Ela Disse, Ele Disse

Ela Disse, Ele Disse Thalita Rebouças

Resenhas - Ela disse, ele disse

Gabi 03/02/2022

ela disse, ele disse
sinceramente, tem tempo que eu li, e tenho certeza que não amaria tanto quanto amei na época. sempre amei romances clichês e eu criei um apego muito grande com esse livro que me lembram de muitas memórias felizes. acho que foi um dos primeiros livros que eu surtavaa enquanto lia, li um monte de vezes!
Ana 03/02/2022minha estante
Tenho esse mesmo sentimento! ?

Ana 03/02/2022minha estante
Na época, comprei a parte dois que é em parceria com a turma da Mônica. E depois de velha, ainda fui no cinema na estreia do filme! ?

Gabi 03/02/2022minha estante
meu deuss, uma vez eu fui a livraria e vi essa collab com a turma da mônica, mas tava sem dinheiro pra comprar, daí eu sentei e li por um tempãooo e quando estava quase acabando, minha mãe me chamou pra ir embora, ai eu tirei foto das páginas que faltavam pra terminar de ler pelo celular KKKKKKK

Gabi 03/02/2022minha estante
e também fui ver o filme com minha melhor amiga! KKKKK também já éramos mais velhas

Lodir 08/12/2010

Bom livro para pré-adolescentes
Apesar de já ter ouvido falar na série "Fala Sério!", conheci Thalita Rebouças há pouco tempo, justamente durante a divulgação desse livro. Passei a ler mais sobre a escritora e a carreira dela. Passei a segui-la no Twitter e descobri que ela é famosa, tem muitas fãs e já vendeu muitos livros, considerando que é uma escritora brasileira.

Digo muitas fãs porque seu publico alvo é nitidamente meninas na faixa da pré-adolescência, ou seja, por volta dos 10 aos 15 anos. Todos os seus livros denunciam isso na capa: sempre coloridas, com ilustrações de personagens femininas e títulos direcionados a esse público. O que eu fui fazer lendo um livro dela então?

Como ela mesmo frizou, esse livro nasceu para atender aos pedidos de diversos garotos que pediam a ela que escrevesse algo para eles também. Ela atendeu. É a primeira vez que ela escreve um livro com um personagem principal homem (ainda que dividindo a narração com uma personagem mulher) A história me chamou a atenção, e apesar de já saber que talvez me sentisse adulto demais para essa literatura, sou bem eclético quanto a literatura e queria conferir um trabalho dessa escritora nacional de tanto sucesso. Sempre é bom incentivar a literatura nacional, que anda tal mal na lista dos mais vendidos.

É difícil falar desse livro. Então vamos começar pela parte mais chata.

Thalita peca na linguagem. Obviamente isso é propositado; ela está escrevendo para adolescentes, e como já disse, quer "falar na linguagem deles". O problema é que, para escrever livros de sucesso para meninas adolescentes ou para adolescentes de forma geral, não é necessário escrever diálogos exatamente como nós falamos no dia-a-dia, ou usando linguagem de internet. "Crepúsculo" e "Harry Potter" estão ai para provar isso. Thalita, no entanto, exagera no uso de gírias, palavras abreviadas e todo tipo de expressão não-culta usada na linguagem informal. Algumas vezes ela esquece que não está escrevendo apenas para o Rio de Janeiro e escreve gírias cariocas, que podem até deixar leitores de outros estados perdidos. Se você ouvir uma entrevista dela, verá que é exatamente assim que ela fala, com as mesmas expressões. O problema é que, na minha opinião, tanta linguagem coloquial não fica bem em nenhum tipo de literatura.

Ela não utiliza apenas nos diálogos; ao longo de toda a narração, os personagens abusam dessa forma de linguagem. A personagem principal chega a falar em "climão pesadão" logo nas primeira páginas, entre outras coisas que saltam aos olhos de quem está acostumado a ler. É irônico porque depois, a mesma personagem tem diversas conversas com a mãe ao longo do livro criticando as expressões e gírias que ela usa, que para ela são extranhas. Algumas usadas pelo casal principal, na minha opinião, também são.

Em outra palavras, nenhum pai ou professor deve indicar esse livro a uma criança ou adolescente esperando aumentar seu vocabulário com essa literatura.

Outro ponto negativo são as repetições, e de todos os tipos: as descrições da personagem Rosa sobre o Leo, que aparecem iguais em diversas partes; os diálogos dela com a mãe, criticando sua linguagem, e que também acontecem com Leo e seu pai; as colocações de Rosa sobre como odeio aquilo ou aquela pessoa. Enfim, muitas vezes parecem que estamos relendo as mesmas linhas.

Também não em agradou a forma como os personagens principais são puramente clichês: a menina tem todos os clichês esperando de uma menina de 14 anos (apaixonada demais, preocupada demais com as amigas, etc.) e a mesma coisa acontece com o garoto (louco por futebol, joga bem, resolve os problemas com briga, etc).

No entanto, o livro não é só defeitos, e posso dizer que, apesar disso, cumpre seu papel, e de forma geral eu gostei do trabalho de Thalita.

Apesar de ter poucas páginas, Thalita esboça uma história e tanto, que começa rápida, vai direto ao ponto, trás diversos temas e ainda acaba a tempo de mostrar o final do ano letivo da escola! Tudo em 190 páginas! Deve ser parte da estratégia da autora para escrever para adolescentes.

Gostei da forma como ela conduziu a história desde o começo, com a abertura do livro com a personagem Rosa chegando a escola no primeiro dia. A partir dai, tudo passa muito rápido, enquanto a narração é intercalada entre Rosa e Leo.

Ela consegue competentemente abordar diversos assuntos comuns na adolescencia, apesar de alguns clichês; a escola nova, o Bullying, os professores, os trabalhos de escola, a paixão por uma colega de sala, as provocações tanto de um garoto quanto de uma garota.

O destaque é o tratamento que a autora dá para o tema Bullying, algo louvável em uma literatura adolescência hoje em dia. Ela mostra com competência como ele acontece dentro das escolas, e essa tortura pode atormentar os colegas de sala de aula. Acredito que essa seja o mais importante papel de uma escritora como Thalita hoje no Brasil: ser capaz de escrever livros dirigidos ao público alvo com a intenção de educar, mas de forma leve e não cansativa, com história mostrando o cotidiano a que eles já estão acostumados.

Gostei muito da personagem Ludmila. Com certeza ela é responsável pelos melhores momentos do livro. Dei muitas risadas com as participações dela. A personagem foi bem construída, principalmente os seus diálogos. Foi muito divertido os "toques" que ela da ao Leo, junto com o pai dele, que é outro personagem divertido. Se a escritora for fazer uma continuação, espero que Ludmila esteja nela também, e durante mais tempo. Eu também conheço crianças nessa idade que, como ela, não parecem ser crianças.

A escritora me surpreendeu: a metade final do livro é a melhor, e ela conseguiu fazer uma romance entre o casal sem parecer água com açúcar. A decepção foi eles terem começado a namorar um dia depois do primeiro beijo, rápido demais! Pareceu que ela queria terminar logo de escrever o livro. Mas quando eu jurava que o climax final seria com a concretização do namoro, a autora conseguiu trazer mais uma situação de reviravolta que deu outro climax, com a possível expulsão dos personagens principais. Levou o livro ao final de forma maravilhosa, deixando o leitor satisfeito.

Depois de toda essa longa resenha, se você me perguntar se gostei do livro, a resposta será sim. Se recomendo? Sim, mas não muito para maiores de 15 anos. Aí é por sua conta e risco.
Isie Fernandes 03/04/2011minha estante
Concordo com você em muitos pontos, discordo em outros, eu diria, bem poucos. Uma das coisas que mais pareceram tentar me travar no início da leitura foi realmente essa linguagem carioquês pesada. Eu sou baiana, e evito o linguajar baianês em meus escritos por conta desses choques. Na verdade, achei que fosse meio forçado, mas depois percebi que é algo peculiar da autora e terminei me divertindo muito.

Também amei a Ludmila, ri demais com ela! Diferente de você, achei os pais do casalzinho meio fora da realidade - ou será que eu é que estou fora da realidade? Contudo, nada que afetasse o sucesso da história.

Enfim, foi uma leitura muito agradável, embora eu seja maior de vinte... Comprei o livro por conta de uma pesquisa - já que escrevia um romance para adolescentes - maiores de 16 anos. O livro não serviu muito pro que eu desejava, mas me rendeu bons momentos de distração, de risadas sinceras e espontâneas.

FelipePaiuca 15/09/2013minha estante
Não concordo com você em alguns pontos:

Linguagem coloquial. Acho que é exatamente isso que faz a autora ser um sucesso. Ela realmente fala como os adolescentes. Harry Potter é uma obra de ficção fantástica com tons bem medievais e por isso certas gírias jovens não cabem. Apesar disso, justamente por se passar em um mundo criado por J K Rowling, outras expressões são inventadas na história. A própria palavra "trouxa" é um exemplo. Já Crepúsculo tem personagens já mais adultos. Também temos que lembrar que essas duas histórias são internacionais e que eles não tem as mesmas gírias que a gente e que muitas vezes, caso existam, podem ser suprimidas na tradução.

Acho que a literatura ensina sim, mas parece que os professores e os intelectualoides em geral não entendem que não é esse o principal atributo de nenhuma história. Uma das principais reclamações dos adolescentes com relação aos clássicos que têm de ler na escola é a linguagem culta em excesso. A juventude é rápida, dinâmica e quanto mais próximo disso o texto for, mais vai atrair as novas gerações.

Quanto ao carioquês, isso é estilo da autora. Diversos grande nomes da literatura portuguesa e brasileira utilizaram o regionalismo em suas obras e ninguém abre o bico para criticá-los. É incompreensível que algumas pessoas achem que os livros obrigatoriamente têm de ensinar a escrever corretamente, mas não aceitam que este passe mais informações do que simples gramática. Passe a cultura de diversas regiões desse País.

Matheus 17/05/2015minha estante
Eu estou lendo esse livro e uma das coisas que mais me incomoda é o abuso das gírias, o livro ao todo até que está bom, mas muitas gírias incomodam bastante.

lolysa 07/04/2024

Assim, nada contra mas também nada tenho a favor!
Poderia dar "N" motivos para que você, que talvez por um acaso esteja lendo essa resenha, não leia esse livro, mas só vou expor minha opinião critica sobre o livro, TEDIANTE. A Rosa, personagem principal e personificação da breguiçe e chatice e, pra ser bem sincera com você e comigo mesma, essa única estrela é do Leo porque é notório no livro que ele realmente se esforça de inicio para ser amigo da Rosa, mas ela não se esforça para nem ao menos tentar ser gentil e "legal" de cara, a parte que eu não gosto é a falta de interesse que ela tem em falar com ele no inicio do livro e isso me desinteressou para ler o resto, mas enfim, creio que seja isso.
vhica 07/04/2024minha estante
"nada contra, 1 estrela" imagina se fosse contra né kkk boa sorte com a próxima leitura!

lolysa 07/04/2024minha estante
mesmo assimkkk, espero que minha próxima leitura realmente seja agradável!

Raquelzinha : ) 01/08/2020

Ameiii!!!!!
É um livro teen, com uma leitrura leve. Lii em 1 dia !!! ? Ameiii a Rosa !!! Fazia muito tempo que eu não me divertia com um livro... ri muito!!!
Gabimirandda 05/07/2023minha estante
aaaaa tbm amei esse e amei o filme quando saiu hahaha ????

Ana Carolina 15/04/2012

ela disse ele disse
O livro fala sobre dois adolescentes que são novos na escola, que não se entenderam no primeiro dia de aula e depois de vários acontecimentos acabam descobrindo um novo sentimento entre eles.

Achei o livro muito interessante pois fala sobre a vida dos adolescentes e do pensamento de uma menina e de um menino sobre o mesmo assunto.

Snow White 19/04/2012minha estante
Veja o Grupo Turma 606 e participe

Raposo 25/07/2021

Um Romance Fofo
Confesso que fui ler "Ela disse, Ele disse" muito por causa do filme, que assisti dias atrás e achei divertido; porém, após a concluir o livro, posso dizer que consegui me surpreender positivamente com a obra.

É difícil explicar sem parecer redundante demais ou, quiçá, puxa saco o porquê a obra me pegou, porém posso dizer que, além do meu fraco por obras mais românticas, ela traz uma vibe jovem e entrega bem aqueles dilemas que meninos e meninas têm com relação aos sentimentos.

Temos uma narrativa que entrega os pontos de dois personagens, a Rosa e o Leo, e o faz de uma maneira bem eficiente; mesmo quando se rende aos clichês básicos do tipo. Aqui há doses altíssimas daquilo que faz o romance infanto-juvenil ser algo divertido e para todas as idades, pois a narrativa se importa de mostrar dois pontos de vista distintos sobre o mesmo tema e, de forma geral, entrega algo que funciona bem, além de ser gostoso de acompanhar.

Além disso, o núcleo secundário - mesmo não sendo tão explorado - é divertido e nos entrega boas situações. É, como eu digo, uma obra que te deixa no lugar comum e, de quebra, te deixa de coração quentinho.

Claro que, não indico esse livro pra você que não curte romances, pois você, muito provavelmente, não irá se entregar o suficiente para se envolver na trama. Aqui, o melhor é você simplesmente abraçar a vibe água com açúcar e curtir, afinal... estamos falando de um romance de adolescentes e não de uma obra cheia de reviravoltas.

Ademais, preciso dizer que "Ela disse, Ele disse" é um livro que transporta bem a juventude, de maneira simples, em sua história. É algo agradável e que, sim, me deixou curioso para ler mais coisas da Thalita Rebouças (autora do livro); pois ela consegue entregar uma leveza que esbanja charme e isso, sinceramente, é algo lindo.
Honorato.o 25/07/2021minha estante
Que saudades de te ver por aqui.

MARCUS 13/11/2017

ELA DISSE ELE DISSE
Esse livro conta a história de Rosa e Léo, dois adolescentes iniciando o primeiro ano em uma escola nova.Como sempre, ocorre amizades, brigas, e paixões, desintendimentos, e quase toda pessoa deve ter passado por isso.Eu me identifiquei com o livro por um lado e sempre as meninas geralmente quando não conhece umas as outras, são bem mais tímidas,como a Rosa Já os meninos não, em poco tempo parece que são amigos de infância, como o Léo.O livro também é engraçado, com as mais variadas hipóteses de Rosa.
Rosangela.Silva 25/08/2018minha estante
vc copio da Maria Luisa

Bookforkaua 15/02/2022

Ela disse,ele disse
Meu deus que livro fofo, a história e cativante e o fato de ser dividido em pontos de vista dos personagens deixa a leitura mais dinâmica amo o filme lendo o livro me apaixonei mais pela história
????
lua <3 16/02/2022minha estante
SIMM eu comecei ler hj e ele é mt bom

maria17523 18/11/2021minha estante
sim mn

Gi 12/01/2014

Ela disse, ele disse
Primeiro dia em uma escola nova, esse é o ponto de partida do livro Ela disse, Ele disse, narrado por dois jovens (Leo e Rosa), que passam por toda a dificuldade de entrar em uma sala de aula e não conhecer ninguém. Eles têm de enfrentar os desafios do caminho e seguir com a vida, entre amizades, brigas e romances, Leo e Rosa terminam um ano maravilhoso ao lado dos seus novos amigos.

***
Minha opinião: Gostei bastante do livro, uma leitura rápida e com a linguagem dos jovens. Recomendo.
***
Beijos, beijos e beijos a todos.

site: http://ldeleitura.blogspot.com.br/
Stanley.Amaral 07/11/2016minha estante
resumo de todo o livro

lettycinha 01/05/2022

É um livro gostosinho de ler, a escrita é muito boa, mas não é nada de mais e os personagens me irritam de vez em quando, mas mesmo assim eu gostei muito
Fabiana 01/05/2022minha estante
Amei esse livro

Russ. 12/01/2013

Nunca me decepcionei com leitura da Thalita mas esse livro... OMG!! Acho que foi o livro que eu menos demorei pra ler, depois de "O Diário de uma Garota nada Popular 1". É muito emocionante.. Adorei mesmo.
Camilla 14/01/2013minha estante
Eu li esse livro em 4 horas hahahaha.

Babi 31/01/2011

Ela Disse, Ele Disse
Ele conta a história de Rosa e Leo, alunos novos que se conhecem no primeiro dia de aula na escola Dinâmica. O livro é interessante pois a cada página mais ou menos muda o narrador (Rosa ou Leo), sendo que conhecemos o ponto de vista masculino e feminino. Rosa fica super preocupada por ser nova e não conhecer ninguém, e logo se apega a Leo pois pensa que ele está na mesma situação. Enquanto isso, Leo está fazendo exatamente o contrário: ignorando-a. Mas o problema é quando esses sentimentos começam a ser confundidos com amor.

Sthe :) 24/04/2024

"Eu tinha certeza de que ia ficar com ela por muito tempo."
-Tenho uma relação de, literalmente, amor e ódio com esse livro. Não é a primeira vez que o leio, no ano passado li e nutri uma memória afetiva por ele, mas, nessa releitura, os sentimentos não são mais os mesmos.

-Não é ruim, e nem perfeito. É uma ótima opção para momentos de que preciso de uma leitura leve, descontraída, para passar o tempo. Obviamente, tem alguns defeitos, mas é necessário entender que o público alvo são crianças entrando na adolescência, então não tem porque buscar uma escrita revolucionária ou acontecimentos surpreendentes. Portanto, na minha visão, o livro conseguiu cumprir a missão de entreter leitores mais novos.

-O bullying foi retratado de uma maneira real. Nem sempre fica aparente que algo desconfortável está acontecendo, muitas vezes a vítima precisa enfrentar a situação sozinha. Além de que é importantíssimo tratar de pautas como essa em livros para pessoas que estão constantemente no ambiente escolar.

-O casal? Apesar de agirem com imaturidade, eles têm sentimentos sinceros um pelo outro. Teve conflitos, entretanto, é preciso ressaltar que eles são adolescentes de 14 anos, e que não estou no direito de cobrar uma relação 100% sensata.
É muito clichê. Atente-se a isso antes de começar a leitura. Enfim, recomendo para leitores que realmente gostam desse tipo de gênero.

Leiam e aproveitem!