A Divina Comédia: Inferno

A Divina Comédia: Inferno Dante Alighieri

Resenhas - A Divina Comédia - Inferno

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Xsavier 04/07/2013

Entre em um "outro mundo".
Aos pés da penedia alcantilada
Sumia como flecha em disparada
Livre do peso que já nao carregava

Sammy 12/08/2020

Referências, Conhecimento Geral e Estudo...
Além de um estupendo vocabulário necessário.

A Divina Comédia [Inferno] é mais que uma simples obra literária... obviamente é um clássico, mas há de haver uma certa seletividade por quem a lê. Falo por tema e leitor, esse livro é um amontoado de referência bíblicas, mitológicas, gregas, romanas, italianas, literárias, filosóficas e políticas. Logo compreendo não poder usufruir de toda obra, tanto por referências como em menor parte por vocabulário mesmo assim deixo claro a minha satisfação pela obra e o bom acletismo de Dante em tantos incongruentes por ele abraçados.

Henry 09/07/2020

Dantesco!
Dante Alighieri conseguiu de forma magistral quebrar a máxima: “Religião e Política não se discutem.” Ele não apenas discutiu sobre, como também, mostrou que é possível uni-las, isso é praticamente a “cereja do bolo.”
Outra coisa muito forte, é a influência que a literatura do Dante deixou, mesmo depois de muitos anos. Por exemplo, a ideia de que Dite( É assim que Dante chama o diabo no seu livro) governa o inferno, e é até chamado de o Rei do Inferno. Outrossim; quando ele fala que os demônios torturam os danados - que para lá foram - e tantas outras formas dantescas, foram e são utilizadas em sermões, sendo que nada daquilo(a maior parte)não está afinado com o diapasão bíblico. O que se pode resumir do livro em termos práticos é aquilo que Salomão disse: O que é já foi; e o que há de ser também já foi; e Deus pede conta do que passou(Eclesiastes 3.15). Bem, a leitura não é tão fluída como se pensa, visto que, sempre fica faltando uma “melodia”, mas isso é questão da própria língua. Essa é a segunda versão que leio, e de longe, foi a melhor.

Murasakibara12 08/05/2020

Inferno e seus pecados
Creio que a parte mais interessante desse clássico é a correlação dos pecados e das penas, de forma que mesmo sendo algo mítico passa uma sensação de veracidade. A introdução de cada canto e as notas são a luz angelical na escuridão do inferno.

Antonio 05/01/2014

Inferno de Dante
A Divina Comédia figura entre os mais lidos do mundo, e é o que se pode chamar de um best-seller hipster. Inferno, sua primeira parte, apresenta a concepção e a punição do errado, visando no meio de Dante a constituição de uma sociedade mais evoluída e/ou respeitosa.
Devo afirmar que a edição bilíngue é um pouco chula na tradução, mas o original ao seu lado faz valer o preço... salgado, que a obra tem em livrarias. Este clássico inspirou até Carlos Drummond de Andrade num de seus poemas que mais deu o que falar, que basicamente repete o primeiro verso da obra, que em traduções mais conhecidas fica algo como "No meio do caminho".
Leitura dramática e poderosa, por vezes agonizante. Descrição potente e vocabulário rebuscado. Ligeiramente cansado para os que não tem um vocabulário vasto ou um dicionário. Se lido criticamente, nota-se que o autor era ligeiramente ácido com as palavras.

Val | @livre_se_clube 28/04/2020

Inferno de Dante
Clássico dos clássicos, a primeira parte de A divina comédia de Dante Alighieri surpreende pela beleza dos cantos e pelo simbolismo de imagens fortíssimas das almas danadas no inferno. De propósito moralizante, esta primeira parte nos apresenta os círculos e divisões do abismo onde foram lançados os pecadores e seus respectivos castigos. Embora fortemente marcada por imagens horrendas e pelas duras críticas à igreja, Inferno é um livro belo, sim, muito belo do ponto de vista formal, poético, sonoro e pela presença de inúmeras referências históricas e políticas de seu tempo.

Marcos Antonio 26/06/2018

A divina Comedia
A Divina comédia não é só um livro é o livro, ele mais que uma história é uma aula das escrituras sagradas, da mitologia grega, Etc... Logo na porta do inferno Dante Alighieri lê: “Deixai toda esperança, vós que entrais”. O inferno é formado por Nove Círculos, Três Vales, Dez Fossos e Quatro Esferas. Essa organização foi baseada na teoria medieval de que o universo era formado por círculos concêntricos. O inferno foi criado da queda de Lúcifer do Céu. Lúcifer teria caído em Jerusalém, a Terra Santa, portanto, ali está o Portal do Inferno. O inferno torna-se mais profundo a cada círculo, pois os pecados são mais graves. Portanto os pecados menos graves estão logo no início, e os mais graves no final.
Dante não sabe como chegou na floresta se estava acordado ou sonhando mais sabia que: "onde a confusão é tão grande que a alma não se acha capaz de reencontrar o caminho certo"
Dante descreve sua jornada ao inferno dividido em:
1) Portal do inferno: O Portal do Inferno não tem portas ou cadeados, somente um arco com um aviso que adverte: uma vez dentro, deve-se abandonar toda a esperança de rever o céu, pois de lá não se pode voltar. A alma só tem livre-arbítrio enquanto viva, portanto, viva se decide pelo céu ou pelo inferno. Depois de morta, perde a capacidade de raciocinar e tomar decisões.
2) Vestíbulo do Inferno: O "Vestíbulo do Inferno" ou "Ante-Inferno" é onde estão os mortos que não podem ir para o céu nem para o inferno. "O céu e inferno são estados onde uma escolha é permanentemente recompensada (de forma positiva ou negativa), deve também existir um estado onde a negação da escolha seja recompensada, uma vez que recusar a escolha é escolher a indecisão." O vestíbulo é a morada dos indecisos, covardes e que passaram a vida "em cima do muro". Eles nunca quiseram assumir compromissos, tomar decisões firmes, por acharem que assim perderiam a oportunidade de fazer alguma coisa. Os covardes são condenados a correr em filas atrás de uma bandeira que corre rapidamente, enquanto são continuamente torturados pelas picadas de vespas e moscões, enquanto vermes roem suas pernas.
3) Os noves Círculos:
a)Primeiro Círculo, o Limbo virtuosos pagãos: Pessoas boas que morreram antes de Jesus vir ao mundo.
b)Segundo Círculo, Vale dos Ventos luxúria
c)Terceiro Círculo, Lago de Lama gula
D)Quarto Círculo - Colinas de Rocha ganância
E)Quinto Círculo - Rio Estige ira
F)Sexto Círculo, Cemitério de Fogo heresia
G)Sétimo círculo, Vale do Flegetonte violência. Quais tipos de Violência existe:
1)violência contra o próximo
2)violência contra si mesmos
3)violência contra Deus
H)Oitavo círculo fraude
I) Nono Círculo, lago traição

Ler para Recomeçar 20/04/2020

Jornada
Um passo de cada vez consegui descer todo o inferno. Não foi fácil, mas estou muito orgulhosa de mim.

Bolachilds 16/02/2020

Melhor
Dos 3 livros, da divina comédia, este com certeza é o que mais chama a atenção. A leitura é um pouco difícil, porém é mais facil do que a dos seus sucessores.

Francisco.Schmitt 18/04/2024

Divina Comédia: Inferno
A “Divina Comédia” é uma epopeia poética que narra a jornada de Dante através dos três reinos do além-vida: Inferno, Purgatório e Paraíso. Neste primeiro livro, “Inferno”, Dante desce aos abismos do inferno, guiado pelo poeta romano Virgílio.

O conteúdo alegórico, embora possa parecer complicado de entender à primeira vista, é uma forma de simbolismo que Dante entrelaça com a narrativa. Cada canto do Inferno é uma representação vívida dos vícios e falhas humanas, que espelham os conflitos da alma humana contra suas próprias fraquezas.

A relevância do livro persiste até hoje já ela toca em temas universais de justiça, ética e redenção. O Inferno de Dante não é apenas um reino de punição; é um espelho que reflete as consequências de nossas escolhas e ações. E é essa capacidade de entreter, provocar reflexão e inspirar introspecção que mantém a “Divina Comédia: Inferno” como uma obra excelente mesmo nos tempos atuais.

Nivia.Oliveira 08/11/2019

Choro e ranger de dentes
Agora entendo porque A Divina Comédia se tornou inspiração para pinturas, livros e filmes. Os 33 capítulos para cada volume não são em vão: a perfeição da perfeição.
Da trilogia é necessário começar de baixo, do Inferno, passando pelo Purgatório para alcançar o Paraíso.
Dante inspirado na Bíblia, no século XIV, está repleto de dúvidas: onde se localiza o inferno? Como é? Quem o merece? Nada como uma viagem esclarecedora.
Quem ousariam criar um roteiro para o Inferno? Ah eu me predisporia a essa jornada tendo como guia Virgílio (autor de Eneida). Apesar de ter tido alguns pesadelos após a leitura noturna...
O livro está repleto de personalidades pecadoras vítimas de si mesmos. Como é fácil para nós estarmos de fora apenas julgando...E para entender as diversas alegorias mitológicas é necessário um dicionário específico.
Dante nos mostra que Deus nos deu a liberdade de escolha então a decisão é nossa de viver no céu ou no inferno. Portanto o inferno é uma situação, que como meros mortais nos colocamos por não resistir aos pecados.
Dostoiévski já dizia que inferno é não poder mais amar nem ser amado. Onde está o inferno então senão dentro de nós?
Mas não criemos pânico. Como é uma “comédia”, o final será feliz. Partamos para a segunda etapa da viagem.

Erika 04/08/2019

Deixai toda esperança, ó vós que entrais.
Dante Alighieri pega uns caminhos errados pela vida e Beatriz, seu grande amor, chama Virgílio para guiá-lo para a luz, e o leva para um passeiozinho pelo inferno, passando pelo purgatório e finalmente ao paraíso.

Nesse primeiro passeio, conhecemos o inferno, que é dividido em 9 círculos que vão se afunilando, cada um abrigando almas que cometeram um tipo de pecado diferente, acometidos por penas distintas. O primeiro círculo contempla pecados mais leves, enquanto o nono, pecados mega trevosos.

Não estou acostumada com versos, fui obrigada a ler duas vezes cada canto, e posso dizer que foi a leitura mais difícil da minha vida. Mas foi uma experiência sensacional. A descrição que Dante faz do inferno e todo o cuidado que ele tomou com cada verso (a edição que li é bilíngue. Não li o original, claro, apenas observei esse detalhe rs.) são incríveis.

Fiquei com muito receio de não entender bulhufas, mas é uma leitura totalmente possível. Pede só um pouco mais de concentração e paciência. É desejável ter um certo conhecimento de mitologia e história (que não tenho), mas tudo bem, deu tudo certo. A edição que li também ajudou muito. Cada canto apresenta um resumo do que está por vir. Temos as notas, e o Google, amém.

Desculpem a resenha rasa, não sou apta a fazer nenhuma análise, apenas o relato de uma iniciante nas grandes obras, feliz por ter dado o primeiro passo.

Ubener 09/02/2019

Com escrita linda , rica e exuberante
assim nos fala sobre o inferno
o grande escritor florentino ; Dante.

Pra quem espera ler sobre teologia
Saiba que irá encontrar em vez disso
Infinda , magnífica e ousada fantasia.

Dante Alighieri , sexto entre tanto saber
Tem essa sua obra imortalizada
E certamente o fez por merecer.

É de difícil compreensão
sua odisséia escrita em forma de poesia
seus versos enigmas são.

Se você for capaz de decifrar essa comédia
verá que seu estilo é pleno e absoluto
é esplêndida , talvez por tanto seja egrégia.

Gordão 28/12/2018

O melhor ângulo do Inferno já visto:
Sem dúvida um dos melhores livros que li em 2018, no começo eu achava que não entenderia nada, mas me enganei, a leitura flui muito bem com exceção em períodos em que Dante faz referências a mitologia grega, aí eu me perdoa um pouco, mas no geral é fantástico, a estética do Inferno foi projetada com perfeição na minha mente, a visão ?Dantesca? sobre tudo que eu havia lido, o horror e a beleza andam juntos em divina comédia, realmente fico horrizado pela descrição dada para nós a respeito do Inferno e as almas atormentadas que ele abriga mas, ao mesmo tempo amo os grandes diálogos de Dante e Virgílio, todos bem filosóficos por sinal.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6