Forrest Gump

Forrest Gump Winston Groom...

Resenhas - Forrest Gump

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Mika Flamino 07/06/2023

Forest Gump
A história é bem diferente do filme.
Sim eu assisti ao filme e depois que eu li o livro e confesso que eu esparava mais dessa trama.
Vann.Deodato 08/06/2023minha estante
Gosto tanto do livro e do filme. ??

Vivi 23/05/2020

Sinopse : Forrest Gump é um idiota. Ou ao menos é assim que a sociedade o considera. Estigmatizado por seu QI baixo, Forrest não acredita ter nascido para grandes feitos. Mas as situações em que se envolve desde a juventude são tudo, menos comuns. Ainda na escola, o jovem gigante do Alabama é promovido a prodígio do futebol americano, em um primeiro sucesso que rapidamente o leva a outras aventuras. Do Vietnã à China Comunista, da Nova Guiné a Hollywood e até no espaço, inusitadas circunstâncias vão guiando Forrest em uma trajetória de vida impressionante e nada corriqueira.

Sobre o livro: Ele foi dado como um " idiota" e seu QI segunda a medicina era baixo. Então sua vida era pra ser totalmente sem grandes emoções. Mas na adolescência devido ao seu porte ser de um atleta ele foi convidado a jogar americano em faculdades. Não era lá realmente um grande gênio com a escrita mas conseguia responder contas pra lá de complexas na matemática.
O cara foi para o Vietnã , Nasa, um excelentíssimo xadrezista, lutador e por ai vai. Sabe aquela ditado que todos dão risadas do " bobo da corte " mas ele é o único que chega perto do rei?
Então ... Forrest vai muito além. Com suas proezas a cada um desastre ele tem uma aventura nova , engraçada e que serve de liçao para muitos. Uma leitura pra lá de prazerosa e que me peguei rindo algumas vezes.
Nota 1000!
NathyBean 11/06/2021minha estante
Acho que ele tem autismo e sintomas de Asperger. Por isso é tão habilidoso mas socialmente instabilizado.

Lucy 19/05/2021

Forrest Gump
Que droga, escrevi uma resenha que até ficou boa, mas a burra aqui esqueceu de ligar os dados móveis e perdi tudo.
O filme eles contam no livro que foi feita um resumo do roteiro original, porque eles não conseguiam um ator na vida real que interpretasse o Forrest do livro.
Mudaram muita coisa, o que o Forrest do filme era um cara idiota e inocente, o do livro não é nem um pouco.
O Forrest do filme é bonzinho, o do livro não se importa com a própria mãe.
O que eu achei interessante foi que ele era muito inteligente pra música e para os cálculos matemáticos, ele conseguiu resolver um cálculo do Einstein.
Eles falaram que muitos críticos não ligam para a expressão de o filme ser diferente do livro, mas isso porque eles não falaram com um LEITOR, para nós o filme tinha que ser igual ao livro para ser bom

Se você leu o livro antes de assistir ao filme vai ficar meio frustrado. Mas, se você leu depois vai entender como foi feito e por quê.

Eu gostei do livro, mas acho que ele sofreu muito no livro.
Leiam também que vocês vão entender do que eu estou falando.

Samara 03/12/2022

"Talvez eu seja idiota, mas pelo menos não sou burro"
Terminei o livro com a sensação de que a idiota, sou eu.

Não espere ler algo minimamente parecido com a adaptação do cinema! O livro é uma história a parte e, por mais que seja fã do filme, é muito melhor. (Tem spoler no último parágrafo da resenha.)

No início pensei que Forrest Gump fosse um coitado discriminado e isolado por ser atípico, e na verdade ele é, mas não no sentido que eu imaginei.

Pois, por mais induzido e obrigado a fazer coisas que não queria, ele também fez escolhas que o levaram a acertar ou errar por conta própria, tirando proveito das situações ou sofrendo suas consequências.

Conforme as habilidades de Forrest aparecem, surgem pessoas para tirar vantagem dele, afinal ele é um "idiota" e precisa de alguém para ajuda-lo a usar os próprios talentos. Até ai, podemos imaginar que se trata de um fantoche explorado por pessoas bem mais inteligentes.

Mas não é esse o caso. Tudo o que Forrest instintivamente sabe que é errado ou terminará em confusão, de fato termina! E como ninguém consegue perceber isso?

As situações são subvertidas e as pessoas se revelam tão estúpidas que subestimam ou sequer estão cientes da propria idiotiasse, de modo que ate um macaco consegue ser muito mais coerente.

Forast, idiota que não entende o básico que acontece consigo, é o único ciente de verdade sobre as coisas ao seu redor, questionando ou respondendo o óbvio, ou seja, trazendo conclusões que até um idiota percebe e que passam despercebidas para as pessoas "normais".

O autor satiriza os sistemas dos EUA (criticas que cabem em muitos contextos), ou seja, as universidades, a mídia, a indústria, Hollywood, o governo, a Nasa, o exército, as religiões, os padrões e a própria sociedade.

No final, Forrest Gump quebra a roda e frustra até mesmo as expectativas do leitor, decidindo não mais fazer o que esperam dele mas o que ele acha que é certo para todos, inclusive para si mesmo.

Acho que por isso ele decide não ficar com Jenny Curran e o filho, apesar de admitir que poderia ter tentado.

?Tem vezes que você não pode deixar a coisa certa ficar no seu caminho.?

Camis Morket 18/09/2020

Forrest Gump
Forrest Gump, de Winston Groom é um livro com uma escrita um pouco diferente, o autor escreve com erros gramaticais para ser mais jus ao personagem Forrest. Algumas pessoas podem se incomodar com os erros mas para mim foi super tranquilo.
O livro narra a história de Forrest Gump, ele mesmo conta sua história desde o inicio, de como descobriu que ele era "idiota" e todas as confusões que arrumou por conta disso.
Para mim de idiota ele não tem nada, ele se mete em alguns problemas bem grandes mas são aventuras incríveis, coisas que jamais você imaginaria uma pessoa só fazendo tudo isso.
O autor te prende em cada uma delas, ele da a sensação de "qual vai ser a próxima encrenca do Gump?" e nisso a leitura flui de um modo que acabamos o livro super rápido.
Eu adorei cada detalhe da história, é um livro excelente e é mais um dos clássicos que todos deveriam ler. Fiquei receosa de começar pois pensei que séria uma leitura difícil por ser clássico mas me surpreendeu de como é um texto fácil de ler, estava muito enganada sobre isso.

site: https://instagram.com/bibliotecadederry/

vicqs 21/01/2022

Emocionante
Eu me emocionei tanto com esse livro, chorei, sorrir. Eu quis largar este livro no início, estava achando tão chato e lento, e surpreendentemente se tornou tao interessante e emocionante, favoritei sem duvidas, um livro que eu indicaria para qualquer um. Uma sensibilidade tão grande, tão Linda. Não e atoa que é um grande clássico

Gabriel.Rodrigues 15/01/2021

Mas deixa eu te dizer uma coisa:
Ainda bem que nunca assisti o filme desta história, pois tive a sorte de aprecia-la pela primeira vez! Eu dei muita risada e aprendi muito com o Forrest, me apeguei tanto a ele e as figuras que cruzaram seu caminho.. Nos primeiros capítulos achei que seria uma leitura chata, e fui muuuito surpreendido!

Obrigado Forrest Gump, por me levar em tantas aventuras em meio a quarentena. Eu te acompanhei com muito carinho em todas elas. Estranho eu me emocionar escrevendo esta resenha, mas este idiota me cativou tanto... acho que esta na hora de levantar a minha bunda grande da cadeira e começar a fazer a coisa certa..
Júlia Morales 15/01/2021minha estante
Eu amo o filme! Quero ler o livro

Gabriel.Rodrigues 15/01/2021minha estante
Eu to In love com esse livro. Ultimamente eu tenho lido alguns livros mais "pesados" sabe? Que te tiram da zona de conforto e tal.

Esse livro foi o aliívio cômico que eu tava precisando, to me sentindo até leve! Haha Hoje vou assistir o filme a noite ctz ??

Gabriel.Rodrigues 15/01/2021minha estante
A escrita é igual ao Flores para Algernon, eu pensei " a nãão de novo não" ??

Júlia Morales 15/01/2021minha estante
Que bom que já comecei treinando lendo flores para algernon ???

Mila Araujo 31/05/2023

Excelente!
Que livro maravilhoso! Achei super fluido, daqueles que dá vontade de ler direto. Uma história que emociona, te faz sorrir, te faz pensar e agora o que vai ser?, te faz pensar. Demonstra (pra mim) como há gente ruim e "idiota" no mundo (não estou falando do Forrest!).... Enfim, amei o livro ??

Luiza.Castro 29/06/2020

Uma exceção
A história é muito boa, além de ser escrita de uma forma que a leitura flui tranquilamente e se tem o sentimento de como a cabeça de Forrest funciona. Ainda assim, o filme com Tom Hanks se mostrou superior ao livro.

Ju Duarte 22/05/2022

Um livro bem fluidoce gostoso de ler. Vale ressaltar e elogiar a análise final de Isabelle Roblin ao compararivro e filme.

Michele 12/01/2021

Maravilhoso
Adorei! A leitura é muito mais bacana que o filme! Muitas situações que nem são ditas no filme.... mesmo sabendo que os roteiros dos filmes são adaptados, penso que algumas cenas teriam sido hilárias nas telinhas.

Super recomendo essa leitura para todos.

Anne__ 21/11/2020

Motivação interessante, mas não tão animador.
Forrest Gump narra a vida do jovem de mesmo nome desde a tenra idade até os desenlances de sua vida adulta. Há romance, aventura, profissionalismo e uma leve crítica social (ponto que gostei bastante). Os personagens, em si, não são cativantes, não são motivadores e não há nada de especial no livro que motive uma leitura desenfreada. No entanto, por ser um livro curto,´indicado para uma tarde ou uma distração leve rápida. Achei os personagens rasos, os acontecimentos aleatórios, ainda que justificáveis pela motivação do autor em transmitir uma mensagem, e a leitura, apesar da leitura facilitada pelas construções utilizadas pelo autor, é maçante dado o fato de que não há profundidade. Li por motivos de estudo, mas não leria por predileção.

Ana Paula Avila 09/03/2020

Belíssimo
Existem várias formas de se entender esse romance, mas com certeza, após ler essa edição de 30 anos com posfácio entitulado ?Da página à tela: a reformulação de Forrest Gump? escrito por Isabelle Roblin fazendo um comparativo entre o livro e o filme, não tenho dúvidas de que toda a história é bem mais do que parece ser.
Só leiam!
Wesley Santos 18/04/2020minha estante
Esse livro é lindo de tantas formas diferentes! ??

Marja 15/03/2023

A história é muito boa! Bem diferente do filme. Mas me incomodou MUITO a escrita fonética. Se não fosse isso, teria amado o livro

1 | 2 | 3 | 4 | 5