A mão esquerda da escuridão

A mão esquerda da escuridão Ursula K. Le Guin...

Resenhas - A Mão Esquerda da Escuridão

LUNII 10/07/2021

Incrível!
Sempre tive muita curiosidade de ler esse livro da Úrsula e fico muito contente em saber que não me decepcionei.
O livro conta a história de Genly Ai, um personagem en[*****] em paz, para o planeta Inverno. Ele está indo em diplomacia, buscando conquistar os líderes desse lugar para fazer parte de uma aliança de outros planetas, que trocam informações entre si, visando o bem de todas. A questão é, essa é apenas a introdução do personagem, pouco vai importante esse sistema político ao longo do livro. Mas sim, a relação de Ai com os seres daqueles planetas, que são um tipo de humano, mas sem gêneros entre si, não há homem e mulheres, apenas seres humanos sem sexo.
Acho que a forma como a autora aborda isso é muito legal, a ambientação é perfeita. Ela teve um grande cuidado a criar essa mitologia, não é atoa que esse livro é de extrema importância, me fez ficar toda apaixonada por ficção cientifica.

Esse livro trás uma mensagem muito bonita, ele fala que nós seres humanos, apesar de todas as nossas diferenças, de cor, de gênero, classe social etc, somos no fim, todos iguais.

Lucas.Silva 11/07/2021

Espetacular!
Sempre que eu espero algo de Ursula, ela vem e surpreende. Este livro é simplesmente incrível. Traz reflexões necessárias sobre a nossa visão sobre o outro (alienígena ou não), assim como o que seria o patriotismo e seus problemas. Mas claro, o livro não se trata apenas disso. Com uma narrativa instigante (talvez arrastada para alguns n começo, que diferentemente de mim não gostem de assuntos políticos) e emocionante, Ursula K. Leguin consegue nos tocar e vivermos cada detalhe com os personagens. Perfeito

Erika Toretto 19/07/2021

...
Ok, então. Sinceramente, me decepcionou.
Acho que , às vezes, as pessoas querem ver mais do que tem. No fundo achei tão enrolado e que se perdeu tanto na tentativa de "aceitação", que quando engrenou, só queria terminar.

Zé Wellington 19/07/2021

Bom demais
Que livro poderoso. Lançado no final da década de 60, tem aqui reflexões atualíssimas sobre patriotismo e sobre gênero e tem uma história que me deixou grudado no livro até a última palavra.

fer 21/07/2021

a verdade é uma questão de imaginação
SEM PALAVRAS PARA ESSE LIVRO!
Fiquei devastada com o final!

Antes de tudo, preciso dar um close para a questão de gênero, de androginia, que me deixou tão... AAAAH
Orgulhosa demais da Ursula por ter abordado esse tema naquela época, que aindaaa se segue polêmico e um grande tabu...
Fiquei apaixonada e horrorizada pelo universo que ela criou, junto com os despossuídos.
Horrorizada pq senti até frio reaaaaal, o planeta Inverno quase matou o Genly Ai, durante a travessia pelo Gelo, de tanto frio.
N podia ter sido em um país tropical cheio de mosquitos e bichos estranhos? Seria menos doloroso, tanto para o personagem quanto para MIM! kkkkk

Nunca vou superar o meu shipp e o sofrimento que ele me trouxe! ?
Que livro maravilhosooo!

Chanel 24/07/2021

Quando iniciei, estava com uma expectativa enorme. Fiquei extremamente decepcionada com alguns pontos:
? Ausência de linguagem neutra: quando Genly Ai usa ?homem?, ?senhor?, ?ele/dele? eu não consigo pensar em um humano não-binário, então para mim a maior parte da leitura aqueles seres eram homens afiminados;
? Reprodução de pensamentos machistas: ?[?] pensava nele como minha senhoria, pois tinha nádegas grandes que balançavam quando andava, um rosto gordo e afeminado e um *jeito indiscreto, bisbilhoteiro, ignóbil, cordial*. [?] Era tão feminino em aparência e modos que certa vez lhe perguntei quantos filhos tinha.? Em várias outras passagens ele atribui às mulheres algumas características como: tagarela, delicada etc.
? Ausência de casais homossexuais. Na passagem diz que é raro a existência de casais homossexuais e achei que esta informação distorce muito do que é apresentado sobre os aspectos sociais no planeta (ausência de desigualdade de gênero, ausência da necessidade de formar casais, etc).

Esses pontos foram os que mais me incomodaram, além da leitura arrastada e a confusão inicial. Tive muita dificuldade de compreender algumas palavras criadas e utilizadas constantemente, só fui consegui entender já quase no final do livro. A quantidade excessiva de metáforas também deixou a leitura maçante para mim.
Contudo, gostei do vínculo criado entre o Genly e Estraven, gostei bastante da construção das personagens. A ideia geral do livro também foi boa e alguns pontos foram interessantes demais. Para a década em que foi escrito, é um bom livro!

Jascolkaa 27/07/2021

Magnífico
O processo de aceitação que o protagonista passa, a formação de uma sociedade sem gêneros e a ambientação desse ambiente foram feitos de uma forma impecável pela Ursula! Alguns pontos que me incomodaram já tinham sido citados pela própria autora na introdução do livro, então não atrapalharam a leitura em nada.

Cottoncandy 10/08/2021

"Genry" Ai e suas peripécias em Gethen (ou planeta neve ??)
Esse livro foi escrito na década de 60 por uma mulher, e que aborda temas como política, cultura e sexualidade. Bom, somos apresentados há um planeta chamado Gethen, que é bem diferente do nosso, aonde vive uma espécie de humanos que são biologicamente ambíguos, eles são homens e mulheres ao mesmo tempo(androgínos). O que é nada fácil para Genly Ai de entender, um terráqueo acostumado com uma sociedade dividida por gêneros, ao memo tempo em que ele tenta fazer um aliança diplomática com os líderes desse governo.

Sério, esse livro é incrível, toda uma sociedade alienígena que a autora cria é sensacional. Admito que no início eu fiquei meio confusa, já que somos jogados logo de cara nesse mundo sem exatamente o que seria uma "introdução" que eu esperava. Mas depois nos acostumamos e conseguimos entender melhor tudo que tá rolando, comecei a engatar mesmo na leitura nos 40% em diante. Mas é interessante conhecer esse lugar nos olhos do Ai, e também do Estraven (Harth), já que o livro tem narradores diferentes. Tem também uns capítulos que narra lendas e mitos de Gethen, é muito boa a mitologia que nos é criada.

Estraven melhor personagem ever, e o mais injustiçado ???

Will 11/08/2021

Experiência única
Desde antes de começar a ler já estava muito empolgado pra essa história que prometia muita coisa diferente e interessante. Confesso que até a primeira metade não estava gostando tanto quanto imaginava, talvez porque estava esperando mais ação e menos trama política, mas logo percebi que não seria assim. Da metade pra frente, algumas poucas coisas começaram a acontecer, mas que impactavam muito, comecei a me importar muito mais com os personagens, me amarrei bastante na história e gostei demais, não sou alguém que chora muito mas mesmo assim o livro me tirou lágrimas que não estava esperando, a conclusão deixa o resto muito lindo e coerente.
Além disso, o livro propõe, indiretamente, muitos questionamentos sobre as relações é diferenças entre uma sociedade dividida entre sexos e outra que não é, me fez pensar bastante sobre como somos definidos por essas características e do quanto as convenções sociais definem muito nossa visão dos outros.
Enfim, é um livro sensacional, mesmo sem me agradar no começo, ainda virou um favorito por tudo que ele fala, propõe e mostra, uma experiência muito diferente de todas que já tive, simplesmente incrível.

Picles 15/08/2021

O estranhamento ao outro e o reconhecimento
Esta história é simplesmente uma das melhores que já li. De início, o livro demora a engatar, com muitos nomes complicados de ler e lembrar. Mas vale a pena insistir, pois da metade pra frente, o que era uma viagem interplanetário, torna-se um jogo político, cheio de tramas. Para além da crítica em relação ao gênero, se faz também necessário o olhar para a questão política e democrática daquele planeta.
O final é realmente inesperado.

@mariresenhando 26/08/2021

Esse livro foi muito difícil para mim. Como não é um gênero no qual estou acostumada, fiquei bem co fusa e tive um pouco de dificuldade com a trama. Mesmo assim, a história vale a pena. No fim, pra mim, faltaram alguns detalhes, mas fora isso, foi uma ótima experiência pra sair da zona de conforto

Vanessa 30/08/2021

Leitura um pouco "arrastada", mas não é ruim.
Eu havia tentado ler esse livro e acabei desistindo logo no início. Após ler um livro que foi terminado na força do ódio, resolvi tentar dar uma segunda chance para "A Mão Esquerda da Escuridão".
O início é um pouco lento, arrastado, muitos termos do planeta que o protagonista visita, então é necessário ter um pouco de paciência.
Em dado momento do livro, ele me prendeu a atenção de uma maneira que me surpreendi. Quando cheguei nesse ponto, pensei comigo mesma "sim, valeu a pena tentar ler de novo.".
Mas aí, achei que a conclusão deixou um pouco a desejar... Não sei tb o que eu esperava, mas sei que não foi o que li.
No geral, acho que quem se interessar deve sim ler esse livro, ele merece uma chance na leitura. Vale a pena passar pelas partes maçantes e um outro momento de marasmo, ele acaba tendo situações muito interessantes e a leitura acaba sendo bem aproveitada.

lucaschristyan. 01/09/2021

Mão esquerda
A premissa do livro é muito interessante, uma abordagem totalmente diferente do que estamos acostumados quando falamos de biologia humana, extremamente atual e visionário à época em que foi publicado.

A história possui vários pontos altos com grandes reviravoltas que nos deixam totalmente aflitos, principalmente considerando a estranheza daquele mundo que o personagem principal está inserido.

Apesar de uma boa ideia, a execução da ideia deixa alguns pontos incômodos. Como por exemplo o fato da autora só jogar diversas terminologias daquele planeta sem explicar previamente, os nomes dos personagens (que pelo menos eu achei complicados de internalizar) e muitas páginas de explicações que não contribuem grandemente para a trama principal.

Raquel 05/09/2021

A mão esquerda da escuridão
Livro que conta a história de Genly Ai, um enviado das estrelas que tem a missão de convidar o planeta de Gethen, a fazer parte do Ekumen (confederação interestelar da qual 83 planetas fazem parte, incluindo a Terra).

Leitura desafiadora, pela dificuldade encontrada na adaptação com a escrita de Ursula Le Guin, influenciada mais pelo fato dos termos criados serem já inseridos nas primeiras páginas, deixando o leitor muito perdido quanto a mensagem que desejava passar, do que pela parte da ficção científica, que foi pouco explorada. Quanto a primeira parte, um glossário solucionaria fácil, já a segunda, foi totalmente ofuscada e até mesmo se tornou desnecessária, por todas as questões levantadas por essa autora.

Muitos temas são abordados, sendo o principal deles a questão de gênero. A forma como Genly interpreta o "diferente", e o quanto se sente perdido ao perceber que ali, o diferente é o normal, fazem com que sua reflexão, transforme crenças e dogmas do Enviado, conforme suas experiências no livro avançam. Como também, como relações de amizade e companheirismo, não tem fronteiras, nem mesmo entre pessoas de mundos diferentes.

A leitura no início pode ser um pouco difícil para alguns (foi para mim), mas vale a pena insistir.

Eaisagui 06/09/2021

Que livro incrível, comecei a ler e imaginei que seria um livro bem político sobre as complexas relações entre os países do planeta Inverno, mas me surpreendi positivamente com o caminho que a narrativa tomou, me senti lendo dois livros contidos em um.

A autora nós presenteia com uma história que fala muito sobre como é difícil lidar com as diferenças, principalmente se tentamos impor nossa visão de mundo em situações onde ela não se encaixa. Uma leitura que me fez chorar, rir e espumar de raiva de tanta.