Inferno

Resenhas - A Divina Comédia - Inferno

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Felipo 10/01/2023

Ótima edição
Uma ótima edição, com uma linguagem fácil de entender, permitindo uma fluidez muito maior. Ótimas notas.

Dalton 27/12/2022

Leitura difícil
Eu amo toda a mitologia que envolve Dante e A Divina Comédia, e tinha muita expectativa na leitura desta obra, mas por ser um texto medieval, e que não é em prosa, é uma leitura bastante difícil e complexa. Creio que o ideal seja ler no idioma original. Irei reler no futuro quando tiver mais preparado, e buscarei outras traduções também. Mas em geral, é uma obra fantástica para quem a conseguir decifrar.

Kizner 27/12/2022

Prazer no clássico
Definitivamente não foi um livro fácil de ler, mas também não dos mais difíceis, embora eu tenha apelado para o dicionário algumas vezes, para ter um melhor entendimento dessa aventura.

O prazer está em terminar este primeiro volume e ingressar numa aventura atemporal, isso vale muito a pena!

Daniel Andrade 23/12/2022

Bom clássico
Depois de 6 anos tentando ler, e nunca conseguindo, finalmente terminei a primeira parte de A Divina Comédia. Bem legal, mas do começo não gostei muito. Da metade pro final, melhorou bastante. É uma leitura complicada até certo ponto, mas o resumo antes de cada poema e as notas no final de cada capítulo ajudam demais. Com certeza lerei Purgatório e Paraíso em 2023.

Virginia Barros 26/11/2022

Já tinha lido em uma versão que fizeram em prosa, mas ler em versos é muito melhor, e essa edição ainda tem o original em italiano do lado.

Josué 22/11/2022

Decepção
Finalizado na força do ódio, não recomendo a trilogia a ninguém, arrependimento em ter adquirido e lido, é muito grande!

Nando 17/11/2022

Li rapidinho
Pra marcar o começo das férias, li Inferno sem planejar, só porque o livro chegou até mim, uma edição bem antiga e que conquistou pela capa. Eu comecei lendo achando que era a Divina Comédia inteira e só na metade do livro me dei conta de que se tratava só da primeira parte. Bom que me interessei em ler o restante.

Marcelo Purificação 25/09/2022

Pequeno Comentário
A primeira parte da trilogia.
É um personagem que aprende muito e que cresce ao longo da narrativa. Ele se apieda dos pecadores, mas termina entendendo que os castigos aplicados aos mesmos nada mais são do que o que eles realmente mereciam. Mas ele não deixa de questionar o tempo inteiro a justiça divina, que castiga alguns papas e perdoa prostitutas.

Bárbara_22 14/08/2022

É muito difícil de entender, mas no começo do Canto tem uma explicação do tradutor e me ajudou muito

Rafilds 14/08/2022

Brilhante
?ANTES DE MIM NÃO FOI CRIADO MAIS
NADA SENÃO ETERNO, E ETERNA EU DURO.
DEIXAI TODA ESPERANÇA, Ó VÓS QUE ENTRAIS.?

Em tempos medievais onde a igreja pregava o temor a Deus e através da santa inquisição impunha seu poder e acumulava suas riquezas físicas e políticas. Um escritor católico, exilado de sua terra, cria uma obra simétrica, perfeitamente escrita num dialeto sujo que viria a ser posteriormente o italiano. Uma obra religiosa e política, para ser lida e estudada nos contextos da época.

Noemia 08/08/2022

Lasciate ogni speranza, voi ch'entrate!
Comecei A Divina Comédia por entender a obra como referência para várias outras que gosto, sentindo há muito a necessidade de lê-la para compreendê-las melhor. De modo geral, todo grande clássico tem sua importância ao menos por esse motivo.

Nessa primeira parte, fui surpreendida. Achei a leitura muito menos difícil do que imaginava, apesar de também não poder considerá-la fácil, haja vista a vasta referência à pessoas e fatos ocorridos no séc. XIV. Li em um momento de pouco tempo livre, no ritmo de apenas um canto por dia, e foi muito tranquilo. Outra grata surpresa foi me apaixonar pela relação entre Dante e o poeta Virgílio, seu mestre e guia pelos círculos do inferno. Este, incumbido da missão de conduzir o protagonista, não apenas o aponta o caminho, como também o protege, aconselha e instrui, mesmo ele próprio ignorando detalhes de alguns círculos ou se enganando em algum momento.

Ainda que a seguinte interpretação seja provavelmente distante da intenção do autor (o que nunca poderemos ter certeza, e talvez nem seja tão importante saber), essa relação me lembrou muito a dos leitores com seus autores preferidos. Dante reverencia Virgílio, antes de mais nada, por sua obra, por isso o segue e nele confia plenamente. O autor da Eneida, por sua vez, apenas cumpre o papel que lhe foi dado de conduzir outro ser por um caminho de aprendizado, sem que este necessariamente o vivencie (lembrando, Dante é o único personagem vivo, portanto, está conhecendo o mundo dos mortos antes da hora), munido apenas de sua própria experiência e sapiência, que não são absolutas, tal como fazem os escritores com seus leitores.

Chama também a atenção as frequentes referências de Dante às limitações da linguagem, nos lembrando sempre que por mais belos e perfeitos (adjetivos meus) que sejam aqueles versos, a realidade horrível do inferno não pode ser completamente descrita na intensidade vivenciada.

Não dei cinco estrelas, mas admito que foi menos pela obra em si e mais por uma incapacidade minha em absorver todas as referências. Vale uma releitura depois de estudar mais, com certeza!

OBS: acredito que a edição da Editora 34 seja a única bilíngue disponível atualmente no Brasil. Para quem entende algo de italiano, recomendo muito!

Gabi 07/08/2022

Virgílio é o melhor guia
"Não impressas a sua fatal jornada,
pois lá, onde se pode o que quer,
isto se quer, e não peças mais nada".

Depois de tanto tempo querendo ler essa obra, finalmente tive a oportunidade e estou muito feliz em ter lido a primeira parte que compõe A Divina Comédia. No começo, senti a leitura fluir mais, no final me foi um pouco mais difícil, mas a leitura na íntegra foi incrível!
Daria para escrever outro livro apenas explicando a riqueza e a preciosidade dos detalhes e referências históricos e literários que Dante inseriu ao longo dos trinta cantos. Além disso, imagino quantas pessoas foram influenciadas por essa obra! Vejo muitos elementos de Inferno em outros livros. Dante é um autor que marca com profundidade nossa literatura!
Ah, o que seria de nós sem Virgílio? Ao longo do livro, senti-me com as personagens e ter esse grande poeta como guia foi um dos detalhes que mais marcou.
Apesar de ser uma das minhas leituras favoritas já feitas, ainda não entendo alguns detalhes, mas como ler é reler, não estou tão preocupada com isso no momento. Conforme eu lia, alguns sites me ajudaram na compreensão de alguns cantos, deixarei suas referências aqui caso alguém queira dar uma olhada também.
A Divina Comédia é uma obra de arte na esfera literária, histórica e também de fé. Obrigada, Dante e Virgílio, por permitirem que eu atravessasse o Inferno com vocês.

site: https://www.brasilparalelo.com.br/artigos/como-ler-a-divina-comedia?gclid=Cj0KCQjwxb2XBhDBARIsAOjDZ341zXQZP5tyZZSPacjNafDgWv5ZkA-wlkxLGdt1A7IVPyurlgMz38AaAvdbEALw_wcB

¨Cain¨ 04/06/2022

Deixai toda a esperança, vós que entrais!
O inferno de Dante. O caminho mais atribulado em que se pode percorrer.
Que escrita incrível. Aos que gostam de uma escrita difícil, é um prato cheio.
O caminho que um homem covarde de aspecto e perdido em pecado, tem que percorrer para filosofar sobre a vida e sobre si.
É certamente meu livro favorito.

Vi 12/05/2022

pra quem nunca tinha lido um livro em canto e não sabe nem quem é o pai, o filho e o espírito santo quando se trata de catolicismo, até que eu me diverti muito com essa história

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6