Contos de Fadas

Contos de Fadas Hans Christian Andersen...

Resenhas - Contos de Fadas

Annie 29/06/2022

Tem cheiro de infância
Reler todas as histórias que eu lia na infância, além de algumas a mais e com outras versões foi uma experiência inesquecível, foi algo muito bom e tranquilo para se fazer.

PS: Já li faz tempo, mais me lembro que gostei muito da história do Barba Azul.

Kamy 24/06/2022

Razoável
Pois é, comprei na doce ilusão de q seriam as verdadeiras histórias de contos de fada e no fim, eram as q estávamos acostumados, só uma ou outra q terminava como os contos verdadeiros. Porém valeu pra matar a saudade da infância.

Lauane.Nepomuceno 02/06/2022

Não é para criança de fato, algumas histórias até me assustou kkkkk, mais amei o livro.
É sempre bom relembrar alguns contos ?

7anavi 15/05/2022

Aprende Disney
Um dos melhores livros de contos de fadas que já li na vida! Todos deveriam ler pra tirar da cabeça a ideia dos contos de fadas fofos da disney! A pequena vendedora de fósforos é de longe o meu conto favorito!
Agradeço a professora Maria Carolina por me apresentar esse livro incrível!

Fernanda.Queiroz 11/05/2022

Esse livro vai te deixar chocado
Sempre tive curiosidade em ler os contos de fadas em suas versões originais, pois já ouvira que era bem diferente do que ouvimos quando menores e acredite é tudo BEM diferente. Muita morte, incesto, roubo, trapaça e por aí vai. Não me imagino lendo esse livro pra uma criança jamais, essa versão é só pra maiores ?

Eduardo 26/04/2022

Relembrando clássicos
"Não basta apreciar a beleza de um jardim, sem ter que imaginar que há fadas nele?", como diria Douglas Adams. Em certos momentos, queremos lembrar um pouco de nossas bases e voltar a criar laços com nossas memórias infantis. Inclusive esse livro me fez lembrar da série Contos de Fadas que passava na TV Cultura e que estrelava nada menos que Shelley Duvall, isso me despertou uma nostalgia muito boa. O livro separa os contos por autor e não deixa de ser curioso como os contos do Perrault possuem uma moral bem esclarecida, e não bem como eu me lembrava haha. Por exemplo, na história da Cinderela é tido como ensinamento que mesmo que se possua valores e dons, ter uma madrinha é de muita vantagem se quiser alcançar objetivos. Honestamente não sei dizer se é de fato um bom ensinamento para se transmitir mas é o que temos.

site: https://www.youtube.com/watch?v=C7vM5lrAKfE&ab_channel=teatrodecontosdefada

Larissa 25/03/2022

Que os contos de fadas em suas versões originais diferem bastante das histórias que chegam até nós na atualidade não é um grande segredo, mas o que isso significa na prática?

De "João e Maria" à "Cinderela", essas histórias fazem parte não apenas do nosso imaginário cultural, mas também da nossa formação como seres humanos. Seja pelas versões originais, pelas adaptações de Disney ou pelas inúmeras coleções de livrinhos que vemos por aí, é praticamente impossível que você tenha crescido sem ouvir pelo menos uma dúzia dos inúmeros contos existentes.

Contudo, nem sempre paramos para pensar que essas histórias não dizem respeito apenas a nós, mas também à uma sociedade distante no tempo. Alguns contos possuem sua origem ainda na Idade Média, quando campo e indivíduos se associavam fortemente e os camponeses costumavam manter os animais por perto para se aquecer. Neste cenário nasceram histórias como "Chapeuzinho Vermelho", por exemplo. Outras, como "João e Maria" e "O Pequeno Polegar" certamente provém de uma época e região onde os camponeses costumavam morrer de fome e por isso abandonavam suas crianças na floresta a fim de que tivessem uma sorte melhor.

É claro que essas histórias possuem diversas versões e interpretações diferentes, e é aí que entra essa edição maravilhosa da Editora Zahar. Nesta edição comentada e ilustrada temos não apenas os contos, mas várias e várias notas sobre suas interpretações históricas e psicológicas, além de um texto de introdução belíssimo e explicativo, que te dá vontade de revisitar a infância na mesma hora! E pra mim, isso foi o que mais valeu!

Se é interessante conhecer essas histórias famosas em suas versões originais? Claro que é! Às vezes surpreende, às vezes decepciona, às vezes até assusta! Mas muito melhor do que lê-las é poder compreende-las, mesmo que brevemente, em seu contexto original. Nós reinventamos esses contos ao longo do tempo, os transformamos nas grandes aventuras e fantasias que almejamos viver, mas ao vê-los assim, de uma forma mais dura e crua, repensamos a nossa própria história e nos damos conta de que a infância de outrora nem sempre foi aquilo que costumamos chamar de "um belo conto de fadas".

duda 17/03/2022

Um livro que pode ser tido como herança de família. Enquanto lia me imaginei no futuro lendo aos meus netos (apesar de não querer ter filhos e etc), transmite uma sensação acolhedora por mais terríveis e cabulosas que sejam as histórias. Me surpreendi, e muito, vendo como as coisas eram no passado, histórias contadas durante períodos obscuros no mundo, uma forma de sair da realidade aterrorizante. Ainda bem que atualizaram os contos de fadas, e hoje podemos ter uma releitura mais leve.

Clari.Monise 16/03/2022

Achei algumas histórias bem violentas, visto que li o livro pra minha filha de 4 anos. Num geral é algo bacana mas não passa disso.

Belinha 24/02/2022

Contos de Fadas
Livro com vários contos infantis, como chapeuzinho vermelho, Branca de Neve, Os três porquinhos. Não gostei muito. Deu a impressão que queriam acabar logo as historias, resumo do resumo do resumo. As historias foram muito mal contadas. E olha que é muito difícil eu não gostar de um livro.

Nicole.Dimitria 18/02/2022

Os contos de fadas mais fiéis aos originais.
Alguns são iguais como comumente conhecemos, outros apresentam algumas característica diferentes, já os demais são bastante diferentes com finais horríveis e assustadores, totalmente diferentes que normalmente conhecíamos. Kkklkkk
Não recomendo a leitura para crianças pequenas. Pode causa medo.
CatharinaTaumaturgo 19/02/2022minha estante
??

AiedailGuine 15/01/2022

CONTOS DE FADAS é um livro que marcou positivamente minha infância. Lenbro de ler as histórias com a minha tia e sentir o gosto de cada uma daquelas aventuras malucas! Ler agora novamente, já adolescente quase adulta, me deu um ótimo gostinho de segurança e muita inspiração para RPGs haha

alvesgabyzz 02/01/2022

Amor de criança
Lembro que meu pai me deu esse livro quando eu tinha uns 8 anos, sempre amei ler. Ele só não contava com a bizarrice das histórias reais mas que mesmo assim me prendeu. É um livro que sempre vou pegar para reler um conto ou outro.