A mão esquerda da escuridão

A mão esquerda da escuridão Ursula K. Le Guin...

Resenhas - A Mão Esquerda da Escuridão

Jascolkaa 27/07/2021

Magnífico
O processo de aceitação que o protagonista passa, a formação de uma sociedade sem gêneros e a ambientação desse ambiente foram feitos de uma forma impecável pela Ursula! Alguns pontos que me incomodaram já tinham sido citados pela própria autora na introdução do livro, então não atrapalharam a leitura em nada.

Cottoncandy 10/08/2021

"Genry" Ai e suas peripécias em Gethen (ou planeta neve ??)
Esse livro foi escrito na década de 60 por uma mulher, e que aborda temas como política, cultura e sexualidade. Bom, somos apresentados há um planeta chamado Gethen, que é bem diferente do nosso, aonde vive uma espécie de humanos que são biologicamente ambíguos, eles são homens e mulheres ao mesmo tempo(androgínos). O que é nada fácil para Genly Ai de entender, um terráqueo acostumado com uma sociedade dividida por gêneros, ao memo tempo em que ele tenta fazer um aliança diplomática com os líderes desse governo.

Sério, esse livro é incrível, toda uma sociedade alienígena que a autora cria é sensacional. Admito que no início eu fiquei meio confusa, já que somos jogados logo de cara nesse mundo sem exatamente o que seria uma "introdução" que eu esperava. Mas depois nos acostumamos e conseguimos entender melhor tudo que tá rolando, comecei a engatar mesmo na leitura nos 40% em diante. Mas é interessante conhecer esse lugar nos olhos do Ai, e também do Estraven (Harth), já que o livro tem narradores diferentes. Tem também uns capítulos que narra lendas e mitos de Gethen, é muito boa a mitologia que nos é criada.

Estraven melhor personagem ever, e o mais injustiçado ???

Will 11/08/2021

Experiência única
Desde antes de começar a ler já estava muito empolgado pra essa história que prometia muita coisa diferente e interessante. Confesso que até a primeira metade não estava gostando tanto quanto imaginava, talvez porque estava esperando mais ação e menos trama política, mas logo percebi que não seria assim. Da metade pra frente, algumas poucas coisas começaram a acontecer, mas que impactavam muito, comecei a me importar muito mais com os personagens, me amarrei bastante na história e gostei demais, não sou alguém que chora muito mas mesmo assim o livro me tirou lágrimas que não estava esperando, a conclusão deixa o resto muito lindo e coerente.
Além disso, o livro propõe, indiretamente, muitos questionamentos sobre as relações é diferenças entre uma sociedade dividida entre sexos e outra que não é, me fez pensar bastante sobre como somos definidos por essas características e do quanto as convenções sociais definem muito nossa visão dos outros.
Enfim, é um livro sensacional, mesmo sem me agradar no começo, ainda virou um favorito por tudo que ele fala, propõe e mostra, uma experiência muito diferente de todas que já tive, simplesmente incrível.

Picles 15/08/2021

O estranhamento ao outro e o reconhecimento
Esta história é simplesmente uma das melhores que já li. De início, o livro demora a engatar, com muitos nomes complicados de ler e lembrar. Mas vale a pena insistir, pois da metade pra frente, o que era uma viagem interplanetário, torna-se um jogo político, cheio de tramas. Para além da crítica em relação ao gênero, se faz também necessário o olhar para a questão política e democrática daquele planeta.
O final é realmente inesperado.

@mariresenhando 26/08/2021

Esse livro foi muito difícil para mim. Como não é um gênero no qual estou acostumada, fiquei bem co fusa e tive um pouco de dificuldade com a trama. Mesmo assim, a história vale a pena. No fim, pra mim, faltaram alguns detalhes, mas fora isso, foi uma ótima experiência pra sair da zona de conforto

Vanessa 30/08/2021

Leitura um pouco "arrastada", mas não é ruim.
Eu havia tentado ler esse livro e acabei desistindo logo no início. Após ler um livro que foi terminado na força do ódio, resolvi tentar dar uma segunda chance para "A Mão Esquerda da Escuridão".
O início é um pouco lento, arrastado, muitos termos do planeta que o protagonista visita, então é necessário ter um pouco de paciência.
Em dado momento do livro, ele me prendeu a atenção de uma maneira que me surpreendi. Quando cheguei nesse ponto, pensei comigo mesma "sim, valeu a pena tentar ler de novo.".
Mas aí, achei que a conclusão deixou um pouco a desejar... Não sei tb o que eu esperava, mas sei que não foi o que li.
No geral, acho que quem se interessar deve sim ler esse livro, ele merece uma chance na leitura. Vale a pena passar pelas partes maçantes e um outro momento de marasmo, ele acaba tendo situações muito interessantes e a leitura acaba sendo bem aproveitada.

lucaschristyan. 01/09/2021

Mão esquerda
A premissa do livro é muito interessante, uma abordagem totalmente diferente do que estamos acostumados quando falamos de biologia humana, extremamente atual e visionário à época em que foi publicado.

A história possui vários pontos altos com grandes reviravoltas que nos deixam totalmente aflitos, principalmente considerando a estranheza daquele mundo que o personagem principal está inserido.

Apesar de uma boa ideia, a execução da ideia deixa alguns pontos incômodos. Como por exemplo o fato da autora só jogar diversas terminologias daquele planeta sem explicar previamente, os nomes dos personagens (que pelo menos eu achei complicados de internalizar) e muitas páginas de explicações que não contribuem grandemente para a trama principal.

Raquel 05/09/2021

A mão esquerda da escuridão
Livro que conta a história de Genly Ai, um enviado das estrelas que tem a missão de convidar o planeta de Gethen, a fazer parte do Ekumen (confederação interestelar da qual 83 planetas fazem parte, incluindo a Terra).

Leitura desafiadora, pela dificuldade encontrada na adaptação com a escrita de Ursula Le Guin, influenciada mais pelo fato dos termos criados serem já inseridos nas primeiras páginas, deixando o leitor muito perdido quanto a mensagem que desejava passar, do que pela parte da ficção científica, que foi pouco explorada. Quanto a primeira parte, um glossário solucionaria fácil, já a segunda, foi totalmente ofuscada e até mesmo se tornou desnecessária, por todas as questões levantadas por essa autora.

Muitos temas são abordados, sendo o principal deles a questão de gênero. A forma como Genly interpreta o "diferente", e o quanto se sente perdido ao perceber que ali, o diferente é o normal, fazem com que sua reflexão, transforme crenças e dogmas do Enviado, conforme suas experiências no livro avançam. Como também, como relações de amizade e companheirismo, não tem fronteiras, nem mesmo entre pessoas de mundos diferentes.

A leitura no início pode ser um pouco difícil para alguns (foi para mim), mas vale a pena insistir.

Eaisagui 06/09/2021

Que livro incrível, comecei a ler e imaginei que seria um livro bem político sobre as complexas relações entre os países do planeta Inverno, mas me surpreendi positivamente com o caminho que a narrativa tomou, me senti lendo dois livros contidos em um.

A autora nós presenteia com uma história que fala muito sobre como é difícil lidar com as diferenças, principalmente se tentamos impor nossa visão de mundo em situações onde ela não se encaixa. Uma leitura que me fez chorar, rir e espumar de raiva de tanta.

Larissa.Herbsthofe 29/09/2021

Diferente
É uma história que achei curiosa quando li a sinopse e não imaginei como seria estranho imaginar e conviver com esses seres tão diferentes de nós. É uma história um tanto peculiar para uma ficção científica, nunca havia pensado que uma coisa dessas poderia ser a grande diferença para alguém de outro planeta.

Agnaldo Alexandre 11/10/2021

Um tema necessário
Muitas pessoas, não familiarizados com o tema, acreditam que a ficção científica é sobre o futuro, sobre o espaço ou raças alienígenas, ou pelo menos muitas pessoas esperam que seja assim. Porém, a ficção científica é sobre as possibilidades futuras, sobre o ser humano, suas interações e sua sociedade.
Assim, a FC é um estudo das ciências sociais, das relações humanas e de como nos comportamos diante de nós, nossos semelhante e a natureza.

A mão esquerda da escuridão é um livro que não trata de uma raça alienígena, de um planeta com seres diferentes de nós, mas de uma sociedade em que não se olha para um indivíduo por seu gênero, mas sim por sua capacidade e põe sua competência. A autora nos mostra quais as consequências de uma sociedade sem preconceitos, sem machismo e dominada pelo patriarcado.

Uma excelente leitura, direta, mas que não entrega tudo, deixam para o leitor interpretar certos pontos.

KiraLunna 12/10/2021

Gostei muito desse livro! Confesso que estava um pouco receosa com a sinopse, mas no fim eu gostei bastante. Acho que a autora soube trabalhar muito bem as relações políticas entre os dois países centrais. Inclusive gostei mais do trabalho com a trama política do que do trabalho sobre a questão de gênero em si. Acho que dava para tratar essa questão de maneira mais real (achei os comentários do protogonista em relação a isso um pouco sem sentido). Achei, também, que às vezes faltaram algumas explicações ou explanações sobre o planeta e seus habitantes; e que a quantidade de nomes não explicados confunde um pouco quem lê, mas não prejudica o entendimento da história. Gostei principalmente de como a autora constrói uma trama que nos faz criar expectativas e depois questionar o por quê de esperarmos que certas coisas aconteçam, me fazendo refletir sobre como o meu contexto social molda o que eu vejo e como eu vejo, me deixou mais atenta às minhas limitações de perspectiva, e isso é o que mais levo do livro e da discussão com o clube! Dei 4/5, pois é um livro que fala muito ao não falar.

Ursa_Menor 11/11/2021

Demorei muito pra terminar esse livro porque eu simplesmente não saía do lugar. Não é um livro ruim, eu só acho que não é um livro pra mim, é muito arrastado no começo, demorei dias pra passar dos 20% e ele só se desenrola de forma mais rápida lá pra os 60% do livro. Ainda assim, a narrativa volta a ficar lenta, parada, nada muda ou se desenvolve para o enredo se deslocar. Outra coisa que me incomodou foi o excesso de descrições desnecessárias, como por exemplo dois parágrafos (de tamanho considerável) utilizados para descrever a neve e a forma como uma máquina de limpar neve a removia da estrada. Tinha necessidade? Não acrescentou nada na história o fato do leitor saber como a máquina realiza o seu trabalho com toda essa preocupação em descrever, se torna cansativo. O que eu mais achei interessante nesse livro é a forma como a autora desenrolou as jogadas políticas, as tramas e as emboscadas nas quais o protagonista se encontra são muito boas e muito bem feitas, assim como toda a questão de gênero e dos seres neutros, ou hermafroditas como é descrito no livro. Tenho vontade de tentar ler outra obra da autora porque houve pontos na narrativa que gostei bastante, apesar de achar que esse livro não funcionou muito bem pra mim.

Carol 11/11/2021

Bom não gostei, foi uma leitura difícil de fazer não me prendeu em nada, achava umas partes muito complicadas de compreensão e confesso que se não fosse o clube de leitura que faço parte eu teria abandonado essa leitura sem dúvidas, começo a achar que ficção científica não é minha praia pq são muito complexos pra minha cabeça kkk

Carolina.Natividad 22/11/2021

Muito diferente de qualquer coisa que eu já tenha lido
É indiscutível o quão brilhante a Ursula Le Guin foi ao escrever esse livro. A história traz debates importantíssimos e muitas vezes me vi pensando bastante sobre o mundo no qual vivemos, os papéis de gênero, o que a sociedade faz com os ?indesejados?, o que significa patriotismo e no que isso implica, entre outros questionamentos muito pertinentes. Porém a história não me cativou, e por pouco eu quase desisti perto do final, mais ou menos na terça desta semana. Gostei da experiência da leitura conjunta com a Mell, porém não criei um vínculo com o livro, os personagens, mesmo triste pelo final de um que eu mais chegava perto de gostar. Enfim, recomendo a leitura porque entendo que não funcionou comigo mas pode cativar muitos outros leitores, como até já cativou. Não pretendo fazer resenha, mas fica aqui esse comentário a respeito.