O Mundo de Sofia

Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

Pi Mendes 28/01/2024

Bom livro
Li o livro pois me falaram que era uma introdução da filosofia. Gostei por trazer o assunto de uma maneira mais "leve". Apesar de serem muitas páginas, a história é instigante e deperta a curiosidade.

Moacir 28/01/2024

Trata-se de um romance juvenil com o intuito, não de um curso aprofundado de Filosofia, mas sim de uma inserção neste mundo com vistas a aflorar nos jovens o senso crítico e o gosto pela Filosofia.

A primeira vez que tive contato com este livro acabara de entrar na juventude propriamente dita, mas não fui longe em sua leitura, tinha outros objetivos à época. Agora, na maturidade, encarei novamente sua leitura, o que resultou na pequena impressão descrita acima.

Bru | @umoceanodehistorias 26/01/2024

Interessante
Sabe uma história que você sempre teve vontade de conhecer, mas nunca se sentiu pronto? Foi assim que me senti em relação a O mundo de Sofia, mas, quando vi a adaptação para HQ pensei: agora é meu momento.

A leitura é interessante e nos trás bons questionamentos, mas o que mais fica é como é lúdica a forma como conhecemos grandes nomes da filosofia e suas histórias.

Aliás, filosofia sempre foi uma das minhas matérias favoritas - apesar de a que menos entendia e conseguia explicar logicamente - então, foi uma leitura legal, mas, senti que nem todas as minhas expectativas foram atendidas e esse é um problema só meu, certo?

Pazcovsky 24/01/2024

Um ótimo incentivo à investigação filosófica
Gosto muito de filosofia, mas admito que não esperava tanto desse livro. Ganhei de presente de aniversário, e quem me deu fez uma enorme propaganda dizendo que a leitura mudou sua visão de mundo na adolescência. Mesmo assim, não criei expectativas, pois esse tipo de ficcção não me interessa muito.

No entanto, confesso que o autor realmente me surpreendeu. Ele aborda a filosofia de uma forma muito dinâmica e interessante, instigando de fato o leitor a se aprofundar nos estudos sobre os filósofos citados. E, apesar de ser uma leitura ficcional, a exposição não é superficial; pelo contrário, o professor explana as teorias de maneira consistente.

Além disso, também achei muito coerente a maneira como foram explanados o cristianismo e os filósofos cristãos. Embora cético, o autor em nenhum momento diminuiu ou deturpou nossa teologia e cosmovisão, mas apresentou com fidelidade o pensamento cristão registrado ao longo dos séculos.

Os capítulos finais, porém, me decepcionaram bastante. Ignorar Schopenhauer e citar brevemente Nietzsche, para mim, foi um grande erro. Desde o início da leitura, aguardei ansiosamente para ver o que seria dito sobre eles (que estão entre meus filósofos favoritos), e, no fim, não houve uma real valorização de suas contribuições à filosofia nos dois últimos séculos. Lamentável, para dizer o mínimo.

Fora isso, também achei a conclusão da história bastante fantasiosa. Acredito que Gaarder poderia ter finalizado de forma mais realista e menos repentina, pois, para mim, ficou a impressão de que tudo acabou "de repente", sem um desfecho completo e lógico.

Ainda assim, foi uma leitura bastante proveitosa, com certeza. Depois de algum tempo distante de um estudo abrangente de filosofia, fui despertada novamente para esse universo tão maravilhoso da reflexão filosófica. Sem dúvidas, indico muito o livro a todos que gostam do tema ou querem aprender mais a respeito, através de uma história intrigante e conteúdo de fácil assimilação.

"Nós também somos poeira estelar. [...] Somos a centelha da enorme fogueira que foi acesa muitos bilhões de anos atrás."

Davi 24/01/2024

Me fez querer aprender filosofia.
Com certeza um dos livros que eu quero que meu filho leia no futuro (quando os tiver claro). O livro tem uma leveza em explicar alguns assuntos filosóficos, é claro, é resumido para não ter 1000 mil páginas, mas mesmo assim você consegue entender o que cada filósofo queria dizer em poucas páginas.
Apesar do foco principal ser a filosofia e os capítulos desenvolve mas isso do que os personagens, eles são muito carismáticos mesmo assim.
No fim, há perguntas mais importantes a se fazer do que se preocupar com certos problemas.

Joao.Boddah 24/01/2024

Enigmático
Um dos livros mais enigmáticos que já li, tenho em mente que tive uma baixa compreensão em grande parte do livro, talvez eu tenha que ler novamente para uma melhor compreensão. Como um todo o livro é fantástico, mas em vários momentos tive a sensação de não entender nada do que eu lia, mas ainda sim me forçava a ler.

Nota 5 pela obra como um todo, é fantástico a conexão que é criada com o livro.

Levy.Cavazotti 24/01/2024

O Mundo de Sofia
O Mundo de Sofia é um livro incrível! Ele é repleto de filosofia e conhecimento da primeira página à última.
Eu aprendi bastante com esse livro em diversas áreas, filosofia, literatura (o enredo do livro, como a história se desnrola e o plot final são inesperados), teologia, história e muito mais.
Recomendo de verdade! Com ele você vai começar a ver o mundo e você mesmo de uma maneira diferente, você vai enxergá-lo e se enxergar mais claramente, como uma pequeníssima, porém gigantesca, parte de um todo.

Yasmin 24/01/2024

Conforto e incendiário da mente
Sabe aquele momento que você está entediado e se sentindo meio vazio? Eu resolvo isso lendo este livro! Ou pelo menos tentando ler, já que a cada página eu me pego fritando os neurônios.
Meu pai me mostrou esse livro e ele significa muito para mim!
É um daqueles livros que você se pergunta se realmente existem, se você é fã de filosofia como eu, parabéns, pois este livro vai ser motivo de abstinência para você!

A.Liz 22/01/2024

Um livro que me fez refletir
O mundo de Sofia é um livro necessário, me fez refletir sobre a vida e ter a minha própria opinião sobre o que acontece à minha volta, "abriu os meus olhos" para a filosofia em geral. A filosofia retratada nesse livro é bastante didática e às vezes um pouco cansativa de se ler, pois o livro tem a sua qualidade bem rotativa, eu gostei muito até a página 200 e depois a qualidade foi diminuindo, só melhorou depois de chegar no clímax. O autor conseguiu abranger o máximo de filósofos que ele conseguiu, mas deixou a desejar no quesito história, já que se trata de um romance. O final realmente me surpreendeu e me deixou emocionada.

Desde o começo, o autor se comprometeu em ensinar a filosofia para nós. Inclusive, muitas vezes a própria Sofia fazia perguntas das quais eu estava me questionando, colocando assim o leitor como personagem da história.

Em geral, como jovem leitora, esse livro me agradou e conseguiu fazer com que eu me interessasse mais pela filosofia e visse ela como mais do que uma disciplina escolar, já que esse livro explica de uma maneira bem menos rebuscada e culta e procura atrair leitores mais jovens e mais propícios a olharem "por fora da pelagem do coelho, que está sendo tirado de uma cartola".
Fabkathleen 22/01/2024minha estante
Que resenha maravilhosaaa

Otávio Fernando 22/01/2024

Fascinante!
O livro, em forma de romance, traz a história da filosofia desde os primórdios da humanidade até os dias atuais, finalizando com um panorama geral sobre o espaço sideral e sua imensidão.
A trajetória de Sofia Amundsen nos leva a diversas reflexões sobre a infância, adolescência, relações afetivas e a descoberta do mundo real e imaginário.

Uma leitura pesada pela quantidade de conteúdo, mas amaciada pela curiosidade da personagem principal.

Vale a pena ler!

Clio0 20/01/2024

O Mundo de Sofia até hoje figura entre os mais vendidos do mundo e o motivo é que muitas faculdades e escolas de Ensino Médio recomendam o livro em sua grade. Particularmente, acho difícil categorizá-lo como um paradidático ou um romance, já que ele não é necessariamente nenhum dos dois.

Como romance, a história é fraca. Mais da metade do livro se passa sem que algum tipo de conflito ocorra e essa não é uma escrita apenas para o prazer da literatura.

Como didático, é uma introdução bem leve aos princípios da filosofia. Interessante para aqueles que nunca tiveram ou prestaram atenção às aulas da disciplina supracitada, mas mais do mesmo para os outros.

Ao unir as duas coisas - o enredo praticamente inexistente com lições leves de Filosofia e História da Filosofia, o autor conseguiu transformar em algo palatável algo que muitas pessoas - e leitores - refugam suas vidas inteiras.

Era uma receita que tinha tudo para dar errado, mas Gaarder teve um feliz resultado.

Recomendo.

Taynara142 20/01/2024minha estante
Uau, estou fascinada com a quantidade de livros que você leu e a sua clareza ao escrever. ?

Núbia Cortinhas 21/01/2024minha estante
Super me identifiquei com a sua resenha! Sou daquelas que fugia da filosofia. ?

Clio0 20/01/2024

Recomendo.
Taynara142 20/01/2024minha estante

Núbia Cortinhas 21/01/2024minha estante
Super me identifiquei com a sua resenha! Sou daquelas que fugia da filosofia. ?

Vivi Sousa 19/01/2024

O desenrolar dos acontecimentos não gostei muito, demorei bastante para ler. Mas o livro é bem didático, uma verdadeira viagem pela filosofia.

SAmmilly1 17/01/2024

...
O livro é muito maravilhoso e toda a história e aprendizagem que ele passa. Sem dúvida nenhuma, o conhecimento que adquiri lendo esse livro, eu vou levar pra vida toda. Por favor, leia e suba no pelo do Coelho, tente ser fora do comum, veja tudo ao seu redor com novos olhos.
Leia.