O Mundo de Sofia

Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

luckyana28 15/01/2024

O mundo de sofia
Eu to em choque ainda. eu amei o jeito que a história da filosofia é contada através dos personagens, e fica ainda mais interessante quando a hilde aparece. é um livro incrível, e uma experiência nova pra mim. bate umas crises existenciais direto?
amanda3913 15/01/2024minha estante
esse livro é maravilhoso! preciso ler de novo

elisfvalerio 14/01/2024

Uma história fantasiada de estória
"quer dizer que somos nós mesmas que decidimos até que ponto podemos ser livres e independentes?"

''o mundo de sofia" é uma ruptura mental entre a poeira cósmica que origina nossos corpos e o sangue e a água que correm pelas nossas veias. é a epifania de um cérebro vazio, corrompido por sociedade demais e humanidade de menos. é a visão de mundo autêntica, crua, libertadora. é a magnânima entrada para a filosofia. filosofia como matéria, não escolar; matéria atomística, a interpretação quase lúdica dos maiores e mais profundos questionamentos já feitos na história. um deslumbramento imaginativo a quem ainda tem imaginação. aos que fingem não ter, ou aos que têm, mas não sabem! é lindo, absurdamente lindo. jostein gaarder tem uma escrita deliciosa, aparentemente fácil; se enfia e acomoda-se em mentes de todo o mundo para nos enganar: conta-nos uma estória, mas acabamos saindo dela sabendo de todas as outras. adoro quando é introduzido aristóteles e o autor não nos poupa de relatar a visão do filósofo em relação às mulheres; a recepção de sofia e sua fala no momento em que alberto lhe explica simone de beauvoir: "puxa! até que enfim uma filósofa!", "sinto um alívio ao ver que a humanidade finalmente começa a se civilizar". o livro é, então, desde sua primeiríssima página, um curso completo de filosofia para todos, mas essencialmente um convite às mulheres, deixadas de lado propositalmente por milhares de anos desde que as primeiras correntes filosóficas começaram a se propagar. é profundamente robusto de conteúdo e, principalmente, de vontade.

Ariane335 12/01/2024

"O Mundo de Sofia" é um romance filosófico que explora a história de Sofia Amundsen, uma adolescente que começa a receber cartas misteriosas sobre a filosofia e a natureza da existência. Guiada por seu professor de filosofia, Alberto Knox, Sofia embarca em uma jornada pelo mundo do pensamento, explorando desde os filósofos pré-socráticos até questões existenciais contemporâneas. O livro aborda temas complexos de maneira acessível, oferecendo uma viagem fascinante pela história da filosofia.

luisasatie 11/01/2024

Passei muito tempo com esse livro na lista. Depois de um tempo virou indicação da minha psicóloga, ela disse que eu iria gostar. Levei um tempinho pra acabar ele também, é denso porque não é só conteúdo filosófico com uma historinha por trás. Te põe pra refletir. E eu refleti muito, sobretudo sobre a minha existência. Merece demais o meu 5. (falo como se fosse algo que O Mundo de Sofia deva se orgulhar de ter conquistado. De qualquer forma, sigo com a pergunta: de onde vem tudo isso?

Mia fein 11/01/2024

Multi bom para quem ta comecando com filosofía. Ja li algunas veces e recomendó para muitos. Cheguei a usar em um prova

julia5110 10/01/2024

Filosofia e romance realmente combinam?
O livro é longo, se prepara viu, que vai render. Mas ele te prende capitulo a capitulo.
Ele é muito bem escrito, perfeito, sinceramente ele te da muito conhecimento sobre filosofia de um jeito leve pra quem não quer ir direto para um clássico.
Mas será que juntando romance, deu certo??? Olha não posso dizer que é um ROMANCE mas sim, eles conseguiram juntar questões familiares e etc. Recomendo muuuito!!

- Jully

Eliane406 10/01/2024

Introdução ao pensamento
?A Filosofia não tem as respostas, mas te ensina a pensar. As perguntas são mais importantes que as respostas. Duvidar é pensar. E tudo muda e está em evolução todo o tempo e com isso as realidades mudam.
Filosofar é admirar-se com a vida.Não se acostumar, não ficar paralisado, não ser um adulto que acha tudo normal e evidente. Não suprima seus sentimentos e o seu ser no cotidiano, viva além e questione sempre, conheça a vida, se embrenhe na natureza, e conheça-se.
Esta obra é sutil, cheia de indicações literárias, de estudos refinados e a metalinguagem foi genial, até sentir um certo incomodo. Mas, tudo fica entre a fronteiras da imaginação e do conhecimento.
Um livro excelente para ser indicado para adolescentes.

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 08/01/2024

Resenha: O mundo de Sofia em quadrinhos | Uma história da filosofia ― De Sócrates a Galileu # 1 | Jostein Gaarder | Nicoby | Vicent Zabus
O mundo de Sofia em quadrinhos | Uma história de filosofia - De Sócrates a Galileu foi roteiro de Vicent Zabus, desenhos de Nicoby , cores de Philippe Ory baseado na obra de Jostein Gaarden, traduzido pela Julia da Rosa Simões, corresponde pela Editora Companhia das Letras no selo da Editora Seguinte. Eu recebi o quadrinho da editora em parceria. Eu já havia lido o livro que foi baseada essa obra, anos atrás. Esse quadrinho tem ilustrações muito lindas.

"Alguém me desenhou..." p.258

A história em quadrinhos é muito bem adaptada, abordando em destaque claro sobre filosofia com a Sofia e seu misterioso professor. Quando lê esse quadrinho você entra no mundo de Sofia e se encanta pelas ilustrações muito bem feitas e da forma que o quadrinho explica sobre filosofia. De Sócrates a Galileu. Você poderá surpreender como esse quadrinho nos conduz a filosofia de uma forma leve e interessante.

"Quem pode ser a garota dentro do espelho? A tal Hilde..." p.223

Sofia começa receber envelopes que é o curso de filosofia que ela começa com um professor secreto, ela vai aprendendo e refletindo sobre filosofia. É capa dura. Esse quadrinho Sofia quebra a quarta parede e fala com o leitor. Ela mergulha em questões atemporais da filosofia ocidental. Esse quadrinho contém: Discussões filosóficas. envelopes misteriosos, passeatas, manifestações e uma moça dentro de um espelho.

"Preciso entender as regras do jogo..." p.220

Eu gostei muito de ler, foi muito bem escrito e ilustrado. O quadrinho como foi baseado no livro houve modificações para se tornar um quadrinho e fazer sentido como quadrinho ,ou seja, livro é livro e quadrinho é quadrinho. Em minha opinião a leitura é completa com as duas obras pois elas não são totalmente iguais. Foi um dos melhores quadrinhos que eu já li. Espero ler a continuação quando for publicada. Se você curte quadrinhos e filosofia... Se você gostou do livro ou pretende ler... eu remendo esse quadrinho com certeza. Então eu te indico.

"Sofia também quer dizer sabedoria." p.212

site: https://kemiroxtv.blogspot.com/2024/01/resenha-o-mundo-de-sofia-em-quadrinhos.html

Daileon 08/01/2024

Um bom ponto de partida para quem deseja iniciar seues estudos em filosofia
O livro evidencia o pensamento de diversos filósofos ao longo do tempo, abordando as principais ideias defendidas por cada um deles, assim como as principais críticas da época. Um ponto negativo que gostaria de mencionar é o fato do livro estar desbalanceado, enquanto alguns autores são pouquissimo explorados como é o exemplo do Kerikegaard, outros são explorados de forma extensiva como por exemplo Marx e o socialismo. Ademais, não gostei da abordagem feita em relacão ao Kierkegaard, o livro fez parecer que o filósofo era um derrotado, ficou muito esquisito.

Beginningreader 06/01/2024

O livro consta de um ótimo enredo , com uma curiosa protagonista , que aos seus quinze anos passa à receber cartas de duas pessoas desconhecidas. Logo após este evento , ela passa a ter aulas particulares de filosofia com um desses homens , aprendendo assim a história do filósofo, sua filosofia e a história de uma Era Filosófica .

silliestenby 06/01/2024

Meu primeiro livro não-infanfil
Meu tio me emprestou esse livro, ele ficou feliz que eu me interessava por livros, o quarto dele era cheio de estantes lotadas deles, li quando ainda era muito pequena, não sei nem como consegui entender alguma coisa, mas foi uma leitura que deixou uma marca na minha vida, confesso

Sulipefera 05/01/2024

Um livro para moldar caráter.
Comecei a ler esse livro por volta dos 10 anos, por recomendação da minha tia. Imagino que na época não tinha maturidade o suficiente para essa leitura, tanto é que parei diversas vezes e tive de reler os primeiros capítulos no mínimo 4 vezes. Mesmo assim, fui persistente e o resultado não poderia ser melhor: simplesmente um dos mais importantes livros da minha vida.
Apesar de ter sido apresentado à maior parte dos temas na escola, posso afirmar que a obra de Jostein Gaarden foi a responsável por me fazer assimilar de uma vez o conteúdo e realmente aplicá-lo em minha vida. A maneira simples e didática que Alberto explica à Sofia as mais diversas correntes filosóficas nos atinge de tal forma que buscamos cada vez mais aprender sobre as várias maneiras de enxergar o mundo
Em dados momentos, a leitura pode parecer lenta e um pouco tediosa, mas tenho certeza que o conhecimento adquirido ao longo do volume compensa cada minuto gasto folheando esse livro!
Se pudesse dar um conselho a todos os que tem interesse em aprender filosofia, mas não o fazem por conta da dificuldade que sentem em compreender determinados autores, eu diria que iniciassem a leitura o quanto antes, pois, além de trazer um imenso repertório, carrega uma narrativa leve e bastante prazerosa!

Hildeberto 05/01/2024

Filosofia e metalinguagem
Li a primeira vez o "Mundo de Sofia", de Jostein Gaarder, em 2010 e, nesta segunda leitura, descobri que, consciente ou inconscientemente, incorporei passagens do livro ao meu modo de ser.

A obra trata da história de Sofia, do professor Alberto e de um curso de filosofia que faz um panorama geral do pensamento ocidental, dos pré-socráticos aos existencialistas, em uma linguagem bastante acessível e lúdica. Mas não é só isso! Há também camadas de metalinguagem, um enredo encantador e questionamentos que engajam o leitor.

Ótima leitura, indicada para todas as idades!

Taylor 04/01/2024

Uma viagem pela filosofia ocidental
Uma viagem pela história da filosofia humana ? ou, pra ser sincero, da filosofia ocidental ?, O Mundo de Sofia é uma obra que leva o leitor a um passeio pelas ideias mais marcantes no desenvolvimento da nossa civilização. Num romance sobre Sofia, uma garotinha curiosa de 15 anos, e um professor de filosofia bem carismático, o autor mistura um enredo bem interessante com pequenas aulas de filosofia ao longo dos capítulos.

O livro tem uma pegada bem didática e é ótimo para te dar uma visão geral introdutória da filosofia ocidental. Eu tinha certas dúvidas sobre a capacidade de transmitir um conhecimento organizado por meio de um romance, e O Mundo de Sofia queimou minha língua nessa questão.

No geral, a escrita é boa, a linguagem é simples de entender e o livro é divertido. Gostei bastante da trama e das ?metanarrativas? (não vou entregar spoilers, relaxa kkkk).

Um ponto negativo é a estrutura dos diálogos. Pelo menos nessa edição, poderia ser menos confusa: vez ou outra você não sabe exatamente quem falou o quê, precisando parar pra pensar um pouco sobre ? isso ocorre porque, em certos momentos, o diálogo parece não seguir aquela estrutura de um personagem falar logo após o outro, tendo situações em que a fala de um personagem é seguida de uma fala separada feita por ele mesmo e nenhum indicativo de quem falou aquilo. Fora os momentos em que Sofia fala com o mesmo linguajar de Alberto, deixando ainda mais confuso. Ainda assim, acho um detalhe pequeno em relação ao livro como um todo.

Gustavo.Martins 04/01/2024

O Mundo de Filosofia
É, como diz o subtítulo, um romance da história da filosofia. Um livro riquíssimo e cativante, que nos convida a conhecer toda a filosofia ao longo dos séculos e seus autores mais influentes. A narrativa que acontece em paralelo, a vida de Sofia, não poderia deixar de ser, também, uma narrativa filosófica, com questões existenciais e outros mistérios. Quando o livro passa a usar "ironias românticas" e outras formas de metalinguagem, ganha um brilho e um charme especial. Já estou providenciando a leitura da tríade filosófica grega, Sócrates, Platão e Aristóteles, e espero navegar pelo mesmo roteiro de Sofia. Só me arrependo de não ter lido antes.