também há espaço para uma mãe, para o amor à mãe injustiçada que sempre se faz presente até mesmo onde, aparentemente, não está.

Em pouco mais de cem páginas encontramos a infância e a adolescência de Duras, a sua relação com a loucura da mãe e com seus dois irmãos, um frágil e outro tirano. Acompanhamos, num jogo de memórias, o amadurecimento da personagem, a sua experimentação da vida e as suas descobertas, os seus medos, os seus desejos, a sua tristeza.

E como todo bom jogo de memórias, também há espaço para o esquecimento. Apesar de autobiográfico, a autora brinca com as palavras, cria contradições, preenche as lacunas causadas pelo esquecimento e abre espaço para que o real e o imaginado (criado a posteriori), se misturem e mostrem uma única face: a sua face devastada pelo tempo.

--------------------------
5? (favoritado)
Leitura finalizada em julho de 2022.
Bookgram: @mths.books

vitor mussi 02/07/2022

"Jamais escrevi, acreditando escrever, jamais amei, acreditando amar, jamais fiz coisa alguma que não fosse esperar diante da porta fechada."

dirceudemarilia 25/06/2022

as leituras impulsivas são sempre as melhores. tudo o que eu sabia sobre o livro era em relação ao casal interracial, mas as partes que mais me chamaram atenção foram as que ela fala da mãe. muito forte. não esperava que um livro tão curto me desse esse baque tão grande kk agora preciso aprender francês pra ler o resto do catálogo dela disponível na ufc

descobri que foi ela que escreveu hiroshima mon amour e agora tudo faz sentido
Dilva 25/06/2022minha estante
Amo esse livro.

Bruno.Dellatorre 23/06/2022

Não é bem sobre um amante...
Sim, neste livro a autora relata sua iniciação sexual aos quinze anos com um rico herdeiro chinês, mas esse não é o foco do livro. E eu diria que não é nem o tema mais importante.

Para mim, "O amante" é sobre uma família mal estruturada. A tristeza da mãe, a relação esquisita que ela tinha com o filho mais velho, a morte do irmão mais novo, a ausência do pai, a solidão, os silêncios...

E no meio disso tudo tem o caso dela com o chinês.

De qualquer forma, o que importa aqui não é muito a história e nem que ela foi inspirada em vivências da autora.

O que se sobressai nessa obra é a escrita. Que talento tem essa mulher! Escreve pra caramba. Tem um estilo próprio, seco, duro de engolir. O livro pode ser curto, mas exige uma certa lentidão na leitura pra que se consiga digerir tudo que ela está dizendo. É bem denso.

Vivi 11/06/2022

Varias peças que vão se juntando e cada uma sem nome algum.
Uma terra desconhecida, vários momentos que realmente não foram vividos com intensidade. Não houve fotos, registros, muitas palavras importantes que poderiam ter dado todo um sentido não foram ditas. Uma família que sempre esteve em cacos o abuso do irmão mais velho e obsessão de uma mãe . Uma menina de 15 anos em uma balsa com seu chapéu masculino. O amor que se percebe tarde mas o desejo... há... esse esteve presente. E toda uma inocência escapou por entre os dedos.
Seu " Amante " era um homem chinês 27 anos que apareceu em uma limusine que era do pai que assim que bateu os olhos nela toda uma história começou. Mas que poderia ter sido diferente.
Estar ao lado dela era desnudar a sua alma e estar ao lado dele era acreditar no que os outros a faziam acreditar o que ela era.
" O cedo foi tarde demais na minha vida."
Se olhasse bem para nós mesmos sem se preocupar os dedos e os títulos, os medos talvez tudo séria diferente. Quantas chances são desperdiçadas em ser realmente feliz em viver um grande amor, um lindo sonho. Simplesmente por medo ou por acreditar em tudo que falam de nós.
Quantas cicatrizes em um único monólogo.
Essa história tão sensível e tão cheia de mensagens se passa no Vietnã ( Indochina francesa)
?Romance autobiográfico que acompanha a tumultuada história de amor entre uma jovem francesa e um rico comerciante chinês na Indochina pré-guerra. Com uma prosa intimista e certeira, Duras evoca a vida nas margens de Saigon nos últimos dias do império colonial da França e relembra não só sua experiência, mas também os relacionamentos que separaram sua família e que, prematuramente, gravaram em seu rosto as marcas implacáveis da maturidade.

Vinicius 04/06/2022

Atravessar o rio
Um retrato seco, poético e autobiográfico da infância da autora. A carência de não receber o amor que gostaria da mãe, o medo de um irmão viciado e a ternura pelo irmão mais novo. Um pai ausente. Retratos de personagens reais, construídos aos recortes, porque em sua vida não havia "um centro. Nem caminho, nem linha".

Ambientado no Vietnã, quando ainda era colônia francesa, a pobreza e falta de estabilidade da família aceleram o amadurecimento da autora/narradora. De um lado, o retrato das ações calculistas que a tirariam daquela situação e de outro a lembrança sutil da descoberta de algo só tardiamente reconhececido como amor.

Ainda que leve um tempo para nos adaptarmos às mudanças de narrador e tempo, Marguerite Duras tem um domínio incrível com as palavras, levando o leitor a lugares que só a literatura é capaz de alcançar. Uma dança orquestrada de imagens e sentimentos.
Daniel 04/06/2022minha estante
Que top!

edu basílio 04/06/2022minha estante
um resenhista admirável, capaz de um poder de síntese 'hors pair', mas sem ocultar nada de sua emoção com a experiência de leitura =)))

Vinicius 04/06/2022minha estante
Hahaha obrigado
Mas o mérito vai para o posfácio de Leyla Perrone-Moisés que fez uma análise do nível da obra!
Com certeza minha segunda leitura será com outros olhos.