O amante

O amante Marguerite Duras

Resenhas - O Amante

Carla 29/01/2022

Um rasgo para ver uma vida
Li essa obra por acaso, já que nunca tinha adicionado na minha lista alguma obra da autora.

O que temos nessa obra é um rasgo no tecido de um mundo para ver uma vida em suas micro decisões e dores.

Duras conta uma história fragmentada e em ordem não cronológica que traz as reflexões da jovem protagonistas. É como ler um diário ou, como no texto de apoio, ver legendas de fotos sobre instantes da história de alguém.

Acredita-se que muito desse livro é autobiográfico devido à semelhança com a história de vida de Duras: infância pobre, irmão drogado, uma mãe que perdeu a herança do pai, o alcoolismo na vida adulta.

Ao encerrar a leitura o que eu senti foi tristeza, desesperança e uma certa pena da protagonista desprovida de sonhos que não se permitiu amar de verdade, soterrando bem no fundo de um coração, que precisou ser de aço, a possibilidade de ser amada.

Mas qualquer coisa que eu diga é raso e insuficiente para descrever a sensação.

Victor 01/02/2022

O Livro é bem difícil
O amante é daqueles livros, facilmente julgado pela capa, ou melhor, pelo título, mas o texto nós oferecido é totalmente o contrário ao que o título nós faz remeter. Nada tem haver com um amante, ou alguém que é casado e trai sua esposa e/ou marido. Vale a pena ler e refletir sobre o amor proibido e impossível, não totalmente por questões familiares, mas pelo querer dos personagens. Devo dizer que a escrita francesa, pelo menos a de Duras, é um tanto abstrata pra mim, e é difícil decifra-la a primeira leitura, muitas vezes, me peguei voltando ao início do texto pra tentar interpreta-la. E Duras, trás de uma forma natural pra época em que vivia, vivências problemáticas, eticamente falando, uma delas é que os personagens romanticamente entrelaçados, tem idades distintas.
Duras, o tempo todo entrelaça o amor proíbido com a péssima convivência da personagem com seus irmãos, e principalmente, sua mãe, uma mulher nada fácil, nada sã; e a época em que vive, onde ser mulher, não é fácil, e, ser uma mulher que vive pra cima e pra baixo com um homem, chinês, aquela época era mal vista: ?Não acreditem nisso, esse chapéu não é inocente, nem esse batom na boca, tudo isso significa alguma coisa, não é inocente, quer dizer, é para atrair os olhares, o dinheiro.? essas palavras, apenas por causa de um boato, imaginem.
O livro, é muito intenso, a intensidade dos personagens, vai do ódio ao amor naturalmente, da incompreensão a compreensão em poucos capítulos, é tipo 8 ou 80.

Geovana 02/02/2022

O livro é lírico e denso. Me chamou muito atenção como a autora é alinear na narrativa sem se perder, como intercala o passado e o presente com fluidez nunca deixando a escrita a desejar.
A história é poética, terrivelmente triste e brutal, cada relato exprime a realidade sofrida da construção da Marguerite. Acabei o livro com vontade de reler.

carol 11/02/2022

?A história da minha vida não existe. Ela não existe. Nunca há um centro. Nem caminho, nem linha" ?

Eitalizandra 12/02/2022

Acho que sou burra
O livro não me prendeu em momento nenhum, não me senti próxima da personagem e nem me envolvi na sua história.
Acho que sou burra e não entendi a profundidade do livro

José 16/02/2022

Tudo o que sempre quis ler
Lindo, poético, sensível e bruto são algumas das palavras para descrever esse livro. Sempre busquei um livro que fosse exatamente assim, e encontrei espontaneamente, estou apaixonado por ele e pela escrita da autora.

Lusia.Nicolino 22/02/2022

Duras é intensa - sugiro ler o Amante e na sequência O amante da China do norte
Participei de uma oficina da Casa das Rosas – Escrever no limite: caminhos de escrita com Marguerite Duras – e, claro, foi impossível não reler sua principal obra.
Uma autora peculiar, transgressora, que dizia que tudo o que escrevia era político. A palavra não dá conta da vida, mas o romance sim. E, assim, nos encontramos diante desses dois títulos que são a mesma história contada com estruturas ligeiramente diferentes, com traços autobiográficos. Como dizia que as autobiografias não são "a verdade", mistura com ficção fatos de sua infância e adolescência na Indochina francesa, o atual Vietnã. Com a morte do pai, a mãe deprimida, sem ter muito claro o que o futuro lhe reserva, entrega-se a um amor (amor?) impensável para a época e as circunstâncias. A menina-criança, branca e franzina, torna-se amante de um jovem e rico chinês.
Há ainda nesse entorno a relação de amor com seu irmão do meio e um ódio desvelado em relação ao irmão mais velho.
Uma narrativa verborrágica, com diálogos entrecortados, não linear.
O Amante virou um filme que Duras detestou e, por isso, escreveu O amante da China do norte, com indicações do que teria feito diferente. Praticamente uma provocação.

Quote: "A criança sorri. Não responde. Ela descobre que é verdade, que o irmãozinho é um príncipe de verdade. Prisioneiro de sua diferença para com os outros, sozinho naquele palácio da sua solidão, tão longe, tão sozinho que é como se nascesse a cada dia, para viver."

Nayana 27/02/2022

Nada clichê
Existem livros que te chamam, parece que na verdade eles te escolhem. Eu não conhecia ?O amante?, de Marguerite Duras, e comecei a ler sem nem sequer ler a sinopse.. essas coisas doidas que fazemos de vez em quando! O livro é bem famoso e ganhou prêmios importantes, eu que não conhecia mesmo (e nem li por isso).
O termo ?amante? nessa história é aquele que ama, não tem relação com a cotação de traição que tanto conhecemos. O livro já começa sua peculiaridade ali, não tem nada de clichê, e te faz questionar quando mudamos o significado dessa palavra tão bonita (tinha esquecido dessa beleza até ler esse livro).
Eu li o ebook pelo kindle unlimited, e fiquei muito surpresa com a carga autobiográfica forte: não ficou claro para mim quanto da história é verídica, mas tem muitas coisas do passado da autora e de fato, o que lembramos do passado não tem sempre um quê de inventado?
Esse fato é ainda mais surpreendente pois o livro fala de assuntos bem pesados, como prostituição, pedofilia e muito sobre preconceito com chineses (em relação a classe e cultura). De toda foram, achei a narrativa menos impactante que Lolita, por exemplo. A narrativa é pela visão dela, e me dei conta de que não sei se Lolita seria tão impactante da visão da menina e não do homem.
Como contamos a história tem muito a ver com o que acreditávamos no momento, quando falamos de assuntos tão delicados, será mesmo que a personagem tinha maturidade suficiente para de fato entender seus atos ou essa autossuficiência e confiança eram sentimentos manipulados? Eu de fato acreditei no ponto de vista dela, mas achei o livro em si fragmentado, um pouco confuso as vezes, mas compreensível. Acho que a densidade demanda uma boa atenção, e entendo que seria um livro interessante para reler em fases diferentes da vida.

Gigio 07/03/2022

Surpreendente
Difícil descrever o quanto essa obra me tocou. Fiquei ainda mais impactado ao descobrir no posfácio que trata-se de uma obra autobiográfica.
A narradora conta sua história em "vários passados", e isso dificultou um pouco minha leitura, mas também enriqueceu a obra. Em momentos, fala de um passado distante, em outros ela se transporta para o passado e trata de um passado presente.
Ao narrar o passado estamos manipulando lembranças, e essas são muito voláteis. Então não se sabe ao certo o quanto dessa narrativa é experiênia da autora e o quanto é ficção, afinal "todas as falhas da memória são preenchidas por certezas fictícias."
O texto para mim fluiu muito bem, achei poético e sensível, mas também cru e até bruto em alguns trechos.
Como foi adaptado para o cinema, quero muito ver essa história nessa outra mídia.

Quotes:

"A história da minha vida não existe. Ela não existe. Nunca há um centro. Nem caminho, nem linha."

Jonatas Costa 21/03/2022

o amante descrito no livro foge dos amantes normalmente conhecidos, que participam de alguma traição. Na verdade, o amante do livro seria uma pessoa que ama verdadeiramente a outra. Nota-se questões familiares e questões sociais da atuação da mulher em certas sociedades.

Let Carvalho 04/04/2022

Esse livro narra a infância e juventude da autora, que tem um caso com um homem mais Velho aos 15 anos de idade.

Pamela 10/04/2022

Desejo e morte
O livro é poético. Desejo e morte se conversam a todo o tempo, o que é lindo.
A relação materna e familiar dão a narrativa que leva ao rompimento da personagem.
Achei a leitura dificil.

Alice 12/04/2022

A cicatriz humana
Melancólico e poético. Basta essas duas palavras para retratar essa obra de Marguerite Duras. Leitura densa e carregada, é uma mistura de sentimentos tão grande que as vezes o leitor acaba se perdendo no que os personagens realmente sentem! São muitos problemas, muitos impasses a serem resolvidos nesse livro, trata de questões muito pesadas. Vale a leitura, principalmente por causa do posfácio do livro, muito elucidativo.

Apenas não sei se me cativou muito, mas isso é problema meu.

Vi 17/04/2022

incrível como esse livro só cresceu com a releitura, consegui observar muitas coisas que deixei passar da primeira vez. marguerite duras é incrível, a escrita dessa mulher me deixa completamente hipnotizada, sempre ansiosa pra saber o que vem a seguir.