Eu, O Desaparecido E A Morta Jenny Valentine

Resenhas - Eu, O Desaparecido e A Morta

1 | 2 | 3 | 4

Jeniffer 03/05/2013

Eu, o desaparecido e a morta foi um livro que me despertou interesse depois d’eu ter lido uma resenha no blog Sobre mim e meu mundo. Li a resenha e achei diferente a proposta do livro e pedi de cortesia á editora iD. Ele é realmente diferente, nem tão bom nem tão ruim, só, diferente(usei bastante a palavra ‘diferente’).
Lucas Swain tem 16 anos e num dia qualquer, ás cinco da manhã e cansado para caminhar, foi até uma agência de táxis e é lá que encontra Violet Park. A avista, pelo menos. Ela já estava em cinzas, numa urna. E Lucas se fascinou por essa urna, por Violet Park e por algo que ela queria lhe dizer, pelo menos é o que ele achava.

O desaparecido é seu pai, que desapareceu á cinco anos atrás e deixou sua família sem dizer o porquê e continuou assim, um certo mistério sobre sua ida sem volta; só Lucas parece se importar mesmo com esse desaparecimento, ele venera a figura de seu pai e idealiza sempre sua volta; até se veste como ele para não perdê-lo fácil da memória.

E não, essa não é uma estória sobrenatural. Tem uma morta sim, e um garoto bem estranho por sinal, mas esse livro aborda um assunto mais real, mais significativo, de uma forma diferente e até estranha.
Gostei da estória, gostei de Lucas e de seus avós, e a leitura fluiu bem, foi rápida até. Lucas e a veneração com seu pai desaparecido me irritou um pouco. Seu pai se foi e ele não percebe o quanto o resto de sua família (irmã, irmão e mãe) também sofre com isso, é o típico adolescente que pensa que seus problemas são os mais importantes e os piores que existe. Violet Park é também interessante, Lucas descobre mais sobre ela ao longo da estória, o ponto alto da trama.

Enfim, a diagramação me agradou, a numeração dos capítulos é com caveirinhas e as páginas trazem um ‘fundo’ ambientado na idéia do livro. Não encontrei erros gramaticais e a leitura foi rápida. O final foi o que eu esperava, mas não decepcionou muito. Recomendo àqueles que desejam ler sobre gostos estranhos e tramas diferentes.

Publicado originalmente em: http://mon-autre.blogspot.com.br/2013/01/resenha-eu-o-desaparecido-e-morta.html
Bia 12/11/2016minha estante
undefined

Anne 19/04/2021

Misterio divertido e sensível
Eu adorei a maneira como a autora escreve. Amei como a gente se entrosa com o personagem principal. E a sensibilidade em que ela coloca em determinados momentos, como humanizar certas avaliações de Lucas a respeito dos outros personagens.
Recomendo bastante.

Driely Meira 09/05/2013

Eu, o desaparecido e a morta
Comprei o livro na bienal, e confesso que só o comprei por que estava em promoção, e também por causa do titulo, que me encantou. Lucas é um garoto de 16 anos, que encontra uma urna com as cinzas de uma senhora chamada Violet Park em uma agencia de taxis.
No começo, pensei que a história seria beem fraquinha, com poucos acontecimentos e tal, mas descobri que a historia é muito mais interessante do que parece.
Quando tinha 11 anos, o pai de Lucas Pete Swain desaparece, deixando Lucas, sua mãe Nick, sua irmã Mercy e Jed, o caçula da família. Lucas, apesar de todos esses anos sem o pai, ainda não conseguiu superar o abandono, e sempre imagina o pai em algum lugar no mundo, talvez feliz, rico, ou doente, pensando na família.
Com a ajuda da avó Pansy, mãe de seu pai, Lucas consegue “tirar” Violet da agencia de taxis e a leva para casa.
No meio da historia, Lucas descobre que sei pai e Violet tem mais coisas em comum do que imaginava, e que eles se conheciam.

“Fechei os olhos – e estou sentado lá, junto com eles, como se estivesse viajado no tempo.
Todos nós juntos na mesma sala: eu, o desaparecido e a morta”
Página 140

Somente quando acaba o livro, depois de descobertas surpreendentes sobre o passado de seu pai e de sua nova amiga morta, Lucas meio que supera o desaparecimento do pai.Mesmo sem saber se ele morreu, ou simplesmente decidiu fugir, para nunca mais voltar, Lucas acaba aceitando que seu pai nunca mais voltará, e que de agora em diante, deve pensar em sua vida, e em como segui-la.
O livro é de uma leitura muito rápida, principalmente se você interagir com ele, e a história é muito fácil de entender.Eu recomendo, pois podemos fazer amigos até mesmo depois da morte.

Rita Nunes 21/06/2013

Até a metade do livro, eu estava achando esse livro mais ou menos. Mas no final ele me conquistou. Quando ele acaba que se pode perceber como tudo ficou bem amarrado.
Recomendo!

Maes 27/10/2020

°?começo avisando que quem é sensível e tiver alguns gatilhos, está leitura não é para você

°?no início do livro eu achei o protagonista muito louco por tudo que ele falava e agia

°?achei uma personagem em específico não muito explorada e pouco desenvolvida

°?a leitura é bem fluída se você não se impressionar demais com o que o protagonista fala e age

°?achei o protagonista muito focado em algo que para mim não fazia sentido, o que me fez achar o livro entediante em algumas partes

°?no desenrolar das história eu comecei a entender o lado do protagonista em questão ao desaparecido, mas até agora não consigo entender o lado do protagonista em questão da morta

°?contudo, a história em si é muito envolvente. Você sempre fica curioso para saber o que o protagonista irá fazer

°?o livro leva de uma forma suave um assunto que para mim é indiscutível! Não concordo e acho errado!

°?o final do livro me surpreendeu bastante, não imaginaria que teria essa reviravolta toda

°?devorei o livro em 4 ou 5 dias (lembrando que cada pessoa tem seu ritmo de leitura)

Bia 06/01/2017

Impressionante
É um livro curto, e impressionante, a narrativa é boa, embora algumas pessoas achem cansativa, e nem todos os pontos são ligados no final, mas te deixa pensando o que aconteceu depois, foi um livro que eu gostei muito, e ao contrário de muitas pessoas não me importei se a história e o título não fossem exatamente sobre o que a gente pensa que é, pois o livro é exatamente sobre o que o titulo diz, com um final de cair o queixo, eu, o desaparecido e a morta, entrou pra lista de queridinhos.

yokiitos 01/05/2018

Não sei o que dizer
Não vou escrever resenha pois achei tão ruim que não ousaria gastar mais tempo nem ao menos pensando sobre o livro, mas gostaria de dizer que o último capítulo foi bom e um pouco surreal, mas ok.
Demorei mais de um mês para concluir essas 184 páginas e no fim percebi o quanto foi dolorido, agora que terminei estou me sentindo livre de novo (exceto pela ressaca extrema que estou sentindo aaarg)

Angella.Rodriguez 03/07/2018

Terminei a última página pulando de alegria
Foram tantas sensações nessa leitura... Aqui deixo algumas impressões procurando ser fiel.
Eu, o desaparecido e a morta conta a história de Lucas Swain, uma parte da sua vida, aquela em que ele encontra uma velha morta em uma urna. Foi um processo um tanto quanto maluco, começou com uma morte e também se encerra nela. A morte foi uma passagem de libertação para Lucas, também de descobertas.
A gente se sente tão compadecido com tudo o que está acontecendo que ao final de cada capítulo eu pensava curiosa: “- E agora?” Uma narrativa quase investigativa, recheada de pensamentos e dramas de um adolescente que perdeu o pai. O ato mais libertador na última página é íntimo, quanta sensibilidade! É contado só para nós leitores, um segredo compartilhado entre quem lê e o Lucas. À autora, meus sinceros agradecimentos.
inari 05/01/2019minha estante
Tem romance?

Biblioteca Álvaro Guerra 11/12/2018

Eu, O Desaparecido E A Morta
"Jenny consegue manter o suspense até o final direitinho e então junta todas as peças do quebra cabeça de forma que nenhuma fica de fora. Dá gosto de ler um livro juvenil assim: genuíno, simples, divertido, mas com conteúdo."

Link da resenha completa: http://murmuriospessoais.com/resenha-literatura-juvenil-despretensiosa-e-sensivel/

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/978-85-16-06743-4

Isabela Polezel 06/01/2019

Eu, O Desaparecido E A Morta
Um livro surpreendente, nunca tinha lido nada do gênero tratado do livro, acredito que faltou a perspectiva da mãe, e nao somente do menino, mas gostei, adorei o deboche do garoto no final!! E também como e tratado o desaparecimento na família, cada um com sua perspectiva de volta ou não do pai.

Alê 13/07/2019

Odiei