Inferno

Inferno Dante Alighieri

Resenhas - A Divina Comédia - Inferno

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Josiane PADIAR Zoch 21/07/2021

A Divina Comédia é dividida em três livros - Inferno, Purgatório e Paraíso - e em seu interior vemos a escrita diferenciada através de cantos. Isso por si só já a torna uma leitura diferenciada. Mas, somado a isso percebemos a obra de arte quer ali se encontra, afinal Dante Alighieri conta, em versos, todos os acontecimentos dramáticos que ocorre pelo percurso do livro.
Por que Divina Comédia? Porque seria uma alegoria comparando a história da humanidade, desde o pecado original até alcançar a redenção. Contendo muita simbologia observamos a salvação de uma alma.
Dante é um artista e, através dessa arte aprendemos que, mesmo diante dos desafios temos que crer na existência da vida eterna.

Pequena introdução, vamos ao primeiro livro - INFERNO:

Em certo momento da vida de Dante ele se depara num lugar sombrio rodeado por feras, mas logo aparece Virgilio (autor do poema épico Eneida) . Beatrice, sua grande amada, é quem pede auxílio à Virgílio para ajudar seu grande amor na trajetória pelo Inferno. Daí vem o primeiro ensinamento: Cerque-se de pessoas mais velhas e experientes. Antes de entrar, propriamente no inferno vemos os covardes em vida, aquelas pessoas que nunca tiveram posicionamentos que serão torturadas eternamente por vespas e correndo sem parar. O inferno é uma descida em círculos, do menor castigo para o maior castigo e, em alguns círculos há subdivisões dos pecados. Daí vamos acompanhando a trajetória de Dante que em cada círculo é explicado o pecado das pessoas que ali estão e, sempre há pessoas conhecidas de Dante nos círculos. Os castigos dessas almas condiz com o pecado cometido e são condenadas eternamente ali. Assim, vamos passando pelo Inferno. Ao final, está o 9º círculo, o círculo dos traidores e ali se encontra Lúcifer (aquele anjo que traiu Deus), descendo pelas costas de Lúcifer, Dante e Virgílio vão até o centro da Terra e saem pelo outro hemisfério, chegando ao Purgatório.
Sensacional o quanto aprendemos na leitura desse livro. Como disse anteriormente, há muita simbologia, muitos ensinamentos religiosos. Recomendo a leitura e também as pesquisas de desenhos sobre essa trajetória (quadros de artistas), músicas, etc. Um mergulho na pura arte.

queridasreticencias 29/05/2021

Inferno
O Inferno é a primeira parte da "Divina Comédia" de Dante Alighieri, sendo as outras duas o Purgatório e o Paraíso.
A viagem de Dante é uma alegoria através do que é essencialmente o conceito medieval de Inferno, guiada pelo poeta romano Virgílio. No poema, o inferno é descrito com nove círculos de sofrimento localizados dentro da Terra.
Algumas descrições são aterrorizantes e nos faz refletir e ter receio em ser admitido no inferno após a morte (para quem acredita).
Uma crueza que demonstra todo o horror do local. Dante também encontra vários conhecidos no inferno e lá se dispõe diálogos incríveis.

skuser02844 23/05/2021

No início eu não estava entendendo e no final parecia que eu tava no início. Mas é muito interessante, gostei bastante.
RenanDuarte 23/05/2021minha estante

Brenda 17/05/2021

'-'
Essa carinha representa mais que qualquer resenha. Ôôô livrinho chato de ler!! A ideia é MUITO interessante mas o livro ou é chato e difícil de ler ou eu sou muito tapada pra entender rs de qualquer forma, é um bom livro pra se ler com a internet aberta e indo pesquisando absolutamente tudo que puder, principalmente as imagens

Vivi 07/05/2021

Neste livro é narrado a visita de Dante ao inferno. Ele tem como companhia Virgílio que vai ciceroniá-lo pelo inferno. No inferno tem um local chamado Limbo onde se encontram almas que não foram batizadas, porque nasceram antes de Cristo. Assim, Dante encontra com Sócrates, Platão, Aristóteles e muitos outros. Adorei.

Fabiana 06/05/2021

"Deixe toda esperança, o vós que entrais"
Quem nunca imaginou como seria o inferno e seus castigos. Dante Alighieri imaginou, por volta de 1300 e escreveu cada detalhe.
O poema conta sua viagem ao inferno e pelos seus nove círculos. Os pecados mais graves estão nos últimos círculos e consequentemente termina com Lucifer.
Quantas outras obras foram baseadas no inferno de Dante (pinturas, jogos de video game, livros, animes).

Elaine.Matias 03/05/2021

Querendo mergulhar na mente de Dante Alighieri.
Gostei muito! Vale muito a pena a leitura.

Cris.Aguiar 02/05/2021

Fantástico
Ensaiei 3 vezes para começar esse Clássico, mas agora está indo com grande fluidez.

Não é uma leitura fácil, porque a linguagem poética não é costumas e patinei algumas vezes; outro ponto porque Dante traz MUITAS referências históricas de sua época e muito da mitologia clássica, então é necessário um pouco de pesquisa além das notas que os livros costumam trazer, para que possamos entender melhor o conteúdo e a saga.

Uma dica que eu daria para quem vai começar é: Leia Metamorfoses de Ovídio antes de ler Divina Comédia, ajuda muito. Mas se não for o caso, eu recomendo 2 ótimos sites que me ajudaram muito: stelle.com.br e curtindoacomedia.blogspot.com , achei esses dois suficientes para me fazer passar de muito bom grado pela leitura.

Recomendo que seja resiliente e persistente, vale a pena.

Leitura do Ano pela Sociedade dos Leitores Vivos (clube de leitura)

site: https://sociedadedosleitoresvivos.wordpress.com/

Teco3 05/04/2021

O Divino cânone ocidental
Fiquei maravilhado com a soberba imagética que são os cantos do inferno. Cada pequeno detalhe que permitiu ao Dante criar quase que um mundo próprio baseado numa miríade de influências culturais não só catolicas. Mesmo tirando todo o valor histórico que tem para o ocidente, ainda fica toda a riqueza poética que o inferno nos traz. É interessantíssimo que apesar da mentalidade cristã condenatória, Dante dá um jeito de salvar a antiguidade clássica do sofrimento que há ali, criando uma espécie de oases para os grandes nomes da Antigüidade. Percebem o quanto isso conversa com a realidade? No período de Dante, a antiguidade clássica era negada, mas ao menos tempo acolhida na cultura eclesiastica/ catolica, e ele deu um jeito de levar aquilo, mas de uma forma lírica. Criou um céu dentro do inferno. Também não há como negar os debates políticos que estão ali, a critica à igreja, a briga entre os guelfos e Gibelinos, os pecados do papa. A divina comédia é um espelho que reflete seu tempo, entretanto não um espelho qualquer, mas um espelho que permite que seus reflexos sofram uma mutação pela arte da poética, criando uma das maiores obras da humanidade.
5/5

Magda14 25/03/2021

A criação do inferno
Essa representação do pós-vida que costuma ser propagada (céu acima, inferno abaixo) é bem dantesca. Claro, há citações bíblicas que falam disso também, mas Dante nos dá em detalhes uma imagem daquilo que espera as almas perversas do inferno. Até a ideia que temos de satã é algo que veio do Inferno de Dante. Impressionante como uma obra conseguiu influenciar todo um imaginário e fazê-lo perdurar até hoje.

Em Inferno, o submundo está dividido em círculos, sendo alguns destes divididos em valas. Nesses círculos e valas estão os pecadores cumprindo penas de acordo com seus pecados: quanto mais grave o pecado, maior a punição.

A punição que mais me impressionou foi a dos traidores, no último círculo. Não é por acaso que é neste círculo que se encontra o próprio rei do inferno.

Enfim, ansiosa para ler Purgatório.

Tarciso.Rodrigues 01/02/2021

Inferno, Divina Comédia...
Para escrever resenha apropriada
Necessário seria decassílabo
Rimado utilizar em alternada.

...Mas isso é complicado, e fazer isso em uma língua, na época, nascente, é trabalho de gênio. Eis o que era Dante Alighieri, um gênio, e um gênio preocupado com a modalidade de sua época. Sua Commedia é uma comédia no sentido aristotélico.

Dante usou sua obra para condenar a corrupção da sociedade em que vivia, especialmente, em Inferno, onde ele coloca figuras conhecidas de sua época e da história da humanidade, e relaciona seus pecados a punições curiosas, mas lógicas e até cômicas (aviso aos ortodoxos: é uma comédia, o diabo só reina nesse Inferno)

É uma obra para ser relida várias vezes. Notas e comentários ajudam bastante, paráfrases em prosa também. Mas a maturidade como leitor trará clareza ao entendimento da obra (principalmente para quem, como eu, se aventurar a ler sem conhecer os clássicos do teatro grego e os épicos latinos).

"LASCIATE OGNE SPERANZA, VOI CH'INTRATE." (Inferno, III, 9).
["DEIXAI TODA ESPERANÇA, Ó VÓS QUE ENTRAIS"]

...Aos que se aventurarem nessa obra, deixem toda esperança de não ser um favorito.

Holly 25/01/2021

Perfeito
Finalmente comecei a divina comédia e estou muito feliz de haver escolhido ler nesta edição, realmente muito boa e completa, recomendo!

Isabela 29/10/2020

Inferno - Dante Alighieri
"DEIXAI TODA A ESPERANÇA, Ó VOS QUE ENTRAIS"
Dante é o protagonista e o autor de O Inferno. E escreveu A Divina Comedia quando estava em um momento conturbado: tinha sido expulso de Florença e, principalmente, a morte de Beatriz. Então quando ele diz que:
"A meio caminhar de nossa vida
fui me encontrar em uma selva escura
estava a reta minha via perdida"
Dante estava sendo literal.
O Inferno de Dante mostra a caminhada do autor pelos 9 circulos do Inferno. Dante, como deixou claro varias partes do livro, não estava morto. Era o unico ser que não estava condenado, por isso conseguiu passar pelos 9 circulo do Inferno, tendo como Guia o poeta Virgilio, que apesar de morto estava no Limbo, que a pedido de Beatriz guia Dante até a saida do Inferno.
Durante a viagem pelo Inferno, Dante reconhece algumas pessoas e tem uma conversa com elas. O Inferno é divido em circulos, de acordo com a gravidade do seu pecado. E quanto mais grave mais dentro do dominio do "Anjo Caido" e pior é o seu castigo.
Eis a divisão: primeiro circulo: os Ignavos. Logo depois vem o Limbo: lugar das almas virtuosas que não sofrem pena mas que não podem ser beatificados por não terem recebido o batismo. O segundo circulo é dos Luxuriosos, o terceiro dos Gulosos, o quarto dos Avaros e Pródigos, o quinto dos Iracundos e Rancorosos, o sexto circulo já entra nos dominios de Lucifer que são os Hereticos, o setimo é dos Violentos que é dividido em 3 partes: a violencia contra o proximo (homicidas e assaltantes), contra si mesmo (suicidas), e contra Deus (blesfemios). O oitavo circulo é quem comete Fraude (sedutores, hipocritas, rufiões e traficantes) e por fim, o nono circulo do Inferno que é governado pelo próprio Lucifer, está a traição (contra parentes, hospedes, patria e benfeitores).
"Quem poderia, ainda que em despojada
fala, narrar do sangue e das feridas
que ora eu vi, mesmo vezes recontada?" (Canto XXVIII)

Fábio da Silva 20/10/2020

Inferno - Difícil leitura
Finalmente! Leitura difícil!
O autor vale-se das condutas, em vida, de personalidades históricas e mesmo de seu convívio para justificar as penas as quais estas são submetidas no inferno.
Penas cruéis e aterrorizantes impostas aos pecadores revelam o quão perturbada era a mente de dante.
Inferno mescla crenças católicas e gregas.
Como dito anteriormente, a leitura é muito difícil, mas ao mesmo tempo enriquecedora, uma vez que recorri ao dicionário e a consultas referentes a mitologia grega e romana.
Na verdade, Inferno é um grande poema pela forma como foi escrito. Não achei o livro desinteressante no todo, mas confesso que o término de sua leitura o fiz mais por curiosidade e persistência.
Quem quiser aventurar-se, aventure-se.

Rodrigo 02/09/2020

Deixa, o vós, que entrais, toda a esperança.
Não poderia ter escolhido frase melhor para a porta do inferno, afinal a esperança é, em minha humilde opinião, um dos sentimentos mais fortes e necessários do ser humano, se nós passamos por algum momento ruim na nossa vida é por ter a esperança que em algum momento isso tudo irá melhorar. A esperança é capaz de salvar vidas, ou melhor, mantelas em funcionamento baseada somente num pensamento ilusório e quase sempre sem fundamentos, de que em um futuro tudo será diferente, chega até ser engraçado esse otimismo, mas isso não significa que esperança é sinônimo de otimismo, longe disso.

Enfim, eu poderia ficar vagando por horas aqui, mas em resumo essa primeira parte da divina comédia, o inferno de dante, é, além de muito boa, necessária. Dante, diante de um momento da sua vida onde ele não vê mais retorno, é acompanhado por Virgílio em uma jornada até o inferno ( purgatório e paraíso tbm mas isso fica pra próxima ) e lá somos apresentados a 9 círculos do inferno que estão distribuídos os pecadores. Gostei bastante como Dante faz uma certa "brincadeira" com os pecados cometidos em vida e como é o castigo relacionado a esses no inferno.

Para não me alongar mais, o livro apresenta uma séries de visões, desde a teológica até a politica ( por sinal pense em um cara para ter inimigos, o inferno estava cheio de conhecidos de Dante, um pouco vingativo talvez ). Também não se trata de uma leitura fácil, porém não chega a ser impossível, basta um pouco de esforço e muita paciência. E para conseguir dominar e entender todas as referências citadas por Dante, você terá que se tornar um historiador ( nem é meme, o cara conhecia muita coisa ) .

Observação importante, na visão de Dante, em nenhum momento é citado no inferno um circulo ( ou em casos que esses são divididos, uma parte dele) para pessoas LGBT, em compensação temos lugares para agressores contra a mulher, contra a família, hipócritas e etc. Interessante não é ? É claro que você poderia dizer que talvez se enquadrasse em violência contra natureza, mas além de termos um debate sobre o que seria a natureza, visto que a homossexualidade existe também no reino animal, acredito também que Dante seria mais especifico com isso, afinal ele não me parecia do tipo de alguém que deixaria isso passar ( falo parecendo que fiz mestrado no estudo de Dante né ? uau ).

Ah, é só não dou 5 estrelas porque ainda sim não entendi muitas partes do livro, logo pretendo relê-lo quando tiver mais maturidade, então a 1 estrela a menos é devido minha incapacidade mesmo e não necessariamente pelo livro :).
Lucca 02/09/2020minha estante
Que critica sensacional! Preciso ler urgentemente este livro

mika 02/09/2020minha estante
meu deus a resenha tao grande que da pra marcar como lido aqui no skoob pq ta quase um livro. mas lacrou primo

Rodrigo 02/09/2020minha estante
Essa leitura agrega muito, pegue um dicionario e uma xicara de cafe que a leitura sera otima.

Rodrigo 02/09/2020minha estante
KKKKKKKKKKKKKK, ai paola pq vc e assim, mas obg prima e que me empolgo em algumas resenhas ?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6