Call Me By Your Name

Call Me By Your Name André Aciman

Resenhas - Call me by your name

favspiper 10/01/2022

sinceramente eu achei que seria melhor, não sei se a minha frustração foi pq eu depositei muita expectativa por causa do filme (o filme é uma obra de arte, eu amo demais) mas esse livro não funcionou tanto pra mim, achei algumas partes bem bizarras

cassy 20/01/2022

Nota dó.
Dispenso comentários, só li para ver se era realmente tão problemático quanto falavam e não estavam errados. Fora a podridão por trás desse autor nojento. Se tivesse a opção de dar zero estrelas eu dava.

thei 22/01/2022

É bom sofrer com o Elio
(vou colocar que tem spoiler caso alguém não tenha assistido o filme ainda).

O começo do livro não me agradou tanto por conta dos flashbacks e as vezes sentia que tava perdendo algo no meio da leitura.

O início do romance me envergonhou um pouco porque kkkk meu deus Elio. Eu não passaria tamanha humilhação.

Mas foi bom vivenciar a reciprocidade, o encantamento, a paixão. O luto.

Preciso admitir que fugi do luto, não é algo que me deixe confortável, contudo a passagem foi boa, importante pro Elio superar o Oliver e pra quem leu também.

Voltei a ler recentemente e CMBYN, apesar de ser uma leitura pesada em certos pontos, foi ótimo pra me tirar da ressaca.

Importante ressaltar que a diferença de idade é algo escroto e que a cena do pêssego é traumatizante demais.

Níco 03/07/2022

Oliver, Oliver, Oliver. Élio, Élio, Élio.
Simplesmente uma historia de desejo trágica. Você mergulha na história, é algo mágico. Mas se preparem para ter um bloqueio literário, porque o final desse livro te quebra

Douglas Brilhante 13/07/2022

Filme versão estendida!
?Nas semanas em que estivemos juntos naquele verão, nossas vidas se tocaram apenas de raspão, embora tenhamos cruzado para a margem do outro lado, onde o tempo para e o céu desce à terra e nos dá aquela porção do que é divinamente nosso desde o nascimento.
Nós olhamos para o outro lado. Conversamos sobre tudo. Mas sempre soubemos.
Encontramos as estrelas. E isso nos é dado apenas uma vez.?

Genteee, ?.
O livro é tão bom quanto o filme. Se tivesse que escolher um, acho que seria uma das poucas vezes que escolheria o filme, mas apenas porque acho que acertaram em tudo nele, na escolha dos personagens, nas atuações, na edição e na trilha sonora, o que deixou tudo muito redondo.

Para quem amou o filme, o livro (que foi perfeitamente adaptado) traz um 3838 bônus. A minha review desse livro é:

?É O FILME VERSÃO ESTENDIDA (principalmente para aqueles que querem saber o que aconteceu depois daquele final).

A outra coisa é..
Esse livro ou filme merece ser lido/assistido nem que seja só por esse ?monólogo?/cena do pai do Elio, que demonstra da forma mais foda, linda e emocionamente, o amor incondicional de um pai e a aceitação sem julgamento de seu filho se tornar sua própria pessoa.

Pietra.Malacrida 15/07/2022

Coragem pra sentir a dor, sintir a tristeza, sintir a paixão, sintir a saudade.
Foi isso o que senti quando fechei o livro pela última vez.
É uma carta para um amor que já no começo, você sabe que foi perdido, e apesar de Elio e o Oliver estarem conscientes dessa lacuna, eles vivem uma relação profundamente intensa. Considero muito perspicaz a escolha da viva presença de Heráclito na história, que tinha como um dos principais temas de sua filosofia a mudança constante de estado das coisas na vida.
Desenvolvi um amor muito grande pela história, portanto esse livro é um lugar onde eu sempre vou querer voltar,
então elio
"até mais tarde"

dorazzy 25/07/2022

?Me chame pelo seu nome e eu chamarei você pelo meu.?
O livro conta os acontecimentos que ocorrem quando a família de Elio hospeda Oliver e o ajuda a lidar com a papelada acadêmica.

Eu já havia assistido o filme e tinha gostado bastante da história, gostei tanto que se tornou um dos meus filmes de conforto e com o livro não foi diferente, mas a indicação da Bel Rodrigues me motivou a iniciar a leitura, e eu não me arrependo.

A escrita do livro é envolvente, às vezes pequenas ações são descritas em muitas linhas, e não soa cansativo, pelo menos não soou pra mim. Acho que essa é uma das razões que me fizeram gostar tanto do livro: a escrita. É pura poesia, e isso me manteve imersa no livro até terminar, mas já aviso que depois dessa leitura provavelmente uma ressaca literária lhe espera.

Também tem o fato de ser uma história LGBT que soa completamente natural, assim como deve ser. Eu poderia falar que a bissexualidade do Elio não foi bem explorada, mas ao meu ver, essa já era uma questão resolvida pra ele e não fazia sentido ele se envolver com outra pessoa que não fosse o Oliver, já que o foco é o relacionamento dos dois. As cenas de sexo são descritas com muita naturalidade, assim como a atração dos dois, e isso também se tornou um outro ponto alto do livro. A diferença de idade dos dois é algo que me deixa bastante incomodada.

Me Chame Pelo Seu Nome é um livro de pura poesia, que me deixou completamente encantada e mais apaixonada pela história. ?

lulu 09/09/2022

Se não depois, quando?
Não vou mentir, o livro é bom, a escrita é "calma" e confortante, eu ainda prefiro o filme por causa da estética, mas o livro é bom também. Fiquei incomodada com a diferença de idade entre os dois e que o autor queria que o Elio fosse ainda mais novo, tirando o livro seria ainda melhor. Gostei mas ainda prefiro o filme!!

analaurita0 29/09/2022

sai traumatizada
O livro ruim meu deus, fui tão inocente na recomendação da minha amiga que sai traumatizada. A cena do pêssego até hoje me assombra.

amandct 06/10/2022

me chame pelo seu nome.
li há um tempo atrás, sempre achei um bom livro, hoje vejo que não é uma maravilha como pensava que era.
ps. o final me deixa depressiva e a cena do pêssego me assombra até hoje. ?

josi 08/10/2022

comecei a ler por causa do filme (pelo que eu vi tinha mts detalhes que não tem no filme
eu gostei mt, é um livro completo e inspirador, é aquele romance trágico, que não pode ser vivido e acaba deixando tudo mais intenso, a leitura é rápida, não é cansativo, te faz querer mais!
obs: pena que o filme só tem 2h...

nopedaorelha 14/10/2022

Não, por favor, não me chame pelo seu nome
Me Chame Pelo Seu Nome abriu um espaço de muita crítica no meu coração. Até onde vi, muita gente amou esse livro e ainda não processei a idéia dessa aprovação.

Resumo rapidinho: Adolescente fica obcecado por um adulto hétero top insuportável durante as férias na Itália.

Ouso dizer que a única qualidade, que me manteve razoavelmente interessada no livro é a ambientação e descrição dos hábitos da família do protagonista -Elio.
O livro foi escrito em primeira pessoa, então temos a visão direta dos pensamentos do Elio. Infelizmente o personagem foi construído para ser obsessivo e obcecado pelo Oliver (o par romântico). A todo o momento temos esse excesso de ?admiração? que e cansa logo nos dois primeiros capítulos, e a atração se transforma em um vício enjoativo.

Do outro lado temos o Oliver, que tem tudo para ser um clichê de personagem "encantador", e de fato é. Contudo, ele supera essa expectativa e se torna um dominador e manipulador. Suas alterações de humor e suas reações exageradas de querer e odiar demais me incomodaram o livro inteiro.

Acredito que a intenção do autor não era fazer um livro de romance convencional, onde tudo dá certo ou existe aquele amor que é preciso lutar com dignidade, mas eu confesso que não esperava um relacionamento tão conturbado e problemático. O que mais me afligiu foi o violento amor velado e muita gente dizendo ?melhor livro de romance que já li?, sendo que a relação dos dois é a típica relação abusiva que todo mundo rejeita.

Enfim, nada nesse livro me agradou. Acredito que por ser um romance LGBT conhecido, o amor poderia sim ter tido dificuldades, mas com o mínimo de respeito pela descoberta, pelo desconhecido, e não uma enxurrada de atitudes incômodas. Espero de todo meu coração que ninguém jamais viva um romance como o desse livro.

P.S. O filme conseguiu remover tudo de problemático, e tenho sérias dúvidas se o filme seria amado se tivesse tudo que achei desagradável e perigoso no livro.