Nada me faltará

Resenhas - Nada Me Faltará

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

mireading 11/04/2020

Esse final hein?!
O fato do livro ser só em diálogos me fez ficar muito animada e mesmo após terminar de ler ainda me sinto assim. Uma experiência bacana. Agora sobre o conteúdo do livro sinto que ainda vou passar muito tempo pensando sobre ele.

Julio.Gurgel 26/03/2020

Outro abismo de Mutarelli
Mutarelli escreve de abismos. Nessa história sucinta, construída inteiramente em diálogos, um homem reaparece depois de sumir por um ano, totalmente mudado, sem lembrança alguma do que aconteceu. Um batalhão de pessoas tentarão trazê-lo de volta à ?normalidade? a fim de desvendar o mistério. A história se desenrola até que, de repente

Nandara.Secco 04/04/2024

8 - um autor do meu estado
Na oitava categoria do #desafiolivrada2024 eu deveria escolher um autor do meu estado, São Paulo. Para tal empreitada, decidi-me pelo incrível Lourenço Mutarelli, do qual só conhecia o trabalho visual, suas histórias em quadrinhos, mas, ao me deparar com esse pequeno romance, quase um conto, não tive dúvidas.
A história por si só já é bastante intrigante: um homem permanece desaparecido por um ano, até que reaparece como se nada tivesse acontecido, no entanto, sem sua mulher e filha, as quais desapareceram junto com o protagonista. Paulo, o homem, parece não se lembrar de nada e muito do livro mostra o processo de uma tentativa de lembrança nas sessões de terapia, o que é bastante interessante.
No entanto, para além disso, o que mais me chamou a atenção foi a semelhança da escrita de Mutarelli com a do nosso grande Machado, já que, primeiramente, a história não tem uma explicação inicial, jogando-nos "in media res", no meio dos acontecimentos, fazendo com que o próprio leitor tenha que preencher as lacunas ao longo da leitura. Isso contribui com a força interpretativa da história, que vai se costurando com eventos passados e presentes. Em segundo lugar, senti aquela abertura à interpretação que dá uma grande margem para análises e debates, já que nada é tão certo ou confirmado por nenhum personagem.
Ainda, a construção formal, isso é, textual, é ainda mais interessante: o texto é todo escrito em diálogos, sem narrador, ao modo do teatro, contudo, sem as rubricas para nos guiarem, tornando as situações mais introspectivas e até íntimas.
Quanto ao "não dito", percebi em Paulo um símbolo da "sociedade do cansaço", em que o sucesso e a produtividade devem estar em tudo - trabalho, relações familiares, amizades, casamento... - desgastando toda a humanidade possível, e forjando sujeitos apáticos e não empáticos. Afinal, como se reconhecer humano em uma sociedade não humana? Acho que essa é a chave para entender o cerne dessa história...

Viniiciuz 05/01/2017

Minimalismo Literário
Que coisa mais insana; e genial. O livro é todo construído em diálogos sem contexto específico, mas sobre a mesma coisa. Os diálogos não são nem separados por travessões, o que pode atrapalhar a leitura se você não mantiver a atenção. O mais genial da coisa é que a história é contada no que não é dito.

Cosmos :3 26/09/2016

Uns anos atrás eu saí com uns amigos para uma festinha. Tomei umas cervejas, bem menos do que costumava beber na época, e quando dei por mim eu estava em um ônibus, chorando sem saber porque e com todos extremamente magoados com coisas que havia feito.
Um ano depois eu passei por uma situação parecida. Novamente tomei uns pileques e, quando voltei a realidade, eu estava com a cara ensanguentada no chão porque havia puxado briga com metade da festa achando que era um cavaleiro medieval. Parece engraçado mas os momentos seguintes que se passaram foram tensos, de pessoas ligando para clínicas psiquiátricas irem me buscar pois eu "estava completamente surtado".

Desde então eu comecei a ter uma preocupação, quase paranoia, de beber demais e acabar perdendo o controle de alguma forma preocupante.

Quando li Nada me Faltará, senti uma angústia muito forte me acertar em cheio na boca do estômago. Diversos dos sentimentos abordados por Paulo, que no livro volta para casa um ano após desaparecer com a mulher e a filha sem se lembrar de nada, me fizeram remeter imediatamente a essas duas situações que havia passado.
A sensação de que as pessoas ao redor nunca mais te tratarão como antes, de que as coisas não podem ter sido tão ruins assim e que com certeza "quem conta um conto aumenta um ponto" e até a raiva da cobrança de que as pessoas não querem que você mude por você, e sim para agrado delas, ficaram pra sempre marcadas na minha cabeça.

site: twitter.com/burnyourcosmos

Pejota.Moraes 21/12/2015

Nada me faltará
Todo em diálogo! Gostei bastante. Se está acostumado com histórias que dão a letra de tudo não leia. O leitor é condicionado a pensar sobre a sua opinião sobre os fatos.

ADRIAN 04/09/2014

Faltou algo...
Definitivamente, este não é um dos melhores livros de Lourenço Mutarelli. Mas, vale a leitura. A história prende.

Helena Frenzel 20/07/2014

Nada me faltará, Lourenço Mutarelli, Cia das Letras, 136 páginas.

Adorei a capa, a ilustração é do próprio autor. É um bom livro, gostei.

Sem dúvida a história se baseia numa ótima idéia, imprevisível o final mas... para mim... – PARA MIM, que fique bem claro -, ficou faltando alguma coisa sim, umas pitadas de força no desenvolvimento; na linguagem, que eu acho que pode (e em se tratando de literatura: deve ) ser um pouco mais profunda e trabalhada sem perder as marcas do coloquial, característica indiscutível do diálogo, aliás; ou numa mais convincente caracterização dos personagens. Sei lá, senti falta disso.

Bom, sou apenas uma pessoa que gosta de ler e falar sinceramente sobre as impressões de leitura, não sou nem pretendo atuar como crítica literária, em contexto nenhum.

Uma das frases que marquei no livro, pois muito me inspirou, foi esta: “Parece que ninguém pensa mais. Ficam só repetindo o que dizem.”

Pois é, o problema, a meu ver, não é nem pensar, o problema é ter coragem e arcar com as consequências da expressão do pensamento, não?! Eu não me esquivo... (risos!)

Leia e tire suas próprias conclusões.

Avaliação: Bom

site: http://bluemaedelle.blogspot.de/2014/05/nada-me-faltara.html

Emanuela C. 30/07/2011

Nada Me Faltará
Li em menos de um dia! Caótico como tudo que o Mutarelli faz. Suave e certeiro, uma bala que entra e sai sem sentir. Sensacional!

Madalice 11/02/2011

Raiva
Foi este sentimento que o livro me causou! Caramba que raiva que esse autor é tão bom que teve a pachorra de não me contar o que aconteceu! Por mais antagônico que isto soe, eu ADOREI essa ousadia!
A resenha anterior está tão ótima que não é necessário acrescentar mais nada sobre a história!
Meu primeiro livro, de muitos, deste autor!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6