O Mundo de Sofia

Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

Sayonnara 22/08/2017

Tedioso mas surpreendente
Quando tudo não parece fazer sentido, calma, continue a leitura que a narrativa o leva a algo surpreendente. Com esta história, você vai passar a questionar tudo e a si mesmo. Não posso negar que em alguns momentos tive vontade de largar a leitura, mas no fim valeu muito a pena seguir adiante. O autor nos apresenta realmente de forma cronológica a história da filosofia, ao mesmo tempo que desenvolve um romance onde os personagens vão descobrindo junto com os leitores os desdobramentos do pensamento crítico ao longo da história da humanidade. Pode não ser o melhor livro, mas com certeza, saímos com outro modo de pensar.

Vanu 22/08/2017

O mundo de Sofia - Jostein Gaarder
O livro é uma releitura pra mim, acredito que todo mundo que tenha mais ou menos a minha idade (vinte e uns...) deve ter lido mais ou menos na mesma época, aquele final de anos 90 que todo pseudonerd andava com um exemplar de capa azul embaixo do braço. Mas é um livro que vale a releitura, aliás releituras, pra quem como eu, quiserreler pra ontem.
O livro vai contar duas histórias princiais: a história da Filosofia e a história da menina Sofia.
Sofia é uma menina de 14 para 15 anos que passa a receber perguntas como "de onde viemos?" , " de onde vem o mundo?" "quem somos?" e também apostilas sobre a história da filosofia, que a ajudarão a responder essas perguntas, juntamente com seu novo professor Alberto Knox, Sofia vai nos apresentando toda a história da filosofia, desde a Grécia antiga até os dias de hoje...
E a partir de suas aulas, seus conhecimentos e sua história Sofia passará a questionar sua existência, seu universo e suas escolhas.
Excelente livro.
Recomendo !

Nanda.Godoy 23/08/2017

Sensacional
Esse livro foi um marco da minha vida. É praticamente uma iniciação à filosofia. Li bem jovem, o que fez esse livro ser muito importante para minhas primeiras interações com o mundo. O livro a gnt imergir nas reflexões de uma maneira muito suave.

Ozzy 27/08/2017

Cartas de uma menina
Conta de forma linda a história da filosofia através de cartas entregues a uma menina.

Andrea 07/10/2017

Fantástico
É um livro que nos introduz ao mundo da filosofia e nos apresenta de modo simples, com linguagem compreensível, a vida e pensamentos dos filósofos mais importantes desde a antiguidade até os dias mais atuais! A filosofia nos é ensinada em forma de romance aventuresco, isso faz com que a leitura seja fácil e prazerosa... Eu só não dei 5 estrelas porque não gostei do final... acho que ali a narrativa se perde um pouco, o que não tira o brilho do livro no todo! É de fato fantástico!

Ana 17/10/2017

melhor do que todas as aulas de filosofia que eu já tive

Peter 25/10/2017

‘Um romance sobre a história da filosofia’ é uma frase que resume bem esse livro (frase que está na capa da edição que eu possuo). Mas claro, ele vai muito além disso. O Mundo de Sofia conta a estória de Sofia (obviamente), uma garota prestes a fazer 15 anos que começa a receber misteriosas cartas com conteúdos filosóficos pelo correio. Poderia ter uma idade melhor para começar a estudar filosofia? A idade onde passamos a conhecer a nós mesmos e o mundo com mais avidez, idade onde tudo por nós é questionado (mesmo que nem sempre verbalizado).

É muito fácil se colocar no lugar da curiosa Sofia, principalmente se você, assim como ela, pouco sabe sobre filosofia. E mesmo que saiba, a narrativa ainda assim é fascinante e instigante e o mistério em torno do remetente das cartas é intrigante. Se você tiver o mínimo senso investigativo, vai se pegar criando teorias sobre quase tudo aqui neste livro. Algo que pode te levar a ler muito rapidamente.

Apesar disso, esse não é um livro para ser “devorado”, lido em três dias. Precisa ser “digerido”, é preciso que você pense e reflita sobre as coisas aqui ditas ou o livro pode parecer um pouco pesado. E o autor tem consciência disso, quando parece que o livro te entrega muitas informações e você sente que se continuar vai acabar se sobrecarregando, o livro te dá um descanso, a narrativa foca num lado mais leve e você pode respirar.

Jostein Gaarder, o autor, tem todo o cuidado para que o livro não se torne repetitivo. As “aulas de filosofia” de Sofia vão mudando seu formato ao longo do livro e isso deixa tudo muito dinâmico. Você, como leitor, também é aluno dessas aulas e precisa se manter interessado no conteúdo, e Gaarder sabe como apresentar a filosofia de modo interessante.

Existem momentos que poderiam ter sido sinistros ou perturbadores, mas não teria sido o caminho certo a seguir, portanto o autor sabe usar de leveza para que você possa contemplar esses momentos de forma analítica.

Há quem tenha “barreiras” com a filosofia por não ter tido boas experiências com o assunto no passado. Mas esse livro se propõe a quebrar tais paradigmas. Fluidos com a filosofia estão outros assuntos aqui: História, Mitologia, Religião. E nunca de forma afrontosa, a intenção não é fazer com que você acredite nas questões aqui expostas, mas que discuta elas. Uma vez que você esteja disposto a receber outras visões de mundo, seus horizontes podem ser abertos.

Pode-se argumentar que os diálogos não são muito bem desenvolvidos, mas seria injusto. A proposta não é que os personagens discutam filosofia, mas que você o faça. Os diálogos se tornam quase monólogos nesse livro, mas como na escola quem fala mais durante a aula é o professor (ou pelo menos assim deveria ser).

Por um lado poderíamos quase afirmar que esse é um livro didático, mas não (há alguns nomes e acontecimentos que vão fazer com que você queira pesquisar mais sobre), é também um romance, e devo dizer que a princípio é necessário um pouquinho da sua suspensão de descrença. Nem tudo faz sentido, mas tem um motivo e terá uma explicação. E só posso dizer que o ponto de virada (ou plot twist para aqueles que gostam de um termo em inglês) desse livro é fantástico, capaz de explodir cabeças.

É quase impossível não absorver nada. Muito menos deixar de pensar sobre a vida e o universo. ‘Se o cérebro das pessoas fosse tão simples ao ponto de podermos compreendê-lo, nós seríamos então tão estúpidos que não conseguiríamos fazê-lo’, como diria um dos personagens (ou Jostein Gaarder). Não se deixe desanimar pelo número de páginas, é uma leitura que vai valer a pena. Um livro criativo, imersivo e amadurecedor, O Mundo de Sofia deixa uma vontade de reler (e até pede para que você o faça) antes mesmo de terminar.

site: http://petercisco.blogspot.com.br/2017/10/resenha-o-mundo-de-sofia-jostein-gaarder.html

Bia 06/11/2017

Para se apaixonar pela filosofia
Sim, é um livro de ficção, mas também é um livro de filosofia. Foi escrito por um professor para cativar o interesse de seus alunos.

Esse livro conta a história da menina Sofia ("sabedoria" em grego), que começa a receber cartas com questões e ensinamentos filosóficos. De uma forma muito envolvente, acompanhamos os estudos da menina norueguesa, ao mesmo tempo em que, assim como ela, queremos descobrir quem manda os bilhetes e o porquê dos eventos estranhos que acontecem em sua vida.

Este é um jeito bem fácil e divertido de aprender filosofia. Li em uma semana devido à minha curiosidade e vontade de aprender.

Pedro Araújo 04/12/2017

o livro-síntese de filosofia, em forma de história-fantasia
O mundo de Sofia é um livro didático enrustido em história fictícia. O objetivo do autor foi propor a filosofia de maneira simples, contudo, abrangente. Gaarder utiliza, nesse sentido, uma história embasada na figura de Sofia, a garota prestes a fazer 15 anos em 15 de junho, e Alberto, o homem o qual ensinará filosofia a ela no correr da história, a princípio ministrando um curso de filosofia por correios. Sofia acha estranho, como é de se esperar, os endereços destinados a Hilde, outra garota, com remetente do pai desta, entretanto, endereçados a própria Sofia. No desdobramento das semanas, vão acontecendo coisas mais estranhas à medida que prossegue com seu curso de filosofia; Sofia se encontra com seu professor várias vezes e fica cada vez mais confusa com o que acontece paralelamente ao curso e ao "jogo" que talvez possa estar inserida. Da mesma forma o leitor.
A história deixa muitos pontos ocultos e misteriosos, como diz Alberto/Albert, "nas entrelinhas"; o autor por fim dá a solução do contexto onde a Sofia e Alberto estava, entretanto, achei tal, muito fraca! Decepcionou um pouco quanto ao final, muito embora o livro tenha sido ótimo, principalmente ao levar em conta o peso ao qual Gaarder se submeteu quando assumiu a responsabilidade de resumir a filosofia em uma história de 555 páginas. O autor ensina, em forma de diálogo, desde a tríade da antiguidade grega, Sócrates, Platão e Aristóteles, passando pelos filósofos da natureza, o helenismo, o renascimento, e outros e outros, até chegar no século XX, data da publicação do livro (1991), no qual fala um pouco sobre os existencialistas, como Nietszche e Paul Sartre.

Leti 20/12/2017

Preciso reler
Era muito nova quando li e só entendi a parte da história em si, não compreendia quase nenhuma explicação, precisa ser relido com urgência.

Fabio.Lima 04/01/2018

Fascinante
O livro conta a história de uma adolescente que num belo dia começa a receber correspondências de um admirador secreto que lhe abre o fascinante mundo da sabedoria. Vale a pena ler.

Lucas.Medeiros 10/01/2018

Porque o Senhor dá a sabedoria
Não somente durante a leitura quanto depois de ler O mundo de Sofia, a sensação de deleite foi constante. Foi a primeira vez que estudei sobre a filosofia de uma maneira tão leve e agradável. Jostein Gaarder sem sobra de dúvidas conseguiu construir uma estória literária prazerosa tanto ao público infanto-juvenil quanto adulto, e digo isso por atualmente me encontrar na fronteira entre essas duas fases da vida. As aventuras de Sofia, Alberto, Hilde e o Major me proporcionou reflexões que levarei pelo restante de minha vida.

Vale pontuar que ao finalizar essa jornada, lembrei bastante de um trecho da Bíblia que transcrevo a seguir, fato pelo qual fiquei bastante grato. A passagem encontra-se no livro de Provérbios, capítulo 2, versículos de 6 a 10:

"Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; é escudo para os que caminham na sinceridade, guarda as veredas do juízo e conserva o caminho dos seus santos. Então, entenderás justiça, juízo e equidade, todas as boas veredas. Porquanto a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será agradável à tua alma."
Provérbios 2:6‭-‬10 ARA

Beatriz.Contelli 28/01/2018

Vale a pena, mas um pouco maçante
Livro que te faz refletir e aprender sobre ene coisas. História envolvente, que infelizmente em alguns momentos, torna-se um tanto maçante.

Jhow 30/01/2018

Abandonei por questão de gosto pessoal mas o livro é bom pra que gosta do tema!
Vale a pena para quem gosta do tema!